Ser ambicioso é uma característica boa ou ruim?

Sobre postura e como ser ambicioso não só não é ruim, como é recomendável - desde que da maneira correta

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Vira e mexe vemos retratados em filmes e seriados de TV ou plataformas online aqueles personagens frios e malvados, que fazem de tudo para alcançar seus objetivos pessoais doa a quem doer e sem se preocupar com familiares e amigos.

Não dificilmente associamos a ambição cega e desenfreada a este tipo de comportamento.

E não é à toa, já que ser ambicioso pode ser sim um assunto bem polêmico, cheio de prós e contras e um assunto que dá muito pano para manga igualmente em uma conversa de bar informal com colegas ou em um encontro mais intelectual como um café filosófico.

Afinal, ser ambicioso é algo bom ou ruim? A ambição pode ter um lado positivo e qual seria?

A ambição é um sentimento como qualquer outro e, assim como outras facetas da vida humana, tem seu lado positivo e negativo, dependendo do ponto de vista e da forma como é empregado.

Basicamente, é algo que pode ser muito bom sim. Sem ambição somos seres passivos e sem vontade de ir além, de ver o outro lado, de conhecer mais.

Ser ambicioso pode nos jogar para o novo e despertar em nós o prazer pelo conhecimento e aquela fome de sempre querer saber mais. Como algo assim poderia ser ruim?

Acompanhe com a gente uma pequena viagem pelos prós e contras de ser ambicioso no texto abaixo.

O que significa ser ambicioso?

Ser ambicioso nada mais é que um desejo forte de conquistar algo, seja financeiramente, politicamente, uma posição melhor no trabalho ou um estilo de vida de acordo com seus ideais.

Cada um tem para si o que o motiva e faz querer crescer e ter ou ser mais.

Esta vontade é basicamente movida pela emoção, muito mais que pelos aspectos racionais, e voltada à conquista, por exemplo, do sucesso, de uma fortuna, de glória, poder ou qualquer coisa ou situação que fortaleça no indivíduo um sentimento forte de vitória e reconhecimento.

Portanto, ser ambicioso não necessariamente está ligado a ações totalmente egoístas e individualistas.

Uma pessoa pode ser ambiciosa no sentido de querer algo que possa beneficiar outras pessoas à sua volta e não somente acumular bens materiais e riquezas para si mesmo.

Não podemos nos esquecer que a ambição é importante para a vida de qualquer pessoa no sentido em que funciona mais ou menos como uma mola propulsora, que joga a vida da gente para a frente e nos faz avançar, tendo nossas vontades e desejos como sinalizadores deste percurso.

O objetivo é conquistar nossos sonhos e alcançar a vida que desejamos e merecemos para nós mesmos, tendo a sensação de dever cumprido e felicidade como seus principais efeitos colaterais.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

A ambição é boa ou ruim?

Ao contrário do que muitos imaginam, ser uma pessoa ambiciosa não é um insulto e não precisa ser algo 100% ruim.

Como já explicamos acima, esta confusão ocorre porque geralmente ligamos ambição a ganância de forma quase automática.

O personagem de Star Wars Darth Vader é um exemplo de pessoa extremamente gananciosa. Ele usa sua ambição para tentar conquistar o universo usando o lado negro da força.

Outro personagem que fez muito sucesso ultimamente é o pretendente à presidência dos Estados Unidos na série House of Cards, da Netflix.

Frank Underwood, junto com sua esposa, Claire Underwood, usam de todos os artifícios para chegar onde querem: o grau máximo do poder no mundo.

Para isso, jogam sujo, matam, enganam, mentem e manipulam as pessoas para conseguirem o que querem de forma sempre inteligente e extremamente sem dó nem piedade dos demais.

Mas nem sempre os ambiciosos são pessoas gananciosas, impossíveis de se confiar e que vivem em busca de um objetivo altamente egocêntrico, que geralmente envolve poder, dinheiro e bens materiais, ou algo que os coloque em vantagem em relação aos demais.

Aquela ideia da pessoa que pisa em cima de tudo e todos para obter o que quer pode ser injusta para outros perfis de ambiciosos ‘do bem’.

Usando também o mundo da ficção como fonte para comparação, o que dizer de personagens pacíficos e que lutam pela paz mundial como Batman, Super Homem e Capitão Planeta?

Não seriam eles ambiciosos o suficiente? Claro que são, mas estes personagens tem ambições positivas que causam um impacto na vida das pessoas ao seu redor de forma valiosa: eles lutam pela conservação do meio ambiente, pela segurança daqueles que amam e pelo fim das guerras e conflitos.

Será que você também não conhece um ambicioso deste tipo na vida real?

Citamos aqui duas pessoas conhecidas por trazer a ambição para o lado do bem: Gandhi e Madre Teresa de Calcutá são fortes exemplos de pessoas cujas ambições eram proporcionar paz, justiça e uma vida digna para os demais.

A ambição e a ganância: tudo ou nada a ver?

É muito comum confundirmos ganância e ambição, mas ambos são sentimentos bem diferentes e dirigidos para lados opostos.

O ambicioso, pode ser ganancioso também e, neste sentido, suas atitudes e vontades seriam voltadas para preencher seus próprios interesses e flutuariam em torno do mundo do egocentrismo, em que só ‘eu’ importo.

Por outro lado, a ambição pode estar voltada ao bem estar e a felicidade dos demais.

Neste sentido, a ambição nunca poderia ser vista como sinônimo de ganância, pelo simples fato de estar à serviço de algo maior: o bem comum.

Eu posso ter a ambição de fazer outras felizes, de ajudar outras pessoas a evoluírem em seus projetos e serem mais eficientes em seus trabalhos, ou simplesmente trabalhar duro para ter uma posição melhor e proporcionar uma vida melhor para minha família.

Estes são sentimentos positivos, que nos levam para a frente, sem prejudicar os demais. Por isso mesmo, não têm nada a ver com ganância.

Vantagens e desvantagens da ambição

Como quase tudo na vida, a ambição também tem suas vantagens e desvantagens e pode trazer benefícios ou malefícios, dependendo de quem a usa, dos seus interesses e do modo de fazer valer suas vontades.

Por exemplo: Já conheceu alguma pessoa no trabalho que parece um trator, aquela que passa por cima de tudo e de todos para conseguir o que quer sem se importar com as consequências?

Pois é, este é um tipo de ambição altamente prejudicial, especialmente para quem convive com gente assim e tem que aprender a lidar com situações bem desagradáveis.

Pessoas assim costumam intoxicar o local de trabalho e o ambiente por onde passam e, não à toa, geralmente acabam desmascaradas, demitidas ou simplesmente isoladas de alguns grupos sociais.

Isso ocorre simplesmente porque ninguém aguenta ter de conviver com gente assim.

Por outro lado, há pessoas que são ambiciosas mas de uma forma totalmente saudável.

São aquelas que sonham alto, têm bem claro o que querem, mas nem por isso prejudicam outras pelo caminho.

Elas sabem, bem lá no fundo, que o seu sucesso depende apenas do esforço e competências deles próprios e por isso trabalham duro para chegar lá. E sempre chegam, na maioria das vezes ganhando a admiração e o respeito de outras pessoas à sua volta.

Isso nos leva à conclusão de que uma ambição sem restrições e desmedida é prejudicial e só traz destruição e sofrimento por onde passa, além de ser um dos grandes constituintes da falta de caráter.

Por outro lado, quando vamos atrás do que queremos de forma limpa, honesta e sendo verdadeiro, teremos o fruto de nosso árduo trabalho recompensado por conquistas valiosas e duradouras.

Não tem nada de errado em ser ambicioso

Ser ambicioso não é apenas e simplesmente querer muito alguma coisa. Isso todos sentimos.

Ser ambicioso é ter um forte desejo e transformá-lo em uma meta de vida, criando planos e estratégias para chegar lá.

É ter uma autoestima fortíssima e acreditar que você pode chegar onde quiser, usando seus próprios meios, como esforço e dedicação, para atingir seus objetivos.

Uma pessoa ruim pode ser ambiciosa, mas um ambicioso não é necessariamente uma pessoa ruim.

Para que a ambição tenha frutos positivos, é preciso traçar o seu caminho com ética e acreditar que você pode chegar onde quer de forma honesta, sem precisar trapacear, manipular, roubar, mentir ou magoar alguém.

Uma pessoa sem ambição tende a ficar acomodada, não corre riscos e por isso não sai de sua zona de conforto. Desta forma, ela também não evolui e não conquista, correndo um sério risco de se sentir infeliz ou não realizada.

