Guia da Taboola: como explorar as melhores funções da plataforma de anúncios nativos

Com o amadurecimento do mercado digital brasileiro, se tornou indispensável usar novas ferramentas para atrair e qualificar o público. Neste artigo, vamos ver como a Taboola une as duas coisas, e como a sua empresa pode se beneficiar disso!

Taboola: Guia definitivo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O mercado digital brasileiro avança a cada ano rumo a um amadurecimento geral. Essa afirmação se confirma a cada nova pesquisa de Inteligência da Rock Content. Isso significa duas coisas.

Primeiro, quem ainda não investe de forma estruturada em marketing corre um risco cada dia maior de ser atropelado pela concorrência. 

Segundo, quem já atua com profissionalismo precisa elevar o nível para não ficar para trás. Isso envolve usar ferramentas até então pouco exploradas, mas que podem oferecer ótimos resultados.

Esse é o caso da Taboola, uma plataforma que já é muito usada fora do Brasil e ainda não foi devidamente usada por aqui. Quer saber como largar na frente? Então, vamos lá!

Neste artigo, você vai ver:

  • o que é a Taboola?
  • O que são Native Ads?
  • Como a Taboola funciona?
  • Quais as 5 vantagens de usar a Taboola na sua estratégia digital?
  • Como usar a Taboola em 4 passos para criar campanhas de resultados?
  • Quais as 3 dicas para usar a Taboola com maestria?

O que é a Taboola?

A Taboola é uma plataforma de anúncios criada por Adam Singolda, numa tentativa de competir com outras soluções, como Google Ads.

Só que usar essa plataforma pode ser um pouco diferente do que você está acostumado, pelo menos, em conceito. Como assim?

Ao anunciar no Google, por exemplo, você tem duas opções: 

  • Rede de Pesquisa: seus anúncios aparecem nas páginas do próprio Google, no topo dos resultados, com uma marcação que diz “anúncio”;
  • Rede de Display: seu anúncio aparece no formato de banner, posicionado em sites e blogs parceiros do Google.

A Taboola, por outro lado, usa um sistema relativamente novo para alguns, mas que já é fonte comprovada de sucesso, como veremos a seguir: os Native Ads.

O que são Native Ads?

Para entender melhor a proposta da Taboola, não dá para ficar sem compreender o conceito de Native Ads.

Esse termo pode ser traduzido como “publicidade nativa” em português, e seu grande diferencial é que o público não percebe, ao menos, no primeiro momento, que se trata de um anúncio.

Os Native Ads se apresentam na forma de conteúdo, como qualquer outro blog post que as pessoas estão acostumadas a consumir. Só que eles têm o objetivo de levar o público a tomar alguma ação.

Isso pode ser em uma página de vendas, formulário de geração de leads, levantada de mão para pedido de orçamento, entre outras possibilidades.

E, quando falamos que a publicidade nativa é comprovadamente eficaz, não foi da boca para fora. Segundo dados da Sharethrough, anúncios nativos recebem 53% mais visualizações e aumentam a intenção de compra em 18% na comparação com anúncios tradicionais.

Como isso é possível? Simples: como o público não os vê como anúncios, e sim como conteúdo, recebem mais atenção e crédito.

Isso tem tudo a ver com dados do Content Marketing Institute, que mostram como 70% dos consumidores preferem aprender sobre um produto por meio de conteúdo e não por meio de anúncios.

Você também pode se interessar por este outro conteúdo!
Amazon Ads: o que é e como funcionam os anúncios da Amazon

Como a Taboola funciona?

Até aqui, você viu que a Taboola é uma plataforma de anúncios nativos, e conheceu melhor o próprio conceito de Native Ads. Assim, fica muito mais fácil entender como a ferramenta funciona.

E não tem segredo: milhares de sites, incluindo alguns grandes portais de entretenimento e notícias, são parceiros do Taboola.

Desse modo, quando alguém acessa um post em algum desses sites, encontra recomendações personalizadas da Taboola. Essas recomendações são conteúdos dos anunciantes.

Vamos dar um exemplo: você tem uma empresa de equipamentos de pesca e anuncia na Taboola. Seu conteúdo será recomendado para pessoas que se interessam por pesca, provavelmente, em notícias relacionadas a isso.

Com esse direcionamento e o formato de conteúdo dado aos anúncios, fica mais provável que os visitantes da página cliquem no seu anúncio e conheçam a sua empresa.

Quais as 5 vantagens de usar a Taboola na sua estratégia digital?

Sabemos que você gostou de descobrir que a Taboola coloca seu anúncio na frente das pessoas certas em grandes portais, e ainda faz isso num formato mais atraente para os potenciais clientes.

Mas você deve estar se perguntando: “será mesmo que vale a pena investir nessa ferramenta?”. Como já dito, usar ferramentas pouco exploradas é um ótimo modo de conseguir clientes por um preço menor.

Você tem, pelo menos, 5 motivos para investir na Taboola como parte da sua estratégia de Marketing Digital. Veja só quais são eles!

1. Grande exposição e segmentação de interesses

O primeiro motivo para investir na Taboola como canal de aquisição de clientes é a união de dois fatores muito poderosos para qualquer estratégia digital: grande exposição e segmentação de interesses.

São mais de 1,4 bilhão de usuários que acessam o conteúdo recomendado pela empresa todos os meses. Mas isso não serviria para nada sem um bom trabalho de segmentação de público.

Felizmente, assim como nas principais plataformas de anúncios, você consegue direcionar suas campanhas para as pessoas que realmente vão se interessar e tirar proveito do conteúdo (e produtos) que a sua empresa tem a oferecer.

2. Menor resistência do público

O fato de não perceberem, ao menos, no primeiro momento, que se trata de um anúncio, faz com que as pessoas se sintam mais propensas a dar atenção ao seu conteúdo.

Aliás, existe um dado interessante da pesquisa Sharethrough32% dos respondentes disseram que compartilhariam anúncios nativos com pessoas próximas, contra apenas 19% dos respondentes no caso de anúncios tradicionais.

Sabe o que isso quer dizer? Mesmo quando os usuários percebem que se trata de uma oferta ou recomendação de venda, eles se sentem mais motivados a continuar a leitura, e até a compartilhar com outros.

3. Garantia de uso da plataforma

A Taboola não é nenhuma novidade. A empresa já está no mercado há mais de 10 anos e conta com escritórios em algumas das maiores cidades do mundo, como Nova York, Tóquio, Los Angeles, Londres e São Paulo.

Isso quer dizer que você pode ficar tranquilo quanto à seriedade da solução. Outro ponto que reforça isso são os grandes parceiros de mídia, que divulgam o conteúdo dos anunciantes. Alguns deles, só no Brasil, incluem:

  • O Globo;
  • Portal R7;
  • InfoMoney;
  • Estadão.

4. Ferramenta pouco explorada de marketing e vendas

Você já conhecia bem a Taboola? Se a resposta foi não, provavelmente, não está sozinho. Você talvez já tenha visto (e até consumido) conteúdo recomendado pelos anunciantes da empresa diversas vezes, em muitos sites e blogs diferentes.

Porém, esse ainda é um canal relativamente pouco explorado de marketing e vendas. Então, essa é a sua chance de sair na frente da concorrência direta.

5. Custo potencialmente mais baixo

Sempre que uma plataforma de anúncios recebe muitos anunciantes para os mesmos públicos, isso acaba aumentando os preços dos lances. É assim que acontece com o Facebook Ads e o Google Ads, por exemplo.

Se o seu negócio tem como alvo um público no qual há menor concorrência do que nessas redes, as chances são de que consiga um custo menor em suas campanhas.

Para completar, o engajamento pode até ser maior, por conta das vantagens que já citamos dos Native Ads sobre a publicidade tradicional.

Como usar a Taboola em 4 passos para criar campanhas de resultados?

Está convencido de que a Taboola pode ser uma ótima pedida para aumentar os resultados das suas vendas? Então, a melhor forma de comprovar isso é criar suas próprias campanhas.

Aqui, está um passo a passo simples, com as 4 etapas que você precisa seguir para começar sua jornada pelo universo da publicidade nativa com a Taboola!

1. Crie sua conta

O primeiro passo é criar sua conta, o nível mais básico. Para isso, basta preencher dados como email, nome e sobrenome, país e outros detalhes opcionais.

2. Crie sua campanha

Aqui é onde você vai criar sua campanha. O primeiro passo para isso é definir um nome apropriado para ela. 

A recomendação é que você escolha um nome que descreva bem o produto, o país e a plataforma em que a campanha vai rodar. Um exemplo disso seria “Equipamentos de pesca — Brasil — Mobile”.

Depois disso, é só definir os itens da campanha, ou seja, as páginas que você deseja promover nela. Você pode adicionar até 10 itens por campanha. 

Para isso, basta adicionar uma URL, de praticamente qualquer tipo de página (blog posts, páginas de produtos, vídeos etc.) e a plataforma criará um item automaticamente. 

3. Escolha seu público e defina seu orçamento

Nessa etapa, você vai fazer uma segmentação básica do seu público e definir seu orçamento. Existem opções mais avançadas de direcionamento, disponíveis só depois de finalizar a criação da campanha.

A princípio, as opções incluem:

  • país: também é possível escolher todos os países, se desejar;
  • plataforma: bom para decidir em que aparelhos seus anúncios devem aparecer, como dispositivos móveis, desktops etc.

Depois disso é preciso escolher seu orçamento diário, assim como já faz em outras redes de anúncios. E, por fim, pode escolher o custo por clique (CPC) de cada anúncio.

4. Preencha as informações de pagamento

São os detalhes finais, como seu endereço completo e informações de pagamento. Para finalizar, é só aceitar os termos e condições da Taboola para finalizar a criação do cadastro e da primeira campanha.

Quais as 3 dicas para usar a Taboola com maestria?

Como toda ferramenta, a Taboola precisa ser bem usada para trazer os resultados esperados. Então, não é porque você aprendeu a criar uma campanha que já pode esperar pelo melhor.

Aqui vão 3 dicas básicas, mas essenciais, para garantir que o seu investimento na plataforma tenha sucesso desde o começo!

1. Leia a central de ajuda

No site da Taboola, você vai encontrar uma central de ajuda com diversas informações relevantes sobre como tirar proveito e seguir as melhores práticas com os anúncios.

Não ignore esse conteúdo. Ele é como um manual do produto, feito pelas pessoas que o criaram e o mantêm funcionando. Isso quer dizer que elas sabem do que estão falando em cada dica e recomendação.

Em vez de buscar por informações mais complexas ou fazer testes cegos, leia primeiro as dicas da central. Isso vai deixar você muito mais bem preparado para criar campanhas eficazes.

2. Adapte sua estratégia de anúncios

Não é porque a sua empresa já investe com players conhecidos, como Google Ads e Facebook Ads, que pode se dar ao luxo de apenas copiar e colar as mesmas táticas com a Taboola.

O tipo de anúncio é diferente, assim como o funcionamento da própria plataforma. Assim, adapte sua estratégia e aprenda aos poucos o que funciona neste canal específico.

Com o tempo, você terá melhores condições de definir o que dá certo ou não para o seu negócio. Uma boa forma de não perder dinheiro logo de cara é não copiar e colar tudo que já usa em outras redes de anúncios. O que fazer, então, para começar? Aplique a dica anterior e você saberá o que fazer para iniciar.

3. Invista em uma copy de máxima qualidade

Copy é como se chama toda a comunicação orientada a vendas de um negócio. Isso inclui o conteúdo feito para anúncios, mesmo que sejam nativos.

Se a sua copy não for interessante já no título e na descrição, não vai chamar a atenção dos usuários a ponto de clicarem no seu link.

Aqueles que clicarem não continuarão a consumir sua mensagem se ela não se mantiver interessante, e assim por diante. Por isso, invista em uma copy de máxima qualidade se quiser ver retorno em suas campanhas para a Taboola.

A Taboola pode ser nova para alguns, inclusive, você. Ainda assim, ela já se consolidou como uma das grandes plataformas de anúncios do mundo. E o melhor, em um formato que já luta para ser o futuro da publicidade.

Agora, resta colocar a mão na massa e sair na frente dos concorrentes. Se você tem dificuldades em criar materiais que vendem, veja aqui como fazer seu conteúdo se destacar e se transformar em clientes!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.