SimilarWeb: como usar a ferramenta de análise de sites e concorrência

SimilarWeb é uma ferramenta de análise de sites, que ajuda a conhecer o mercado e monitorar concorrentes. Classificação na busca, número de visitas e origens de tráfego são algumas informações que você pode coletar na ferramenta. Agora, saiba mais sobre a SimilarWeb e como ela pode ajudar o seu negócio.

SimilarWeb: como usar a ferramenta de análise de sites e concorrência

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Acompanhar os passos da concorrência já faz parte das suas estratégias de marketing?

Se ainda não, é bom começar a olhar ao redor e perceber que os concorrentes estão por aí, talvez com estratégias mais eficientes que as suas, talvez até levando seus clientes embora. E você nem está notando!

Mas não queremos que você se desespere, ok? Estamos aqui para ajudar você a monitorar a concorrência na web, o que pode trazer insights não só para o Marketing Digital, mas também para as estratégias de negócio em geral. E, para isso, trouxemos uma dica de ferramenta ideal: a SimilarWeb.

SimilarWeb é uma das ferramentas mais conhecidas para analisar sites, acompanhar a concorrência e saber que posição a sua marca ocupa no mercado.

Agora, então, você vai saber tudo sobre essa ferramenta:

Acompanhe!

 

O que é SimilarWeb?

SimilarWeb é uma ferramenta de análise de sites e aplicativos. Segundo a própria empresa, a missão da SimilarWeb é “fornecer inteligência de mercado global e multiplataforma para entender, monitorar e crescer o seu market share digital”.

Para isso, a ferramenta fornece um recurso de busca de sites e aplicativos: basta digitar uma URL ou um app móvel, que a plataforma busca os dados deles. Tanto na versão gratuita quanto na versão paga, você recebe um relatório bastante completo sobre o site ou aplicativo pesquisado.

Portanto, se você estava buscando uma forma de saber dados sobre os seus concorrentes, aqui está a solução!

A SimilarWeb traz métricas de posição no ranking da busca (ou ranking de uso, no caso dos aplicativos), número de visitas, taxa de rejeição, origens de tráfego, entre outros dados que podem ser valiosos para as suas estratégias. Além disso, é possível colocar esses dados lado a lado com as suas métricas, para comparar o desempenho de duas marcas.

A SimilarWeb funciona em um site, acessível em www.similarweb.com, ou seja, não é preciso instalar qualquer programa no seu computador.

 

Quais informações você pode monitorar na SimilarWeb?

A seguir, conheça quais são as informações que os relatórios da SimilarWeb trazem e que você pode explorar nas suas análises.

Primeiramente, quando você pede para analisar um site, estes são os dados apresentados:

  • ranking do site em relação ao tráfego (global, por país e por categoria);
  • total de visitas nos últimos 6 meses;
  • duração média da visita;
  • páginas por visita;
  • taxa de rejeição do site;
  • percentual de visitantes por país;
  • origens do tráfego (direto, referência, busca, social, e-mail, anúncios display);
  • sites de referência e sites de destino;
  • palavras-chave de busca (orgânicas e pagas);
  • redes sociais de origem de tráfego;
  • perfil do público visitante (categorias de interesse, outros sites acessados);
  • concorrentes e sites similares (por assunto e por classificação nos resultados da busca).

Já quando você analisa um aplicativo, estas são as métricas que os relatórios apresentam:

  • ranking de uso do aplicativo (global, por país e por categoria);
  • ranking de classificação no Google Play ou na App Store (global, por país e por categoria);
  • perfil do público (categorias e aplicativos usados pelos usuários do app);
  • origens de tráfego (direto, referência, busca, social, e-mail, anúncios display);
  • palavras-chave de busca na web;
  • origens de tráfego dentro da loja (busca na loja, página do desenvolvedor, wishlist etc.);
  • palavras-chave de busca dentro da loja;
  • aplicativos similares.

Vale destacar que essas informações estão disponíveis tanto na versão gratuita quanto na paga. Porém, na SimilarWeb PRO, você recebe dados mais completos, enquanto os relatórios gratuitos têm limitações, como a apresentação apenas das cinco principais palavras-chave de busca (para acessar mais, é preciso adquirir um plano pago).

