Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 26 de junho de 2020. | Atualizado em 26 de junho de 2020


Ser proativo é agir rapidamente, prever problemas e buscar soluções ágeis para esses desafios. Essa é uma característica fundamental para quem trabalha em equipe, pois contribui para melhorar o fluxo de trabalho. Veja algumas dicas de como se portar dessa maneira!

O cotidiano de trabalho em uma agência costuma ser corrido, com um checklist repleto de atividades. Mesmo com a rotina apertada, é importante ser proativo, pois essa característica contribui para aumentar a produtividade e os resultados do negócio.

Os profissionais atentos encontram oportunidades, preveem problemas e agem antes que eles prejudiquem os resultados. Ao colaborar para que os processos sejam feitos com agilidade e eficiência, a proatividade é essencial para a equipe.

Neste artigo, vamos entender o que é ser proativo e trazer 5 dicas para quem deseja desenvolver essa característica. Além disso, mostraremos o papel da liderança para estimular essa postura. Continue a leitura!

Entenda o que é ser proativo

Ser proativo significa ter iniciativa para agir rapidamente e evitar complicações futuras. A pessoa com essa característica é comprometida em relação aos processos e resultados de uma organização, entendendo seu papel e importância dentro da equipe.

Sendo assim, a proatividade ajuda a antecipar problemas na empresa e, consequentemente, criar soluções de forma ágil, antes mesmo que eles se tornem realidade.

Um colaborador com essa postura é aquele que assume a responsabilidade por suas ações, antecipando possíveis riscos e enxergando desafios que farão parte do processo. Isso não significa agir impulsivamente, mas, sim, analisar e pesar as prioridades antes de determinada ação.

Essa é uma característica muito valorizada no mercado de trabalho, pois os proativos são capazes de envolver seus colegas e atuar em equipe de forma eficiente. Além disso, evitam que problemas e ameaças prejudiquem o andamento dos negócios, pois são capazes de prever esses desafios e traçar um plano de enfrentamento.

Com todos esses benefícios, a pessoa se destaca no mercado de trabalho, recebendo o reconhecimento da empresa onde atua ao encontrar novas oportunidades mais facilmente.

Confira 5 dicas de como ser proativo

Se você ainda não tem essa característica, saiba que ela pode ser desenvolvida. Confira algumas dicas de como ser proativo!

1. Observar oportunidades

A pessoa proativa é capaz de encontrar oportunidades, trazendo bons resultados para a organização. Para isso, é preciso conhecer as inovações da área de atuação, ver como os concorrentes agem e encontrar aspectos do negócio que precisam de otimização.

Lembre-se de que o medo de compartilhar ideias e sugerir soluções para os problemas da empresa é um empecilho. Sendo assim, faça contribuições, trabalhe a comunicação com colegas e superiores e demonstre a sua visão sobre os assuntos.

2. Antecipar problemas e soluções

Uma das principais formas de exercer a proatividade é identificando problemas e criando soluções. Para isso, é preciso assumir a responsabilidade e tomar decisões que beneficiem o negócio.

Essa é uma forma de corrigir problemas e melhorar aspectos que não são destaques da agência. Isso deve ser feito sem que o líder delegue essa tarefa, mostrando a sua visão estratégica sobre os processos do negócio.

3. Buscar por aumento de eficiência na realização de tarefas regulares

Em um ambiente corporativo, a busca por produtividade e eficiência é constante. Por isso, encontrar maneiras de otimizar o fluxo de trabalho é uma excelente forma de demonstrar proatividade. Afinal, ao melhorar o timesheet, o dia a dia da equipe como um todo é facilitado.

4. Investir no autoconhecimento

O autoconhecimento é essencial para que a pessoa saiba quais são suas habilidades, limitações, forças e fraquezas. Com essa compreensão, ela é capaz de entender seu comportamento no ambiente de trabalho e elaborar um plano de desenvolvimento que traga as competências necessárias para que se torne proativa.

Muitas vezes, a falta de ação é fruto de não saber o que deve ser feito, levando o indivíduo a deixar de participar. Desse modo, é importante se qualificar para ter as ferramentas e conhecimentos necessários para ser um profissional proativo, capaz de contribuir em diversos processos.

5. Estar sempre disponível para ajudar

Os processos em uma agência envolvem diversas tarefas em equipe, sendo que a participação de um contribui para as atividades do outro. Portanto, é essencial estar sempre disponível para ajudar e demonstrar que o mais importante é o resultado geral.

Por isso, é essencial ser proativo no trabalho e colocar o tempo e energia à disposição da empresa nas atividades cotidianas, sempre visando o bem-estar geral. Essa atitude inclui, até mesmo, disposição para buscar mais qualificação técnica para atuar em determinada função.

Conheça o papel da liderança no estímulo à proatividade no ambiente de trabalho

A liderança da agência tem papel importante no estímulo à proatividade no ambiente de trabalho. O posicionamento dos gestores permite que os profissionais tenham mais liberdade, entregando bons resultados para o negócio.

Os líderes precisam entender que trabalham com pessoas diferentes. Portanto, é essencial respeitar a individualidade de cada profissional. Nesse sentido, a proatividade se manifestará de maneiras distintas, não sendo possível definir apenas um perfil para ela.

Provavelmente, alguns profissionais serão mais engajados na gestão de projetos, enquanto outros demonstrarão facilidade na execução das tarefas, por exemplo. Portanto, vale a pena entender o perfil de cada um e ver como as diferentes características contribuem para o resultado.

Uma das formas de compreender melhor esse contexto é estimular os membros da equipe a investir no autoconhecimento. Desse modo, cada profissional saberá como se comportar de maneira diferente, tendo uma atitude mais engajada em meio ao cotidiano do trabalho.

Além disso, a liderança serve para inspirar os liderados. Um líder com essa característica, que trabalhe de maneira a contribuir para o bem-estar dos colaboradores, é capaz de influenciar os profissionais para que tenham o mesmo comportamento.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como ser proativo ao trabalhar em uma agência. Essa é uma característica fundamental para a atuação em equipe, pois garante que a produtividade e os resultados serão melhores. Portanto, vale a pena desenvolver a essa postura até que ela se torne natural, sendo que o autoconhecimento é essencial para esse aperfeiçoamento.

Gostou de aprender mais sobre esse assunto? Então, aproveite para ler outro artigo nosso, que trata das diferenças entre criatividade e inovação e de como estimulá-las na agência!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *