Por Cayo Woebcken

Freelancer da Rock Content.

Publicado em 12 de julho de 2019. | Atualizado em 12 de setembro de 2019


Empregar técnicas de SEO para Wix é fundamental para garantir o sucesso do seu website. Com elas, você aumenta o alcance da página de forma completamente orgânica. Para isso, é fundamental entender o algoritmo do Google e prezar pela experiência do usuário.

O site institucional é peça fundamental para consolidar a presença da sua marca na internet. Além de informações sobre os serviços e dados de contato da empresa, o portal serve para o compartilhamento de conteúdo, prática que, se bem executada, pode maximizar o alcance da estratégia de Marketing Digital.

Por isso, é cada vez mais comum o investimento em Marketing de Conteúdo, prática que busca atrair sua persona para a página e, pouco a pouco, convertê-la em cliente.

Para que tal abordagem seja sustentável, é primordial utilizar técnicas para otimizar o rankeamento da página nos resultados de buscadores, chamadas de SEO (Search Engine Optimization).

Neste artigo, vamos falar sobre a utilização de técnicas de SEO para Wix, que é uma plataforma focada no desenvolvimento e gerenciamento de websites. Durante a leitura, você vai entender:

Acompanhe!

 

O que é o Wix?

Como você já sabe, a transformação digital ocorrida nas últimas décadas tornou a internet um canal fundamental para a comunicação entre marcas e consumidores. Contudo, muitos empreendedores esbarravam nos custos e dificuldades envolvidos na gestão de um website. Dessa demanda surgiu o Wix.

Com mais de 13 anos de mercado, o Wix é uma plataforma criada com o objetivo de simplificar a elaboração de websites. A meta foi alcançada com sucesso. O design simples e intuitivo é uma de suas principais vantagens competitivas, o que levou a ferramenta a alcançar o número de 150 milhões de usuários no planeta.

Recentemente, a plataforma vem investindo pesado em ações de publicidade, o que está elevando sua relevância no mercado.

Embora a empresa israelita ainda não domine a maior fatia de consumidores, é crescente o número de pessoas que se perguntam: Wix ou WordPress? No próximo tópico, vamos enumerar as vantagens da primeira opção. Siga a leitura!

 

Por que utilizar o Wix?

Bem, já falamos que o Wix se destaca pela simplicidade de uso, não é? Sendo assim, ele se torna uma opção cativante para empresas sem orçamento disponível para bancar uma equipe técnica. O gerenciamento da plataforma é extremamente intuitivo, fazendo com que qualquer um possa executá-lo.

O Wix conta com modelos prontos e personalizáveis para cada categoria de website. Se você quer apenas um canal para servir como loja virtual, por exemplo, basta selecionar essa opção durante a criação do site e alterar os detalhes que você quiser.

Não se preocupe com programação. Basicamente, basta arrastar o mouse para posicionar os elementos da página. Detalhes como cores, fontes e imagens de fundo podem ser facilmente personalizados, de modo a garantir que a página se alinhe à identidade visual da sua empresa.

Outro ponto interessante é que o Wix cria backups pontuais do website. Dessa forma, em caso de perda de alguma informação importante, você pode retornar ao momento do backup, mais ou menos como funciona a máquina do tempo dos dispositivos da Apple.

O Wix tem planos gratuitos e pagos. Em todos, as funções são personalizáveis e amigáveis para o uso de SEO, cuja importância explicaremos no próximo tópico.

 

Qual a importância do SEO para o seu website?

SEO é a sigla para o termo Search Engine Optimization, que pode ser traduzido livremente como Otimização para Mecanismos de Buscas. A ideia é adequar suas páginas aos padrões do algoritmo do Google. Ao fazer isso, você tem maiores chances de ser encontrado pela sua persona.

Isso porque o Google dá extrema importância à experiência dos usuários. Portanto, o buscador seleciona as opções que considera mais pertinentes para figurar entre os primeiros sites indicados nas SERPs (as páginas com os resultados de buscas). Entre os critérios analisados estão o uso da palavra-chave, a escaneabilidade dos textos e a autoridade do website.

Sendo assim, a utilização de técnicas de SEO é uma alternativa orgânica para potencializar o alcance de suas páginas. Se você consegue atrair o público até elas, basta uma estratégia eficiente de captação e nutrição de leads para gerar inúmeras oportunidades de vendas.

 

Como otimizar o SEO para Wix?

O primeiro passo para otimizar o seu SEO para Wix é garantir a excelência da experiência dos usuários. Por isso, certifique-se de contar com páginas limpas, sem excesso de informação, que deem ao leitor exatamente o que ele quer. Nesse sentido, é importante prezar pelo tempo de abertura do site, a fim de manter a atenção do visitante.

Além de proporcionar uma navegação rápida e eficiente, é fundamental cumprir os critérios avaliados pelo algoritmo do Google. Sendo assim, faça uso inteligente de palavras-chave. Esses termos são responsáveis por levar o visitante até um conteúdo específico e, por isso, devem ser empregados de forma estratégica.

Se você utiliza um blog para compartilhar seus conteúdos, inclua a palavra-chave em locais importantes, como os parágrafos iniciais dos textos, os títulos e os subtítulos. Contudo, é preciso cuidado para não exagerar. A prioridade deve ser, sempre, entregar um conteúdo qualificado e com tons de naturalidade.

