Qual é o tamanho ideal de um blog post?

tamanho de um blog post

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Olá, caros leitores. Estão preparados para uma boa dose de conhecimento que lhes farão repensar toda a sua estratégia de conteúdo e Marketing Digital? Bom, não diga que eu não avisei. Vou apresentar alguns números reais a seguir para comprovar tudo que estou dizendo.

Há algum tempo eu escrevi um artigo sobre o tamanho ideal de um blog post. Tentei expor minha opinião sobre o assunto em pouco mais de 500 palavras e ao final do conteúdo sabe o que foi que eu pensei? Isso ainda está superficial.

Sim, este assunto voltou. Algum tempo se passou, nossa estratégia foi repensada e, após analisar meses de resultados do nosso blog, temos uma resposta. Como eu sou um cara muito gente boa e modesto, já adianto que, ao final da sua leitura, você pensará: “Ok. Preciso mudar tudo o que já fiz!”

Este post será extenso, apresentarei muitos números e pode ser que você gaste um tempinho para finalizar a leitura. Apesar disso, uma coisa eu te garanto: você vai terminar este artigo compreendendo perfeitamente o que eu expliquei e comprovei (isso não seria possível em 500 palavras).

Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

Por que você deve se preocupar com o tamanho dos posts

(Se você já sabe deste ponto, sugiro que pule para o próximo. Esta parte será bem introdutória ao assunto)

Você criou seu blog, tem a ideia de escrever um artigo sobre algo, pensa em um conteúdo incrível que vai encaixar perfeitamente na jornada do cliente que você desenhou e que auxiliará sua persona em algum momento do funil de vendas. Isso basta, certo?

Infelizmente isso não é o suficiente.

Existem alguns pontos que ainda devem ser levados em consideração, como:

  • Definição de personas
  • Utilizar o funil de vendas para identificar o momento;
  • Pensar na jornada do comprador;
  • Pensar no tamanho do conteúdo;

Sim, estou afirmando que você precisa pensar no tamanho final do seu artigo antes mesmo de começar a escrever.]

marketing de conteudo primeiros passos

Como a Rock Content (marketingdeconteudo.com) fazia

Até o final de 2014, quando nosso blog completava um ano e meio de existência, a maioria dos conteúdos que eram publicados possuíam uma média:

  • 500 palavras os mais básicos
  • 1.000 palavras os conteúdos mais complexos
  • Mais de 1.000 os conteúdos especiais.

Não existia uma regra clara. Se o conteúdo precisava ser mais aprofundado, mais palavras eram escritas até sanar o objetivo daquela pauta.

Ao longo deste período, nosso blog cresceu bastante e conseguiu se estabelecer no mercado como uma fonte confiável de conhecimento sobre Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Apesar disso, após analisar as mudanças constantes do mercado que são guiadas pelas diversas atualizações do Google e pelo que tem funcionado nas redes sociais, percebemos que era necessário mudar a maneira como guiávamos a produção dos conteúdos.

Então, qual é o tamanho ideal de um blog post?

O assunto é delicado e existem as mais diversas opiniões. Falar que um post de 500 palavras não terá bons resultados é uma mentira. A seguir você verá alguns exemplos que comprovarão isso.

Mas e aí, como é que você decifra esse mistério do tamanho dos posts?

Antes de entrar neste ponto tão delicado eu vou explicar como é que funciona, em tese, a mecânica do tamanho dos posts.

Conteúdo pequeno (até 300 palavras)

Incluirei este formato para que você tenha conhecimento que eles existem de verdade. Não se assuste caso você se depare com um artigo tão curto quanto estes, normalmente artigos que possuem entre 200 e 300 palavras para clipping, opiniões curtas, comentários de notícias ou acontecimentos diversos.

Conteúdo normal (300 a 500 palavras)

Se você trabalha com marketing de conteúdo há algum tempo ou se é relativamente novo ao conceito, certamente já ouviu falar em algum lugar que este é o tamanho ideal (ou, pelo menos, costumava ser). Quando avaliamos uma estratégia de conteúdo pensada para o Inbound Marketing, este formato de artigo é o mais difundido. Nós publicamos muitos artigos neste formato.

Em 500 palavras, ou até menos, é possível apresentar um problema e uma possível solução para o mesmo. Correto? Depende.

Lembra no início do post que eu falei exatamente sobre isso? Há pouco mais de 6 meses eu mesmo estava escrevendo um post sobre tamanho ideal dos posts e cá estou novamente.

Não estou dizendo que é impossível escrever algo completo em um conteúdo deste tamanho, mas certamente é mais difícil. Existem pessoas que se dão extremamente bem e obtém ótimos resultados com estes conteúdos. Um dos melhores exemplos que existem é o do blog do Seth Godin. No Typepad, Godin escreve conteúdos de 300, 200 e até 100 palavras.