 

Como usar a SimilarWeb?

A seguir, vamos mostrar um pequeno tutorial de como começar a usar a ferramenta e explorar suas principais funcionalidades.

Ao abrir o site da SimilarWeb, você já tem um gostinho do que a ferramenta oferece: a tela mostra um mapa visual dos principais sites de determinados mercados, como notícias, viagens ou bancos, bem como as informações de tráfego e market share de cada um.

Mas vamos ao que interessa para o seu negócio. Na tela inicial, você já pode ver uma barra de busca no canto superior esquerdo, ao lado da marca SimilarWeb. Ali, você pode digitar qualquer site ou aplicativo que queira analisar.

como usar a ferramenta similarweb

Experimente digitar o site da sua empresa. Em seguida, você vai receber um relatório sobre o seu site. Na versão paga, você tem também a opção de fazer o Download (botão no canto superior à direita).

Nos resultados, você vai ver todas as informações que citamos anteriormente: classificação no ranking, total de visitas, origens do tráfego etc. Ao final do relatório, você pode identificar quais são os sites concorrentes e similares ao seu e, então, partir para a análise da concorrência.

Clique sobre qualquer site que apareça entre os concorrentes e saiba todos os dados. Outra opção é usar a funcionalidade de comparação, cujo botão fica disponível ao lado do nome do site.

análise do site da rock content na similarweb

Ao clicar no botão Comparar, a plataforma já sugere alguns sites concorrentes. Ou você pode digitar diretamente a página que quiser analisar.

Ao escolher um site, a SimilarWeb apresenta um relatório comparativo entre os dois sites, mas com informações resumidas: apenas a classificação, a visão geral do tráfego e as origens das visitas. Para obter a comparação completa, é preciso aderir ao SimilarWeb PRO.

comparação de domínio na similarweb

A SimilarWeb ainda oferece a opção de instalar uma extensão no Google Chrome. Ela permite visualizar dados dos sites à medida que você navega pela internet.

Se entrou em uma página e quer saber mais sobre ela, clique no botão da extensão no navegador, que ele vai mostrar um resumo dos dados de ranking, tráfego, origem de acessos, entre outros.

Quer mais detalhes? Basta clicar no botão “More insights” para ver os dados completos na plataforma da SimilarWeb.

análise de site na similarweb
 

Para que serve a SimilarWeb?

Que a SimilarWeb é uma ferramenta de análise de sites e aplicativos, você já sabe. Mas como isso pode ajudar o seu negócio?

Vamos ver agora como você pode explorar a SimilarWeb de olho nas suas estratégias de marketing.

Entender o seu negócio

Antes de olhar para fora, a SimilarWeb ajuda a entender o seu próprio negócio. Na pesquisa da plataforma, você pode digitar o seu site ou aplicativo e visualizar as suas métricas.

Você já sabe qual é a classificação do seu site no ranking da busca? Quem são seus concorrentes na pesquisa do Google? De quais canais vêm os seus visitantes? E quais são as principais palavras-chave que eles usam para chegar às suas páginas?

Essas questões podem ser respondidas pela SimilarWeb e ajudam a identificar a posição que você ocupa no mercado. Além disso, também serve para perceber pontos que você pode fortalecer nas suas estratégias. Por exemplo: se você quer trazer visitantes do LinkedIn, mas essa métrica está baixa, é hora de analisar como está a sua atuação nessa rede social.

Sim, a maior parte dessas informações pode ser encontrada no Google Analytics ou no Google Search Console. Mas aqui você tem um dashboard com dados visuais sobre o seu negócio. Além disso, você pode compará-los com os concorrentes em apenas alguns cliques.

Analisar a concorrência e fazer benchmarking

O mais interessante da plataforma SimilarWeb são as informações sobre os concorrentes. Todas as métricas que você pode ver sobre o seu próprio site também estão disponíveis sobre os sites da concorrência. Isso é valioso para as suas estratégias!

De olho nos concorrentes, você pode identificar como está a atuação deles na web e nas redes sociais. Além de acompanhar a sua posição em relação a eles, você também pode identificar oportunidades e ameaças do mercado e se inspirar com ações que deram certo ou aprender com o que deu errado para os concorrentes.

