Slideshare: como usá-lo em sua estratégia de marketing

Slideshare é uma rede social de compartilhamento de apresentações, como bem diz o nome. Mas não é qualquer apresentação, como aquele PowerPoint mal feito da última reunião da sua empresa.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Na corrida pelo aumento da audiência, parece quase impossível encontrar outras formas de fazer com que seu Marketing de Conteúdo chegue ao seu público com qualidade, com frequência e possibilidade de sucesso se você não estiver no Facebook, no Twitter, no Linkedin e no Instagram.

Mas existem outras redes sociais que podem ser o grande diferencial da sua empresa, aquela cartada que ninguém pensou ainda.

Uma delas é o Slideshare.

Já ouviu falar, mas não sabe exatamente do que se trata? Nunca ouviu falar? Não importa. Você só precisa saber que o Slideshare tem 70 milhões de visitas por mês e é uma das plataformas mais completas de compartilhamento de conteúdo que você já viu – ou vai ver.

Espera, não é só isso que você precisa saber não.

Você precisa conhecer o potencial dessa rede social e como usá-la na sua estratégia de marketing, fugindo do óbvio e conquistando um público bastante seleto e engajado.

E é claro que nós fomos em busca dessas (e outras informações) para te ajudar a criar uma estratégia de marketing mais completa. Por isso, confira os pontos que serão abordados neste conteúdo:

O que é Slideshare?

Slideshare é uma rede social de compartilhamento de apresentações, como bem diz o nome. Mas não é qualquer apresentação, como aquele PowerPoint mal feito da última reunião da sua empresa.

São apresentações inspiradoras, instigantes, que chamem a atenção do usuário e façam com que ele clique para ver o próximo e o próximo slide.

É um espaço para que você compartilhe histórias em formato visual, com design bem elaborado, informações relevantes e conversas provocativas, que façam com que seu público queira baixar, comentar e compartilhar o seu conteúdo.

Ele também pode ser considerado uma ótima ferramenta de busca de conteúdos, pois já foram feitos mais de 18 milhões de uploads para a plataforma, com conteúdos que vão desde design à gestão de empresas.

Por que o Slideshare é uma boa para a sua empresa?

A lista de motivos para que você comece a considerar o Slideshare como uma boa aposta de marketing começa com a concorrência reduzida.

Enquanto a maioria das empresas está preocupada com Facebook, Twitter, Instagram, etc, você pode aproveitar todo o potencial do Slideshare sem encontrar todos os seus concorrentes por lá. Mas não é só isso:

1. Público seleto e qualificado

O público do Slideshare sabe bem o que está procurando.

Nessa rede social o usuário segue tópicos favoritos, ou seja, temas relevantes para ele. Entrando no tópico, ele tem um panorama das últimas publicações feitas e também as mais populares, o que facilita na busca de conteúdo relevante e útil.

2. Comunidade de seguidores

Ao compartilhar conteúdos de qualidade, você pode criar uma comunidade de seguidores para sua empresa, assim como nas demais redes sociais, com a vantagem de não precisar estar atento a milhares de interações, porque o diálogo entre usuários não é o principal foco dessa rede social.

O que o Slideshare quer é que você mostre seu conhecimento e conquiste sua audiência pelo conteúdo.

3. Tráfego

O Slideshare também é uma grande fonte de tráfego, tanto para o seu blog, como site e redes sociais.

Se o seu conteúdo tem valor real para o usuário, nada impede que ele entre no perfil da sua empresa e visualize outras informações sobre o seu negócio.

4. Fortalecimento da marca

Como o foco do Slideshare são apresentações com grandes histórias e com conteúdos inspiradores, além de atingir um público seleto você fortalece sua marca mostrando todo o know-how da sua equipe.

É uma excelente maneira de distribuir conteúdo completo, inteligente e altamente compartilhável.

5. Geração de leads

Sim, você pode gerar leads com o Slideshare!

Com uma ferramenta bastante intuitiva, você agrega formulários aos seus conteúdos para que os visitantes deixem seus dados e passem a se relacionar com a sua marca através de e-mail marketing.

6. Evolução da estratégia

O Slideshare também possui uma ferramenta de analytics que permite que você acompanhe o desempenho do seu conteúdo na plataforma.

Fontes de tráfego, engajamento, conteúdos mais visualizados e uma série de informações que vão te ajudar a explorar todo o potencial dessa rede social para gerar mais resultados para sua empresa!

Chega de falar de benefícios, porque você vai percebê-los tão logo coloque sua estratégia de conteúdo para funcionar no Slideshare. Agora vamos à prática!

Como fazer uma apresentação incrível no Slideshare?

Já falamos que tipo de apresentação não pode ir para o Slideshare, aquela da sua última reunião, com textos enormes, gráficos pouco convidativos e nada de visual atraente.

Agora chegou a hora de mostrar que tipo de conteúdo faz sucesso no Slideshare e como você pode criá-lo!

O que compartilhar no Slideshare

Você pode compartilhar apresentações de slides, ebooks, infográficos, gráficos elaborados, sequências de fotos ou imagens, uma infinidade de coisas que tenham potencial para se transformarem em grandes conteúdos e com isso conquistar a atenção da sua audiência.

É importante ter sempre em mente como sua empresa quer ser lembrada depois de um compartilhamento no Slideshare.

Aquela apresentação que foi um tédio ou aquela apresentação que foi tão impressionante que os usuários compartilharam com suas redes?

Um belo exemplo de apresentação interessante para colocar no Slideshare são os códigos de cultura da sua empresa, aqui está o que produzimos para sintetizar os aspectos da nossa cultura interna:

Menos é mais

Um dos motivos pelos quais as apresentações de PowerPoint fracassam é justamente pela quantidade de informação que as pessoas insistem em colocar em um espaço limitado.

A grande sacada para fazer uma apresentação de sucesso no Slideshare é criar apresentações clean, com uma mensagem – curta e objetiva – a cada slide.

Não polua seus slides com um monte de imagens e textos que se sobrepõem a elas.

Escolha sempre imagens que deem espaço para o texto e insira informações pontuais, sem se estender demais no assunto. Afinal, se o seu público quisesse ler um blog post, um whitepaper ou um livro, não estaria em uma plataforma de compartilhamento de apresentações.

Imagens impressionantes

Se suas apresentações costumam ser recheadas de emoticons ou cliparts do Windows, esqueça tudo isso agora mesmo.

Existem dezenas de bancos de imagens com fotos, vetores, gifs e outros formatos incríveis para você criar apresentações inesquecíveis.

Portanto, tire a carteira do bolso e invista em imagens profissionais, que agreguem valor à sua apresentação.

As imagens que você insere devem sempre estar no contexto da sua mensagem, reforçando a ideia que você quer repassar. Elas também devem despertar emoção, criar conexão com o leitor para que ele tenha vontade de seguir adiante.

Um conteúdo visual é processado muito mais rápido do que um conteúdo escrito.

Gostou da ideia, não é mesmo?

Fontes criativas

Suas apresentações sempre estão em Times New Roman, Arial ou Calibri?

Quando você quer ser divertido usa Comic Sans? Nada disso! Slideshare é emoção, é apelo visual, é encantamento através da imagem, portanto, esqueça as fontes tradicionais.

Experimente usar fontes inusitadas, que deem um visual diferente para o seu conteúdo. Alterne os tamanhos das fontes para dar ênfase em alguma palavra-chave ou para despertar uma emoção no seu leitor.

Ah, mas não se empolgue demais! No máximo três fontes para cada apresentação, senão sua mensagem vai parecer uma verdadeira salada de letras. Uma boa pedida é usar a fonte da sua logo, para reforçar a imagem da marca.

Cores vivas, alegres, mas sem exageros

As cores também são importantes para uma apresentação de sucesso.

Quais devem ser utilizadas? Depende do seu objetivo, mas vão aqui algumas dicas: se for usar cores brilhantes, tenha sempre um fundo neutro, para não prejudicar a leitura; se for usar preto e branco, insira sempre um gradiente de cor, para dar profundidade; sempre use cores contrastantes, para destacar o seu texto.

Aqui também vale a dica extra: nada de inserir um verdadeiro arco-íris na sua apresentação.

Três cores são suficientes para trabalhar a sua comunicação visual sem parecer que você está apresentando uma escola de samba.

Um belo exemplo do uso de uma paleta de cores agradável e, ao mesmo tempo, chamativa é da apresentação do Reid Hoffman, empresário e co-fundador do LinkedIn:

Localização dos elementos

Imagens do centro são sempre a melhor pedida, afinal, estão bem no campo de visão do leitor. Errado! Se você quer chamar a atenção do seu público, jamais deixe as informações centralizadas, pois se torna monótono.

Use a regra do terço: divida seu slide em três partes iguais na horizontal e na vertical. No terço superior horizontal você vai inserir as informações mais importantes.

Também vai dimensioná-las para que fiquem alinhadas à direita ou à esquerda, para ampliar o espaço em brando e tornar seu slide mais confortável visualmente.

Faça o SEO

Slideshare também precisa de SEO, pois ele ajuda a melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca como nunca. Escolha suas palavras-chave e otimize títulos, descrições, tags e conteúdo.

