4 softwares de gestão de projeto para otimizar as tarefas da sua equipe

Os softwares de gestão de projetos são essenciais para empresas que estão escalando, já que permitem o direcionamento e gerenciamento da sua empresa por meio de planejamento, cooperação, comunicação, monitoramento e análise.

4 softwares de gestão de projeto para otimizar as tarefas da sua equipe

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Segundo dados da pesquisa Marketing Tools LATAM 2019, mais de 11,4% das empresas latino-americanas não usam nenhuma ferramenta de gestão de projetos.

A era digital já é uma realidade e, no entanto, muitos gerentes e diretores de organizações não consideram necessário automatizar suas tarefas uma vez que “a empresa não é grande o suficiente e ainda pode ser gerida manualmente”.

Infelizmente, eles não consideram que estão em constante crescimento. Além disso, perdem muito tempo informando sobre tarefas, reunindo a equipe, organizando reuniões, alocando recursos, entre outras atividades do gênero.

E na sua empresa, como você gerencia prazos e processos? Com um software de gestão de projetos, você economiza tempo, melhora a comunicação da equipe e o desempenho é expandido.

Afinal, esses programas virtuais visam otimizar e controlar o planejamento e a execução de qualquer tipo de projeto, independentemente do tamanho da empresa.

Neste texto, você conhece 4 importantes ferramentas que podem auxiliar seu negócio nesse sentido. São elas:

  1. Trello
  2. Google Sheets
  3. Asana
  4. Microsoft Project

Continue lendo e descubra qual ferramenta de gestão de projetos melhor se adapta à sua organização!

 

1. Trello

trello

Nos últimos anos, o Trello se tornou uma plataforma bastante popular (inclusive entre 30,6% dos entrevistados no Marketing Tools LATAM 2019). Isso devido à qualidade e facilidade de organização de tarefas.

Visualmente, essa ferramenta é como um quadro com pequenos post-its aos quais você pode adicionar comentários, anexos, data de início e entrega, entre outras informações.

Também é possível criar etiquetas por e-mail e compartilhá-las com quem precisar estar informado sobre o andamento das atividades.

E mais: você pode convidar outras pessoas a cooperar no projeto.

Esse software é compatível com plataformas digitais Android e iOS e possui um plano gratuito e uma versão Premium.

Outro ponto interessante do Trello é que ele se baseia no método Kanban: ele classifica as tarefas, de acordo com seu status, em três colunas principais:

  • To do: tarefas a fazer;
  • Doing: tarefas que estão sendo realizadas;
  • Done: tarefas finalizadas.

Por isso, torna-se muito mais fácil e rápido acompanhar as atividades da empresa.

 

2. Google Sheets

google sheets

O Google Sheets é uma ferramenta gratuita do Google Docs que consiste em planilhas online. Embora tenha semelhanças com o Excel, não é tão complexo.

Nele, você pode usar funções, fórmulas, linhas e colunas para adicionar, separar e analisar as informações.

Por ser uma folha em branco com vários instrumentos internos, você pode moldá-la às suas necessidades, modificar o que precisa e adicionar outras informações relevantes.

Outro ponto interessante é que várias pessoas podem preencher informações em um arquivo (como um registro de chamadas ou adicionando tarefas) e o documento será atualizado sem criar cópias (como acontece com o Excel quando o Dropbox é incorporado).

Lembre-se de que, como é uma ferramenta manual, o controle dependerá de você e dos membros da sua equipe de trabalho, portanto, tome cuidado para não negligenciar as datas de entrega (ou a quem corresponda à realização de uma tarefa).

Você pode se interessar por esses outros conteúdos
Marketing Tools Latam 2019: pesquisa mostra cenário de marketing

 

3. Asana

asana

A ferramenta Asana é ideal para organizar tudo em um só lugar — emails, planilhas, tarefas e atividades etc —, e é muito recomendada para gerentes de projetos.

A ferramenta também incluiu várias funções úteis para aumentar a produtividade, como:

  • calendário de planejamento;
  • linha do tempo de início e fim do projeto;
  • painel para personalizar campos e rastrear informações importantes;
  • listas de criação de tarefas;
  • notificações de prazo de entrega;
  • instruções para as tarefas;
  • comentários;
  • arquivos multimídia;
  • definição de prioridades;
  • compartilhamento de arquivos;
  • e, o mais importante, permite rastrear todo o projeto para garantir que está se desenrolando sem problemas ou contratempos.

Além disso, é compatível com plataformas digitais Android e iOS e também possui um plano gratuito e uma versão Premium.

 

4. Microsoft Project

Microsoft Project

O Microsoft Project ou MPS é um software da Microsft para gerenciar projetos, portfólios e recursos de iniciativas grandes e pequenas.

Têm vários anos no mercado (desde 1988) e é um dos mais utilizados no mundo.

O uso dessa ferramenta pode ser um pouco complexo se você não tiver experiência, no entanto, é muito útil para as organizações, já que permite:

  • trabalhar de qualquer lugar em colaboração com os membros da equipe;
  • fazer um planejamento completo do projeto;
  • atender a todos os detalhes e melhorar a tomada de decisão;
  • usar cores para destacar informações críticas;
  • acompanhar todo o processo do projeto.

Além de ser útil para gerenciar projetos, também permite atribuir recursos com gráficos de Gantt, planejar orçamentos e criar diagramas para visualizar os dados do projeto.

O Microsoft Project se integra a outros produtos do Microsoft Office, mas funciona somente nas plataformas Windows e tem apenas um plano Premium (por meio de uma assinatura do Office 365). Seu armazenamento é tanto local como na nuvem.

Bônus: Studio


O Studio é uma solução mais avançada que junta a gestão de projetos com ERP.

Apesar de não ter sido citada na pesquisa, essa solução está atraindo a atenção das equipes de agências por sincronizar as métricas de negócio com métricas operacionais, facilitando o gerenciamento da equipe e a precificação dos serviços.


Os softwares de gestão de projetos podem facilitar sua vida e melhorar os resultados da sua empresa. Além disso, eles se adaptam a qualquer tipo de negócio e necessidade — basta escolher qual funciona melhor para você e sua empresa.

Deseja saber quais foram as ferramentas de marketing mais usadas na América Latina em 2019?

Então baixe a pesquisa Marketing Tools LATAM 2019 e descubra o que os especialistas disseram sobre a administração de processos e realização de suas atividades!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.