Se o desempenho está muito acima do seu site, acenda o alerta e analise o que você pode fazer para melhorar. Afinal, vocês concorrem pela atenção do mesmo público, e se eles avançarem muito, você fica para trás e perde potenciais clientes.

Além disso, você também pode fazer benchmarking ao monitorar sites que não concorram com você, mas sejam referências no seu setor. Digamos que você se inspire nas ações de uma empresa na Europa. Ela não atrai os mesmos clientes que a sua marca, que está no Brasil, mas pode gerar ideias de conteúdos e palavras-chave que você pode usar nas suas estratégias.

Melhorar estratégias de marketing de conteúdo

De maneira prática, o que você pode fazer com as informações que coletar sobre os concorrentes na SimilarWeb? Elas devem ser aplicadas nas suas estratégias para gerar resultados efetivos.

Você pode analisar, por exemplo, quais redes sociais geram mais tráfego para o concorrente.

A sua marca já está lá marcando presença? O que ele está fazendo por lá para gerar tantos visitantes? Faça uma análise mais aprofundada das estratégias de redes sociais e use como inspiração para melhorar a sua atuação.

análise de concorrência das redes sociais

Outra maneira de usar a SimilarWeb para analisar a concorrência é verificar as palavras-chave do concorrente e usar nas suas estratégias de SEO. Os termos mais populares podem ser usados no Marketing de Conteúdo para publicar artigos no blog que atraiam o público do concorrente.

Analise também quais sites criam backlinks para os seus concorrentes para identificar oportunidades de link building. Você pode entrar em contato com os administradores desses sites e propor guest posts ou parcerias de co-marketing, de maneira que gerem backlinks para você também e atraiam um novo público. 

Gerar inteligência de mercado

A SimilarWeb é focada na análise da concorrência na web. Porém, os insights vão além das estratégias de Marketing Digital — eles também geram inteligência de mercado.

Digamos, por exemplo, que você perceba um crescimento exacerbado de um concorrente na última semana. Um pico de acessos no site, por exemplo, pode refletir um movimento estratégico da empresa, como o lançamento de um produto ou um desconto significativo para os clientes.

Cabe a você ir além dos números dos relatórios da SimilarWeb e aprofundar a análise nos canais dos concorrentes. Assim, você pode monitorar os passos deles e planejar a sua reação para não perder mercado ou, melhor ainda, ganhar vantagem competitiva.

 

Quanto custa a SimilarWeb?

Pensa que vai ter que gastar muito para ter acesso a todas essas informações? Nada disso: a SimilarWeb oferece uma versão gratuita.

Por adotar o modelo freemium, a plataforma tem algumas limitações na pesquisa gratuita, mas já é possível obter vários insights para as suas estratégias.

Caso você queira relatórios completos e acesso a todas as funcionalidades, você pode aderir ao SimilarWeb PRO. A versão paga oferece resultados ilimitados por métrica, dados do histórico do site (até 3 anos) ou aplicativo (até 28 meses), pesquisas por palavra-chave, entre outras funcionalidades exclusivas.

O site não informa o valor dos planos, mas você pode falar com um consultor que oriente sobre a melhor opção para o seu negócio.

similarweb pro

Então, gostou de conhecer a plataforma SimilarWeb? Ferramentas de análise de sites e concorrência são valiosas para a sua estratégia de marketing, já que possibilitam uma fácil visualização de dados e ainda apresentam métricas que você não encontra em nenhum outro lugar.

Lembre-se de que a sua marca não vive isolada no mercado: os concorrentes estão sempre ao redor! E você precisa saber como eles estão atuando, quais ações estão dando certo (ou errado) e como você pode usar essas informações para aprimorar as suas estratégias. Além de monitorar a concorrência, você também pode usar o SimilarWeb para fazer benchmarking e se inspirar com sites que sejam referências para o seu negócio.

Agora, aproveite para saber mais detalhes sobre como analisar a concorrência na web! Baixe o nosso kit gratuito sobre Análise de Concorrentes Digitais, que traz um guia das principais ferramentas do mercado e um checklist para mapear as estratégias dos concorrentes.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.