Qual o tamanho de imagens ideal para blogs?

Qual o tamanho de imagens ideal para blogs?

Saber o tamanho ideal de imagens para blogs é essencial para usufruir ao máximo dessa ferramenta. O uso correto de imagens organiza o blog, melhora a experiência do usuário e é um fator considerado no rankeamento do Google. Quer saber mais? Continue a leitura!

Criar um blog é uma das práticas mais importantes para estruturar uma estratégia de marketing de conteúdo.

Com baixo custo de implementação, essa ação tem o potencial de aumentar consideravelmente o alcance de uma marca na internet, aproximando-a de seu público e, consequentemente, melhorando sua arrecadação.

Para que o blog atinja o objetivo, técnicas de SEO são utilizadas para melhorar seu rankeamento no Google e aprimorar a experiência do usuário. Nesse processo, o uso correto das imagens é de extrema importância.

Pensando nisso, elaboramos este post para passar informações sobre os melhores tamanhos de imagem para blog. Vamos falar ainda sobre as medidas disponíveis no WordPress e ensinar como editá-las. Acompanhe!

Como determinar o tamanho das imagens do seu blog?

Primeiro de tudo, é válido ressaltar que as imagens não são uma mera peça ilustrativa em seu blog. Elas devem fazer parte de toda uma estratégia de comunicação, tendo em mente as características de sua persona e a forma como você quer impactá-la.

Além disso, elas contribuem para a organização do conteúdo, o que tem relação direta com a experiência do consumidor.

Diante disso, as imagens escolhidas para fazer parte de um post devem ser selecionadas com cuidado, e seu tamanho deve ser um dos fatores determinantes na decisão.

Fotos muito pesadas podem tornar o carregamento da página mais lento, o que afasta os visitantes e afeta negativamente o rankeamento no Google.

Então, como escolher o tamanho ideal de imagem para satisfazer tanto o cliente quanto o algoritmo do Google?

Em relação à largura, não há mistério. Basta você descobrir a largura do seu template. Esse será o limite para suas imagens, afinal, não há sentido em postar uma imagem mais larga que o blog, concorda? A altura pode variar de acordo com o post ou imagem.

É recomendado que você determine um tamanho padrão para suas postagens. Dessa forma, todas as imagens serão consistentes, o que é fundamental para sua identidade visual e para a organização do blog como um todo.

A seguir, vamos listar algumas práticas necessárias para utilizar imagens na sua produção de conteúdo.

Verifique o tamanho original da imagem

O primeiro passo antes de subir uma imagem para o seu blog é verificar seu tamanho original. Para isso, vá até o arquivo e clique com o botão direito do mouse.

Depois, selecione “propriedades”. Lá, você terá acesso às seguintes informações: tipo da imagem, largura e altura.

Caso sejam necessárias alterações nas medidas, faça-as antes de realizar o upload para o servidor. Além de agilizar o processo, essa medida evita que você armazene arquivos grandes sem necessidade, o que pode prejudicar o desempenho.

Se você já enviou a imagem e ainda precisa redimensioná-la, não se preocupe. Ainda neste texto, falaremos sobre como isso pode ser feito dentro do WordPress.

Pense nas configurações do seu blog

Caso você selecione uma figura com a largura maior que o espaço de conteúdo do seu blog, a imagem será carregada, mas perderá resolução. Isso porque, ao dar upload em uma imagem no WordPress, a ferramenta cria 4 versões do arquivo em diferentes tamanhos:

  • original;
  • grande;
  • médio;
  • miniatura.

Cada uma dessas versões vai apresentar diferentes tamanhos. Uma vez que você seleciona uma que não se encaixa no padrão de largura ideal para a página, ela terá seu tamanho alterado para se adequar, o que causa um impacto negativo em sua qualidade.

Use a compressão de imagem

O que é mais importante para o seu caso? A qualidade da imagem ou o tempo de carregamento do blog?

Tenha isso em mente na hora de salvar um arquivo editado no Adobe Photoshop ou Mac Preview. Se a intenção for manter a resolução, selecione uma configuração de qualidade maior. O mesmo vale para a situação reversa.

Geralmente, um bom meio-termo entre o tamanho e a resolução do arquivo é uma configuração de qualidade por volta de 80%, o que compactará a imagem em 20%.

Tenha em mente que os pixels determinam o tamanho

Quando falamos em layout para blogs, medidas como o PPI (pixel por polegada) ou DPI (pontos por polegadas) não são relevantes para saber o tamanho real do arquivo. O que realmente deve ser levado em conta é a largura do pixel.

Para elucidar a questão, vamos imaginar que um arquivo tenha uma medida de 640 x 427 pixels, com PPI de 72. Outro arquivo, postado na mesma página, tem os mesmos 640 de comprimento e 427 de largura, mas conta com um PPI de 300.

Sabe qual a diferença prática? Nenhuma. Ambas as imagens serão apresentadas no blog com exatamente mesmo tamanho.

Pense na escaneabilidade do texto

A última prática que vamos recomendar para a postagem de imagens em blogs se refere a um ponto que já tocamos: a disposição e tamanho das imagens são fundamentais para a organização e, portanto, escaneabilidade do texto.

Você sabe o que é escaneabilidade? Muito utilizada em estratégias de marketing de conteúdoé uma técnica que busca otimizar o material para tornar mais satisfatória a experiência do usuário.

Para tanto, diversos pontos são levados em consideração, como o número de linhas em um parágrafo, a criação de bullet points e a introdução de imagens. O objetivo é facilitar a leitura dinâmica do visitante.

Com isso em mente, evite utilizar imagens muito altas, que quebrem a fluidez do texto. Além disso, posicione o que há de visual em seu post de forma a facilitar a leitura do texto, sem interferir na atenção do leitor.

Quais os tamanhos de imagem para blog disponíveis no WordPress?

Antes de atentar aos tamanhos disponibilizados pelo WordPress, vamos entender como a ferramenta processa cada imagem. Uma vez que você realiza o upload, automaticamente, o WordPress vai gerar e armazenar 3 imagens adicionais.

Isso acontece para facilitar a edição do seu website. Como? Vamos dizer que você queira adicionar a mesma imagem em páginas diferentes, mas em tamanhos distintos. Em vez de editar e redimensionar cada arquivo, você pode simplesmente acessar a biblioteca e as opções estarão lá.

Essa prática é muito comum quando falamos de rodapés, thumbnail, cabeçalhos etc. Diferentes partes do blog exigem diferentes resoluções de imagem, o que torna essa função do WordPress tão importante.

Com o trabalho realizado pela ferramenta, você ganha acesso rápido à sua imagem em 3 tamanhos diferentes, além do original. São eles:

  • miniatura — 150 x 150 pixels;
  • médio — no máximo, 300 x 300 pixels;
  • grande — no máximo, 1024 x 1024 pixels.

Lembra quando falamos que a largura não deve ultrapassar a medida do seu blog? Pois bem, se nenhuma das versões geradas pela ferramenta agradar, você pode ainda mudar suas dimensões, mesmo após realizar o upload. É disso que vamos tratar seguir.

Guia do Wordpress para blogs corportativosPowered by Rock Convert

Como personalizar o tamanho da imagem?

Você subiu as imagens para a biblioteca do WordPress, testou os tamanhos padrões e nenhum pareceu adequado? Isso pode ser frustrante, mas não se preocupe.

Para resolver o problema, basta ir até o painel principal e selecionar a opção “configurações”. Depois, siga estes 3 passos simples:

  • selecione “configurações de mídia”;
  • insira as medidas máximas desejadas para cada versão da imagem;
  • clique em “salvar”.

Prontinho, você configurou o tamanho das imagens do WordPress e alterou seu padrão.

A partir de agora, todas as imagens enviadas para sua biblioteca do WordPress vão gerar 3 outras versões, com os padrões que você modificou. Mas será que é o máximo de opções com as quais você pode contar?

Criando mais opções de padrões

Vamos dizer que você tenha redefinido os padrões de tamanho e os utilize da seguinte maneira:

  • miniatura — para o uso do seu ícone;
  • média — para os blog posts;
  • grande — para os cabeçalhos.

De repente, você se dá conta de que precisa de outras alternativas, para incluir em seus banners, pop-ups e widgets, por exemplo.

É possível aumentar o leque de opções? A resposta direta é sim. Porém, será preciso interferir diretamente no código da plataforma, o que requer práticas mais avançadas de WordPress.

A experiência do usuário deve ser prioridade de todo autor de blog. Afinal, com a concorrência por espaço digital crescendo a cada dia, um visitante pode facilmente deixar de acessar seu site por qualquer motivo banal.

Existem diversas outras fontes em que ele pode encontrar conteúdo de alguma forma similar.

Nesse contexto, é preciso se diferenciar. E como isso é feito? O conteúdo produzido, obviamente, deve ser de alta qualidade e capaz de impactar a persona. Mas isso não é tudo, já que a parte visual de uma marca é um dos fatores mais importantes para a criação de sua identidade.

Portanto, saber usar com excelência os diferentes tamanhos de imagem para blog é uma vantagem e tanto na busca por ampliar a eficiência de sua estratégia.

E aí? Deu para aprimorar seu conhecimento em relação ao tamanho ideal de imagens para blogs? Pronto para aplicar isso na prática? Esperamos que sim! Aproveite que está por aqui e dê uma olhada no nosso post sobre o tamanho de imagens em redes sociais! Vamos lá?

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo