Descubra como a metodologia Six Sigma pode eliminar defeitos dos seus processos

O Six Sigma é uma estratégia elaborada pela Motorola, com o intuito de eliminar a redução de variação nos processos e por conseguinte, acabar com os defeitos no resultado final, que são os produtos e serviços. O maior beneficiado é o cliente.

Six Sigma

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quem procura constantemente formas de reduzir custos com desperdícios e aumentar os lucros da empresa, deve procurar conhecer mais sobre a estratégia do Six Sigma e os resultados que ela pode gerar.

Hoje em dia, não basta apenas estar em busca por inovações na criação de produtos e soluções, como alguns métodos de gestão que existem. É também preciso aplicar essa inovação na gestão do negócio.

O corte de desperdícios pode ser aplicado em qualquer área e deveria ser parte integrante das atividades de qualquer colaborador em uma empresa. Mas na vida real, não é assim que funciona.

É por isso que é necessária a implementação de métodos de gestão que contenham essa filosofia e o Six Sigma preenche esse requisito com louvor.

Saiba mais sobre esse método e como aplicá-lo na sua empresa com sucesso, neste artigo. Você vai descobrir:

Interessado? Continue lendo! 

O que é Six Sigma?

O Six Sigma é uma metodologia que visa eliminar defeitos em produtos, serviços ou processos. É orientada por dados estatísticos, objetivando a melhoria contínua na gestão dos processos.

A etimologia do termo veio do grego sigma, conhecido pelo símbolo “σ”, que é usado na estatística para representar o desvio em relação à média ou ao objetivo de algo, que no caso do método, são os processos. 

O Six Sigma pode ser implementado em empresas de variados tamanhos, mas cada porte exige um desafio diferente no momento da implantação.

Onde surgiu o Six Sigma?

O Six Sigma surgiu durante uma discussão na gerência da Motorola. A história conta que durante uma reunião, o executivo Art Sundry gritou a sua opinião sobre o que achava do controle de qualidade da Motorola: “Nossa qualidade fede!”.

O que deveria ser um caso de demissão, acabou virando uma promoção: agora Art Sundry ficou responsável por exatamente o que não gostava na Motorola: o controle de qualidade e tudo que estava relacionado.

Naquele época (fim dos anos 70), o Sistema Toyota de Produção já começava a ser usado e a Motorola não conseguia acompanhar a evolução de suas concorrentes japonesas.

Querendo encontrar uma solução para melhorar a qualidade da Motorola, Sundry então contratou dois consultores externos, Dr. Mikel J Harry e Bill Smith, que hoje são conhecidos como os criadores do método Six Sigma.

A ideia deles foi baseada em conceitos já criados, como o método estatístico de Walter Stewart, elaborado ainda em 1920, além de alguns conceitos do método Lean e outras ideias, que foram extraídos de estudiosos como Kaoru IshikawaW. Edwards DemingJoseph Juran, Philip Crosby e Genichi Taguchi.

O nome do método foi oficialmente divulgado em 1986, com a primeira publicação sobre a metodologia, mas já era usado, dentro da empresa, um ano antes.

Posteriormente, em 1995, o método Six Sigma foi levado à GE pelo CEO da época, Jack Welch.

Qual é o objetivo do Six Sigma nos processos?

Em uma representação gráfica, o objetivo da técnica é mostrar seis sigmas, por isso esta escolha do nome. Ao conquistar os seis sigmas no gráfico de um processo, a taxa de defeitos é classificada como “extremamente baixa” e portanto, ideal.

Isso quer dizer, por exemplo, que se um produto tem o comprimento padrão X, a diferença entre o menor comprimento e o tamanho padrão-médio deve ser 6 sigma de diferença, assim como a diferença entre o maior comprimento e o tamanho médio.

Apesar de parecer um método extremamente técnico e matemático, o que poderia afastar principalmente pequenas e médias empresas, o objetivo principal mesmo com a redução dos defeitos é aumentar a lucratividade e também a satisfação do cliente.

Além disso, um efeito colateral do Six Sigma é ter melhoria na liderança, segundo Jack Welch em seu livro “Jack Definitivo – Segredos do Executivo do Século”. Também podemos citar a melhoria na produtividade, redução de custos e por consequência, crescimento da empresa que a implementar.

Como funciona o Six Sigma?

O Six Sigma usa dois conceitos baseados no ciclo PDCA, de Stewart e Deming, com 5 etapas em cada um. Esses conceitos dependem do estágio em que a empresa se encontra não só na implementação, mas também na maturidade do seu negócio.

O primeiro que vamos falar é o DMAIC, que é um método voltado para coleta de dados, com o objetivo de melhorar produtos ou serviços que já existem para aumentar a satisfação do cliente.

