Descubra os 9 melhores softwares de vendas para você implementar na sua empresa

Conheça as principais opções de softwares de vendas que selecionamos e confira as que melhor se adequam à sua realidade. Confira!

softwares de vendas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Melhorar a metodologia e a gestão de vendas é essencial para uma empresa crescer no mercado.

Assim, conhecer e aderir ao uso de um bom software de vendas, como um bom CRM, pode tornar esse objetivo mais fácil de ser alcançado. Isso porque, com o constante avanço tecnológico, as metodologias e ferramentas orientadas para vendas também acompanham esse processo.

Se você quiser otimizar a sua gerência comercial e acompanhar o avanço tecnológico, trazemos neste post algumas ferramentas que podem ajudar nesse processo. Dessa forma, você pode se organizar melhor e economizar tempo, energia e recursos.

Além disso, é preciso também ter paciência ao apresentar essas novidades à sua equipe de vendas, mesmo que ela seja enxuta.

Conheça as principais opções de softwares de vendas que selecionamos e confira as que melhor se adequam à sua realidade.

Softwares de venda: conheça os principais

Listamos aqui uma relação de sete ferramentas de vendas mais usadas e que podem atender os objetivos da sua empresa.

Salesforce

O primeiro e mais conhecido software de vendas é o Salesforce. A ferramenta foi a primeira solução na nuvem para gerenciamento de vendas.

Hoje, o Salesforce atende a mais de 100.000 empresas e domina aproximadamente 15% do mercado mundial. A empresa chegou ao topo fornecendo uma série de recursos que são essenciais para as instituições que querem melhorar o gerenciamento.

Entre suas ferramentas, o software ajuda você a encontrar os melhores leads para cada empresa, além de contatar seus clientes com agilidade. Ele também se destaca por ser extremamente responsivo: entre as opções do mercado, é o que melhor oferece funções via mobile.

Para contar com a Salesforce em favor da sua empresa, você precisa contratar um plano de acordo com suas necessidades.

Para entender se essa é uma boa ferramenta para sua empresa, você pode recorrer ao free trial de 30 dias como um teste, que dá acesso ao conjunto de recursos e funcionalidades. Se você as considerar eficazes, poderá contratar os serviços do Salesforce para sua empresa.

RD Station CRM

O RD Station CRM é o software de vendas líder de mercado no Brasil de acordo com a B2B Stack, oferecendo inclusive uma opção de plano totalmente gratuito para iniciar na gestão comercial.  É uma ferramenta intuitiva e de fácil uso, dispensando etapas de implementação ou treinamentos extensivos para ensinar a equipe a utilizar. 

O plano Free é totalmente gratuito, diferente dos períodos de teste que outros CRMs oferecem. Com ele o usuário tem acesso às principais funcionalidades de funil de vendas, envio de e-mails, importação e exportação de dados, visões de trabalho e relatórios, além do acesso a um aplicativo para iOS ou Android. 

Já no plano Basic, as funcionalidades são ilimitadas. O RD Station CRM possui telefone virtual integrado, permitindo fazer ligações diretamente pela ferramenta, com gravação das chamadas. Também é possível utilizar o WhatsApp no seu CRM através do plugin WhatStation, uma exclusividade da plataforma. 

Você pode acompanhar em tempo real a performance do seu time com o CRM Live, um relatório ideal para gestores com as principais métricas da sua operação sempre atualizadas. Assim, fica fácil identificar problemas no comercial e atuar rapidamente para solucioná-los! 

O RD Station CRM é uma ferramenta totalmente compatível com os demais sistemas que você utiliza na sua empresa, com destaque para a integração completa com a principal solução de automação de marketing no Brasil, o RD Station Marketing.

SugarCRM

O SugarCRM também é uma ótima opção de software de vendas. A ferramenta oferece automação em marketing, vendas e suporte.

Ela ainda conta com o benefício de ser extremamente intuitiva e fácil de usar. Dessa forma, o software é tratado sem problemas, mesmo por aqueles que nunca usaram um CRM antes.

Vale ressaltar que o atendimento e suporte oferecidos pela SugarCRM são extremamente positivos. Por isso, pode ser uma boa opção gerenciar vendas e organizar seu CRM de maneira prática.

Agendor

O Agendor funciona como um CRM que centraliza o registro de clientes e mantém seu histórico de compras. Assim, o software auxilia no conhecimento do perfil de cada cliente, analisando o desempenho dos fornecedores.

O Agendor é um software brasileiro e oferece relatórios detalhados de gerenciamento e facilidade de uso. Por isso, é também considerado uma ótima ferramenta de gerenciamento.