Use as ferramentas de apoio certas

PowerPoint é realmente uma boa ferramenta, mas você não precisa mais dele.

Existem outras possibilidades que vão ampliar seus horizontes em questão de design, harmonia de elementos, edição de imagens e customização. Algumas delas:

Canva: montagem de imagens, customização, gráficos, infográficos e outros recursos;

Piktochart: mais de 400 modelos de infográficos para você pintar e bordar;

Easel.ly: mais um criador de infográficos. Basta arrastar e soltar os elementos e pronto!;

BeFunky: crie efeitos diversos em imagens e torne-as únicas para sua apresentação.

Capriche no primeiro slide

É claro que a capa de um livro faz toda a diferença na hora de abrirmos ele.

Se a capa não traduz tudo aquilo que você tem a dizer de uma forma interessante, esqueça, suas conversões serão mínimas. No Slideshare acontece o mesmo.

Para atrair a atenção dos usuários seu primeiro slide tem que ser altamente clicável, instigante, emocionante, envolvente. Use o que você tem de melhor para combinar imagem, cores e fontes para fazer com que sua apresentação não passe despercebida.

Conte uma história incrível

Slideshare não é apenas um repositório de apresentações.

É um lugar para você contar boas histórias, aquelas que fazem as pessoas quererem levá-las adiante. Use cada slide como um ponto na sua linha do tempo, conecte as ideias de modo que elas façam sentido para quem está lendo.

Fale sobre o seu mercado, sua trajetória, suas ideias e conquistas.

Compartilhe com os usuários o que você tem de melhor na sua empresa: conhecimento. Mas torne esse conhecimento fácil de consumir dando aquele toque especial que só um bom design pode conseguir.

Se for preciso, contrate um profissional para desenvolver suas apresentações, afinal, você quer resultados de qualidade, não apenas mais uma página em rede social para se preocupar.

Como promover a sua apresentação?

Depois de criar sua apresentação incrível, você precisa mostrá-la ao mundo! São várias opções para dar destaque ao seu conteúdo, por isso o Slideshare está se tornando uma das melhores ferramentas de Marketing de Conteúdo para sua empresa se destacar.

Integração com Linkedin

Como não poderia deixar de ser, você pode incorporar suas apresentações no Linkedin e compartilhar com sua rede de contatos. Para quem quer fazer negócios, é fundamental mostrar o que sabe, e o Slideshare funciona muito bem para isso.

Incorporação no site da empresa

Outra forma de promover suas apresentações no Slideshare é incorporando-as ao seu site.

Você pode deixá-las em locais de destaque para que os visitantes do site tenham a oportunidade de consumir esse conteúdo de maneira fácil e intuitiva, sem precisar abrir outra aba de navegação.

Incorporação no blog

Você também pode incrementar seus blog posts com apresentações de Slideshare.

Basta incorporar as apresentações nos posts ou ainda dar aquele destaque ao conteúdo da apresentação criando uma introdução bacana para ela, convidando seus visitantes a compartilhá-la.

Compartilhamento em outras redes sociais

Facebook, Twitter, Pinterest, podem ser integrados ao Slideshare para que você possa compartilhar seu conteúdo diretamente nessas redes sociais.

Não esqueça de criar uma CTA matadora e chamar seu público para conhecer outros conteúdos que você tenha no Slideshare! Há muita gente descobrindo o poder dessa ferramenta, então comece a construir sua comunidade de seguidores agora mesmo!

E-mail marketing

Outra opção para promover o seu conteúdo do Slideshare é através do e-mail marketing.

Envie uma chamada para o seu novo conteúdo para a sua base de leads e, ao final da sua apresentação, convide-os a compartilharem com outras pessoas.

Para os novos visitantes, basta inserir um formulário durante sua apresentação e transformá-los em leads rapidamente!

SMS

Sim, você também pode enviar um link para o seu mais novo conteúdo no Slideshare por SMS, pois a plataforma é responsiva e permite que o usuário tenha a mesma experiência de leitura que no desktop.

Assim você pode atingir tanto aquele público que já deixou o e-mail quanto aquele que prefere uma comunicação mais instantânea.

Conteúdo promovido? Então que tal saber qual foi o seu desempenho?

Como ter resultados com o Slideshare?

Segundo o próprio Slideshare, as apresentações são 23 vezes mais virais do que qualquer conteúdo escrito, o que o coloca numa posição de destaque para quem quer gerar envolvimento com o público e ganhar visibilidade.

Além disso, os infográficos geram 4 vezes mais compartilhamentos do que as próprias apresentações, ou seja, o Slideshare é o local ideal para hospedar seus conteúdos visuais!

Gere tráfego para o seu site

O Slideshare, como já dissemos, é uma grande cartada para quem quer atingir um público altamente segmentado, qualificado e com potencial para se engajar.

Ele também é um grande gerador de tráfego, pois você pode apontar um link do Slideshare para o seu site ou ainda incorporar suas apresentações diretamente no site, aumentando as oportunidades de interação do público com seu conteúdo.

Melhore seu posicionamento

Posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google, é fundamental para qualquer marca. Se você não está entre os primeiros resultados de busca, praticamente não existe.

Mas como no Slideshare você compartilha conteúdos completos, em formato atrativo, otimizados para SEO, não tem erro: seu posicionamento vai melhorar gradativamente.

Fortaleça sua marca junto a grandes executivos

O tráfego de executivos de empresas no Slideshare é 5 vezes maior do que em outras redes sociais, o que pode ampliar as oportunidades de negócio para você.

Basta usar nossas dicas, criar conteúdos encantadores, e ver a audiência perfeita buscar pelos seus serviços e produtos.

Atinja seu público em qualquer lugar

25% dos usuários do Slideshare interagem na rede social através de dispositivos mobile, ou seja, você pode colocar seu conteúdo na rota da sua audiência a qualquer momento, sem preocupações.

Gere mais leads para sua empresa

70% do tráfego do Slideshare vem de buscas diretas, ou seja, de pessoas que estão procurando conteúdo especializado na plataforma.

Posicionando-se como um importante gerador de conteúdo para sua audiência, o número de leads vai subir exponencialmente.

Obtenha 50 vezes mais ROI

As experiências de empresas que já usam o Slideshare mostram o potencial dessa ferramenta.

Segundo o site CMO.com, a empresa Frost & Sullivan obteve um ROI de 50 vezes o valor do investimento feito em apresentações para o Slideshare.

O mesmo disse o Buffer, que obteve 41 mil visualizações para 10 minutos de trabalho criando uma apresentação para o Slideshare. Incrível, não é?

Destaque-se com a comunidade Slideshare

Todos os dias o Slideshare faz uma curadoria de conteúdo e dá destaque a várias apresentações em sua página inicial.

Isso significa que se você estiver levando seu Marketing de Conteúdo a sério e criando peças originais para o Slideshare, pode ganhar visitantes de graça sem muito esforço.

Acompanhe seus resultados a cada dia

Integrado com o Google Analytics, o Slideshare permite que você saiba quantos visitantes suas apresentações tiveram, qual foi a fonte de tráfego, o total de visualizações e compartilhamentos sociais e uma série de outros indicadores que vão ajudar a direcionar sua estratégia de Marketing de Conteúdo!

Em quem se inspirar parar criar apresentações incríveis?

Se mesmo com todo esse conteúdo sobre o Slideshare e como usá-lo você ainda tem dúvidas do que é uma apresentação incrível, tudo bem, nós sabemos que conteúdo visual é processado 60 mil vezes mais do que as palavras.

Vão aqui algumas das marcas que estão bombando nessa rede social e aumentando seus resultados consideravelmente.

Hubspot

Líder no mercado de Inbound Marketing, ditando tendências a todo momento, é claro que a Hubspot só poderia fazer um bom trabalho no Slideshare.

Se você conferir o perfil da empresa nesta rede social vai perceber que ela tem centenas de apresentações carregadas na plataforma, falando sobre os mais diversos temas que envolvem o marketing digital.

Também vai poder se inspirar para criar o perfil da sua empresa, inserindo as informações certas e otimizadas para os mecanismos de busca.

Marketo

A Marketo, outra empresa do segmento de marketing, também faz bom uso do Slideshare.

São mais de 19 mil seguidores da empresa e mais de 700 apresentações criadas. Você pode abrir a página da empresa e se deliciar com ideias para começar a criar suas próprias apresentações.

Sales Force

A Sales Force, fornecedora de soluções em CRM, possui mais de 17 mil seguidores no Slideshare e mais de 900 apresentações criadas e compartilhadas. Também é uma fonte de grandes ideias para que você comece a construir sua presença nessa rede social o quanto antes.

Casos de sucesso não faltam para que você se motive a começar a usar o Slideshare agora mesmo.

É uma ferramenta simples, intuitiva e de grande impacto para sua audiência, o que vai contribuir para aumentar a autoridade do seu negócio na internet.

Quer criar conteúdo de primeira para o Slideshare mas não sabe por onde começar?

Nós damos várias dicas de como criar conteúdo de alta qualidade na nossa Enciclopédia do Marketing de Conteúdo. Faça o download, estude e aprimore sua estratégia!

marketing de conteúdo
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.