Portanto, ser ambicioso é algo positivo sim. Confira nossas dicas abaixo de como ser ambicioso na medida certa!

Seja uma pessoa ambiciosa

A ambição é uma característica quase essencial para o sucesso. No mundo dos negócios é algo necessário para fechar novos contratos, expandir e evoluir.

Para praticar a sua ambição no melhor sentido possível, é importante saber com clareza o que quer e até que ponto você quer chegar. Isso se confunde com seus próprios sentimentos, por isso, ouça a sua intuição!

Sabendo quais são seus principais objetivos, será preciso traçar uma meta e depois um planejamento para alcançar o que se busca.

Não perca tempo sendo arrogante, egoísta ou tentando passar por cima dos outros. Isso só irá isolá-lo e minar os seus esforços no caminho rumo aos seus sonhos, jogando sombra em suas eventuais conquistas.

Não se deixe corromper pelas pequenas faíscas do sucesso, não minta, não seja egoísta, mas mantenha a chama da ambição acesa.

4 dicas para ser ambicioso (na medida correta!)

É possível sim ser ambicioso na medida certa, usando ética e estabelecendo limites para o que você deseja.

É mais que importante, vez ou outra, deixar a sua zona de conforto e navegar por ‘mares nunca dantes navegados’.

Para chegar aonde ninguém chegou, é preciso dar aquele primeiro passo. Esta é a melhor direção para encontrar sucesso verdadeiro, realização e desenvolvimento pessoal e profissional.

Mas não basta apenas sonhar, é preciso colocar mãos à obra. Para isso, vá aquecendo os motores da sua ambição e persistência, enquanto navega pelas dicas que reunimos abaixo.

Molde sua mentalidade para pensar positivamente!

Tudo é possível e basta apenas querer.

É claro que no dia a dia problemas surgem e precisamos saber como contorná-lo mas a verdade é que, para a grande maioria dos casos, conquistar o que queremos é apenas uma questão de criar uma mentalidade positiva e acreditar que é possível.

Por isso, mentalize o que você deseja e pense em coisas positivas, como suas principais qualidades e use todo o seu potencial para trabalhar à seu favor. Leia mais sobre motivação e inspiração para pensar de forma cada vez mais positiva.

Veja sempre o que você pode ganhar

Na vida, para conquistar algumas coisas, geralmente, precisamos abrir mão de outras.

Em vez de focar no que você pode perder, coloque toda a sua energia em pensamentos positivos, pensando no que você vai de fato ganhar quando conquistar o que deseja.

Isso dá ânimo para você superar tropeços que possam surgir ao longo do caminho.

E lembre-se: nunca deixe para depois o que você pode fazer agora. Preguiça não pode ter lugar na mente de uma pessoa ambiciosa.

Não tenha medo do fracasso

Todos os empreendedores de sucesso são unânimes em dizer que fracassaram diversas vezes ao longo do caminho e que estes percalços foram importantes para colocá-los na direção do sucesso.

Na verdade, nossos erros apontam para coisas que precisam melhorar e são ótimos indicadores do que precisa ser feito para te colocar no caminho certo.

Assim, se não deu certo da primeira vez, não desanime! Como dizem os especialistas, erre muito e erre rápido. O fracasso só existe quando você decide parar de tentar.

Defina objetivos realistas e específicos

ser ambicioso

No caminho para o sucesso, é importante sonhar, mas ter os pés no chão é fundamental.

Para isso, crie objetivos realistas, trace estratégias (inclusive as de marketing) que estão dentro do que você pode alcançar, de acordo com suas vontades e limites. Sonhe grande, mas seja preciso e decidido.

É essencial também definir objetivos que possam ser mensurados.

Afinal, como você vai saber se suas ações estão tendo resultado? E outro aspecto importante: ao criar objetivos, desenvolva estratégias de como alcançá-los, com ações concretas que você pode realizar a fim de chegar onde quer.

Não se esqueça de que os verdadeiros ambiciosos não descansam.

Então, após conquistada sua primeira meta, vá pensando na próxima, e não pare nunca!

Agora que você já está afiado na arte da ambição a serviço de bons resultados, que tal conferir as 10 frases que podem estar limitando o seu desenvolvimento pessoal e se livrar delas de uma vez por todas?

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.