Atingido pela crise? Aprenda a criar um site para ganhar dinheiro

Criar um site para ganhar dinheiro é uma das formas utilizadas para sanar tempos de crise. São variadas as formas de monetizar pela internet, e fazer um site é o primeiro passo de qualquer um deles. Por isso, reunimos aqui como fazer isso.

site para ganhar dinheiro

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Momentos de crise como este que estamos vivendo por conta do coronavírus fazem com que pessoas e empresas precisem se renovar para não se prejudicarem. Nessa hora, surge a ideia de criar um site para ganhar dinheiro. Porém, com ela, vem uma questão: como fazer isso?

Para sanar essa dúvida, desenvolvemos este artigo, que passa pelos seguintes pontos:

  • Por que a criação de um site é essencial neste momento?
  • Quais são os passos para criar um site?
  • O que fazer com seu site para ganhar dinheiro?
  • Como criar seu site com o Stage?

Vamos a eles?

Por que a criação de um site é essencial nesta renovação?

Dentro de uma estratégia de Marketing Digital, o site é o canal mais importante, pois todas as vezes que seu público procura um produto ou serviço que resolva os problemas que tem, faz buscas no Google — e a forma de ser encontrado por lá é a partir do site.

Por isso, apesar de plataformas de vídeo e redes sociais estarem em evidência, ter um site continua sendo fundamental.

Mas, afinal, como criar um site?

Vejamos agora quais são os passos para criar um site.

Passo 1: escolha do nome

O nome é o primeiro passo e deve ser feito estrategicamente, afinal ele será a identidade principal do site.

Se você tiver um negócio e quiser criar um site para ele, o ideal é que leve o nome da empresa e, dependendo do caso, do seu nicho também. Vejamos alguns exemplos.

Profissionais liberais, como advogados, costumam atribuir ao site seus próprios nomes seguidos por “adv”, dentistas usam o termo “odontologia”, engenheiros inserem o nome da empresa seguido por “engenharia”.

Se estiver se perguntando por que eles fazem isso, a razão é simples: para que o viés do site seja reconhecido imediatamente pelo nome e para que seja encontrado em motores de busca como o Google a partir do momento em que as pessoas usem esses termos (também chamados de palavras-chave).

Passo 2: registro do domínio

O domínio é a URL do site, ou seja, o endereço que as pessoas inserem na barra de endereços do navegador para acessá-lo. Uma vez que você tenha determinado o nome do site, a escolha do domínio passa a ser simples, pois provavelmente será o mesmo.

O que deve ser feito nesta etapa, então, é escolher a extensão do domínio, sendo que os mais comuns são .com ou .com.br. 

O preço da contratação anual do domínio costuma começar a partir de R$ 40, mas pode variar de acordo com a extensão, a empresa pela qual você o contrata e a disponibilidade. Por exemplo: se o domínio desejado estiver livre, você pode comprá-lo imediatamente. Contudo, se já tiver dono, precisará negociar com ele e o valor deverá ser mais caro.

Passo 3: contratação da hospedagem

A hospedagem é o espaço da internet em que todos os arquivos do seu site deverão ser armazenados. Toda vez que alguém acessa o site e visualiza seus textos, imagens, vídeos, documentos e afins, consegue fazê-lo porque todos estão no servidor, também chamado de host.

A exemplo do domínio, a contratação é anual e o preço pode variar de acordo com a empresa que a oferece e o tipo de hospedagem, que pode ser compartilhada ou dedicada.

Passo 4: escolha da plataforma

Após contratar o domínio e a hospedagem, o passo seguinte é determinar a plataforma na qual o site deverá ser feito. A mais utilizada por donos de negócio é o WordPress por conta de sua facilidade e efetividade em resultados, por isso manteremos o foco nela.

A instalação do WordPress no servidor é simples, mas requer etapas que você precisa seguir utilizando este guia que escrevemos a respeito.

Passo 5: instalação do template

Uma das vantagens do WordPress é que você pode fazer com que o site tenha a cara da sua empresa a partir da adição de um template, isto é, um tema pré-pronto para que você não tenha de fazer o design do site do zero.

A maioria é customizável de maneira que você consegue mudar cores, tipografia, botões, entre outros pontos que sejam necessários para seu negócio. Apesar de existirem templates gratuitos, os premium trazem mais funcionalidades. E por falar nisso…

Passo 6: inserção de plugins

Os plugins atribuem funções ao seu site que atendem às necessidades do seu negócio. Se você precisa que ele tenha formulários de contato, por exemplo, há plugins que fazem isso. Caso seja preciso traduzir o site para outros idiomas, também há plugins capazes de fazer isso.

O WordPress conta com muitos utilizados por empresas do mundo inteiro, e você certamente encontrará aqueles apropriados para o site da sua. 

O que fazer com seu site para ganhar dinheiro?

Agora que você sabe os passos para fazer um site, vejamos quais são as formas pelas quais você pode ganhar dinheiro com ele.

Venda de produtos ou serviços

Um site é o principal canal digital de um negócio, pois é a partir dele que você pode oferecer seus serviços ou produtos e existem duas formas de fazer isso respectivamente.

Se a sua oferta for um serviço que requer o contato de um vendedor, é essencial que o site tenha um formulário de contato para a geração de leads com uma CTA que diga “fale com um dos nossos consultores” ou algo similar.

Caso sua empresa venda produtos, o ideal é que o site seja um e-commerce. Ter um site em WordPress é muito conveniente para criar uma loja virtual, pois você pode fazer isso por meio do plugin WooCommerce

Oferta de produtos afiliados

Além de vender seus produtos ou serviços, você também pode vender produtos ou serviços de terceiros por meio do seu site. Sim, isso é possível e o processo é bem simples.

Existem plataformas de afiliados nas quais você pode se cadastrar para ofertar os produtos lá disponíveis no seu site (ou blog). Seguem algumas delas:

Alguns sites, inclusive, têm lojas virtuais totalmente dedicadas à venda de produtos afiliados como este. O melhor de tudo: as comissões são muito boas, algumas chegam a ser maiores que 50%!

Anúncios do Google Adsense

Caso você não queira ou não possa ofertar produtos de terceiros por meio de um programa de afiliados no seu site, não se preocupe, pois há outro caminho chamado Google Adsense.

Essa é uma ferramenta do Google que insere banners de anúncios no seu site (muito embora ele seja mais utilizado em blogs). Esses banners exibem anúncios relacionados a buscas e consultas feitas por cada visitante, o que aumenta as chances de visualizações e cliques com os quais você ganha dinheiro. Apesar de serem centavos em dólar, se seu tráfego for forte, receberá um bom montante no fim do mês.

Como criar seu site com o Stage?

Bom, agora que você conferiu o que um site deve ter e como monetizá-lo, deve estar se perguntando como criar um, certo? Por isso, na etapa final deste artigo, apresentamos o Stage, a solução desenvolvida pela Rock Content para a criação de sites em WordPress com foco em resultados.

Por meio do Stage, você consegue criar um site em apenas 2 minutos a partir de um plano que melhor atenda à sua empresa no momento. E se tiver alguma dúvida, pode marcar um horário para falar com um consultor sem compromisso comercial.

Assim, para esse o próximo passo na criação de um site para ganhar dinheiro, fale com um dos especialistas do Stage

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.