Saiba o que é taxonomia no WordPress e como usar no seu site

Taxonomia é o termo utilizado para definir o mecanismo utilizado pelo WordPress para agrupar os conteúdos do site. Saiba como funcionam as categorias e tags, e como criar uma taxonomia personalizada.

taxonomia

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você sabe o que é taxonomia? Não, não vamos falar sobre os seres vivos ou qualquer assunto relacionado à biologia. Mas, se você quer saber como criar um site WordPress, precisa compreender esse termo e como ele é aplicado. Na prática, ele corresponde às formas de agrupar o conteúdo por meio de tags e categorias ou com a sua própria classificação personalizada.

Trata-se de um recurso que facilita a recuperação de conteúdos que tratam de assuntos semelhantes, pois ao atribuir um mesmo termo a cada um deles, podemos organizá-los e fazer a seleção de todos esses registros com muito mais agilidade. Para que você possa entender melhor o que é possível fazer com esse recurso, fizemos este post em que vamos mostrar:

  • O que é taxonomia no WordPress?
  • Afinal, como usar taxonomia no meu site?

Quer saber mais? Vamos lá!

O que é taxonomia no WordPress?

Todo conteúdo criado no WordPress pode ser agrupado de formas diferenciadas. Para isso, o CMS utiliza um mecanismo, chamado taxonomia. Ela funciona como uma espécie de rótulo, que é atribuído em um determinado conteúdo para facilitar a classificação, organização e a recuperação desses registros.

Mesmo se o site estiver hospedado em um provedor que ofereça um excelente desempenho, como o Stage, é importante utilizar essa funcionalidade para recuperar as informações relacionadas com mais agilidade e manter a organização das publicações.

Quando um conteúdo é criado no WordPress, que pode ser um blog post, uma página ou um arquivo de mídia, é possível atribuir classificações a ele. Assim, podemos agrupá-lo com mais facilidade. Um exemplo é um site de notícias, em que você deseja organizar os assuntos por categorias, como notícias, esportes, entretenimento etc. e utilizar as tags para reforçar os termos mais importantes em cada texto.

A taxonomia funciona de duas formas específicas. A primeira é hierárquica, ou seja, é possível atribuir níveis à classificação criada. A categoria, portanto, funciona dessa maneira e uma de suas aplicações é para a construção de menus.

A outra forma é o modelo não hierárquico, como as tags, em que há um termo e uma descrição associada a cada uma. Há também os tipos de taxonomia customizados, em que podemos criá-los conforme a necessidade de utilização. Nesse caso, eles podem ser hierárquicos ou não.

Afinal, como usar taxonomia no meu site?

A taxonomia pode ser utilizada no site de diferentes maneiras. Confira, a seguir, como utilizar esse mecanismo no WordPress.

Categoria

Como mencionamos, a categoria funciona de forma hierárquica. Portanto, é possível criar vários níveis relacionados. Para criar uma categoria, basta acessar o menu “Posts” > “Categorias” no Dashboard do WordPress. A seguir, precisamos informar o nome desejado.

Também há a opção de informar o slug, que é o valor utilizado na URL referente à tag. Vale dizer que se esse conteúdo não for informado, o WordPress atribui um valor a ele automaticamente. Entretanto, essa é uma boa oportunidade para utilizar termos que podem ajudar na estratégia de SEO do site.

O próximo passo é selecionar o nível da categoria criada. É possível selecionar uma já existente ou deixá-la em branco para a criação do primeiro nível hierárquico. Confira as imagens a seguir em que foram criados os registros “Esportes” e “Futebol” de forma hierárquica.

taxonomia
taxonomia

Perceba que, ao cadastrar a categoria principal, que no nosso exemplo corresponde a “Esportes”, deixamos o valor da “Categoria ascendente” como “Nenhum”. Já ao cadastrarmos a categoria filho, que informamos como “Futebol”, a associarmos ao elemento pai. Confira na imagem a seguir, como fica a URL referente a elas:

taxonomia

Tags

Como mencionamos, as tags não funcionam de forma hierárquica. Na prática, elas são rótulos que são adicionadas em cada conteúdo para facilitar o seu agrupamento e identificação. Para criar tags no WordPress, vá em “Dashboard” > “Posts” > “Tags”.

A seguir, é preciso informar o nome delas, que pode conter espaços e letras maiúsculas e minúsculas. Assim como no cadastro das categorias, também é possível adicionar o slug e a descrição.

taxonomia

Vale ressaltar que alguns temas utilizam o conteúdo do campo descrição para apresentar uma melhor explicação sobre o significado da tag. Por isso, também é interessante utilizar esse conteúdo.

Customizado

Há situações em que é preciso criar suas próprias taxonomias. Vamos voltar ao exemplo do site de notícias, que traz conteúdos de diferentes cidades do país. Ao criar uma postagem é preciso associá-la ao local correspondente para indicar a que cidade pertencem aquelas informações. Portanto, a customização de taxonomia pode ser utilizada para criar uma localização em vez de utilizar as categorias.

Existem duas formas de criar taxonomias no WordPress. Uma delas é por meio da edição do arquivo “functions.php” e a outra é com a utilização de plugins, o que não requer conhecimentos técnicos para a edição do código fonte. No nosso exemplo, vamos fazer essa tarefa com a utilização do plugin Custom Post Type UI, que pode ser baixado gratuitamente no site oficial do WordPress.

Depois de baixar e instalar o plugin, vamos criar uma taxonomia. Como queremos associar o conteúdo a cada cidade, vamos criar uma taxonomia chamada “Cidades”. Para isso, selecione no Dashboard do WordPress a opção “CPT UI” > “Taxonomia”.

taxonomia

Preencha as informações sobre a taxonomia conforme a imagem a seguir. Vale ressaltar que como queremos que ela funcione como uma categoria, alteramos para “true” a configuração sobre o nível hierárquico.

taxonomia
taxonomia

Depois de criada, a taxonomia estará disponível na alternativa “Post” do Dashboard para que você possa incluir ou excluir elementos.

taxonomia
taxonomia

Pronto, agora você já pode utilizar a nova taxonomia em suas postagens. Portanto, ao criar um post, que também pode ser página ou mídia, perceba nas configurações disponíveis que haverá a possibilidade de selecionar a cidade correspondente, o que permite o agrupamento e seleção dos conteúdos que tiverem essa marcação.

taxonomia

A taxonomia no WordPress é um mecanismo importante para oferecer maior organização ao conteúdo e mais agilidade na recuperação desses registros. Além disso, também contribui para a estratégia de SEO em função dos termos utilizados. Portanto, não deixe de aproveitar esse recurso no site para obter esses benefícios.

Gostou do nosso conteúdo sobre como utilizar a taxonomia em um site? Então, confira também como fazer seu site WordPress aparecer no Google!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.