Outro fator fundamental é a otimização dos seus títulos e meta descriptions. Eles são responsáveis por resumir brevemente ao usuário do Google o que ele vai encontrar no conteúdo. O próprio o Wix permite a edição dessas funcionalidades, basta ir nas configurações da página e clicar em “page SEO”.

Trabalhe no SEO off page

Até aqui, falamos apenas de detalhes do SEO que são ligados à estrutura da sua página. Contudo, é fundamental que você dê a mesma atenção às técnicas de SEO off page, que apresentam a mesma importância na hora do rankeamento.

Lembra que indicamos a autoridade do site como um dos fatores levados em conta pelo algoritmo? Ela pode ser maximizada por meio de uma estratégia de link building. Quanto mais websites utilizarem links apontando para o seu conteúdo, maior será seu alcance e autoridade.

A mesma lógica funciona para o compartilhamento em redes sociais. Se você produzir um conteúdo qualificado e baseado nos interesses da persona, são grandes as chances de que ela compartilhe o link com amigos e familiares. Quanto mais seu conteúdo for compartilhado nessas redes, maior será seu rankeamento.

Ative o aplicativo Site Booster

O Wix conta com uma loja de aplicativos. Lá, você pode adicionar apps com as mais diversas funções para o seu website. Quando falamos em SEO, é impossível não recomendar a utilização do Site Booster.

A ferramenta representa uma maneira fácil de listar seu website nos principais canais de informação sobre serviços da internet, como oGoogle Maps, o Yelp e o Yahoo. Ao ativar o aplicativo, você vai precisar responder perguntas sobre a localização do negócio, o horário de funcionamento e as formas de contato.

Com esses dados, o Site Booster vai, de maneira automática, posicionar sua página nesses canais e facilitar que ela seja encontrada pela persona. Dessa forma, sua marca vai passar uma imagem ainda mais profissional e, de quebra, rankear melhor nos buscadores.

 

Quais são as melhores ferramentas de SEO para Wix?

Por mais que você utilize as melhores práticas para SEO, é essencial contar com ferramentas que auxiliem a otimização. Por isso, citamos o Site Booster, mas ele não é a única opção nesse sentido. A seguir, fique por dentro de outras ferramentas essenciais no seu SEO para Wix.

Answer the Public

A utilização de palavras-chave é fundamental para sua estratégia de SEO, isso já está claro. Acontece que o alto volume de pesquisas e conteúdos faz com que os termos sejam extremamente disputados. Sendo assim, o rankeamento para palavras-chave muito óbvias é muito difícil de ser dominado.

É aí que entram as palavras-chave de cauda longa, que são mais complexas que as comuns. Menos disputadas, elas são bem mais fáceis de rankear. Answer the Public é uma ferramenta que, a partir de um termo base, gera dezenas de opções de termos cauda longa.

Ubersuggest

A Ubersuggest é outra poderosa ferramenta para a análise de palavras-chave. Com interface simples e intuitiva, basta você escolher uma palavra-chave para o programa gerar um relatório completo sobre ela.

É possível descobrir coisas como o volume de buscas por mês, a relevância do termo ao longo do ano e até a estimativa de custo por seu uso em links patrocinados. A ferramenta ainda apresenta uma grande quantidade de sugestões de termos relacionados.

Por fim, o Ubersuggest ainda oferece uma estimativa do nível de dificuldade que deve ser encarado para trabalhar a palavra-chave, tanto pelo método orgânico quanto pelo pago.

Google Analytics

O Google Analytics não é um programa específico para SEO, mas, se utilizado de forma inteligente, pode gerar insights valiosos para a estratégia. A ferramenta é especializada em analisar a experiência do usuário em seu website, o que é fundamental para entender quais páginas estão alcançando boas performances.

Uma das métricas oferecidas pela ferramenta é a taxa de rejeição. Ela registra os casos em que um visitante chega até sua página por meio de buscadores mas sai sem interagir com nenhuma outra sessão do website. O ato pode ser um forte indicativo de que seu conteúdo não está otimizado para entregar ao leitor o que ele quer.

Ao identificar um fenômeno como esse, você tem a oportunidade de adequar seu conteúdo ao gosto do público ou, se for o caso, utilizar uma palavra-chave mais acurada.

SERPStat

Nenhuma estratégia de marketing é bem-sucedida sem um bom acompanhamento da concorrência. Afinal, saber o que seus competidores estão fazendo pode gerar insights sobre as práticas que você deve adotar e aquelas que devem ser evitadas.

Por meio da ferramenta SERPStat esse trabalho é facilitado. Com ela, você tem acesso a uma lista com as palavras-chave utilizadas pela concorrência, com direito a um relatório sobre a performance de cada uma. Além disso, você descobre quais páginas estão gerando maior alcance para a empresa competidora.

Aplicar Wix para SEO é uma forma orgânica de expandir o alcance do seu website. A partir disso, basta investir na produção de um conteúdo qualificado para criar uma relação de confiança com a persona. Com o uso de estratégias de SEO, você aumenta não apenas a autoridade da sua marca, mas também as oportunidades de negócio.

Pronto para otimizar seu site no Wix e rankear melhor nos mecanismos de busca? Que tal continuar seu aprendizado? Neste ebook, passamos dicas e informações de SEO para você alcançar os primeiros resultados do Google.



Guia do SEO 2.0Powered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *