Snapchat para negócios: um passo a passo para resultados incríveis com o aplicativo

menino brincando com celular

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Tenho certeza de que você já ouviu falar sobre o Snapchat. Se não, recomendo sair da caverna em que está morando e se inteirar sobre um dos aplicativos com conteúdo mais expansivo dos últimos anos! Não acredita no que estou falando?

Então abra seu Facebook, Instagram ou Twitter e dê uma boa olhada nas milhares de capturas de tela do app que são compartilhadas todos os dias, seja brincando com as montagens atualizadas diariamente, ou mesmo com os geofiltros que podem mudar o seu negócio para sempre!

Mas, é claro que o Snapchat não é isso. O app vem evoluindo de maneira drástica, e hoje é terreno fértil para qualquer empresa que deseje estar mais perto dos seus clientes, criando conteúdo diferenciado, leve e de rápido consumo. E o melhor: sem gastar nada.

O aplicativo também conta com mais de 100 milhões de usuários ativos diariamente, com uma marca de 10 bilhões de visualizações de vídeos todos os dias. Esses dados não podem ser simplesmente ignorados por seu negócio, não é mesmo?

Então aproveite o post de hoje e engate agora seu negócio em uma rede social que não para de crescer!

Como posso participar do Snapchat com minha marca?

Antes de tudo, você precisa baixar o aplicativo em um smartphone (lembrando que o app só está disponível para iOS e Android até o momento!) e então se registrar com um usuário usando e-mail e senha própria. Nada de senhas pessoais!

É positivo compartilhar o uso do aplicativo com a sua equipe de marketing, então lembre-se de escolher algo que seja adequado para o uso de múltiplos usuários no trabalho.

Em seguida você deve adicionar uma foto para seu avatar e ajustar as configurações de privacidade. Não se esqueça de escolher uma imagem alinhada com a identidade visual do seu negócio, é fundamental que os clientes reconheçam sua marca antes de tudo!

Tudo pronto? É hora de adicionar seus amigos e contatos. Aproveite essa fase para dar um gás na conta, buscando pessoas que curtam o seu produto e estejam alinhadas com a persona definida para seu negócio. Você pode buscar usuários do Snapchat pelo nome cadastrado, Snapcode ou mesmo sua localidade (dica para quem curte geomarketing!).

Criando conteúdo de verdade no Snapchat!

Agora que você tem uma conta pronta para ser usada, podemos começar com a criação de conteúdo no app. Antes de tudo, porém, é necessário saber que o Snapchat permite a divisão de tudo o que é produzido em duas categorias principais: os Snaps e as Stories.

Snaps

Os snaps são aquelas mensagens, contendo vídeos ou imagens, que se autodestroem depois de serem visualizadas por determinados usuários. A principal diferença para Stories é que os snaps enviados não ficam disponíveis para todos os seus seguidores, mas apenas para aqueles que você seleciona, permitindo apenas uma visualização.

Quer mandar um teaser de um produto e deixar o usuário curioso? O Snap é ideal para isso!

Para enviar um basta tirar sua foto, ou gravar seu vídeo, utilizando o botão central da câmera no visor do celular (dê um toque para fotografar, segure para filmar).

É possível aproveitar todos os recursos do aplicativo, como lentes (segure no centro da tela para que o aplicativo faça seu reconhecimento facial), filtros, legendas, stickers, geofiltros (já falaremos sobre ele!) e rabiscos antes de enviar e, assim que sua imagem estiver pronta, é só clicar no canto inferior esquerdo e selecionar os usuários que você quer que recebam aquele snap em particular.

Stories

Os stories permitem que você envie imagens ou vídeos em sequência para uma mini-timeline que fica vinculada ao seu usuário. Ao contrário dos Snaps, as mensagens enviadas para Stories ficam disponíveis por 24h e podem ser visualizadas quantas vezes for necessário!

Essa é uma ferramenta maravilhosa para sua empresa mostrar produtos, funcionalidades, a cultura do local de trabalho e, principalmente, trabalhar o engajamento com o público. Não só isso, é bastante comum, hoje em dia, grandes marcas usarem o Stories para disponibilizar cupons válidos por apenas 24h. Já pensou na conversão?

Com criatividade é possível transformar suas stories em verdadeiros achados para sua persona, mas, para isso, é fundamental identificar e mapear seus interesses e estudar como é possível transformá-los em conteúdo para a rede social.

E o Geofiltro?

O Geofiltro, ou filtro geográfico, como o próprio nome indica, é um filtro definido pela localidade do seu GPS. O celular lerá as coordenadas assim que você abrir o Snapchat, carregando os filtros locais preexistentes.

Quer experimentar? Tire uma foto, com o GPS ativo, e passe o dedo para o lado sobre a imagem. Filtros com o nome da cidade, e até mesmo do bairro, poderão ser escolhidos para a sua foto.

E o que isso tem a ver com o meu negócio?

Bem, agora o Snapchat aceita o envio de filtros personalizados para sua empresa ou evento, que podem ser usados por clientes que estejam nas proximidades do seu estabelecimento, por exemplo.

Para isso é só preparar uma arte seguindo as guidelines do Snapchat e enviar para avaliação. Os preços para a inclusão de geofiltro personalizado vão variar entre 15 e alguns milhares de reais, dependendo do alcance e do tempo em que ele ficará disponível. Mas, para eventos, é uma ótima pedida, afinal de contas, quanto mais gente usar, maior será o alcance de sua marca.

7 dicas para usar o Snapchat para negócios e engajar o seu público de verdade

Você já sabe: o segredo para dar certo no Snapchat não está apenas na criatividade na produção de conteúdo, mas também no profundo conhecimento da persona do seu negócio.

É preciso inspirar-se diariamente nos hábitos de consumo e demandas do seu público, e dominar a ferramenta pode ajudar nessa empreitada. Listamos aqui 7 dicas para você começar a tirar o melhor do Snapchat e a divulgar seu negócio de maneira efetiva.

1) Familiarize-se com a ferramenta

Parece bem óbvio, mas muitas pessoas acabam saltando essa etapa. É importante explorar a rede de cima a baixo antes de começar a postar e divulgar a sua marca.

Busque entender como os usuários se comunicam, os jargões mais usados, quem está fazendo sucesso, como personalizar seu conteúdo e, acima de tudo, quais as ferramentas disponíveis para você produzir materiais únicos.

2) Torne-se exclusivo

Nada de replicar conteúdo!

O Snapchat não deve ser o reflexo adaptado de suas outras redes sociais, muito menos servir de depósito de fotos antigas. Usuários do Snapchat pedem novidades frescas do seu negócio.

Por que o usuário seguiria sua marca? Certamente não é para ver o que ele já viu no Facebook, não é mesmo?

Uma boa oportunidade para tornar-se exclusivo é buscar a cobertura ao vivo de eventos, entrevistas rápidas, amostra de produtos, divulgação de teasers e o que mais você e sua equipe de marketing conseguirem pensar, desde que seja único!

3) Meça e entenda sua performance

E como saber se a sua estratégia de marketing no Snapchat está dando resultado? Para isso você vai precisar de dados e alguma abstração para avaliar a interação do público com a sua rede.

O Snapchat permite acesso ao número de visualizações e capturas de tela realizadas pelos usuários em cada postagem, e é a partir daí que você pode medir a necessidade de mudar ou otimizar sua estratégia.

Registre a visualização de cada postagem e comece a se fazer algumas perguntas:

  • O que faz mais sucesso: vídeo ou foto?
  • Que tipo de conteúdo tem gerado mais visualização?
  • Em quais dias tenho mais acesso?

Essas perguntas podem ajudar a entender melhor os comportamentos do seu público e a possibilidade de investir em mudanças no uso do Snapchat para seu negócio.

Você também pode inventar outras métricas para análise de suas stories, por exemplo. Depois de 23 horas e 30 minutos da postagem (lembrando que o conteúdo todo expira em 24h!) confira suas visualizações totais de cada uma delas. Da primeira à última, quantos usuários se mantiveram? Em qual snap houve maior taxa de abandono? O que continha nele?

Com esses dados você já pode se planejar melhor para a próxima leva de postagens. Repita o processo e faça a análise. Alguma coisa mudou? Assim os ajustes vão surgindo de maneira natural até que sua marca encontre o tom certo para as postagens.

4) Mostre por trás das câmeras

Sem ideias de conteúdo exclusivo? Aproveite para mostrar um pouco da sua empresa e da cultura local. Isso ajuda não apenas no engajamento e conquista de novos talentos, mas também no sentimento de pertence que os usuários desenvolvem por suas marcas favoritas.

Conhecer o funcionamento do negócio, dar nome e rosto para os funcionários e mostrar que ali trabalham pessoas (e não apenas máquinas) pode gerar mais empatia com o público.

Essa é uma oportunidade de diferenciar sua empresa do concorrente, provando como o seu negócio é muito mais descolado e atualizado com os interesses da sua persona.

5) Conte uma história!

Que storytelling é uma tendência, todo mundo sabe. Mas, você sabia que o Snapchat pode ser um grande aliado nessa prática? Criar e contar narrativas aproxima o seu negócio da realidade do público, e pode torná-lo mais relevante no dia a dia da persona à medida que se torna parte dele (e também replicando conteúdos e informações de seu cotidiano).

Aproveite a feature de stories para postar sequências rápidas e conquistar o usuário com um conteúdo de fácil digestão e capaz de manter o seu interesse sempre ativo. Só assim você verá os níveis de retenção subirem nos snaps.

6) Lembre-se da variedade

Faça bom uso das ferramentas oferecidas pelo Snapchat e não deixe de variar no seu conteúdo. Você pode começar com fotos e vídeos e passar a decorá-los. Explore o ambiente ao redor da sua marca. O que pode ser incluído?

Uma série de fotografias bem tiradas não é garantia de engajamento pelo seu público. Busque explorar as oportunidades dentro do próprio aplicativo e tente variar. O que posso fazer com uma selfie, por exemplo?

Aqui vai uma lista de coisas que você pode tentar:

  • Emojis que montem o cenário
  • Doodles e rabiscos
  • Filtros engraçados
  • Acelerar um vídeo
  • Tirar o som
  • Geofiltros variados
  • Mostrar um snap de trás para frente
  • Juntar-se aos geofiltros do dia

7) Monte sua audiência

Ao contrário do Twitter, que permite que usemos hashtags para a localização de usuários que compartilhem dos mesmos interesses, o Snapchat não tem nenhuma busca do tipo. Então, como construir uma audiência de relevância?

Esse é o momento para você começar a integrar suas outras redes à nova conta do Snapchat.

Muitos usuários, hoje em dia, trocam o nome no Twitter pelo nome de usuário do Snap. Isso garante que a criação da rede não passe despercebida pelo seu público já conquistado no Twitter, por exemplo. O Instagram é terreno fértil para o compartilhamento dos snaps mais memoráveis, além da linkagem da conta na descrição e indicação de local.

Fez um snap com alguém importante? Suba a foto no Instagram e marque a pessoa. É garantia de alcance e compartilhamento.

Já no Facebook ou G+ é possível aproveitar do snapcode gerado para garantir mais acessos e contatos que já conheçam o seu trabalho.

Não é o bastante? Aproveite eventos de relevância na sua área para fazer a cobertura ao vivo e engajar o seu público em algo que eles saibam que só pode ser visto na sua conta, com o seu tom de fala.

Lembre-se de tornar a criação de sua nova conta um grande evento: Faça postagens sobre isso, conte para o mundo que seu negócio agora está integrado a uma das maiores redes sociais do momento e não deixe a conta parada.

O Snapchat valoriza a velocidade, e só uma dinâmica bem planejada pode garantir que seus usuários se interessem pelo seu conteúdo.

Investir no Snapchat como ferramenta para o negócio é uma estratégia inteligente que logo se tornará indispensável para as marcas que querem se tornar relevantes no cenário atual.

Crie sua conta, experimente nossas dicas e comece a construir sua audiência agora. Encontrou algo legal? Não deixe de compartilhar nos comentários!

kit de marketing nas redes sociais

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.