Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 4 de abril de 2019. | Atualizado em 11 de setembro de 2019


SEO e SEM são dois braços de uma estratégia de Marketing Digital e trabalham tanto com o tráfego orgânico quanto com anúncios na internet. As duas vertentes trabalham juntas e têm como principal objetivo atrair mais leads e gerar conversões para a empresa.

Quem trabalha com Marketing Digital já vem ouvindo há bastante tempo a sigla SEO, mas, recentemente, uma “irmã mais nova” foi acrescentada à lista do jargão da área. Estamos falando da sigla SEM, que agora também vem sendo explorada. SEO e SEM são estratégias complementares.

A primeira sigla significa “Search Engine Optimization”. Já a segunda, “Search Engine Marketing”. Se a diferença entre as duas não está ainda muito clara para você, este é o lugar certo para tirar suas dúvidas.

Continue a leitura deste artigo para entender bem como estruturar o Marketing Digital da sua empresa, com base nessas duas ferramentas!

Qual a definição de SEO?

Quando falamos em SEO, estamos nos referindo a um conjunto de técnicas para otimizar sites, blogs e páginas. Essas técnicas são aplicadas tanto no conteúdo como também na própria estrutura do site.

O objetivo é que esses conteúdos sejam mais facilmente localizados pelos motores de busca como o Google. Com isso, o SEO melhora o posicionamento dessa URL nas buscas e atrai mais tráfego orgânico para o site, gerando leads que podem ser convertidos em clientes.

O investimento nas técnicas de SEO é fundamental, pois, pesquisas mostram que 90% das pessoas clica em somente um link entre os resultados da sua busca.

Além disso, outros estudos de comportamento do usuário verificaram que a primeira posição no Google fica, sozinha, com cerca de um terço dos cliques feitos sobre a busca.

Vamos dar um exemplo: suponhamos que você esteja trabalhando a palavra-chave “Marketing de Conteúdo” na sua estratégia, e que essa palavra-chave tenha cerca de 8.000 buscas mensais. Um terço desse número, ou seja, aproximadamente 2.666 cliques, será do primeiro colocado no Google. O restante dos cliques ficará dividido entre os demais resultados, sendo que a primeira página tem a maioria esmagadora dos cliques totais.

Qual a definição de SEM?

O SEM pode ser descrito como toda a estratégia de Marketing que tem como base os motores de busca. Essa estratégia pode ser usada para divulgar negócios online ou offline, e também para promover ações que acontecem virtualmente ou fisicamente.

O Search Engine Marketing é dividido em duas partes. Uma delas é o SEO, que tem como objetivo gerar mais tráfego orgânico para um determinado domínio. E a outra são os links patrocinados.

Estamos falando dos anúncios que são exibidos no Google e em outras plataformas e redes sociais. Esses materiais envolvem estratégias como a pesquisa de palavras-chave e outras técnicas em comum com o SEO.

Mas envolvem também a análise de segmentação do público e estratégias mais alinhadas com a da compra de mídia da publicidade tradicional.

De que forma SEO e SEM se relacionam?

Se você chegou até aqui neste post, já deve estar começando a entender como o SEO e o SEM dialogam na hora de traçar um plano de Marketing Digital para a sua empresa.

As duas estratégias são complementares e precisam ser desenvolvidas em paralelo no departamento de Marketing da empresa. As ações que visam otimizar o tráfego orgânico reforçam o alcance dos links patrocinados, e vice-versa.

O SEM, então, pode ser descrito como uma espécie de guarda-chuva. Debaixo dele, estão inseridos o SEO e outras técnicas que auxiliam a empresa a aparecer e ficar bem posicionada nas pesquisas nos principais motores de busca.

Uma estratégia de Marketing Digital só estará completa e bem desenvolvida se houver investimento de qualidade e esforços usando ambas as dimensões.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 12 técnicas antigas de SEO que não funcionam mais!
👉 Como rankear em primeiro no Google para qualquer palavra-chave?
👉 SEO on page: o guia completo para você começar agora
👉 SEO ou PPC: quando usar de cada uma das estratégias digitais

Como aplicar o SEO e o SEM na minha estratégia?

Algumas dicas farão a sua estratégia de Marketing Digital ser mais eficiente e atrair bons resultados para a sua empresa. Confira a seguir.

Links patrocinados

Para elaborar uma boa estratégia de links patrocinados, você precisará começar com uma boa análise do seu produto ou da sua marca. Uma das grandes vantagens dos anúncios na internet é o fato de eles permitirem uma segmentação detalhada do público.

Assim, você deverá conhecer bem para quem deseja falar. O ideal é pensar na sua buyer persona na hora de fazer o recorte do seu anúncio no Google AdWords ou outra plataforma de anúncios. A partir daí, poderá elaborar uma comunicação eficiente para esse público.

Os links patrocinados permitem fazer campanhas por um valor bastante baixo. Então, se ainda não tiver muita segurança, comece com campanhas envolvendo um investimento pequeno e vá fazendo testes sobre o que traz melhores resultados.

Principais técnicas de SEO

O SEO tem duas dimensões, chamadas On Page e Off Page. Veja a seguir o que cada uma delas quer dizer.

SEO On Page

Aqui estamos falando sobre todas as técnicas que você aplica dentro do seu próprio site ou da sua página. A produção de um conteúdo de qualidade, um site rápido e otimizado para plataformas variadas, a meta descrição do seu post e a URL são alguns exemplos dessas ações.

SEO Off Page

No Off Page estão incluídas todas as técnicas que têm a ver com a relação do seu site com todo o ambiente da internet. Essas ações são realizadas fora do site. Veja alguns exemplos:

  • Link building: estabelecer uma rede de links internos entre as páginas do seu site melhora o rankeamento, pois o Google lerá todas as páginas como uma única coisa, mais forte do que uma página isolada;
  • Guest posts: nesta estratégia, você publica conteúdos em blogs e sites de outras empresas, com o objetivo de fortalecer ambos os domínios;
  • Campanhas e ações de comarketing: assim como nos guest posts, o objetivo aqui é fortalecer os dois domínios. Nessas ações, você pode lançar materiais ricos em parceria com a outra marca ou desenvolver ações crossmedia.

A aplicação de todas essas técnicas de SEO, aliadas à consistência do seu trabalho, vão garantir que o seu site conquiste posições nas buscas no Google. Aliados, o SEO e SEM trarão resultados expressivos para a sua marca.

Ficou entusiasmado e quer entender ainda mais sobre o assunto? Informe-se sobre o rankeamento de SEO local! Leia nosso artigo sobre esse tema! Nos vemos no próximo post!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *