Por Kellison Ferreira

Publicado em 9 de março de 2020. | Atualizado em 17 de junho de 2020


O sucesso em vendas pode ser conquistado a partir da reunião das melhores práticas e estratégias essenciais. É um conjunto de fatores que permite às companhias conduzir seu público, de modo que eles consumam mais.

Conseguir resultados de sucesso em vendas é um desafio diário às empresas. Com a imersão ao digital, facilitaram as formas de obter essas conversões, o que também significa a necessidade de planejar adequadamente as estratégias.

Esforços precisam ser direcionados da melhor maneira, sempre com foco em solucionar a dor do seu público, para então gerar as vendas possíveis. Nessa busca, o inbound é a chave para a atração, restando às companhias estar devidamente adequadas para receber esses leads e prospects.

Uma vez trabalhados, o caminho natural é que eles convertam e se tornem clientes recorrentes — o grande segredo para manter o faturamento e ser uma empresa sólida. Nesse caminho, há muito a ser feito, com esforços contínuos para gerar mais vendas.

Neste post, mostraremos como ter sucesso gerando cada vez mais oportunidades de vendas e aumentando os lucros da empresa.

Continue a leitura e saiba mais sobre cada uma dessas 11 dicas essenciais!

1. Conheça seu cliente

Empresas que entendem bem os seus clientes são as que estão mais propensas a ter sucesso em vendas.

É necessário saber não somente o que eles querem, mas também, quais são suas expectativas sobre a qualidade de um produto ou serviço, a linguagem que os impacta melhor, o atendimento ideal, entre outros pontos.

Entender isso tudo é essencial para construir uma persona próxima da realidade. Esse modelo padrão do consumidor médio da empresa é o que permite desenvolver estratégias de Marketing Digital e vendas eficazes e capazes de gerar conversões.

O trabalho ficará mais fácil tanto na captação de novos leads quanto no momento do fundo de funil, na hora da decisão. Por isso, coletar cada vez mais informações é um trabalho contínuo para ter uma persona ideal.

2. Desenvolva soluções ideais

O seu público-alvo terá sempre suas necessidades essenciais que produtos e serviços serão capazes de solucionar. Comumente chamadas de dor da persona, essas questões estão relacionadas a um problema que esse consumidor tem e que precisa ser resolvido.

Em uma relação simples, as empresas vendem uma solução para essa dor, sempre considerando a persona e suas expectativas. Por isso, uma das bases do sucesso em vendas é entender de maneira clara qual é essa dor, para então desenvolver a solução ideal, seja ela um produto, seja um serviço.

Essa é a forma que uma empresa tem de se antecipar ao consumidor, sendo capaz de disponibilizar o que ele necessita, com todas as adequações importantes para que ele se convença de que aquela é a solução ideal, e então, compre.

4. Invista em storytelling

Por si só, nem sempre as soluções perfeitas para seu consumidor serão capazes de performar por si próprias. O trabalho de Marketing é essencial, e uma das ferramentas mais interessantes que podem viabilizar esse destaque é o storytelling.

Com essa técnica, a ideia é que você possa construir narrativas com as quais o público se identifique, então gerando o desejo de compra. Ao contar uma história, as empresas podem explorar sentimentos e desejos que o consumidor tem em comum, usando sempre o exemplo de um cliente, real ou imaginário.

A proposta é que nessa história o produto seja colocado como a solução para a dor daquele cliente, mostrando o problema e, posteriormente, o produto como a resposta ideal. Assim, cada vez mais, as empresas conseguirão afirmar o poder de suas soluções, o que gera sucesso em vendas.

Publicidade da Spotify usando storytelling
Campanha de storytelling veiculada pelo Spotify em Londres, 2018

4. Seja ouvinte

Consumidores também buscam uma relação cada vez mais próxima com as empresas. Eles não desejam apenas ser números em um banco de dados, ou valores no faturamento.

Esse comportamento gera uma necessidade direta de dar voz a essas pessoas, o que se estende também às atividades das companhias. É necessário, cada vez mais, ser ouvinte, em vez de só comunicar.

Nesse caminho, empresas precisam abrir espaços de interação, especialmente nas redes sociais, mas também com a proposta de captar a percepção do público.

Além de gerar maior engajamento, essa é uma oportunidade única de entender melhor o público, desenvolver personas mais precisas e, a partir disso, gerar campanhas e ações de Marketing mais capazes de resultar em vendas.

5. Atenda com personalização

Esse conhecimento possibilitado pelos espaços e oportunidades em que a empresa ouve o consumidor também permite atender melhor. O atendimento é uma das bases do bom relacionamento com o público, seguindo aquele caminho de maior proximidade.

É fundamental utilizar métodos mais humanizados, próximos do consumidor e que sejam satisfatórios. Para isso, um atendimento personalizado começa pela oferta de diversos canais, gerando conveniência ao público.

Redes sociais, email, telefone, chat e o que mais for possível como plataformas de contato. Além disso, com o uso de um bom CRM, é possível registrar históricos de cada consumidor, o que ajuda a realizar um atendimento mais customizado em cada ocasião.

6. Conquiste leads qualificados

Uma das chaves do sucesso em vendas é conquistar leads qualificados. Isso significa que a empresa trabalha para garantir que o máximo de contatos seja realmente de pessoas que tenham interesse nos serviços e produtos.

Tudo depende de boas estratégias capazes de encontrar quem faz perguntas, e então respondê-las com precisão e informação. Uma das ferramentas mais precisas na busca por conquistar leads qualificados é o Marketing de Conteúdo.

Criando blog posts ou ebooks, é possível entregar conteúdo informativo e educacional sobre assuntos aos quais o seu público-alvo tem grande interesse. Assim, naturalmente, são grandes as chances de audiência qualificada ser atraída, com mais hipóteses de gerar conversões.

marketing de conteudo primeiros passosPowered by Rock Convert

7. Mostre sua autoridade

Empresas que conseguem mostrar autoridade estão mais propensas a ter sucesso em vendas. A razão dessa afirmação é simples: cada vez mais os consumidores estão em busca de companhias que saibam mostrar impacto no mercado, o que requer a necessidade de justificar essa posição.

Assim, mais uma vez, o Marketing de Conteúdo é a ferramenta para criar essa ideia no público. A melhor forma de mostrar autoridade é falar sobre o assunto principal, ou seja, se sua empresa vende produtos veganos, ela deve saber falar sobre veganismo.

Uma estratégia de conteúdo permite oferecer essa abordagem educacional e informativa, criando uma relação de confiança entre companhia e público. Assim, rapidamente o consumidor entende que a marca é autoridade naquele segmento em que ela atua.

8. Crie senso de urgência

O Marketing de Escassez é uma excelente estratégia que muitas marcas ao redor do mundo costumam utilizar. Algumas aplicam isso como modelo de negócio, enquanto outras geram essa sensação de urgência em alguns lançamentos, em promoções e em outras ocasiões esporádicas.

A base dessa prática é mostrar ao consumidor que ele tem uma oportunidade única, que precisa ser aproveitada. Assim, marcas conseguem transmitir essa sensação de que algo de valor pode ser perdido, caso a compra não seja feita na hora certa.

Promoções que só duram por algum tempo, produtos lançados em edições limitadas ou demandas pequenas diante de uma grande procura. Essa última é a estratégia principal da Supreme, gigante do ramo da moda que tem chamado a atenção e obtido um grande sucesso em vendas.

Longa fila na loja da Supreme
Longa fila em um dia de lançamentos na loja da Supreme, em Nova York

9. Tenha comprometimento

Empresas que desejam vender mais precisam ter comprometimento com o processo de vendas. É fundamental que todas as etapas, da captação até a conversão, sejam conduzidas de maneira estratégica.

Um trabalho que passa pelo planejamento prévio faz toda diferença para a captura de leads qualificados, para a venda, mas também, para um follow-up que vai gerar fidelidade. Quando esse consumidor é acompanhado em todo o processo, certamente, ele terá menos dúvidas ao chegar no momento da conversão.

Sabendo tudo que precisa sobre o produto, sua conversão sairá mais fácil do que o normal, gerando a venda. Para isso, a empresa deve se comprometer com todo esse ciclo, do Marketing ao pós-venda.

10. Fidelize seu consumidor

O sucesso em vendas só é potencializado com a construção de uma base fiel de consumidores. O grande desafio que as empresas têm consiste na fidelização, ou seja, transformar esse consumidor em um cliente recorrente.

São essas pessoas que permitem a entrada contínua de dinheiro, o que garante um faturamento mais contínuo e equilibrado ao negócio. O trabalho de fidelização custa muito menos do que as ações para conquistar novos clientes, o que por si só se justifica.

Clientes recorrentes compram lançamentos, novas coleções e sempre estão em busca de atualizar seus produtos com a marca ou loja favorita. Para conquistar essa posição, é necessário trabalhar em relacionamento, bons produtos e ótimas condições comerciais.

11. Monitore os resultados

Os indicadores de vendas devem estar sempre sob monitoramento, uma vez que eles são a perfeita tradução do desempenho comercial do negócio. Hoje, os dados são uma parte importante do trabalho de companhias que atuam de forma estratégica.

Fazer o melhor uso dessas informações é manter os KPIs sempre sob análise e, principalmente, acompanhamento constante. Por meio dessas métricas, será possível entender o desempenho das estratégias de Marketing, o volume de leads conquistados, quantos deles são qualificados, o volume de conversões, entre outros KPIs essenciais.

Uma análise certeira sobre esses números permite escolher as melhores ações, repensar estratégias e agir de maneira precisa para gerar mais vendas.

O trabalho nunca pode parar em uma empresa que quer conquistar resultados cada vez melhores! Alcançar o sucesso em vendas depende de esforços estratégicos e da manutenção de um relacionamento adequado com o público. Isso garantirá que eles estejam cada vez mais prontos para consumir.

Sabendo que os leads são essenciais, se sua empresa trabalha com serviços e produtos que dependem de pedidos orçamentos, o ideal é converter essas solicitações em compras. Descubra como gerar mil solicitações dessas por mês e convertê-las em clientes!

Powered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *