Por Cayo Woebcken

Freelancer da Rock Content.

Publicado em 13 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 7 de outubro de 2019


O certificado SSL é um protocolo padrão de segurança para o seu website. Sua ativação é essencial para promover uma experiência segura aos visitantes, o que é imprescindível para a imagem da marca e para a geração de oportunidades de negócio.

Não é segredo para ninguém que a criação de um site institucional é fundamental para qualquer estratégia de Marketing Digital. O portal serve como ponto de convergência para todos os seus canais digitais, desde as redes sociais até o blog. A facilidade oferecida por ferramentas como o Wix e o WordPress torna tudo ainda mais atraente.

Contudo, não basta determinar seu endereço digital e esperar que as coisas aconteçam. É imprescindível que o site seja bem organizado e se alinhe aos elementos da empresa, como a identidade visual. Além disso, ele deve passar um sentimento de segurança e credibilidade para os visitantes.

É nesse ponto que entra o certificado SSL, que é peça fundamental para que o seu site seja bem-visto na internet. Quer saber mais? Confira o que você vai encontrar ao longo deste artigo.

O que é o certificado SSL?

O certificado SSL (sigla para Secure Socket Layer), é um protocolo de segurança padrão na internet. Ele é utilizado em situações que promovem a troca de informações entre dois usuários da rede, o que é comum em ações corriqueiras como compras em lojas virtuais.

O segredo do certificado está nos algoritmos de criptografia empregados. Eles codificam as informações em trânsito e impedem que terceiros tenham qualquer tipo de contato com os arquivos. Isso significa que, mesmo que um hacker capture os dados, não poderá interpretá-los ou alterá-los.

Para entender melhor, pense nas suas informações de login nos sites em que você tem conta.

Quando você preenche seu nome de usuário e senha, eles são criptografados em seu computador e trafegam até o servidor. Lá, as informações são desembaralhadas e podem ser acessadas pelo site. Ao longo do processo, o papel do certificado SSL é garantir que os dados sejam mantidos em absoluta segurança.

Quais são os tipos de certificado SSL?

Isso mesmo, existe mais de um formato de certificado SSL. Portanto, é fundamental conhecer as alternativas antes de decidir o que se encaixa melhor com o seu negócio. A seguir, confira os 3 principais tipos.

Validação do domínio

O formato mais utilizado do certificado SSL apresenta configurações básicas de segurança. Sua principal função é apontar o nível de confiança do domínio em questão. Trata-se de uma boa opção para sites menores ou até mesmo blogs pessoais, já que o custo é acessível e a emissão é bem rápida.

Validação da organização

Se compararmos com outras alternativas, esse tipo de SSL pode ser considerado intermediário. Além de indicar o nível de confiança do domínio, essa opção também verifica os dados da empresa que mantém o website, o que é fundamental para garantir que a companhia, de fato, existe.

O certificado SSL para validação da organização é muito recomendado para e-commerces e empresas de médio porte que lidem com o público. Com ele, é possível elevar o nível de credibilidade da marca na internet.

Validação estendida

Aqui, chegamos à opção mais completa que você pode encontrar. Esse certificado, além de contar com as funções dos anteriores, realiza uma análise profunda da empresa e do site em questão. Assim, ele oferece o maior nível de segurança para os navegadores.

Um detalhe interessante da validação estendida é que ela possibilita a exibição do nome da empresa antes da URL do domínio. Embora pareça um pequeno detalhe, trata-se de algo essencial para a consolidação da imagem da marca na internet.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 Wix ou WordPress: conheça as principais diferenças e saiba escolher
👉 76 melhores plugins gratuitos de WordPress para seu blog 2019
👉 Erros do WordPress: aprenda a corrigir os 20 mais comuns

Como saber se um site usa o certificado SSL?

Saber se o seu site está utilizando o certificado SSL é um processo bem simples. Basta acessar a página e observar a barra de pesquisa do navegador. Se a URL contar com uma letra S ao final da sigla HTTP, isso significa que o protocolo está ativado.

Outra forma de descobrir isso é procurando o característico símbolo de cadeado que precede as URLs com o certificado ativo. Se o cadeado estiver lá, significa que a navegação é segura.

Por que ativar o certificado SSL em seu domínio?

Ativar o certificado SSL é imprescindível para os seus negócios na internet. Para começar, como falamos no último tópico, qualquer visitante pode saber se o ambiente é protegido ou não. Então, falhar em promover uma experiência segura para os seus consumidores, pode resultar na perda de oportunidades de negócio.

Pagamentos em cartão de crédito

Se você trabalha com vendas na internet, sabe que as formas de pagamento disponibilizadas são essenciais para convencer o cliente a realizar a compra. Sabe, também, que ninguém está disposto a deixar os dados do cartão em ambientes de procedência duvidosa.

Entendendo a necessidade de proteger os usuários, as operadoras de cartões de crédito só permitem compras em sites como certificado SSL ativo. Então, se sua loja online não está devidamente protegida, vai encontrar problemas para fechar negócios.

Otimização do SEO

SEO se refere ao conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento do site nas páginas de resultados de buscadores. Ou seja, é uma forma orgânica e eficiente de potencializar seu alcance na internet. E sabe qual é um dos fatores levados em conta pelo algoritmo que realiza o rankeamento? A presença do certificado SSL.

Portanto, além de aumentar a credibilidade da marca, passar segurança ao usuário e proteger os dados colhidos pela página, o protocolo possibilita que o seu site seja encontrado com maior facilidade pela persona, desde que combinado com uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo.

Ativar o certificado SSL em seu website não é apenas uma forma de melhorar a experiência dos visitantes, mas também de gerar maior retorno para a empresa. Afinal, a segurança proporcionada pelo atestado possibilita transações via cartão e crédito e afeta positivamente a percepção dos clientes sobre a marca.

Embora importante, a segurança é apenas um dos fatores que devem ser considerados na escolha do host para o seu website. Quer saber mais? Neste artigo, falamos sobre provedores de hospedagem e indicamos as melhores opções. Confira!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *