Por Matheus Pereira

Jornalista, analista de sucesso do cliente na Rock Content e entusiasta do Marketing Digital. Acredita que a Comunicação tem o poder de transformar a sociedade.

Publicado em 16 de outubro de 2019. | Atualizado em 16 de janeiro de 2020


O Snapchat é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. A popularização do aplicativo veio pouco depois do seu lançamento, no ano de 2011, muito em função da efemeridade dos conteúdos: em 24h eles já se tornavam indisponíveis. Entenda mais sobre as particularidades da rede social aqui!

Provavelmente, você já ouviu falar do Snapchat. Mas você sabe como funciona essa rede social? Entende como usar os recursos disponíveis da melhor forma? 

O Snapchat é uma boa alternativa para os usuários que gostam de compartilhar conteúdos com outras pessoas nas redes sociais. Afinal, o aplicativo tem vários filtros e recursos que deixam a publicação mais divertida para o público. 

Neste artigo, você vai conferir um guia completo sobre o Snapchat. O conteúdo está dividido nos seguintes tópicos:

Continue a leitura! 

 

O que é o Snapchat? 

O Snapchat é a 10ª rede social mais usada em nosso país. Por meio de fotos e vídeos, os usuários podem compartilhar mais do seu dia a dia. No entanto, as publicações permanecem online por apenas 24 horas.

O aplicativo foi lançado no ano de 2011. No início da década, o seu principal recurso era o compartilhamento de imagens, que eram executadas somente para sistemas iOS. 

Nesse período, o aplicativo chamava-se Picaboo, mas no mesmo ano já foi modificado para Snapchat. Sua versão foi aprimorada para Android em 2012 e, já em 2013, o recurso de Histórias foi adicionado à ferramenta. 

A rede social cresceu bastante nos últimos anos. Para se ter uma ideia, na metade do ano de 2019, o Snapchat alcançou a marca de 203 milhões de usuários. Apesar do surgimento de novas ferramentas concorrentes, o aplicativo ainda é bastante utilizado por jovens americanos. 

A rede social tem algumas características semelhantes às do Instagram. Porém, é importante deixar claro que ele é o pioneiro nos recursos de compartilhamento de vídeos e fotos. 

O aplicativo sempre buscou trazer inovações para os seus usuários. Em 2014, diferentes funcionalidades foram lançadas, entre elas: chat, geofiltros, Live Stories e até propagandas. 

 

Como surgiu o Snapchat?

O Snapchat foi desenvolvido por três jovens da Universidade de Standford em 2011: Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown. 

Spiegel é o responsável pela plataforma e atualmente responde como CEO — presidente executivo. Ele é um profissional visionário, que sempre busca novidades para a ferramenta e acompanha com frequência os seus principais correntes. 

O lançamento dos Stories, divulgado pelo Instagram, foi o estopim para que ele promovesse novos recursos para o Snapchat. Dentre os mais utilizados, encontra-se uma ferramenta que tem carimbo e recorte. Ela lembra bastante o lendário Photoshop. 

O aplicativo começou a ganhar destaque em escolas, no início de 2012. Os adolescentes foram os primeiros fãs da tecnologia.

Eles aprendiam os recursos com facilidade e tinham liberdade para compartilhar suas ideias sem se preocupar com a opinião de outras pessoas. 

 

Qual aplicativo é o melhor: Snapchat ou Instagram? 

Uma das dúvidas mais frequentes entre os usuários das ferramentas e os profissionais de Marketing Digital é descobrir qual aplicativo é o melhor: Snapchat ou Instagram

Não existe uma resposta certa para esse questionamento. É necessário fazer uma análise detalhada para entender qual das redes melhor se encaixa aos seus objetivos.

No ramo empresarial, por exemplo, você deve entender em qual rede social o seu público se encontra. Afinal, não adianta nada focar no Instagram se ele acessa o Snapchat com frequência.

Uma dica interessante é fazer uma breve pesquisa com a sua persona. Busque descobrir quais são os seus hábitos, canais que mais acessados, redes sociais preferidas. Dessa forma, será possível tomar decisões mais acertadas para o seu negócio. 

Outra dica interessante é conhecer as funcionalidades de cada aplicativo. Assim, você terá mais conhecimento para entender se os seus recursos poderão ser aplicados de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Apresentaremos, a seguir, os principais recursos e curiosidades do Snapchat.

 

Quais são os recursos do Snapchat? 

O Snapchat tem diversas funcionalidades para promover o engajamento dos usuários. A página de câmera é uma das mais importantes. Nela, você pode tirar fotos e gravar vídeos — não só na câmera frontal mas também na traseira. 

