Por Kellison Ferreira

Publicado em 9 de abril de 2019. | Atualizado em 9 de outubro de 2019


O teaser é aquele conteúdo que deixa seu público com o “gostinho de quero mais”! São conteúdos que geram expectativa e desejo de consumo. Além disso, fazem seu produto ser falado. Na era da transformação digital, todos esses elementos são indispensáveis.

A divulgação é um importante trabalho voltado à publicidade e que têm algumas ferramentas específicas para gerar atenção e engajamento. Entre essas possibilidades está o teaser, tipo de mídia tradicionalmente usado em divulgações de vídeos, filmes e músicas.

Essa ferramenta publicitária, ao longo dos anos, ganhou maneiras mais amplas de uso e foi melhor desenvolvida no seu modelo clássico. Graças à digitalização das mídias e a inovação como parâmetro na comunicação atual, o teaser se tornou mais interessante, completo e chamativo.

É por isso que este post será totalmente dedicado a esse tema. Nele você encontrará um conteúdo detalhado de acordo com os tópicos:

Acompanhe o conteúdo e fique por dentro!

 

O que é um teaser?

O teaser é um tipo de vídeo desenvolvido para antecipar algum lançamento de produto, filme, videoclipe, serviço ou qualquer conteúdo audiovisual. A proposta, no entanto, é justamente gerar uma expectativa maior no público, para então chamar atenção e despertar o desejo de consumo.

No inglês, “tease”significa provocar, ou seja, a ideia do teaser é realmente ser um conteúdo provocador. Por isso, são sempre vídeos bem produzidos, que usam elementos chamativos que têm conexão direta com o público. São alguns elementos-chave que despertam interesse, expectativa e até mesmo ansiedade em relação ao que é anunciado.

Certamente você já viu algum teaser em determinado momento, ainda que nem mesmo soubesse que aquele conteúdo se tratava dessa estratégia de provocar e gerar expectativa.

Se você se sentiu curioso e ficou com vontade de conhecer o produto relacionado com aquele anúncio, esse conteúdo era um teaser e, naturalmente, ele deu muito certo!

Trabalho de atração

O teaser é uma estratégia de atração que tem duas bases principais, sendo que a primeira tem a ver justamente com esse interesse despertado no público-alvo. O conteúdo precisa ser bem produzido, entregar pequenas mostras do produto, serviço ou conteúdo, além de ser perspicaz. É necessário mexer com a curiosidade do espectador a ponto de fazer ele querer mais.

Em paralelo a isso, a outra base do trabalho tem um viés puramente publicitário, de realmente divulgar algo. No entanto, com essa proposta de atração, cria-se um ambiente em que o consumidor é levado ao máximo da expectativa, para então já criar antecipadamente uma ideia sobre aquele produto.

Ainda que o resultado não seja tudo o que era esperado, o teaser alimenta essa curiosidade por meio da ideia de provocação. É uma estratégia interessante de consumo que garante o engajamento que vai direcionar o público ao consumo. No entanto, se o produto final não for bom, sempre haverá a sensação de que ele ficou abaixo do esperado.

Teaser offline

Na era digital, é comum ligarmos o conceito de um teaser a conteúdos online, como vídeos. De fato, esse é o modelo mais utilizado e que, naturalmente, chama bastante atenção do público. No entanto, há teasers offline e impressos, como outdoors e até mesmo publicações em jornais e revistas.

O teaser não é uma ferramenta inflexível que se limita a vídeo. Se a peça usada para antecipar for capaz de gerar engajamento e curiosidade e for provocadora, ela estará dentro do conceito.

 

Qual é a importância do teaser para estratégias de conteúdo?

Se bem utilizado, o teaser pode se tornar uma ferramenta muito importante para qualquer marca que saiba como aplicá-lo em sua estratégia. Por mais que seja bastante comum ver essa possibilidade ligada a produtos do audiovisual, é possível usá-la em serviços ou qualquer outro tipo de bem de consumo.

Por ser um meio de atração que faz contato direto com o usuário, esse modelo de publicidade se torna um canal criativo, inovador e muito valioso para lidar com o público. Sua importância pode ser percebida graças aos resultados diretos gerados.

Conheça os principais a seguir.

Estimula o engajamento do público

A palavra mágica do Marketing Digital: engajamento! Por mais que pareça às vezes que ela é usada demais, acredite, não é! Envolver seu público e criar uma relação de expectativa de consumo e de proximidade é realmente algo de muito valor no cenário atual. O teaser tem grandes possibilidades de conquistar o consumidor, graças ao seu modelo.

Na era do consumidor 4.0, conteúdos têm imenso valor, da mesma forma que o produto final. O público gosta de ser parte do trabalho e está sempre em busca de algo novo como oferta. O teaser entra muito bem nessa busca, principalmente por ter em suas bases o esforço para gerar essa curiosidade e encaminhar o consumo.

Gera expectativa antecipada

Outra característica do consumidor atual é a exigência movida pelo senso de urgência. A facilidade que o digital trouxe ajuda a estimular esse comportamento, algo que precisa ser entendido pelas marcas.

Trabalhar diante desse cenário é simplesmente usar essa urgência como algo a seu favor, e o teaser pode muito bem ser uma ferramenta que gera o famoso hype.

A expectativa antecipada é importante até mesmo para fazer com que esse produto final se torne assunto, o que gera engajamento e exposição para a marca. O teaser, quando bem produzido, desperta esse desejo urgente de consumo, gera a expectativa e ainda torna o produto pauta nas redes sociais, ampliando o alcance da publicidade.

Atrai visitantes para o site ou o canal da marca

Agora chegamos ao assunto da atração. O teaser pode sim ser considerado como uma boa estratégia de inbound, dependendo da forma como é disponibilizado para o público.

Quando divulgado no site institucional, nas redes sociais ou até mesmo em um hotsite, traz o público para um ambiente de controle e divulgação daquela marca.

Esse trabalho de atração facilita muito os próximos passos, ou seja, o trabalho voltado para o engajamento. A atração gera um fluxo maior para as plataformas da marca, o que pode acelerar esse envolvimento com o público, gerar leads no caso de associar o teaser a uma inscrição e, seguindo esse caminho, posteriormente resultar em conversões.

 

Quando o teaser pode ser usado?

O teaser vai muito além do audiovisual e pode ser uma importante ferramenta para o lançamento de algum produto ou na comunicação de algum acontecimento.

A seguir, veja quais são os principais momentos em que ele se faz uma ótima estratégia.

Lançamento de serviços ou produtos

O teaser pode ser dedicado a gerar expectativa ou dar pistas sobre um novo produto ou serviço que está prestes a ser lançado. Um exemplo muito comum são os eletrônicos, para os quais as marcas sempre fazem vídeos mostrando um pouco de suas funções e, principalmente, do seu design.

Divulgação de um canal na internet

Um novo canal que está prestes a ser lançado na internet também pode motivar um teaser. Geralmente, essa peça trará alguns takes do que já foi gravado ou uma apresentação de alguém falando de maneira resumida o que o público pode esperar dos conteúdos.

Antecipação de campanhas publicitárias

Teasers até mesmo antecipam uma campanha publicitária! Quando elas são grandes, essa ferramenta gera uma expectativa para as próximas ações. Geralmente, nesse contexto, a campanha também será mais longa para, ao final, o produto ser lançado já sob bastante espera.

Divulgação de obras audiovisuais

No modelo mais recorrente, os teasers são muito comuns para antecipar filmes, documentários, músicas e videoclipes. Nesses casos, os vídeos são o principal formato do teaser, sempre com imagens em alta definição e uma produção que realmente chame atenção.

 

Como fazer um teaser e divulgá-lo?

Que tal algumas dicas sobre como produzir um teaser e fazer com que ele seja bastante consumido pelo público? Há alguns conceitos básicos que, quando aplicados, ajudam a chegar a um bom resultado.

A produção

Um teaser precisa ter como principal base a capacidade de gerar curiosidade e expectativa no público-alvo. Independentemente de ser digital ou impresso, online ou offline, há alguns parâmetros que garantem o sucesso na hora de fazer um teaser.

São eles:

  • use a criatividade para chamar atenção;
  • dê informações sobre o lançamento do produto final;
  • o design e a produção audiovisual, dependendo do formato, precisam ser impecáveis;
  • a inovação é sempre algo que agrega valor ao conteúdo;
  • antecipe detalhes, mas sem exagerar;
  • a duração deve ser curta, para funcionar como isca;
  • se possível, faça mais de uma versão e divulgue-as em diferentes períodos.

A divulgação

Com um bom conteúdo produzido, a parte de divulgação é o que garante que o público-alvo terá amplo acesso, e então se concretizará esse trabalho de provocação.

Uma boa divulgação precisa seguir essas bases:

  • divulgue em todas as mídias sociais da marca;
  • coloque em plataformas como o YouTube;
  • na divulgação, dê espaço para comentários e interaja;
  • divulgue em uma estratégia de email marketing, especialmente se for um produto.

Na era da urgência e do alto consumo de conteúdos, o teaser tem os elementos que resultam na receita ideal para atrair a atenção e provocar a curiosidade do consumidor. Versátil, esse tipo de ferramenta pode ser usada em diversas ocasiões, como você viu.

Aproveitando o assunto, saiba mais sobre os vídeos corporativos e como usá-los a favor do seu negócio!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *