Saiba o que é um sistema de gestão empresarial e como contratar um

Um sistema de gestão empresarial é uma solução que começou a ser usada em administração pura e hoje pode ser especializada em diversos setores e formatos. Veja o que é, quais são as vantagens e como fazer a melhor escolha dentro de um contexto de projetos e gestão para agências.

sistema de gestão empresarial

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

O sucesso de uma liderança moderna em agências de publicidade depende muito de um novo fator possibilitado pela transformação digital: o acesso e o bom uso de dados. Um sistema de gestão empresarial é a solução ideal para empresas do futuro em qualquer contexto.

No setor publicitário, ele ajuda a guiar melhor os projetos e profissionais para campanhas que realmente conquistem o público.

Quer entender mais sobre a tecnologia? Continue a leitura e tira todas as suas dúvidas sobre o assunto! Seguem abaixo os tópicos do post:

  • o que faz um sistema de gestão empresarial;
  • por que contratar um sistema de gestão para a sua agência;
  • quais são as diferenças entre BMP e ERP;
  • quais fatores considerar na busca por um sistema de gestão empresarial.

O que faz um sistema de gestão empresarial?

Não é por acaso que a informação têm ganhado tanta importância para as agências nos últimos anos. O que o setor finalmente percebeu é que a coleta e a análise de dados para inteligência de negócio têm o mesmo efeito na publicidade do que em outras áreas corporativas.

Nesse contexto, o sistema de gestão empresarial é a solução mais utilizada no mercado para habilitar um negócio a utilizar a inteligência da informação nas decisões, nos processos e nas rotinas.

O sistema de gestão empresarial geralmente é contratado como serviço, que integra, centraliza e automatiza o uso de dados em uma empresa.

Com uma interface intuitiva, esses sistemas simplificam a visualização de informação por meio de dashboards e relatórios automatizados, dando uma visão mais completa de produtividade, finanças e processos para CEOs e diretorias.

Para o futuro, ampliar horizontes administrativos dessa forma é fundamental. Essa é a melhor solução para trazer a eficiência de gestão que você busca na sua empresa.

Por que contratar um sistema de gestão para sua agência?

Um software de gestão integra, centraliza e automatiza o uso de dados. Certo, mas o que isso significa em termos práticos para a rotina do seu negócio? Veja os principais benefícios desse investimento.

Inteligência de negócio

O que empresas mais buscam no investimento em sistemas de gestão é um conceito moderno de Business Intelligence.

Com a integração de grandes volumes de dados de mercado e negócio, gestores têm mais informações à sua disposição para tomar decisões rápidas e acertadas.

É um suporte incrível para apontar caminhos e estratégias melhores em todas as necessidades de uma empresa — em relação a clientes, ao público e ao próprio fluxo de trabalho.

Otimização de processos

Falando nesse fluxo, integrar dados de toda a empresa em um só ambiente permite aos gestores entender melhor como a agência produz e o que pode ser feito para aumentar essa produtividade.

Eficiência é a chave para o sucesso no futuro. É fazer o máximo com o mínimo. Otimizar processos e ferramentas é um caminho fundamental para esse fim.

Compartilhamento de informações

Além de processos mais otimizados, um sistema de gestão permite uma melhor comunicação e alinhamento entre os departamentos dentro de uma agência — de criação, de vendas, financeiro etc. —, todos eles em um só lugar.

Assim, fica mais simples e mais seguro compartilhar informações de negócio. Esse tipo de organização é capaz de deixar você mais à vontade para delegar decisões e acelerar a produção em todas suas etapas.

Controle financeiro

A mesma otimização para a produtividade pode ser aproveitada na análise de dados financeiros. A empresa que investe em sistemas de gestão consegue racionalizar custos com muito mais facilidade quando comparamos ao uso de métodos tradicionais.

É possível calcular com mais precisão o custo de etapas, os recursos necessários e como utilizá-los de uma forma mais inteligente. É um fôlego extra, que significa mais previsibilidade dentro de um mercado de transformação digital.

Melhor qualidade de produto final

Analisando esses benefícios, você tem mais dados sobre todas as áreas do negócio, consegue acompanhar com visão ampla todas as fases dos projetos e tem relatórios completos sobre produtividade e finanças.

Fica muito fácil entender por que tantas agências estão investindo na tecnologia. Esses são os pontos vitais para ter uma empresa mais eficiente e, por consequência, entregar produtos melhores.

Em um cenário de competitividade crescente, quem aposta primeiro em sistemas de gestão empresarial amadurece seus processos mais cedo e sai na frente.

Quais são as diferenças entre BMP e ERP?

Quando falamos nos benefícios de um sistema de gestão, podemos chegar a duas abordagens mais comuns no mercado.

É importante entender melhor o que é cada uma delas e suas diferenças para decidir no que investir para dar mais inteligência à sua agência.

O ERP, ou Enterprise Resource Planning, é um software especializado para a coleta e o uso de dados, além da automação de processos administrativos a partir deles. É um serviço ou produto contratado e utilizado na empresa.

O BPM, ou Business Process Management, é um conceito de planejamento de processos para um negócio, que não necessariamente está atrelado a um software. É um planejamento voltado para a eficiência produtiva e financeira.

É por isso que ambas as soluções de gerenciamento não se excluem — podem, inclusive, se complementar. 

Com um bom sistema integrado de gestão e um planejamento eficiente de processos dentro do negócio, sua agência ganha tudo o que precisa para conquistar mais clientes, produzir mais e tornar seus preços mais competitivos.

Quais fatores considerar na busca por um sistema de gestão empresarial?

Agora que você já entende os motivos e as formas de investir na solução, precisa saber o que faz um software de gestão se tornar uma boa escolha. Confira os pontos principais!

Forma de investimento

Os grandes aportes de investimento em licenças de software já estão se tornando coisa do passado. A mudança da cobrança da suite Adobe de compra para assinatura permitiu que muitos negócios conseguissem grandes ferramentas com investimentos amortizados ao longo do tempo.

Essa mesma flexibilidade existe para os ERPs. Busque um que seja entregue no modelo SaaS. Assim, você só gasta o que precisa e extrai o máximo da solução de acordo com as suas capacidades no momento.

Uso da nuvem

Quando migramos para uma gestão baseada em dados, quanto mais deles a empresa coletar, melhor. Por isso, nenhum servidor interno será tão relevante quanto a nuvem.

O armazenamento em cloud computing possibilita escalabilidade e arquitetura para organização de informações, segurança e acesso rápido. Portanto, invista em soluções com essa tecnologia atrelada.

Eficiência do software

Claro que você deve levar em conta também a qualidade do software em si, que deve ter:

  • praticidade;
  • uso intuitivo;
  • suporte a colaboração;
  • organização de times e projetos;
  • controle de colaboradores externos;
  • visualização eficiente de dados;
  • comunicação com o cliente;
  • controle de custos e preços.

Esses são apenas alguns exemplos. O importante é apostar nas soluções mais completas e eficientes possível.

Suporte e SLA de serviço

Mas uma solução como essa não é feita apenas do software, mas também o serviço prestado junto a ele no modelo SaaS.

Pesquise fornecedores que também ofereçam um suporte ativo, rápido e próximo à sua empresa. É preciso que o fornecedor enxergue a relação com uma parceria e defina SLAs de ação vantajosos para seu negócio.

O que parecia uma tecnologia estritamente corporativa se provou perfeita também em gestão para agências. A mesma inteligência de dados possibilitada por um sistema de gestão empresarial pode facilitar o controle de projetos, contato com os clientes, eficiência produtiva e competitividade no mercado.

Que tal, então, experimentar uma solução que tem tudo isso e pode oferecer todas as vantagens que você espera dela? Conheça agora mesmo o sistema da Studio e experimente grátis!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.