Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 9 de julho de 2019. | Atualizado em 17 de dezembro de 2019


Para criar um sorteio no Facebook, escolha prêmios que sejam relevantes para a persona, tenha um objetivo claro, conheça todas as regras e obrigações, defina o regulamento, divulgue a ação e monitore seus resultados. Os melhores aplicativos para criar um sorteio são: Sorteie.me e YesGanhei.

Quando falamos em Facebook para empresas, é essencial que o responsável pelas ações de marketing conheça estratégias para potencializar os seus investimentos na plataforma e, como consequência, registrar melhores resultados com engajamento, por exemplo. Um sorteio no Facebook é uma dessas maneiras de se aproximar dos consumidores.

Apesar de ser uma estratégia extremamente válida para fortalecer o relacionamento com o público-alvo, sem um planejamento adequado, essa campanha não vai ser eficiente e os resultados não vão aparecer. Portanto, é preciso saber quais pontos devem ser levados em consideração ao realizar um sorteio e quais ferramentas podem ser úteis.

O que acha, então, de se aprofundar nos recursos disponíveis e nos benefícios que essa estratégia pode gerar para o seu negócio? Para ajudar você nessa tarefa, preparamos um guia completo em que vamos abordar os principais tópicos sobre o assunto:

Continue a leitura deste artigo para conferir como otimizar o seu sorteio no Facebook!

Quais são os benefícios de fazer um sorteio no Facebook?

Em um curso de Facebook voltado para estratégias de Marketing Digital, muitas vezes o sorteio de produtos ou serviços pode ficar esquecido entre tantas opções. Porém, para quem busca ações que tragam resultados mesmo sem a necessidade de altos investimentos, essa tática pode funcionar.

Por mais que saber como usar Facebook Messenger Ads, por exemplo, seja importante para se aproximar dos usuários, é preciso ampliar o repertório de ações e campanhas nas redes sociais. Afinal, um sorteio no Facebook pode resultar em melhorias em dois dos maiores desafios na plataforma: engajamento e alcance.

De acordo com o Social Media Trends 2019, 69,4% das empresas que estão nas redes sociais apontam que manter o público engajado é o maior desafio. Já aumentar o alcance das suas publicações aparece como segundo na lista de principais obstáculos a serem superados por quem tenta promover sua marca nessas plataformas.

Esses dois problemas podem ser minimizados ao realizar um sorteio no Facebook, já que o engajamento se torna mais natural para que cada usuário participe — com uma curtida, um comentário ou um compartilhamento. Consequentemente, o alcance da sua campanha aumenta, já que mais pessoas passam a ser impactadas pela publicação.

Além disso, essa é uma prática que estreita os laços entre usuários e empresas, tornando mais fácil o trabalho de fidelização. Afinal, cada experiência positiva com uma marca conta para que o cliente se sinta confortável e mais próximo da empresa. Nada melhor do que receber um mimo por uma curtida, certo?

Portanto, não importa se você quer gerar mais leads, fidelizar mais clientes ou potencializar o alcance das suas publicações: realizar um sorteio no Facebook pode ser útil para os mais variados objetivos e metas. Adotando as melhores práticas, a tendência é que essa estratégia traga os retornos esperados.

Como criar um sorteio no Facebook?

Porém, não é porque os benefícios são muitos que isso significa fazer de qualquer jeito, não é mesmo? Sendo assim, é importante ficar de olho em alguns fatores para garantir que o seu sorteio seja, de fato, impactante para os resultados da sua empresa. Confira os passos essenciais para que a estratégia funcione corretamente.

1. Escolha prêmios relevantes para a persona

O primeiro ponto a se considerar é o retorno que você vai oferecer ao público. Essa escolha precisa ser baseada nos gostos e nas características da sua persona, afinal, sem o interesse de quem curte as suas páginas, a tendência é que os resultados não sejam dos mais positivos. Avalie o melhor custo-benefício e defina algo que possa, de fato, ser útil.

2. Tenha um objetivo claro

Fazer por fazer não pode ser a motivação principal para realizar um sorteio em sua página do Facebook, certo? Por isso, defina um objetivo claro do que você quer alcançar com a adoção dessa estratégia. Afinal, só assim vai ser possível saber, lá na frente, se a sua ação foi realmente eficiente para o que o seu negócio estava precisando no momento.