Após tirar uma foto, o usuário tem acesso aos filtros, geofiltros, ferramentas de esboço e adesivos. O processo é bastante simples e você poderá executar o passo a passo sem problemas. 

página do snapchat

Página de perfil 

Nesta página, o usuário tem acesso ao seu Snap Code e Snape Score. Você também pode conferir seus troféus, contatos, Bitmoj e histórias. Já a aba de configurações está localizada no canto superior direito. 

página do snap

Página de amigos 

página de amigos do snapchat

O usuário do Snapchat pode encontrar a página de amigos com bastante facilidade. Basta um clique no balão no canto inferior esquerdo. Outra forma de acessá-la é deslizando a tela para a direita. 

Após executar o procedimento, você terá acesso à sua lista de amigos e também às conversas atuais. 

Página de memórias 

memórias do snapchat

Essa página também é de fácil acesso. Para encontrá-la, você deve deslizar a tela para cima. O interessante dessa aba é que ela dá acesso a todos os arquivos anteriormente salvos pelo usuário.

Página de descoberta 

A página de descobertas é ideal para aquelas pessoas que desejam descobrir outros tipos de histórias ao redor do mundo. Para isso, basta deslizar a tela do aplicativo para a esquerda. 

Você poderá assistir as histórias dos artistas mais renomados do Brasil e do mundo, ver publicações e até acompanhar os principais eventos de sua preferência. 

página de descoberta snap

Os recursos do Snapchat foram desenvolvidos de forma simples e prática para que todas as pessoas possam utilizar a rede social. Em poucos minutos, você já saberá como navegar no aplicativo sem muito esforço. 

 

Como usar o Snapchat?

Agora que você já sabe o que é Snapchat, como ele funciona e quais são os principais recursos, que tal acessar o aplicativo para conhecer a ferramenta? 

Crie uma conta 

como criar conta no snapchat

Na página inicial do Snapchat, você encontra o fantasminha, que é o mascote do aplicativo. Nela, há também os botões de Entrar e Criar Conta. Clique na segunda opção para efetuar o seu cadastro. 

Uma tela abrirá para você incluir informações importantes, como nome completo e data de nascimento. 

Em seguida, crie um nome de usuário e a senha. O Snapchat solicita que você crie um usuário único. Portanto, use a sua imaginação para escolher aquele nome que tem mais ligação ao seu perfil. 

Um dos pontos positivos do Snapchat é que o aplicativo se preocupa bastante com a sua segurança. Após preencher os seus dados, você será direcionado a uma tela para verificar a autenticidade dos seus dados.

como cadastrar no snapchat

O processo é feito por meio do envio de um código para o número do seu celular ou para o seu e-mail. Você deve escolher a opção mais adequada naquele momento. Depois, é só registrar o seu e-mail — mas essa etapa não é obrigatória.

Tela principal

A página inicial do aplicativo tem a imagem capturada pela câmera do seu celular e diversos ícones. 

No canto superior esquerdo, você tem acesso aos ícones “Encontrar amigos”, “Adicionar usuários”, “Acessar histórias”, “Bitmoji” e “Amigos”. Bem próximo a esses ícones é possível localizar um campo para pesquisar amigos e conversas. 

No canto à direita, você pode não só adicionar amigos mas também clicar no interruptor da câmera. Ele serve para trocar a imagem a ser capturada, que pode ser frontal ou traseira. 

Na parte inferior do seu aplicativo, é possível fazer algumas configurações importantes, como ligar o flash do celular, acionar a visão noturna, timer e a página “Descubra”. 

Na parte central do aplicativo, você pode tirar fotos ou gravar um vídeo. Os filtros podem ser encontrados no ícone que está localizado ao lado do emoji. Você pode aplicar tanto filtros estáticos como animados. 

filtros do snapchat

Apesar de todas as funcionalidades descontraídas, o Snapchat não é uma rede social exclusiva para relacionamento pessoal. Ele também pode — e deve — ser usado no âmbito profissional, promovendo uma transformação digital em seu negócio. 

Empresas que têm um perfil nessa ferramenta conseguem criar uma interação mais próxima com o cliente por meio da aplicação de estratégias de Marketing de Conteúdo

Afinal, você pode usar a rede social para fazer promoções para atrair audiência, transmissões ao vivo de eventos ou de bastidores, criar um geofiltro para que os clientes encontrem seu negócio com mais facilidade, além de anunciar o seu produto ou serviço. 

Investir no Snapchat é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas e fazer novos negócios para a sua empresa.

Portanto, além de descobrir o que é Snapchat, acesse o nosso artigo e saiba como usá-lo a favor do seu negócio.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *