Qual o tamanho ideal do email marketing? Aprenda aqui!

O tamanho de Email Marketing ideal deve ter 600 pixels de largura, pois ele se adequa melhor nas telas do desktop e do celular. Sobre o tamanho das imagens no corpo do email, o indicado é que tenham um máximo de 100 kbs cada uma, e 500 kbs na soma de todas.

tamanho do email marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Que atire a 1ª pedra aquele que nunca leu e releu um email mil vezes antes de apertar o botão de enviar. Afinal, aquele botãozinho tão simples carrega uma responsabilidade imensa. E, uma vez que ele foi pressionado, não tem mais volta.

Dentre todas as questões que passam pela nossa cabeça antes de disparar uma mensagem, o tamanho do email sempre está entre elas.

Será que a mensagem está muito grande? Muito pequena? Será que as pessoas vão ler até o fim, onde fica o CTA?

Então, para acabar com todas essas dúvidas e te ajudar a ganhar um pouco de confiança antes de enviar suas campanhas, hoje nós vamos falar sobre o tamanho ideal do email marketing e todas as variáveis que você deve levar em consideração. Vamos lá?

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Os fatores que influenciam o tamanho do email marketing

    Assim como várias outras estratégias digitais, não existe uma receita para o sucesso da sua campanha de email marketing. Mas não se desanime.

    Existem dicas e boas práticas que você deve conhecer e testar para então descobrir qual é a melhor e a mais adequada a sua empresa.

    Pensando nisso, vamos listar 3 perguntas que você deve se fazer ao analisar o tamanho das suas campanhas de email marketing:

    Para quem você está enviando?

    A essa altura do campeonato, você já deve estar cansado de saber o quão importante é o conceito de persona e por que você deve utilizá-lo. E isso também se aplica ao email marketing.

    Saber exatamente para quem você está enviando a sua mensagem vai te ajudar a avaliar se uma mensagem é longa demais ou não.

    Pense de modo prático: a sua persona vai ter tempo (ou paciência) para ler todo aquele conteúdo?

    Que tipo de email você vai enviar?

    Como você bem sabe, existem 3 formatos de email marketing:

    • transacionais;
    • relacionais;
    • e promocionais.

    Cada um deles tem as suas particularidades, e elas são um bom argumento para avaliar o tamanho da sua mensagem:

    • os transacionais exigem simplicidade, afinal, carregam informações de extrema importância para o receptor e devem ser de fácil reconhecimento e leitura;
    • os relacionais têm como objetivo o engajamento e, portanto, devem conter o que for necessário para conquistar a simpatia do leitor;
    • por fim, os promocionais, que precisam ter um foco total na conversão do cliente, o que exige um copywriting com um alto poder de persuasão.
    ebook email marketing

    Sobre o que você vai falar?

    O tema da sua mensagem também é extremamente relevante.

    Se você vai tratar sobre as questões jurídicas que envolvem a sua empresa, vai precisar de uma mensagem bem mais elaborada do que um email que vai falar sobre as novelas mais populares do momento.

    Entenda a largura do email

    A largura do email definirá como será a experiência do usuário, oferecendo uma interação rica e envolvente. Por mais que a quebra automática de linhas seja uma solução ideal para a adaptação de textos em diferentes formatos de tela, uma campanha de email marketing não se resume somente a palavras.

    Também são inseridas imagens e, às vezes, é preciso criar colunas na montagem do layout para garantir que o usuário possa clicar em ícones, botões ou imagens em uma mesma linha, e seja redirecionado para destinos diferentes.

    Isso significa que, mesmo com a transformação digital, a popularização dos smartphones e os mais variados formatos de tela, você precisa pensar na largura do email para montar um layout responsivo. Vale destacar que para facilitar todo o processo e diálogo com a equipe, essa largura deve ser contada em pixels.

    Saiba qual é o tamanho aceito pelos provedores

    Outro aspecto importante a se pensar na hora de definir a largura dos seus e-mails é o limite aceito pelos provedores. No início do envio de campanhas, era comum que o raciocínio para a largura dos emails e o tamanho das imagens fosse algo que se adaptasse ao formato da tela.

    Por esse motivo, um tamanho de resolução interessante seria compatível com o formato da tela de um desktop da Microsoft, ou seja, algo proporcional a 1024×768. Atualmente, as pessoas acessam suas contas de email pelo celular, e isso significa que é preciso encontrar soluções com layouts cada vez mais mobile friendly. Além disso, existe uma largura aceita como padrão que é de 600 pixels.

    Fique por dentro das dimensões

    Além da largura do email e, principalmente, das imagens que você insere, é fundamental pensar na proporção. Como a mensagem é exibida em um box, a lógica é que se pense na largura e no comprimento da imagem. Assim, você pode desenvolver banners com 300px a 500px de altura para garantir que a visualização acontecerá sem a necessidade de o usuário rolar a tela.