3. Conheça todas as regras e obrigações

A rede social de Mark Zuckerberg tem algumas limitações, como o erro com as métricas de vídeo do Facebook, portanto, é preciso saber quais são as regras do jogo para saber como aproveitar ao máximo a opção de sorteio. Obrigar um comentário ou curtida, por exemplo, é proibido, você sabia? Aqui estão as principais regras desse canal.

Além disso, a SECAP (Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria) tem um conjunto de regras que também precisam ser seguidas para que o seu sorteio esteja regularizado.

4. Defina o regulamento do seu sorteio

Com o prêmio definido e o conhecimento do que pode e o que não pode ser feito, é hora de definir o regulamento do seu sorteio.

Lembre-se de avaliar o perfil do seu público-alvo para aumentar as chances de engajamento e, é claro, analise os objetivos que você quer alcançar com essa ação. Assim é possível escolher, por exemplo, o melhor tipo de interação necessária.

5. Promova o sorteio e avalie todos os detalhes

De que adianta fazer um sorteio no Facebook se, na prática, poucos usuários ficaram sabendo dessa ação? Por isso, trace um plano de marketing para a divulgação dessa campanha e potencialize as chances de sucesso. Além disso, é importante pensar também em detalhes como a data e o horário em que o sorteio vai ser realizado.

6. Monitore os seus resultados com o sorteio

O que é uma estratégia de Marketing Digital sem monitoramento, certo? Quando falamos em sorteios nas redes sociais, esse pensamento não pode ser diferente e é preciso ficar de olho nos resultados obtidos. Afinal, só assim é possível identificar modelos mais eficientes, erros cometidos no processo e eventuais pontos de melhoria.

Quais são os melhores aplicativos para fazer sorteio no Facebook?

Para potencializar o alcance e a eficiência do seu sorteio no Facebook, existem algumas ferramentas que podem ser úteis. Que tal, então, conhecer as principais delas, adicioná-las à sua estratégia e conseguir resultados ainda melhores para as suas páginas? Confira!

Sorteie.me

Uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas para realizar sorteios nas redes sociais é o Sorteie.me. Além de ser aceita em diferentes plataformas, ela é bem simples de ser utilizada.

Basta acessar a página da ferramenta e clicar em usar aplicativo. Em seguida, você vai definir em qual das suas redes sociais a promoção vai acontecer, o que, nesse caso, seria o Facebook.

As configurações são bem simples:

  • escolha a opção “tradicional” de sorteio;
  • defina um nome e uma data para a promoção;
  • coloque a imagem que você quiser usar para ilustrar;
  • descreva as regras e as condições para que cada usuário participe — como as interações necessárias para que ele possa concorrer;
  • salve e aplique o sorteio.

A principal vantagem é que tudo o que é feito no Sorteie.me está de acordo com as regras do Facebook.

YesGanhei

Outra opção muito similar é o aplicativo YesGanhei, que também segue as diretrizes do Facebook e, portanto, você não precisa se preocupar com as regras e as condições do sorteio.

Tudo o que é permitido está liberado pela plataforma e, por isso, você só precisa se preocupar com outros fatores, como o produto que vai oferecer, as regras, a data e a divulgação da promoção.

Quais são os erros que você não pode cometer ao realizar um sorteio?

Que tal saber como evitar alguns deslizes muito comuns quando falamos em sorteios no Facebook? Separamos os principais erros cometidos por empresas que usam essa estratégia, para que você os evite e garanta melhores resultados para as suas campanhas.

O primeiro é não divulgar o nome dos ganhadores de forma pública, afinal, isso faz com que a sua promoção perca credibilidade e os usuários se sintam enganados.

Outro ponto importante é pensar na interação que você vai pedir a cada usuário: não abuse. Além de seguir as regras necessárias para realizar o sorteio, não se esqueça de que aquela promoção é para se aproximar do consumidor e não criar barreiras para afastá-los ainda mais da sua empresa.

Com o planejamento adequado e as ferramentas mais precisas, gerar leads com Facebook, por exemplo, pode se tornar uma tarefa mais fácil de ser realizada. Ações como o sorteio de produtos e serviços nas redes sociais devem ser planejadas nos mínimos detalhes para garantir que os resultados sejam, de fato, os esperados inicialmente.

O sorteio no Facebook é uma das possibilidades de aproximar os consumidores da sua empresa, certo? Mas existem outras redes sociais, com as suas peculiaridades, que também podem ser aproveitadas.

Leia o artigo em que mostramos como fazer um sorteio no Instagram e quais são as melhores ferramentas para sortear os ganhadores!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *