8 motivos para conhecer Seth Godin e suas ideias extraordinárias

Seth Godin

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Sabe aquele profissional de marketing que você acompanha e admira bastante? Ele provavelmente encara o Seth Godin da mesma forma.

Se você nunca ouviu falar nesse nome  —  o que acho pouco provável  — , prepare-se para conhecer um dos caras mais ativos (e criativos) do marketing atual.

Ele escreveu dezenas de best-sellers, fundou diferentes empresas e escreve um blog diário que vale a pena acompanhar. Além disso, profissionais já estabelecidos pagam caro para ver suas palestras e fazer seus cursos.

O que ele tem de tão interessante? É isso que você ver a seguir com nada menos que 8 motivos que para conhecê-lo melhor!

    Quem é Seth Godin?

    Seth é um escritor, palestrante e agente da mudança

    Essa descrição, tirada do próprio blog do Seth Godin, é bastante apropriada e nos dá uma boa ideia do porquê vale a pena conhecê-lo.

    Mas não se engane pela explicação discreta: Seth Godin é um dos principais nomes do marketing atual, autor de 18 (!) best-sellers sobre marketing, liderança e empreendedorismo.

    Além disso, ele também é palestrante e desenvolveu alguns cursos, incluindo um workshop intensivo de 4 semanas, focado em gestão e liderança.

    Até aí nada demais, fora o fato de esse curso ter entre os alunos profissionais que ocupam cargos de liderança em algumas das maiores empresas do mundo, como Nike, Microsoft, Sony e Coca-Cola.

    Como Seth Godin se tornou um guru do marketing

    Só pelas credenciais acima, não é exagero algum dizer que Seth Godin é um guru do marketing. Aliás, podemos dizer que é um dos mais reconhecidos e admirados.

    Mas como ele alcançou esse status tão prestigiado? Vamos voltar um pouco no tempo e entender sua jornada até os feitos impressionantes que vimos até agora:

    Nascido em Nova York, Seth se formou em 1979 pela Tufts University, em filosofia e ciência da computação. Depois disso, ainda fez MBA em Stanford.

    Enquanto fazia o MBA, iniciou seu primeiro emprego como gerente de marca, que largou alguns anos depois para abrir o primeiro negócio, que fazia empacotamento de livros.

    Em 1995, Seth vendeu o negócio para seus funcionários para lançar a Yoyodyne, uma empresa focada em usar ideias inovadoras para promover outras companhias para seus clientes.

    A Yoyodyne rapidamente decolou, chamando a atenção de marcas renomadas, como Sony Music, Microsoft e Volvo. Com isso, não demorou muito para chamar a atenção de uma das maiores empresas do mundo, a Yahoo!.

    Em 1998 a gigante de tecnologia comprou a Yoyodyne por 30 milhões de dólares e nomeou Seth Godin como Vice-Presidente de Marketing Direto.

    A partir daí, Seth já tinha conquistado seu espaço, que só aumentaria com o passar dos anos, a medida que ele lançava livros de sucesso que chamavam a atenção do público e atraíam críticas positivas.

    Em 2006, ele ainda lançou o Squidoo, um site baseado em conteúdo gerado pelo usuário, no qual se podia criar uma página sobre qualquer assunto. O site foi adquirido pelo Hubpages em 2014.

    Até hoje, Seth continua mantendo o ritmo ao se dividir entre o blog, os livros e palestras, tudo isso com o mais alto nível de qualidade.

    8 motivos para conhecer bem o trabalho de Seth Godin

    No breve resumo que vimos da carreira de Seth Godin já deu para perceber que não estamos fazendo nenhuma propaganda enganosa aqui (até porque o Seth odiaria isso).

    Mas conforme prometido, vou te dar agora 8 bons motivos para conhecer esse profissional brilhante e se aprofundar nas suas ideias incríveis sobre marketing e liderança.

    Conforme cada motivo é apresentado, quero que você repare no quanto Seth estava sendo preciso quando se autointitulou um agente da mudança.

    Sem mais demora, você deve conhecer Seth Godin porque ele é:

    1. Um dos autores mais bem-sucedidos da atualidade

    Saber que o Seth Godin já publicou 18 livros já é impressionante, mas pensar que ele foi o autor de vários best-sellers internacionais, publicados ao todo em 35 países chama ainda mais a atenção.

    Não vamos mostrar todos aqui (esse será seu dever de casa, ok?), mas veja 3 dos mais famosos:

    • Marketing de Permissão: encarado pela revista Fortune como “o melhor livro de negócios”, ele ensina a deixar de interromper as pessoas com anúncios e fazer marketing apenas para quem se interessa por seus produtos;
    • Unleashing the Ideavirus: com mais de 3 milhões de downloads, o livro defende a ideia de que ideias se espalham como vírus e ensina como criar esse efeito;
    • A Vaca Roxa: em um mundo cada vez mais competitivo, ser bom o suficiente já não basta. Esse livro ensina a diferenciar uma marca e torná-la tão notável quanto uma vaca roxa para lucrar e se manter relevante.

    2. Membro do Hall da Fama do Marketing Direto

    Estamos acostumados a ouvir falar no Hall da Fama da música, do cinema e de vários esportes de apelo popular, como o basquete. Mas você sabia que existe também o Hall da Fama do Marketing Direto?

    Só os melhores dos melhores podem fazer parte de um grupo tão seleto, e em 2013 o Seth Godin recebeu esta honra pela Data & Marketing Association.

    3. Palestrante reconhecido

    Assim como nos livros, o Seth Godin também é muito conhecido por suas palestras. Ele já foi convidado a falar em eventos de diversas organizações mundialmente reconhecidas, como:

    • Disney;
    • Cadillac;
    • Google;
    • Microsoft;
    • Amazon;
    • Ebay;
    • e centenas de outras.

    E sabe o que todo mundo achou dessas palestras? O jornal The New York Times declarou o seguinte:

    É fácil ver porque as pessoas pagam para ver o que ele tem a dizer

    Bateu a curiosidade para ver isso de perto? Você pode! Ele já palestrou duas vezes no TED, e você pode conferir cada uma delas aqui:

    4. Professor de líderes e gestores

    Quando um influenciador lança um curso, é natural que as pessoas interessadas no assunto que ele domina fiquem interessadas e se inscrevam nele.

    Mas quando essas pessoas são líderes e gestores de empresas como Nike, Google e Coca-Cola, o que isso lhe diz a respeito do influenciador em questão?

    O curso intensivo de 4 semanas ministrado pelo Seth e por sua equipe tem um nome sugestivo: AltMBA, uma alusão ao que os alunos vão aprender durante o intenso programa ser uma espécie de MBA alternativo.

    5. Um dos blogueiros mais famosos do mundo

    Se você passar a acompanhar o blog do Seth Godin, vai ver um post novo quase todos os dias.

    Nada muito grande, apenas algumas palavras simples, que seguem a mesma linha do que já vemos em seus livros e palestras: o marketing precisa ser feito demonstrando preocupação com as pessoas.

    E é exatamente por isso que vale a pena acompanhar o blog do Seth. O ponto forte não é o design do blog, nem conteúdos aprofundados, mas a simplicidade e praticidade das ideias.

    6. Criador de uma das campanhas mais bem-sucedidas de Crowdfunding da história

    Um dos livros do Seth, A Ilusão de Ícaro, foi financiado com uma campanha no Kickstarter, o site de Crowdfunding mais famoso do mundo.

    A pedida inicial era de 40 mil dólares, mas em pouco mais de 3 horas o alvo foi alcançado, e o livro alcançou um orçamento total de 287 mil dólares!

    Mas por que isso seria motivo para você conhecer alguém?

    Como influenciador digital, é verdade que seria mais fácil para o Seth Godin tentar uma campanha desse tipo e ser bem-sucedido em comparação com outra pessoa.

    7. Altamente recomendado por influenciadores de primeira escala

    No site do Seth Godin tem uma sessão exclusiva com depoimentos de outros profissionais, incluindo colegas de trabalho, colaboradores e figuras conhecidas que o admiram.

    Como todo profissional de marketing bem sabe, prova social é um dos elementos mais importantes na construção de uma boa reputação e, apesar de ter uma carreira que fala por si, o Seth se aproveitou bem disso.

    Se algumas das pessoas responsáveis por veículos de tanta credibilidade, como a Fast Company, o recomendam a esse ponto, vale a pena conhecer mais o trabalho dele, não acha?

    8. Ainda tem muito conteúdo para oferecer

    Por último, mas não menos importante, fica claro que o Seth Godin não tem intenção alguma de parar de produzir conteúdo e ajudar as pessoas.

    Seja por escrever novos livros, dar mais palestras ou simplesmente por continuar escrevendo seus posts curtos todos os dias, o fato é que ele realmente é um agente de mudança.

    Justamente por isso, ele é tão relevante. Em um mundo tão dinâmico quanto o do marketing, ficar parado pode ser o maior risco que qualquer profissional corre.

    E acompanhar as ideias do Seth Godin com certeza vai deixar você mais longe desse perigo!

    Seth Godin é, acima de tudo, alguém que se importa com o que faz e com os resultados que seu público vai ter por ouvir suas ideias.

    Aliás, é isso que ele quer de cada um de nós: que espalhemos ideias como vírus, contagiando uma pessoa de cada vez a mudar o mundo. E aí, aceita o desafio?

    Gostou de conhecer uma das mentes mais criativas do marketing? Então continue a se inspirar com as 68 frases de marketing que separamos para você!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.