O nome é um acrônimo das 5 fases, que são:

  •  D: definir;
  • M: medir;
  • A: analisar;
  • I: melhorar (em inglês, improve);
  • C: controlar.

O outro é o DMADV, que também é a sigla para as fases do seu método. É voltado para projetar ou reprojetar (caso não passem na etapa de validação) processos de criação de novos produtos ou serviços:

  • D: definir;
  • M: medir;
  • A: analisar;
  • D: Design;
  • V: Validar

Essas etapas são feitas em círculos, uma puxando a próxima. Cada etapa tem seus próprios passos, que vamos explicar melhor no próximo tópico.

Os profissionais que se especializam no Six Sigma são divididos em “belts”, de acordo com sua experiência e certificações:

  • white belt: iniciantes;
  • yellow belt: membro da equipe do projeto do Six Sigma na empresa e conhecedor superficial a intermediário das metodologias e do DMAIC;
  • green belt: experiência de 3 anos em Six Sigma, em trabalho integral na área;
  • black belt: 3 anos de experiência integral em Six Sigma, ter concluído 2 projetos Six Sigma;
  • master Black Belt: 5 anos de experiência, 10 projetos Six Sigma finalizados, entre outros critérios.

Como implementar o Six Sigma na gestão de processos?

Como é um método que deve ser voltado para a satisfação do cliente, todos os passos devem ser realizados levando esta abordagem em consideração.

No DMAIC, a primeira etapa (o D de definir), deve então ser feita seguindo os seguintes passos:

  1. definir o problema, baseado na perspectiva dos clientes;
  2. encontrar as metas que devem ser alcançadas para eliminá-lo ou minimizá-lo;
  3. mapear o processo, levando em consideração a opinião de quem faz parte dele.

Uma forma de coletar esses dados é conversando com o cliente, e isso pode ser feito inclusive pelo setor de marketing, podendo usar técnicas de marketing digital, ou, caso exista, o setor de sucesso do cliente.

O ideal é que exista pelo menos uma pessoa que se dedique exclusivamente para a implementação do Six Sigma nas empresas de menor porte, enquanto empresas maiores deveriam contar com uma equipe inteira focada no método.

A segunda etapa, que é medir, é voltada para as métricas do processo:

  1.  medir o problema por meio de dados coletados;
  2. estabelecer os critérios para desempenho;
  3. verificar se o sistema de medição pode realmente ajudar a alcançar a meta.

A terceira etapa, analisar, é importante para descobrir quais são as variáveis que influenciam o processo. Deve-se então:

  1. verificar se o processo é eficaz e eficiente;
  2. quantificar as metas, de forma a serem mensuráveis;
  3. catalogar as variações, de acordo com os dados coletados;

Na etapa de melhorias, o essencial é descobrir como uma variação afeta outra. É geralmente executada com os seguintes passos:

  1.  testar para ver quais variações estão diretamente relacionadas;
  2. identificar as relações entre as variações encontradas na etapa 3 da análise;
  3. definir qual será a taxa de tolerância para que o resultado do processo seja aceitável. Aqui dá para usar otimização robusta ou outra forma de validação para encontrar as tolerâncias.

A última etapa, a de controle, tem como foco principal garantir que o objetivo foi alcançado e saber se as soluções encontradas são realmente eficientes. É feito da seguinte maneira:

  1.  validar o sistema de medição;
  2. descobrir a real capacidade do processo, ou seja, se ele é realmente capaz de atingir a meta;
  3. caso a resposta na etapa 2 seja sim, então o processo de melhoria deve ser realizado.

A diferença entre o DMAIC e o DMADV está nas duas últimas etapas. No primeiro, as duas etapas são para encontrar os defeitos nos processos e fazer o controle, para aplicar a melhoria ou não. Na segunda, é necessário fazer um processo e validá-lo depois, para saber se será implantado ou não.

O Six Sigma, para ser estabelecido com sucesso em uma organização, precisa de recursos (humanos e materiais) e treinamentos constantes com os colaboradores, inclusive para a cooperação dos mesmos em atividades tão necessárias do método, como a coleta de dados.

O apoio da liderança é fundamental para que o Six Sigma seja bem aplicado e traga resultados relevantes para a empresa e principalmente, para seus clientes.

O Six Sigma possui algumas semelhanças com outro método, o Lean Innovation Management, apesar de ter diferenças em seus conceitos, pois o Lean Innovation busca formas enxutas de trazer inovação para a empresa.

Saiba mais sobre esta metodologia que também está trazendo muitos resultados para as empresas que a adotam, no artigo que separamos sobre o assunto, aqui

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.