Por Cayo Woebcken

Freelancer da Rock Content.

Publicado em 23 de julho de 2019. | Atualizado em 23 de outubro de 2019


O uso de um sistema de vendas é primordial para você aproveitar todo o potencial de suas operações. Com essa ferramenta, é possível gerenciar contatos, acompanhar o funil de vendas, otimizar a comunicação interna e muito mais. Confira o que você precisa considerar na escolha da opção certa para o seu negócio!

Você já sabe que a transformação digital ampliou as possibilidades de desenvolvimento de um negócio. Hoje, por meio da internet, é possível controlar todos os processos envolvidos na gestão da empresa, desde os esforços de marketing para atrair o público, até o fechamento e o follow-up de vendas.

A chave para essa otimização é a eficiência proporcionada por ferramentas de automação. Softwares especializados ajudam a segmentar campanhas publicitárias, disparar mensagens personalizadas e realizar outras funções que, antes, tomariam muito mais tempo das equipes envolvidas.

É nesse cenário que entra o sistema de vendas, um mecanismo cada vez mais fundamental para o gerenciamento eficiente das transações do empreendimento. Se bem implementado, esse recurso vai impactar positivamente seus resultados em curto e longo prazo. Quer saber mais? Neste artigo, vamos explicar:

Continue a leitura!

 

O que é e como funciona um sistema de vendas?

O sistema de vendas é uma ferramenta destinada a auxiliar a equipe de vendedores de uma empresa em todo o processo comercial. Para começar, o programa facilita o armazenamento e gerenciamento dos leads, contatos que, em algum momento, demonstraram interesse em fazer negócio.

A grande sacada é que, ao centralizar o cadastro de clientes em potencial em uma só plataforma, você possibilita que todo o time envolvido tenha acesso a esses contatos. Isso otimiza uma estratégia focada no atendimento de qualidade, elemento cada vez mais crucial na decisão de compra dos consumidores.

E não é só o canal para contatos externos que é facilitado. Um sistema de vendas é, também, um aliado na melhoria da comunicação interna da empresa. Isso tem uma importância tremenda no planejamento e execução de tarefas, cujos prazos podem ser checados por todos os gestores e colaboradores em forma de calendário.

Além disso, tanto as mensagens enviadas para prospects quanto as enviadas internamente são armazenadas em um só sistema. Dessa maneira, é muito mais fácil resgatar emails que contenham informações importantes, mesmo que o volume de dados processados para isso seja enorme.

O software também auxilia na visualização dos negócios mais propensos a alcançarem resultados positivos. Por meio da análise automática de métricas pré-estabelecidas, o sistema pode apontar, por exemplo, quais são os leads qualificados, ou seja, os contatos com maior potencial de conversão.

Com base nessas informações, sua equipe de vendas pode tomar decisões mais acertadas, aumentando a própria taxa de sucesso. Ademais, o time de marketing ganha insights valiosos para otimizar as estratégias de atração e nutrição, que servem como motor para a obtenção e qualificação de leads.

No próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens que a adoção de um sistema de vendas pode trazer para o seu negócio. Acompanhe!

 

Por que adotar um sistema de vendas para sua empresa?

Como você já deve ter notado, o sistema de vendas é um elemento fundamental para agilizar e qualificar o atendimento ao consumidor. Afinal, a ferramenta facilita a visualização dos contatos de forma segmentada e indica aqueles que estão preparados para receber uma abordagem comercial.

Além disso, um sistema de qualidade pode ser configurado para enviar mensagens de follow-uppara os contatos que já realizaram ao menos uma compra ou lembrar os vendedores de cumprir essa etapa. Essa ação é necessária para estreitar o relacionamento com os clientes e possibilitar sua fidelização.

Em longo prazo, isso significa não apenas a possibilidade de retorno do consumidor, mas também o surgimento de novas oportunidades. É que, como explica o especialista Philip Kotler, um consumidor satisfeito se torna o maior advogado de uma marca e, com suas recomendações, pode direcionar novos leads para a empresa.

A grande vantagem, contudo, é observada no planejamento estratégico. É que a ferramenta gera relatórios completos que possibilitam análises detalhadas sobre a performance de vendedores e os custos envolvidos na aquisição de clientes. Com esses dados, os gestores podem tomar decisões precisas para tornar a abordagem mais eficiente.

 

Como escolher o melhor sistema de vendas para sua empresa?

Bem, nesse ponto você já sabe o que é um sistema de vendas e como ele pode ser importante para a sua estratégia comercial, não é? Agora, é fundamental saber como identificar as opções mais qualificadas no mercado. A seguir, vamos elencar algumas perguntas que podem ajudar na definição pelo melhor sistema para sua empresa. Confira!

A ferramenta permite acesso remoto?

Para explorar todas as vantagens que podem ser alcançadas com um sistema de vendas, é fundamental que ele ofereça acesso remoto. Afinal, quem trabalha com vendas sabe que é comum que as equipes ajam separadas, muitas vezes visitando clientes em diferentes cidades.

Portanto, se o sistema não puder ser acessado de qualquer lugar com conexão à internet, ele perde grande parte do seu valor. Por outro lado, o acesso remoto não apenas agiliza os processos, como garante que os gestores tenham maior controle sobre as atividades realizadas.

Trata-se de um SaaS?

SaaS é a sigla para Software as a Service, termo que indica um serviço realizado por meio de um software. Optar por um sistema que se encaixe nessa categoria potencializa os benefícios alcançados com o investimento.

Para começar, esse modelo envolve o pagamento de uma mensalidade, ou seja, você não vai precisar pagar um alto valor para adquirir sua licença. Além de mais baratos, os SaaS também são mais práticos. A menos que você sinalize o contrário, a assinatura é renovada todo mês de forma automática, o que garante a continuidade do serviço.

Por fim, a maioria dos SaaS trabalham com diferentes planos que podem ser selecionados de acordo com suas necessidades. Isso significa uma personalização da ferramenta e a possibilidade de aumentar o plano de acordo com o crescimento da empresa. Em outras palavras, é um serviço sob medida.

Permite a configuração de lembretes?

Os lembretes são recursos fundamentais de um sistema de vendas qualificado. Eles podem ser empregados pelos gestores para otimizar a comunicação interna.

Se uma equipe precisa realizar um contato de venda, por exemplo, o lançamento de um lembrete vai garantir que a ação não seja esquecida.

Além dessas funções mais específicas, os lembretes podem ser configurados para, em todas as etapas do funil, lembrar aos vendedores quais são seus compromissos. Isso é fundamental para garantir que todos os compradores recebam um contato de follow-up, fundamental para a fidelização.

O funil de vendas é completo?

O funil de vendas nada mais é do que uma representação gráfica da jornada de compra dos seus consumidores. Entender em que etapa cada um deles se encontra vai otimizar não apenas a abordagem para comprar, mas também toda a estratégia de marketing do negócio.

Portanto, é crucial optar por um sistema que conte com uma disposição clara de cada etapa do funil. Dessa forma, você poderá visualizar facilmente quais contatos estão prontos para receberem uma oferta e quais ainda precisam ser nutridos com conteúdos educativos.

O cadastro dos clientes é centralizado?

É fundamental verificar se o cadastro de clientes do sistema opera de forma ágil e eficiente. Todas as entradas de contatos devem ser centralizadas em um único banco de dados, de modo a deixar as informações ao alcance imediato de todos os gestores e vendedores.

Verifique, também, a eficácia do sistema em atualizar esse banco de dados de acordo com as alterações feitas remotamente. Isso é importante para evitar abordagens repetidas e a criação de gargalos nas operações.

O sistema é mobile-friendly?

Hoje, toda ferramenta digital que preze pela própria eficiência deve rodar com qualidade em dispositivos móveis. Quando falamos de um sistema de vendas, isso é ainda mais importante. Afinal, nenhum vendedor vai andar por aí com um computador para atualizar os processos comerciais, não é?

Quanto maior for a facilidade de operação em dispositivos como tablets e smartphones, mais útil será a ferramenta.

O sistema de emails é prático?

Uma estratégia de email marketing é a base do relacionamento entre você e os seus consumidores. Uma das razões que levam as empresas a adotar essa prática é o fato que as mensagens enviadas e recebidas ficam armazenadas nas caixas de entrada e saída. Contudo, um alto volume de contatos pode tornar tudo uma bagunça.

Por isso, um bom sistema de vendas deve oferecer praticidade para você localizar os emails trocados com consumidores. Assim, os vendedores poderão acessar informações valiosas quando e onde quiserem.

É possível integrar o sistema com outras ferramentas?

O sistema de vendas é, sem sombra de dúvidas, uma das ferramentas mais importantes para a gestão de uma empresa. Ainda assim, não é a única. Optar por um software que possibilite a integração entre diferentes mecanismos é uma ótima pedida para otimizar toda sua operação.

Imagine, por exemplo, que você conta com um sistema específico para o controle de estoque. Fazer com que ele dialogue diretamente com o sistema de vendas vai gerar atualizações automáticas de acordo com a saída dos produtos, o que vai evitar problemas relacionados à falta de mercadorias.

O sistema possibilita a impressão de relatórios?

A digitalização de processos é um movimento já consolidado na maioria das grandes empresas, contudo, o papel ainda tem o seu valor. Muitas reuniões, especialmente às relacionadas a vendas B2B, envolvem a distribuição de um material demonstrativo para os participantes. Nesses casos, contar com as informações impressas pode ser benéfico.

Assim, é importante que o seu sistema de vendas não apenas gere relatórios como possibilite sua impressão. Nesse sentido, a ferramenta deve, ainda, deixar que você filtre os dados impressos de acordo com variáveis como a região, a linha de produtos e a conta de cliente envolvida.

O fornecedor oferece um suporte satisfatório?

A resposta para essa pergunta representa a tranquilidade que você pode esperar ao manusear a ferramenta. Se o fornecedor é comprometido em fornecer um suporte completo, você não vai encontrar dificuldades para aprender a utilizar os recursos e ainda vai obter ajuda em caso de falhas técnicas.

Portanto, antes de tomar sua decisão, pesquise na internet sobre a reputação da companhia fornecedora e busque referências. O feedback de outros clientes da empresa pode trazer insigths valiosos sobre o seu empenho em garantir uma experiência qualificada aos usuários.

A aquisição sistema de vendas representa uma otimização completa na gestão comercial do seu empreendimento. A ferramenta facilita a comunicação com clientes, direciona as ações de vendedores e permite uma visualização detalhada do desenvolvimento do funil de vendas.

O sistema de vendas traz benefícios que auxiliam no relacionamento com o cliente, mas você sabia que existe uma ferramenta específico para isso? Neste artigo, apresentamos o CRM e explicamos seu funcionamento. Confira!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *