Saiba o que é SSH (Secure Shell) e pra que serve esse protocolo

O SSH é um protocolo que garante que cliente e servidor remoto troquem informações de maneira segura e dinâmica. O processo é capaz de criptografar os arquivos enviados ao diretório do servidor, garantindo que alterações e o envio de dados sejam realizados da melhor forma.

O que é SSH?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O desenvolvimento ou a manutenção de sites são demandas comuns em qualquer empresa que trabalhe com esses serviços. Manter a segurança dos processos é uma das obrigações dos profissionais e, para isso, é necessário usar os recursos principais.

O protocolo SSH é um dos parâmetros de trabalho que garantem que as informações estarão devidamente protegidas.

A comunicação de um computador com um servidor é uma atividade recorrente durante essas demandas de gestão de um site. Transferir dados é parte integrante da tarefa e, quando ela chega a esse estágio, é fundamental garantir que o processo seja seguro e, principalmente, protegido.

Neste post falaremos mais sobre o protocolo SSH e como ele se torna fundamental. Confira um conteúdo detalhado, de acordo com os seguintes tópicos:

Continue a leitura e confira!

O que é o protocolo SSH?

SSH é uma sigla, ou acrônimo, para o termo secure shell, que significa cápsula segura. Na prática, o protocolo SSH é um mecanismo de segurança oferecido pelos serviços de hospedagem.

A função dele é garantir que haja uma conexão segura entre o computador e o servidor remoto, o que garante a transferência de dados sem nenhuma perda de informação.

O SSH tem a função de permitir aos usuários e desenvolvedores realizarem qualquer modificação em sites e servidores utilizando uma conexão simples. Dessa forma, por meio de um computador ligado à internet, essa pessoa consegue configurar, modificar arquivos ou até mesmo trabalhar no desenvolvimento de uma página da web.

A proposta desse protocolo é justamente criar um método seguro e que garanta que não haverá nenhuma invasão desses arquivos e de seus códigos. Por isso, são usadas criptografias que garantem que somente dois pontos acessem as informações: o servidor e o computador que enviou os dados para esse local remoto.

O funcionamento do protocolo

Na prática, o SSH fornece o mecanismo para que haja a autenticação desse usuário remoto, garantindo que essa pessoa tenha autorização para se comunicar com o servidor. Dessa maneira, é criada a conexão por meio do protocolo e as informações são transportadas nesse modelo de secure shell, com a criptografia que protege os dados.

O SSH é acessado via terminal, independentemente do sistema operacional usado, e então é desenvolvida a criptografia que vai proteger as informações. Por meio da janela é feita a conexão com o servidor remoto, e então o processo se desenvolve.

Quando o SSH precisa ser acessado?

O SSH é um recurso utilizado em momentos específicos e para trabalhos que são rotineiros para os programadores e desenvolvedores. Dos testes às alterações quando o site já está pronto, há diversas etapas em que é necessário criar uma conexão segura entre o ponto de acesso e o servidor remoto.

A seguir, entenda melhor quando o protocolo é utilizado e veja de que maneira ele se faz relevante em cada uma dessas ocasiões.

Programação

A programação é uma etapa de trabalho que está relacionada com a criação de um site. Programadores desenvolvem códigos, fazem alterações e precisam testar de que maneira todo esse desenvolvimento se comporta com a aplicação no ar.

Para isso, é necessário transferir os dados para o servidor e então analisar o comportamento das páginas online. Esse procedimento pode ser feito até mesmo na instalação de um CMS, como o WordPress. Assim, é possível visualizar se os comandos enviados do painel são ativados corretamente.

Durante todo o processo, por várias vezes, a troca de informações com o servidor remoto deverá ser feita, o que justifica a necessidade de assegurar a segurança dos códigos. Proteger essa informação é a garantia de que a estrutura construída para aquele site não será indevidamente desviada. Isso protege a propriedade intelectual do profissional e o investimento do cliente.

Deploy

O deploy é um processo muito comum na rotina de desenvolvedores e se trata de um trabalho de atualização do site, que geralmente é composta por mudanças ou por novas aplicações implementadas nele. O deploy é um trabalho mais longo e que envolve, na maioria das vezes, a transferência de um alto nível de arquivos, o que também requer um método seguro.

Por isso, o uso do SSH é a melhor maneira de conduzir esse trabalho. O protocolo costuma ser uma opção recorrente dos profissionais responsáveis por cuidar dessas tarefas. Por meio do secure shell, há a garantia de que a transferência das novas aplicações e das alterações seja feita no tempo adequado, sem falhas e sem a perda de qualquer informação.

Quais são as criptografias usadas pelo SSH?

A criptografia é o que garante, além da segurança do site, também a proteção dessa tarefa de conexão entre o cliente e o servidor remoto. No entanto, há diferentes estruturas de criptografia que podem ser aplicadas na hora de usar o protocolo SSH nessa demanda. São, basicamente, três alternativas: simétrica, assimétrica e hashing. Confira mais sobre elas a seguir.

Criptografia simétrica

Essa é uma forma de criptografia que é realizada por meio de uma chave secreta, essa que é compartilhada apenas entre o servidor e o usuário. Seu papel é criptografar ou descriptografar a mensagem que é transferida nesse processo, no entanto, o secure shell só oferece a leitura do conteúdo mediante a apresentação dessa chave.

A nomenclatura de referência à simetria é originada do processo utilizado para gerar essa chave. Ela é criada por um algoritmo que, automaticamente, envia a chave para as duas partes envolvidas: cliente e servidor. No entanto, não há a transferência dessa informação entre as duas partes, cabendo ao algoritmo enviar a cada uma separadamente.

Cada vez que uma sessão SSH é criada, uma nova chave de criptografia é gerada no momento anterior à autenticação. Assim, na hora de transferir o arquivo, o usuário já tem a senha utilizada para criptografar o conteúdo e então realizar esse envio ao servidor.

Você também pode se interessar por este conteúdo!
Segurança de hospedagem: como garantir a do seu site

Criptografia assimétrica

Esse modelo é o oposto do anterior: são usadas duas chaves, uma para o cliente e outra para o servidor, para que haja a criptografia dos dados transferidos. As chaves são chamadas de pública e privada, formando então a combinação necessária para gerar o SSH e seu protocolo de segurança.

Nesse modelo, a chave pública é distribuída de forma aberta e compartilhada. No entanto, a partir dela não é possível descobrir qual é a chave privada. Isso acontece graças a um processo que funciona da seguinte maneira: mensagens criptografadas por chaves públicas só podem ser descriptografadas pela chave privada da mesma máquina.

A chave privada, em meio a esse processo, deve permanecer inacessível a terceiros, sendo de posse e uso somente do cliente. Isso é fundamental, uma vez que seu uso possibilita descriptografar as chaves públicas, e assim acessar o conteúdo transferido.

Hashing

O hashing é um método unidirecional de criptografia usado no SSH. Essa prática consiste em criar um hash, por meio de um algoritmo, para garantir que a mensagem será protegida em uma forma específica de criptografia e códigos de autenticação. O processo é feito usando HMACs (Hash-based Message Authentication Codes), garantindo que não haja violação nos códigos que serão recebidos pelo servidor remoto.

Como acessar o protocolo SSH?

O protocolo SSH pode ser acessado de forma segura por meio de duas metodologias principais: um acesso simples com login e senha ou com um par de chaves. A seguir, entenda como cada um deles é executado e quais são os processos que garantem a segurança das transferências.

Com login e senha

É necessário, primeiramente, se conectar ao servidor da hospedagem do site. Lá você precisa inserir o endereço, que geralmente é o domínio do site ou até mesmo o IP, e a sua senha de acesso. Você terá essas informações claras, uma vez que a hospedagem informar de maneira simples nessa relação com o cliente.

Após isso, o terminal será acessado normalmente. Então é necessário inserir o seguinte comando, incluindo o nome do site após o “@”: “$ ssh [email protected]“.

Você também pode utilizar o IP do site. Para isso, use o mesmo comando, apenas substituindo o endereço pelo número após o “@”.

Após digitar o comando e pressionar “enter”, você verá a seguinte mensagem: “Are you sure you want to continue? (yes/no)“.

Você precisará digitar “yes” e apertar “enter”. Em seguida, sua senha de acesso será solicitada, bastando digitá-la e pressionar “enter” novamente. Isso fará com que você visualize todos os arquivos do servidor, incluindo as pastas. É justamente o arquivo “public_html/” que será o diretório a receber todas essas mudanças.

Com o par de chaves

O acesso por chaves é ainda mais seguro e simples: o servidor tem uma chave pública e o usuário tem uma chave privada. Elas, quando cruzadas, geram uma combinação de texto que garante a autenticidade das informações de acesso que o cliente tem para transferir os arquivos.

A chave pública fica armazenada no servidor, enquanto a privada fica no computador do usuário. Quando a solicitação de acesso é feita, as informações são cruzadas e, se tudo estiver certo, a descriptografia acontece normalmente.

O protocolo SSH é uma possibilidade segura, dinâmica e que garante que o servidor estará sempre à disposição do cliente. Garantir a segurança de informações estratégicas se faz fundamental para que a atualização de sites não gere riscos.

Gostou das informações que trouxemos neste artigo? Aproveitando o assunto, saiba tudo sobre como realizar uma auditoria em seu site!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.