Shopify: tudo o que você precisa saber sobre a plataforma para e-commerces

Plataformas de e-commerce, como a Shopify, possibilitam que você gerencie de maneira otimizada a sua loja virtual e garanta os melhores resultados para o seu negócio. Dessa forma, não é preciso se preocupar com os diversos detalhes técnicos que um comércio eletrônico exige pois é possível ter todo esse processo facilitado.

Shopify

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Independentemente do tamanho do negócio, gerenciar um e-commerce não é uma tarefa simples. Afinal, são inúmeras responsabilidades para garantir que os resultados sejam satisfatórios ao final de cada mês.

Além disso, poucos recursos financeiros e uma equipe pequena não facilitam o dia a dia do seu trabalho.

Por isso, é importante utilizar as ferramentas disponíveis no mercado para facilitar a sua rotina e tornar o seu trabalho mais produtivo. Uma delas é a Shopify, uma das plataformas para e-commerce mais utilizadas em todo o mundo.

Essa solução pode impactar diretamente no sucesso da sua loja virtual.

A seguir, vamos mostrar o que é a Shopify e quais são as principais funcionalidades, além de apresentarmos os prós e os contras da plataforma para que você faça a escolha que melhor se encaixa ao seu orçamento e modelo de negócio.

Confira!

O que é a Shopify?

No início dos anos 2000, começar um e-commerce não era uma situação muito comum ou uma tarefa fácil de ser executada.

O mundo online ainda não estava tão consolidado em nossa sociedade e as ferramentas disponíveis não agradavam quem tentava se aventurar com a criação de uma loja virtual.

Em 2004, os canadenses Tobias Lütke, Daniel Weinand e Scott Lake tentavam, constantemente, abrir a sua loja online para a venda de equipamentos de snowboard.

O resultado nunca era o esperado.

Então, insatisfeitos com o que era oferecido no mercado de plataformas de e-commerce, decidiram criar o próprio negócio para suprir essa necessidade.

Após dois anos de preparação e planejamento, a Shopify finalmente foi lançada em 2006 com a proposta de facilitar a vida de quem estava querendo abrir um negócio virtual.

A partir das dificuldades encontradas pelos fundadores da empresa, eles montaram um software de gestão para suprir essa carência no mercado.

Portanto, a Shopify é uma plataforma de e-commerce que oferece serviços que vão desde o design e layout da loja virtual, passando pelo gerenciamento de estoque e vendas, até a facilidade para integrar com diferentes formas de pagamento.

Hoje, já são mais de um milhão de usuários utilizando a solução e mais de 100 bilhões de dólares já foram movimentados em vendas na plataforma.

Como funciona essa plataforma e como encaixar na sua loja?

Todas as tarefas envolvidas na administração de um e-commerce são contempladas pela Shopify.

Ou seja, basta você assinar algum dos planos anuais da empresa para ter direito a uma variedade de opções em todas as áreas relacionadas ao gerenciamento e execução das tarefas de uma loja virtual.

Independente de qual produto você planeje vender em seu site, a Shopify possui uma estrutura habilitada para receber diferentes tipos de loja. Apenas escolha a interface que melhor se encaixa ao seu público-alvo, mercado de atuação e comece a otimizar os resultados do seu e-commerce.

O primeiro passo é definir qual plano contratar, lembrando que um teste gratuito de 14 dias é disponibilizado para que você conheça melhor a ferramenta antes de algum comprometimento mais longo.

O mais barato está na casa dos 26 dólares mensais e permite a venda ilimitada de produtos, mas com a Shopify aplicando uma taxa de transação de 2%.

As outras duas opções cobram 266 dólares ao mês, porém disponibilizam mais recursos e uma taxa por transação mais barata, de 1% ou 0,5%.

Em seguida, você pode escolher um dos 100 modelos desenhados exclusivamente para a Shopify por alguns dos designers mais conceituados do mercado.

Disponíveis até mesmo no plano mais básico, os diferentes layouts permitem que a sua loja tenha maior personalidade e transmita os valores da sua marca, por exemplo.

Diferente de outras plataformas em que os formatos são muito parecidos, nessa ferramenta é pouco provável que você encontre algum outro e-commerce similar ao seu.

Apresentar aos clientes um conceito exclusivo da sua marca é outra forma de valorizar o seu negócio.

Afinal, essa é uma das etapas mais importantes para garantir que o seu comércio online conquiste bons resultados de vendas e atraia mais consumidores com a sua originalidade.

Ficar por dentro do rendimento da sua loja virtual também é importante. Monitorar do estoque ao número de visitantes em um determinado período também faz parte do processo de gerenciamento. Essas informações você pode acompanhar pela própria plataforma ou, se preferir, ao vincular a sua página ao Google Analytics.

Outra funcionalidade da ferramenta é a possibilidade de integração com o Facebook, por exemplo.