Qual é o tamanho ideal de um blog post

(Isso é um post do blog do Seth no Typepad. Sim, ainda tem gente usando Typepad!)

Isso funciona? Para Seth Godin é ótimo! Mas cada caso é um caso.

Conteúdo estendido (500 a 2000 palavras)

Para identificar este formato resolvi aumentar o número de palavras para abranger uma maior quantidade de conteúdos possíveis.

O mais comum é que posts longos tenham entre 700 e 1.000 palavras. Apesar disso, não é nada incomum encontrar alguns blogs com posts estendidos que cheguem até 1.500 palavras. Apesar disso, esses são apenas exemplos.

Para isso utilizaremos um blog de marketing fantástico! Não sei se você conhece, ele é o Marketing de Conteúdo (ok, chega de piadas).

Após alguns meses realizando testes, ouvindo o feedback de nossos leitores e analisando resultados (a seguir eu vou entrar em detalhes no que nós estamos fazendo) percebemos que conteúdos de mil palavras estavam performando bem e, por isso, mais de 90% do que é publicado em nosso blog atualmente é mais extenso.

Ao focarmos nossos esforços em conteúdos com mais de 500 palavras conseguimos aprofundar de maneira mais focada em diferentes pautas e deixamos de ser superficiais. A falta da limitação de palavras favorece a produção de artigos completos e bem embasados.

Para ilustrar melhor a ideia de um conteúdo deste tamanho, aqui vai um exemplo que vem mostrado ótimos resultados nos últimos meses:

Qual é o tamanho ideal de um blog post (2)

Durante um bom tempo este foi o post que mais trazia tráfego orgânico para nosso blog. Percebemos que posts na faixa de 1000 palavras são ótimos para a criação de listas — similares a este guia — e conteúdos instrucionais.

Conteúdos épicos (mais de 2.000 palavras)

A possibilidade de explorar ao máximo um determinado assunto e palavra-chave aumenta a chance do conteúdo ser encontrado com mais facilidade. Se ele for produzido com o foco na utilização correta de algumas palavras-chave e suas respectivas variações, existe uma grande chance de um artigo deste tamanho ocupar alguma das primeiras colocações nos motores de busca.

“Mas Renato, ninguém vai ler um post de 3.000 palavras! Isso é loucura!”

Será que isso é tão verdade assim?

Imagine que você está em busca de informações sobre o conceito de Inbound Marketing. Após realizar sua breve pesquisa no Google, você entrará em alguns blogs e lerá alguns artigos até encontrar o que seja mais completo e que sane todos os seus questionamentos, correto? Bom, eu não consigo abandonar algum assunto até tirar todas as minhas dúvidas.

Suponhamos que você tenha encontrado nosso artigo sobre Inbound Marketing escrito por Vitor Peçanha, um de nossos fundadores. Sem dúvida alguma, ele é um dos melhores conteúdos que já foram produzidos em nosso blog. Recentemente atualizamos o artigo com mais informações para que ele ficasse ainda mais completo.

Quando encontro um conteúdo bem escrito, escaneável e completo, eu costumo ler até o final, independentemente de quantas palavras ele possua.

Aproveitando o gancho do nosso artigo de Inbound, confira algumas informações sobre o post:

O que é Inbound Marketing? – 5,7 mil palavras – Média de permanência: 5:07
Qual é o tamanho ideal de um blog post 3

Este é um dos maiores posts que possuímos em nosso blog. São quase 6 mil palavras sobre o assunto e o artigo performa melhor uma semana após a outra.

Analisamos os resultados de origem de tráfego do post e começamos a perceber a necessidade de atualizar o conteúdo de acordo com as palavras-chave que eram pesquisadas pelos leitores.

Qual é o tamanho ideal de um blog post 4

1ª Fase – Publicação de conteúdo

Por ser um assunto bem complexo que necessita de uma explicação mais aprofundada e bem embasada, o post foi ao ar com 2.000 palavras.

2ª Fase – Análise de SemRush e competidores

Qual é o tamanho ideal de um blog post 5

No segundo momento nós analisamos as principais palavras-chave que estavam trazendo tráfego para o post e, após analisar os primeiros 5 posts que rankeavam para a mesma keyword, atualizamos nosso post.

Mais 4.000 palavras foram adicionadas ao post. A atualização do conteúdo aconteceu no final do mês de abril (No momento que foi marcado com uma seta vermelha no print do analytics). Nas semanas seguintes à atualização ficou claro que o conteúdo muito mais completo estava performando cada dia mais.

Você ainda tem dúvidas de que as pessoas dedicam tempo a uma leitura completa e de qualidade?

O tamanho de um artigo influencia no seu rankeamento?

Sim, o tamanho do conteúdo será um dos principais fatores que influenciará o resultado do seu rankeamento nos motores de busca. Tendo em vista apenas os fatores que podem ser manipulados on page.

O Guia de SEO da Rock Content

Aprenda com a empresa especialista do mercado a fazer uma boa estratégia de SEO.

Se você ainda não conseguiu compreender o porque desta afirmação, pense um pouco no seguinte exemplo:

Ao produzir um conteúdo sobre calçados brandos de apenas 500 palavras, você conseguirá falar de maneira básica sobre o assunto. Ao produzir mais de 2.000 palavras sobre calçados, certamente será possível abordar diversas variações do tema para concluir um determinado objetivo.

Esse grande número de variações de palavras-chave do seu artigo é que serão os principais responsáveis pelo melhor rankeamento dos conteúdos épicos.

Antes de continuar com a explicação, gostaria que você desse uma olhada no gráfico abaixo, que foi produzido pela SerpIQ:

Qual é o tamanho ideal de um blog post 6

Agora abra o Google e faça uma pesquisa com o termo: “O que é Marketing Digital”. Todos os resultados da primeira página possuem uma média 2.000 palavras e todos eles abordam de forma completa o assunto.

O primeiro lugar desta lista é nosso post: Marketing Digital: O que é e como fazer?

Qual é o tamanho ideal de um blog post 7

Assim como explicamos a mudança que foi feita no post sobre Inbound Marketing, este conteúdo sofreu uma atualização em Abril. Após adicionar mais uma quantidade considerável de palavras que incluíam algumas variações da keyword head tail “Marketing Digital”, o post começou a ser encontrado pro pessoas que buscavam por palavras-chave semelhantes como:

  • Blogs de Marketing Digital
  • Livros de Marketing Digital
  • Ferramentas de Marketing Digital
  • Como aprender Marketing Digital

Entre várias outras.

Se você está se perguntando o que é uma palavra-chave head tail, fique calmo, aqui está a explicação. Também conhecidas como Quando pensamos em palavras-chave muito abrangentes como “Marketing Digital”, “tênis nike” ou “carro 1.0L” todas possuem um enorme volume de buscas, bem como um grande número de concorrentes. Também podem ser chamadas de Fat Head keywords!

Quanto maior for o número de variações da head tail você conseguir incluir em seu post, de maneira que faça sentido, melhores chances de ocupar uma das primeiras colocações no Google o seu post terá. Vale lembrar que este não é o fator determinante para ocupar as primeiras colocações nos motores de busca. Linkagem interna, externa e SEO também são considerados nesta equação.

Veredito final, se é que podemos falar assim

Ufa, nem eu achei que conseguiria concluir este post com menos de duas mil palavras!

Chegamos ao final e vamos deixar claro alguns pontos que ainda podem não ter ficado claros em sua mente.

  • Posts de 500 palavras: Podem e devem ser utilizados! Lembre-se de que ao trabalhar com long tails muitos específicas, este formato pode ser a melhor escolha. Ex: “Calça jeans clara sem bolso”. Certamente o volume de buscas é baixo e, consequentemente a concorrência também será. Investir em posts menores pode ser o suficiente para obter bons resultados.
  • Posts de 1.000 palavras: Indicamos que você escreva conteúdos para algumas long tails mais gerais como “bola de basquete da nike”. Apesar de serem mais específicas, você poderá explorar mais variações da keyword ao longo do seu conteúdo, fator que auxiliará no bom rankeamento.
  • Posts de 2.000 palavras ou mais: Aqui é que a brincadeira começa. Se você quer rankear para uma head tail que possui um grande volume de busca e uma enorme concorrência, prepare-se. O seu conteúdo precisa ser impecável, completo e otimizado. Sem dizer que ele também precisará de links externos, atualizações constantes e um enorme esforço diário. Isso, normalmente, só é possível com os conteúdos deste tamanho ou maior.

Conclusão

Afinal, qual é o tamanho ideal de um blog post?

A resposta é simples e talvez um pouco frustrante: depende. Não posso chegar aqui e falar que o melhor conteúdo do mundo deve ter entre 500 e 1.000 palavras. Isso seria uma grande de uma mentira. Espero que tenha ficado claro que tudo dependerá de algumas variáveis como: seu público, volume de buscas / competição e qual é o objetivo dos seus posts.

Da mesma forma que dizer que conteúdos de 2.000 palavras performarão bem pelo simples fato de possuírem esse tamanho. Se você quer escrever algo assim, tenha certeza de que você possua duas mil palavras de conteúdo que façam sentido e ajudem seu leitor. Encher linguiça não te ajudará em nada!

Chegamos ao final de mais um post que tem como objetivo abrir o jogo com você, nosso caro leitor. Se você ainda tiver alguma dúvida que eu, infelizmente, não consegui responder sobre o assunto, sinta-se à vontade para utilizar a aba de comentários abaixo. Lembre-se de compartilhar com seus amigos do Facebook, Twitter e no LinkedIn!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.