    Outra experiência interessante é apostar em imagens mais longas, que apresentam um formato mais próximo ao de um infográfico. Nesse caso, o leitor precisará rolar a tela para conferir todas as informações. De qualquer modo, vale destacar que o limite de altura para a imagem de um email é de 1728 pixels. Se o tamanho for maior que esse, provedores como o Outlook ocultarão uma parte do conteúdo.

    Verifique o peso do arquivo

    Nem só de largura vive o tamanho das imagens de um email. Outro ponto importante com que você deve se preocupar é o peso dos banners e outros elementos gráficos que pretende inserir. Quanto mais o tempo passa, maior é a capacidade que as máquinas têm de armazenar memória, tanto computadores quanto celulares. Entretanto, o usuário também fica mais criterioso e não pretende aguardar por muito tempo para que o email carregue.

    Por esse motivo, e também para reduzir as chances de erro no momento do envio das suas campanhas de automação de marketing, o ideal é que a imagem não ultrapasse o tamanho de 102 kb. Para o caso de alguns provedores de email, como o Gmail e o Yahoo, sua mensagem será cortada se for mais pesada, e o leitor precisará clicar em um link para ser redirecionado a uma página na qual poderá visualizar a imagem inteira, prejudicando a experiência.

    Bom, agora que você já tem essas particularidades em mente, confira algumas boas práticas que vão te nortear em relação ao tamanho ideal para a sua campanha.

    O tamanho do assunto

    Se o seu email fosse um livro, o assunto seria a capa. E, embora todos digam que “não se deve julgar um livro pela capa”, é exatamente isso que as pessoas fazem quando estão na caixa de entrada.

    Por conta disso, pense muito bem no assunto que você vai escolher. É ele quem vai “seduzir” os leitores a abrirem a sua mensagem ou não.

    Só que a questão do tamanho é um pouco mais complicada.

    A verdade é que o número de caracteres que uma pessoa consegue ler no assunto vai variar de acordo com:

    • aparelho (tablet, celular ou computador);
    • navegador de internet (Chrome, Internet Explorer, aplicativo de e-mail etc.);
    • e o servidor de email (Gmail, Yahoo!, Hotmail etc.).

    Como não é possível controlar essas variáveis, use o bom senso e siga os valores da maioria: normalmente, as pessoas só conseguem ler os primeiros 55 caracteres do assunto.

    Isso é, se elas estiverem visualizando a sua mensagem por meio de um navegador do computador. Se o receptor estiver no celular, só consegue ler os 47 primeiros.

    Por via das dúvidas, não deixe de testar o comprimento do seu assunto por meio desta ferramenta.

    Apesar disso, não se esqueça das questões que nós comentamos no começo do texto e sempre avalie a performance dos assuntos que você utilizar.

    Até encontrar o tamanho ideal para o seu público, realize testes A/B. Envie um assunto maior para uma parte da base e um assunto mais curto para os demais. Depois, é só conferir qual teve a maior taxa de abertura.

    Se o mesmo resultado se repetir várias vezes, você já tem um bom indicativo do tamanho que deve usar no futuro.

    Gerador de assunto de email

    O tamanho do preheader

    Se você utiliza uma ferramenta de automação, também pode incluir um pequeno texto de apoio (ou preview text) para complementar o seu assunto.

    Esse recurso, quando bem utilizado, é um ótimo aliado para convencer as pessoas a abrirem a sua mensagem.

    O tamanho dele vai variar de acordo com o tamanho do seu assunto: quanto mais caracteres no título, menos caracteres de apoio.

    Nesse caso, a melhor forma de definir o tamanho é utilizando esta ferramenta e realizando um envio de teste para checar a aparência final.

    O corpo da mensagem

    Por último, mas não menos importante, a cereja do bolo: a mensagem que você deseja entregar.

    Embora algumas pesquisas indiquem que emails com aproximadamente 200 palavras consigam as maiores taxa de cliques, isso não deve ser levado à risca.

    Definir o tamanho dessa parte depende muito mais do que você respondeu lá em cima: de que tipo de email estamos falando e qual o tema que ele vai tratar.

    Com isso em mente, basta organizar as informações de modo estratégico:

    • o que você está oferecendo?: essa é a sua chamada;
    • como isso será útil para o leitor?: esse é o corpo da sua mensagem;
    • o que o leitor deve fazer em seguida?: esse é o seu call to action.

    Resumindo, o tamanho do texto do seu email marketing deve estar diretamente relacionado com a quantidade de informações que o leitor precisa para atingir o seu objetivo.

    Por exemplo: quer incentivar a leitura de um blog post? Então a sua mensagem deve criar interesse suficiente para que o receptor queira clicar no CTA e continuar a leitura no site.

    Outro fator que deve ser levado em consideração é a otimização para dispositivos móveis. Os smartphones já estão dominando o mercado digital, e o consumo de conteúdos extensos dentro das telinhas pode ser desmotivador.

    Pronto! Agora você já sabe tudo o que é preciso para definir o tamanho ideal para o email marketing. Aproveite o embalo e aprenda como criar um fluxo de nutrição matador para a sua empresa!

    Templates de Fluxo de Nutrição
    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.