Reputation: Taylor Swift te ensina como gerenciar a imagem de sua marca

Taylor Swift

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Um dos assuntos mais comentados no cenário pop atual é sem sombra de dúvidas a cantora Taylor Swift. Os caminhos tomados por sua carreira são acompanhados de perto por seus fãs e pela mídia.

A força de sua imagem não é repentina: ela vem sendo construída cuidadosamente durante toda sua carreira. A própria cantora possui mais controle sobre a percepção de sua imagem do que muitos imaginam.

Toda sua estratégia de marketing e branding é pensada por Taylor e seus empresários.

Seus passos foram dados sempre entendendo seu público e como eles reagiriam a cada mudança.

No dia de hoje, a artista marca mais uma de suas muitas transformações com o lançamento de seu mais novo albúm: Reputation. Com um nome desses, podemos ter uma noção sobre os temas tratados nas músicas desse projeto.

Quer saber como o novo disco de Taylor e sua trajetória podem ajudá-lo a gerenciar a imagem de sua marca? Aprenda neste texto com uma artista que construiu sua carreira baseada em sua reputação!

Taylor e a Era Reputation

Desde o início da era Reputation, ou seja, o período investido em seu novo disco, Taylor vem dando lições de marketing. Desde apagar todos suas postagens em seu perfil no Instagram, até divulgar seu álbum em ônibus circulando por Londres:

Taylor Swift bus

Com sua imagem exposta a milhares de olhares, podemos aprender muito com como a cantora vem conseguindo gerenciar sua imagem!

Faça com que todos falem sobre você

Ninguém faz isso melhor do que Taylor Swift!

O início da sua campanha foi marcado pela exclusão de todas suas postagens no Instagram. Sem nenhum aviso prévio, a cantora deletou suas publicações de seu perfil, um dos mais seguidos dessa rede social.

O resultado disso? Ninguém falou de mais nada no mundo pop, Taylor tinha algo para dizer com aquela manobra.

A cantora plantou dúvidas e muita curiosidade na cabeça de todos, fazendo com que todos conversassem sobre ela. Depois de mais de um ano sem nenhuma aparição pública, ela voltou.

Uma jogada arriscada? Com certeza! Mas isso nunca impediu a cantora

E o que você pode aprender com isso?

Sua empresa só conseguirá visibilidade se você se arriscar e mostrá-la para o mercado. Uma marca precisa de exposição para se firmar no imaginário de seu público.

Entenda e aproveite de sua imagem

Conhecida por seus términos de relacionamentos —  muito explorados pela mídia —, Taylor é vista por muitos como oportunista. Para eles a cantora utiliza desses casos para vender seus discos, nos quais expõe um pouco de como foram esses relacionamentos.

Aliado com as várias brigas públicas que se envolveu durante os últimos, sua imagem de jovem ingênua desapareceu.

No lugar, surgiu a impressão de uma pessoa dramática e que se vitimiza sempre que possível. A resposta de Taylor para isso? Sua música Look What You Made Me Do:

Seu clipe, cheio de referências incríveis a acontecimentos de sua carreira, começa a dar outro sentido a imagem da artista.

Se essa nova figuram mais agressiva a ajuda a vender mais e ter sucesso, ela vai se aproveitar dessa oportunidade sem medo.Afinal, a antiga Taylor está morta.

O modo como sua imagem é recebida por seu público deve guiar toda sua estratégia. Por isso, é essencial entendê-la.

Se a percepção do públicoestá distante do que você acredita ser ideal para sua marca, invista em maneiras de mudá-la. Em um cenário oposto, incentive estratégias que perpetuem sua reputação.

Não tenha medo de mudanças

Taylor não é avessa à mudanças. Muito pelo contrário, toda sua carreira foi pautada nisso. Enquanto sua trajetória teve início no country, em apenas alguns anos ela já estava dominando o cenário da música pop.

Reputation, seu novo álbum, marca mais uma de suas transformações. Desde a capa do seu disco até suas roupas, tudo mostra uma nova fase para nossa artista.

Taylor Swift Gif

Mudanças são o que farão sua empresa continuar relevante para seu público.

O mundo e as pessoas estão mudando a cada dia e você precisa acompanhar tudo isso. Afinal, você não quer que sua marca fique pra trás, ou pior, seja esquecida por seus clientes, não é mesmo?

Faça parcerias estratégicas

O co-branding, ou seja, associação entre duas marcas, é extremamente benéfico para ambas. Taylor sabe muito bem disso e para seu novo álbum fez diversas parcerias.

Junto com a AT&T, empresa de telecomunicações norte americana, a cantora vai mostrar o processo de criação de suas músicas e sua rotina em uma nova plataforma. O comercial da empreitada brinca com o desejo incessante da mídia pela vida da artista.

Como já dissemos, parcerias de co-branding trazem ótimos frutos para ambas as marcas. E você pode investir nessa estratégia também! Procure empresas que compartilhem seus valores e entenda como vocês podem se ajudar mutuamente.

Tome cuidado para não aceitar qualquer proposta de parceria. Um relacionamento com a marca errada, pode prejudicar muito sua imagem!

Crie momentos e experiências

Taylor não vende apenas milhões de discos. Ela vende experiências para seus fãs.

Para o lançamento de Reputation, ela fez mais uma parceria com esse objetivo, dessa vez com a Target, uma das maiores lojas de departamentos dos Estados Unidos:

Como o vídeo mostra, estão sendo produzidas revistas que acompanham o disco da cantora. Elas são totalmente personalizadas e transmitem muito do que Taylor sentiu ao escrever suas músicas. Seus fãs não estão comprando só seu álbum, mas experienciando todo seu processo de criação.

Incrível não é mesmo?

Você deve se perguntar como é possível fazer isso para sua marca.

Existem vários pontos sobre os quais você pode atuar.

Primeiramente, crie um atendimento personalizado para seu cliente, que garanta que suas expectativas sejam superadas. Outra opção é investir em Marketing de Conteúdo para encantar e educar seu consumidor.

São várias as possibilidades! E, com esse tipo de estratégia, a imagem que seu público terá de sua marca te colocará a frente de seus concorrentes.

Crie uma comunidade

O número de haters — pessoas que constantemente a criticam — que Swift possui é grande, mas nem se compara com sua legião de fãs, dispostos a defendê-la em qualquer situação.

Conhecendo-os extremamente bem, a cantora consegue gerenciar sua relação com eles de forma fantástica. Ela pretende, inclusive, lançar uma rede social exclusiva para estreitar ainda mais os laços com seus seguidores.

Taylor Gwift Gif

E sabemos que não existe nada melhor que pessoas que se sentem conectados com sua marca. Eles vão, em qualquer oportunidade, enaltecer sua empresa.

Por isso, construa uma comunidade em torno do seu negócio!

Você pode criar grupos no Facebook para seus clientes, entregar conteúdo relevante sempre e resolver suas dúvidas. Com esses simples passos, você poderá gerenciar uma comunidade repleta de defensores para sua marca.

Para entender melhor sobre como construir essa relação, acesse nosso guia completo!

Traga seu público para perto

Depois de tantas transformações, a artista sabia que precisava reafirmar para seu público que o que sempre os fez comprar suas músicas ainda está ali. Por isso, na semana anterior ao lançamento de seu álbum, começou a compartilhar mais de sua vida.

Além de lançar uma música que remete à seus antigos trabalhos, ela passou a utilizar o Instagram Stories para mostrar um pouco de seu dia a dia e processo de criação — tudo isso muito bem arquitetado por ela e sua equipe.

Afinal, com o grande lançamento tão perto, ela precisava garantir que seu público ainda estava próximo.

Outra estratégia foi chamar alguns de seus fãs para sessões exclusivas e pouco divulgadas para escutar seu novo álbum antes de todos. Quer maior lição de gerenciamento de comunidade e seguidores que essa?

Imagine como sua empresa pode tornar seu público mais próximo.

Algumas boas dicas são mostrar mais de seus colaboradores e sua rotina, humanizando os processos da empresa. Outra ação é mostrar a importância de seus clientes! Para isso, você pode usar cases em redes sociais por exemplo.

O que podemos tirar de tudo isso

Taylor Swift não é perfeita, mas tem muito o que ensinar. Diminuir suas conquistas e estratégias é diminuir quão inteligente ela é e tudo que conquistou.

Ninguém se torna tão bem sucedida e quebra recordes todos os dias sem investir em estratégias que trazem retorno. E é isso que celebramos aqui, uma das mentes mais brilhantes da indústria musical e que sabe gerenciar sua imagem como ninguém.

Se você se interessou pelo assunto e seus benefícios para sua marca, precisa conhecer a fundo sobre Branding e como ele pode ajudar sua empresa a vender mais com nosso ebook completo.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.