Zoho

Zoho é um software de vendas criado na Índia e tem quase 20 anos de existência. A empresa oferece um software bom e relativamente barato quando comparado a outras ferramentas.

Entre suas funcionalidades, a Zoho oferece uma visão completa do ciclo de vendas. Por isso, o software se destaca por ser fácil e ter muitos anos de experiência no mercado.

A ferramenta dá acesso a relatórios com informações importantes e você pode integrar o aplicativo com o Outlook, enviar emails e ter todos os documentos organizados.

Spring Global

Fundada em 2001, a Spring Mobile Solutions é uma provedora de soluções móveis personalizáveis para empresas de bens de consumo.

Seus sistemas ajudam empresas a otimizar processos comerciais, aumentando a produtividade em tempo real, melhorando as interações com clientes e o retorno sobre investimento.

Com uma forte presença de mercado em todo o mundo, a Spring dá suporte ao crescimento internacional ao criar aplicativos móveis que podem ser implementados da mesma forma em qualquer lugar onde as empresas tenham operações. 

Além disso, ela é uma das únicas provedoras do setor de bens de consumo que suporta caracteres de 2 bytes. Como resultado disso, os aplicativos SaaS (software como serviço) da Spring podem ser usados em diferentes idiomas, moedas e sistemas tributários, permitindo que os negócios de bens de consumo sejam expandidos a nível internacional com facilidade.

Os aplicativos de software de bens de consumo hospedados na nuvem da Spring são compatíveis com os sistemas operacionais iOS e Android.

Por serem desenvolvidos em HTML5, podem ser acessados de praticamente qualquer dispositivo. Eles também se integram facilmente com os sistemas administrativos ERP e CRM.

Insightly

Entre as várias opções de mercado, o Insightly se destaca por ser um ótimo software para profissionais liberais e pequenas empresas. Isso porque oferece uma versão gratuita que permite trabalhar com até 2.500 clientes.

No entanto, se você deseja trabalhar com outros recursos do Insightly, pode comprar a versão paga.

Ele permite a integração com Google Apps, Evernote e Dropbox e também oferece um CRM muito competente, que permite pesquisar os perfis de redes sociais de clientes em potencial.

Hubspot Sales

O HubSpot Sales é um produto de comércio eletrônico inteligente que você pode utilizar para criar e automatizar processos de vendas relevantes.

A melhor parte é que, mesmo que você não tenha habilidades de codificação, pode efetivamente aproveitar este software. Isso pode lhe ajudar a economizar muito tempo, uma vez que o programa automatiza as operações vitais relacionadas a vendas.

Outra vantagem importante é automatizar emails e lembretes de acompanhamento sem torná-los monótonos e impessoais.

Os recursos essenciais são: modelos de relatórios e relatórios personalizados, integração com o Outlook e o Gmail, perfis de caixa de entrada, gerenciamento de pipeline e automação de vendas.

Entre os melhores elementos das vendas da HubSpot, estão as notificações automáticas, que disparam toda vez que um cliente em potencial executa ações como abrir um email, clicar em um link etc.

Além disso, você não precisa se preocupar com a entrada de dados, pois pode facilmente importar seus contatos.

A HubSpot Sales se conecta bem com o HubSpot CRM para permitir que você monitore seu pipeline de vendas, bem como o desempenho de seus representantes.

Se suas necessidades de gerenciamento de vendas são simples, você pode optar pelo plano gratuito. A Hubspot oferece uma ótima avaliação grátis que permite testar todos os principais recursos do software primeiro.

Pipedrive

O Pipedrive é um líder de mercado que oferece pacotes flexíveis de preços para empresas de qualquer porte. Há também uma útil avaliação gratuita que você pode usar para verificar se o software atende às suas necessidades.

O que faz do Pipedrive uma das melhores soluções de software de vendas do mercado?

Para começar, oferece uma visão geral amigável e eficiente do pipeline de vendas, já que possui uma metodologia comercial incorporada.

A plataforma mostra suas vendas em diferentes estágios, o que ajuda você a identificar as transações que precisam ser promovidas. Você também pode acompanhar o progresso de cada venda individualmente, bem como as ofertas para os leads.

O Pipedrive se destaca de outros softwares de vendas porque você pode usá-lo como seu gerente de vendas para selecionar os negócios e as atividades certas para se concentrar. Por esse motivo, a ferramenta é uma grande vantagem para gerentes de vendas e proprietários de empresas.

Você pode usar a visualização da linha do tempo do sistema para identificar leads promissores e fechar mais negócios. Além disso, o Pipedrive oferece backups noturnos em vários locais seguros, além de uma sólida infraestrutura de hospedagem.

Ploomes

O Ploomes é uma plataforma de vendas que atua, não apenas na gestão comercial, mas também em sua operação, gerando assim maior engajamento dos vendedores.

Isso porque os principais motivos para CRMs não serem bem adotados pelos vendedores são: o retrabalho de utilizar mais de um sistema e a falta de propósito em usar a ferramenta. 

É comum ver operações em que os usuários têm que registrar dados de seus negócios dentro do CRM, mas, para fechar a venda, ainda precisam criar um pedido de vendas dentro do ERP — que, normalmente, é um sistema complexo e pouco flexível.

Para resolver isso, o Ploomes oferece integração com ERPs, assim como integrações plug-and-play com ferramentas próprias para marketing, ligações, agendas e pagamentos online. 

Os orçamentos e pedidos de vendas podem ser feitos dentro do Ploomes e, depois, enviados ao ERP via integração, sem precisar sair do CRM. Além disso o CRM permite fazer outras ações operacionais, como ligações e envio de e-mails.

Isso faz com que a base de dados fique conectada e, consequentemente, permite a elaboração de relatórios mais realistas, já que os vendedores precisam utilizar a ferramenta para vender.

Para resolver o segundo problema, a ferramenta conta com três recursos principais: CRM (base de dados de clientes), Workflow (definição de processos automatizados) e CPQ (orçamentos gerados por automação).

Ebook Marketing de Conteúdo para Vendas Complexas

Como escolher o melhor software de vendas para implementar na sua empresa?

Automatizar vendas e marketing requer muitas considerações como recursos, preço, usabilidade e suporte.

Algumas soluções são independentes e é preciso algum recurso técnico para integrar uma plataforma de automação de marketing com um sistema CRM separado.

A automação de marketing e vendas ainda é a novidade no setor quando se trata de tecnologia, e novas plataformas estão surgindo a cada dia. Então, como escolher o caminho certo para você? Aqui estão algumas considerações necessárias:

Pense na sua audiência

Você vende para empresas ou para consumidores finais? A distinção entre B2B e B2C pode fazer a diferença quando se avalia as plataformas de vendas e marketing.

Um negócio B2C exige um componente de comércio eletrônico e a capacidade de rastrear compras.

Já uma empresa B2B pode precisar de uma maneira de gerenciar e acompanhar vários relacionamentos em uma empresa e acompanhar as transações por meio de um pipeline de vendas.

Entender como você segmentará seu público-alvo pode ajudar a restringir seu foco ao escolher uma plataforma.

Escolha o tipo de software ideal

Existem duas rotas que você pode traçar quando se trata de software de vendas e marketing.

A primeira é adquirir uma plataforma de automação de marketing e CRM separadamente e integrar as duas. A segunda é escolher um CRM que vem com automação de marketing e diversas outras funcionalidades em um só.

Existem vantagens para ambas as opções e a decisão depende do seu nível de conhecimento e dos recursos que você tem à mão.

Uma pequena empresa provavelmente obterá todas as funcionalidades de que precisa com uma solução completa — sem as despesas e dores de cabeça da integração.

Por outro lado, uma empresa maior pode precisar de funcionalidades mais robustas e ter os recursos técnicos necessários para integrar sistemas em toda a organização.

Escolha as funcionalidades de acordo com as suas necessidades

Na busca por software, sempre haverão: os recursos obrigatórios, que não são negociáveis ​​para sua empresa; os recursos interessantes, mas não necessários; e os recursos que você nunca usará.

Obter o conjunto de recursos correto pode ser crucial para facilitar o uso do software. Você precisa equilibrar a funcionalidade necessária para crescer e dimensionar sem precisar usar um software inchado que seja muito difícil de implementar e decolar.

Certifique-se da facilidade de uso

A adaptação do usuário é fundamental para empresas que implementam software de vendas e marketing.

Você e sua equipe serão capazes de navegar facilmente pelo CRM? As pessoas encarregadas pelo marketing terão os recursos necessários? Certifique-se que as respostas sejam “sim” para essas perguntas.

Faça um treinamento de uso do software

Fazer um treinamento para aprender a usar o software corretamente é fundamental.

Por mais que ele possa ser super fácil de usar, a aplicação da estratégia de marketing e vendas pode deixar o seu uso complicado. Por isso, não deixe de pedir um treinamento, pois certamente você precisará.

E por falar em treinamentos, trate também de capacitar todas as pessoas envolvidas nos seus processos de marketing e comercial e que estarão no controle do software de vendas. Confira neste artigo escrito pelo Diego Gomes, CMO da Rock Content, as principais razões e como ele investe em treinamentos de marketing para os seus liderados.

Ebook Times de Vendas
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.