SEO para vídeos: o guia completo

seo para vídeos

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quando se fala em SEO já não resta dúvida de que se trata de um dos melhores investimentos em marketing digital que uma empresa pode fazer.

Mas, talvez algo que ainda pegue muitos de surpresa seja o fato de que o SEO também é muito importante para uma estratégia bem-sucedida de vídeos.

Vídeos são uma tendência que veio para ficar, e quer decida hospedá-los em uma página própria ou apostar na força de sites como o Youtube, é preciso muito trabalho para que tenham um bom desempenho.

Como funciona o SEO videos? Por que vale a pena investir nele? Quais os passos necessários para isso? Vamos responder tudo isso para você agora. Vamos lá!

Neste post você vai aprender:

  • Por que usar SEO para vídeos
  • Como funciona o SEO videos
  • 4 passos para fazer o planejamento perfeito de SEO para vídeos
  • 4 benefícios de investir em SEO para vídeos
  • Como otimizar seus vídeos para o Youtube
  • Como criar uma página de vídeos no seu site

Por que usar SEO para vídeos

Na realidade, depois de passar a estranheza inicial, é muito simples entender por que é uma boa decisão adotar o SEO videos.

Afinal, se SEO consiste em usar várias estratégias que otimizam o conteúdo e as páginas de um site para os mecanismos de busca, por que os vídeos deveriam ser deixados ao acaso?

Da mesma forma que traz um ROI muito alto para blogs, landing pages e outras aplicações digitais, ele é muito importante para o sucesso de uma estratégia de vídeos.

Como funciona o SEO para vídeos

Talvez uma dúvida que esteja passando pela sua mente tenha a ver com a maneira como o SEO funciona normalmente.

A primeira coisa em que normalmente pensamos é nas palavras-chave, que são distribuídas pelo texto, e identificadas pelos motores de busca na hora de indexar o conteúdo.

Mas, essa é apenas uma fração do SEO, mesmo quando se trata de conteúdo escrito. Ainda há várias outras técnicas que fazem parte da otimização.

No caso dos vídeos as palavras-chave ainda estão lá, só que de maneira diferente. E também representam apenas uma porção do trabalho.

Porém, é sempre importante lembrar que não adianta nada executar a melhor estratégia possível de otimização se a qualidade do conteúdo não for alta, e se não houver regularidade na produção dos vídeos.

E quem vai rankear seus vídeos? Os mecanismos de busca e sites de vídeos — como Youtube e Vimeo. Cada um tem seus próprios critérios de classificação, aos quais você deve se atentar.

4 passos para fazer o planejamento perfeito de SEO para vídeos

Agora que você já sabe como o SEO para vídeos funciona e que vale a pena fazer uso dele na sua própria estratégia de marketing digital, precisa aprender como fazer isso, não é mesmo?

Veja 4 passos simples que você deve seguir de perto para fazer um planejamento certeiro e ter seus vídeos alcançando o máximo número de pessoas possível:

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo é obviamente definir os objetivos de negócios, ou seja, o que a empresa pretende com o trabalho de SEO para vídeos.

Há vários objetivos possíveis, como:

  • Aumentar as conversões;
  • Gerar reconhecimento para a marca;
  • Conseguir mais links e compartilhamentos sociais;
  • Fortalecer e diversificar a estratégia de conteúdo.

Dependendo de qual for o seu objetivo, terá uma abordagem diferente para o conteúdo a ser produzido, canais de distribuição e formas de divulgação.

2. Escolha o canal e o tipo de conteúdo que vai produzir

Depois de definir qual será o papel dos vídeos na sua estratégia, poderá determinar quais os melhores conteúdos a produzir e os canais certos para distribuí-lo.

Por exemplo, se a ideia é vender um produto é bom criar um vídeo de oferta e publicá-lo no seu site, não apenas no Youtube. Por quê?

Nele você consegue controlar melhor quem vai acessar aquele conteúdo, e direcionará visitantes que estão no meio e fundo do funil para ele.

3. Pesquise as palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é fundamental para o SEO, isso não é segredo para ninguém.

Com base no conhecimento que já tem das suas personas, pode fazer essa pesquisa e identificar os interesses de quem verá seus vídeos.

Se você já tem uma estratégia sólida de SEO para o seu blog, por exemplo, pode até aproveitar as mesmas palavras-chave — novamente, desde que o seu objetivo com os vídeos seja similar.

4. Entenda bem os recursos que tem à disposição

Existem tantos recursos — ferramentas, boas práticas, dicas de especialistas — por aí para te ajudar a fazer um bom trabalho de otimização, mas você precisa tirar um tempo para entender todos eles.

Desse modo vai evitar muito retrabalho, terá certeza de que não está seguindo práticas black hat e verá os resultados chegarem mais rápido.

4 benefícios de investir em SEO para vídeos

Assim como não dá para contestar os benefícios de investir em SEO para os posts de um blog ou as vendas de um e-commerce, também não dá para negar o impacto positivo que ele tem nos vídeos.

Separamos 4 vantagens que só as empresas que fazem isso conseguem ter. Veja:

Aumentar o tráfego orgânico

Um dos benefícios mais comuns do SEO é justamente ajudar no aumento do tráfego orgânico, até pelo propósito da otimização, que é tornar mais fácil para outros encontrarem o conteúdo que criou.

Logicamente, com os vídeos não é diferente: quem tem a melhor estratégia de otimização ganha mais visualizações e tem oportunidade de conquistar mais fãs.

Promover o engajamento do público

Os vídeos podem ser usados de maneiras incríveis, e são fontes poderosas de engajamento junto ao público.

Naturalmente, quanto mais pessoas assistem a eles — o que acontece por conta da otimização — maior será o grau desse engajamento.

Quer você prefira vídeos de alguns segundos no Instagram ou produções mais elaboradas no Youtube, a aproximação com o público é uma constante.

Popularização do conteúdo

A viralização é quase um mito perseguido incansavelmente por muitas empresas, mas não basta criar algo interessante e ficar esperando um milagre, não concorda?

O SEO é uma das muitas variáveis que precisam se encaixar para que a viralização aconteça.

Mas enquanto é impossível prever o que vai viralizar ou não, é certamente plausível esperar que o seu conteúdo se torne popular o suficiente para que os objetivos estabelecidos sejam conquistados.

Melhores resultados para o negócio

Não há outra previsão senão o cumprimento das metas para uma empresa que consegue ter sucesso em seus planos de atrair e reter a atenção de um grande número de pessoas.

A tendência é que atendendo a demanda do público através de materiais de qualidade e trabalhando com os alvos definidos sempre em mente, os frutos do trabalho apareçam tão rapido quanto for possível.

Como otimizar seus vídeos para o Youtube

O Youtube é, sem dúvida, o site mais popular e reconhecido do mundo, tanto no que diz respeito a assistir quanto criar e transmitir vídeos.

De tutoriais a webséries e eventos ao vivo, o site — que pertence ao Google — tem tudo que os produtores de conteúdo precisam para brilhar e fazer sucesso.

Mas, sabia que algumas práticas básicas de SEO também podem afetar seus vídeos no Youtube?

Veja como otimizá-los e chegar mais perto dos objetivos definidos no início do planejamento:

1. Invista no canal como um todo

Investir na otimização de cada vídeo é uma excelente maneira de fazer com que todos eles tenham uma boa performance e consigam bom fluxo de tráfego orgânico.

Mas é crucial que você invista no canal como um todo: desde o layout até o vídeo em destaque, passando pelas playlists e links para outros canais digitais da marca, tudo é relevante.

2. Crie títulos que interessem os espectadores

Criou o vídeo mais incrível da internet? Excelente! Mas, como fazer com que as pessoas se interessem por ele?

A resposta é simples: por criar títulos que sejam tão bons quanto o conteúdo. Mas, como fazer isso?

Um bom título deve ser interessante tanto para os algorítimos de rankeamento — por ter palavras-chave muito procuradas — quanto para o público.

3. Trabalhe sem pressa na descrição do vídeo

Enquanto muitos abandonam a descrição do vídeo e se concentram apenas na qualidade do material para ganhar views, esse campo existe por um motivo.

A descrição é um dos meios que o Youtube usa para entender do que se trata o vídeo, e recomendá-lo para os usuários que teriam mais interesse no assunto.

4. Faça anotações nos vídeos

As anotações nos vídeos podem ser comparadas aos links que fazemos em um blog, tão úteis para aumentar o tempo que o leitor gasta nele e aumentar o tráfego.

Porém, uma palavra de cautela: essa ferramenta de link building é muito útil e intuitiva, mas faça uso dela com cuidado.

Se colocar tantas anotações a ponto de os espectadores não conseguirem ver o vídeo direito pode ser que eles optem por desabilitar esse recurso ou, pior ainda, desistam de continuar assistindo.

5. Não deixe de incluir tags

Se as anotações são o equivalente dos links, as tags são o equivante das palavras-chave.

Essas tags são usadas em conjunto com a descrição para classificar os materiais de acordo com as preferências dos espectadores, e direcioná-los para os lugares certos.

Deixar de usá-las é abrir mão de um fator determinante de SEO, que poderia trazer visitas valiosas ao seu canal.

6. Aproveite os novos recursos do Youtube

O Youtube está em constante evolução, e quem deseja usá-lo como canal de marketing faz bem em aprender a usar os novos recursos que o site oferece.

Cada vez mais ganhando um viés de rede social, a última ferramenta, ainda em fase de testes, foi feita para permitir que produtores de conteúdo conversem com seus fãs sem precisar necessariamente fazer vídeos.

Isso será muito útil para estreitar os laços com o público de diferentes maneiras.

Como criar uma página de vídeos no seu site

Talvez avaliando as possibilidades com seu time de marketing você conclua que é uma boa opção manter uma página de vídeos em seu site.

Como garantir que os mecanismos de busca ainda vão encontrar o conteúdo facilmente e colocá-lo no topo dos rankings de pesquisa?

Seguindo essas 4 dicas você não terá problemas com isso:

Escolha uma URL amigável

Quando o vídeo está no youtube ou outro site similar você simplesmente não tem controle sobre a URL, mas numa página própria isso pode — e deve — ser feito.

Escolha uma URL amigável para a página geral de vídeos, e também para cada um deles, individualmente.

Facilite a pesquisa pelos vídeos

Colocar um campo de busca também ajuda muito a facilitar a vida dos usuários que buscarem por algo específico.

Além disso, você pode ainda separá-los por categorias, para que os visitantes não percam tempo em achar o que lhes interessa e passem mais tempo assistindo ao conteúdo.

Também se lembre de levar em conta os usuários que usam dispositivos móveis, para garantir que tenham uma boa experiência de navegação na página.

Aplique técnicas simples de SEO On Page

Técnicas simples de SEO On Page serão de grande ajuda a fazer com que a sua página seja facilmente encontrada pelos mecanismos de busca e, consequentemente, pelos visitantes.

Algumas delas incluem:

  • Dar um bom título à página;
  • Criar uma meta description clara, com palavras-chave relevantes;
  • Usar uma tag h1 indicando que se trata de uma página de vídeos.

Atualize o seu sitemap

Atualizar o mapa do seu site também é essencial para que os motores de busca indexem mais facilmente a sua página de vídeos.

plugins para wordpress e outras ferramentas ótimas para criar sitemaps que você pode usar.

Uma boa estratégia de SEO para vídeos requer planejamento cuidadoso desde o início e conhecimento das ferramentas que a empresa pode usar ao longo do caminho. Com isso, será muito mais fácil seguir as melhores práticas e levar o desempenho dos seus vídeos ao potencial máximo.

E você, já faz uso de vídeos na sua estratégia de marketing? Como pretende integrar o SEO nesse processo? Conte para nós, deixe seu comentário!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.