Dessa forma, você pode fazer das suas páginas nas redes sociais esteja habilitada para vender e se torne uma espécie de e-commerce, garantindo que o cliente nem precise abrir o seu site para realizar uma compra ou conhecer melhor os seus produtos.

Como prometido em sua ideia inicial, toda a plataforma é voltada justamente para facilitar a vida de quem não possui muito tempo para dar a atenção necessária ao seu e-commerce.

Assim, com essa ferramenta, a tendência é que os resultados da sua loja virtual aumentem e os processos sejam otimizados, deixando que você se concentre em tarefas mais estratégicas.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre e-commerce!
Quais são os principais KPIs para e-commerce para guiar seus esforços?
Tipos de e-commerce: entenda quais são e como eles funcionam
Automação de marketing para e-commerce: saiba como implementar
Análise SWOT para e-commerce: otimize a sua loja online

Quais as vantagens e desvantagens do Shopify?

Em qualquer processo de decisão, é importante listar quais são os benefícios e os prejuízos que determinada ferramenta ou estratégia pode oferecer ao seu negócio.

Quando falamos em plataforma de e-commerce, a situação não é diferente e esse é um exercício importante para que a sua escolha seja analisada ao máximo e, no fim, se mostre acertada.

Para facilitar o seu planejamento, nós já adiantamos essa parte para você.

Separamos quais são os prós e os contras da Shopify para que a sua decisão seja a correta e os resultados da sua empresa sejam sempre os melhores possíveis.

Confira!

Prós

  • Com guias voltados para quem não tem muito costume com ferramentas desse tipo, uma das principais vantagens da Shopify é a sua fácil usabilidade. Afinal, com essa plataforma de e-commerce, você não precisa se preocupar com a parte mais técnica da gestão.
  • Outro ponto favorável para quem utiliza essa ferramenta é a usabilidade e o design responsivo dos modelos disponíveis para os clientes. Ou seja, você pode ficar tranquilo em relação a qualidade do seu site tanto na versão para desktop, como para os dispositivos móveis e smartphones.
  • Para quem não tem muito tempo para administrar todas as tarefas de um negócio com a atenção necessária, a Shopify consegue facilitar até mesmo a gestão de produtos e estoque da sua loja virtual, por exemplo. Além de um design exclusivo e responsivo, você pode também gerenciar o seu e-commerce por meio da plataforma.

Contras:

  • Apesar de oferecer estratégias de SEO (Search Engine Optimization), a Shopify utiliza alguns subdiretórios que acabam prejudicando um pouco o desempenho de SEO da sua página. A URL de páginas comuns, como “Quem somos”, não possuem a estrutura ideal para otimizar os resultados de busca da sua página.
  • Os nomes de domínio não são incluídos em nenhum dos pacotes disponíveis. Além disso, a hospedagem da sua página precisa ser comprada. Para a hospedagem de um e-mail com um domínio próprio e personalizado, é preciso buscar por uma ferramenta externa, como o G Suite, por exemplo. A credibilidade da sua marca pode ser afetada com um e-mail que não seja exclusivo, por exemplo.
  • Caso o seu público também seja internacional, a Shopify talvez não seja a melhor opção para o seu negócio. Afinal, a ferramenta não oferece a possibilidade de montar uma loja multilíngue, por exemplo. Ou seja, de acordo com os seus planos, esse ponto pode ser uma desvantagem para você.

Para quem essa plataforma é recomendada?

A Shopify, portanto, é a ferramenta ideal para quem busca maior produtividade e melhores resultados dentro do seu e-commerce.

Essa plataforma é recomendada especialmente para quem não possui uma equipe muito grande para cuidar de todas as demandas ou mesmo o tempo necessário para gerenciar as diversas tarefas de uma loja virtual.

Para quem está atrás de maior praticidade, um design exclusivo e a facilidade na gestão das vendas do seu e-commerce, a Shopify é uma ótima solução.

Porém, caso a sua loja seja apenas uma parte pequena do seu negócio, essa pode não ser a solução ideal para você, e é aconselhável buscar uma ferramenta mais barata e simples.

Se você chegou até aqui, entendeu o que é a Shopify, como e qual foi o objetivo ao ser fundada em 2006, como ela funciona, as vantagens e desvantagens e para qual momento essa solução é mais recomendada.

Agora, é só analisar essas informações para saber se ela se encaixa ou não ao seu modelo de negócio.

Como falamos nesse artigo, um dos benefícios ao contar com a plataforma da Shopify é justamente é a usabilidade e o rankeamento da sua página, dois pontos muito importantes para o sucesso do seu e-commerce.

Então, que tal conferir o nosso conteúdo completo sobre SEO para e-commerces para garantir que os principais fatores relacionados ao desempenho da sua loja virtual sejam acompanhados?



Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.