Conheça a técnica Pomodoro e seja mais produtivo!

A técnica Pomodoro é uma das mais eficientes quando desejamos nos livrar da procrastinação e alcançar mais produtividade. Seguindo blocos de tempo, conseguimos mais concentração e uma mente menos cansada.

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

A técnica Pomodoro permite evitar a procrastinação e conseguir mais produtividade. Com prazos apertados nos projetos e os jobs acumulados, entrar em desespero, em algumas situações, não é algo tão fora do comum assim.

A solução, nesse caso, é procurar por meios, como a técnica Pomodoro, que nos ajude a lidar melhor com essas questões.

Considerada um método de gerenciamento de tempo, ela nos permite mais rendimento nas produções e uma mente menos cansada no fim do dia. Assim, é possível produzir mais e com maior qualidade.

Ainda não conhece esse método? Acompanhe, abaixo, o que é e como inseri-lo na sua rotina!

O que é a técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro foi desenvolvida nos anos 80 por Francesco Cirillo. É um método de gerenciamento de tempo que usa uma ideia de dedicação exclusiva, em blocos de minutos, à determinada tarefa. 

O nome “Pomodoro” significa tomate, em italiano. Foi escolhido assim porque o cronômetro utilizado em seus estudos era nesse formato. Seu objetivo era melhorar a própria produtividade nas tarefas. Assim, Cirillo fez alguns testes relacionados ao tempo, à concentração e à necessidade de descanso, até chegar a uma conclusão do que seria mais eficiente.

Como funciona a técnica Pomodoro?

No método original, precisamos nos concentrar em cada atividade por 25 minutos, descansar 5 minutos, voltar a atenção, novamente por 25 minutos, e, mais uma vez, descansar 5. Chamamos cada bloco de 25 minutos de 1 Pomodoro. Precisamos completar 4 Pomodoros para que haja, após, uma interrupção maior de 15 a 30 minutos. 

Na prática, seria assim:

  • 25 minutos de concentração + 5 minutos de descanso;
  • 25 minutos de concentração + 5 minutos de descanso;
  • 25 minutos de concentração + 5 minutos de descanso;
  • 25 minutos de concentração + 5 minutos de descanso;
  • 15 a 30 minutos de descanso;
  • começa outro Pomodoro.

Regras

Em cada 1 Pomodoro, só podemos direcionar nossa atenção a uma única atividade. Caso a tenhamos terminado antes do despertador tocar, dedicamos os minutos restantes a fazer ajustes e revisão.

Para as pausas serem eficientes, precisamos seguir algumas recomendações. Nos descansos menores, o ideal é não realizarmos atividades que envolvam grande esforço mental ou que demandem muito tempo. 

Desse modo, é melhor deixar para depois aquela ligação importante de um cliente mais difícil. Redes sociais também devem ser colocadas para outro momento.

Pequenas caminhadas pelo escritório, um lanchinho ou uma ida ao banheiro são práticas mais aconselháveis. Exercícios de meditação ou respiração, para a ansiedade, também são bem-vindos.

Já nos intervalos maiores, podemos nos permitir dar uma olhada no WhatsApp, na caixa de entrada do e-mail e nas redes sociais. Caminhadas na rua também podem ser planejadas dentro desse descanso, mas sempre com os minutos controlados.

Além do mais, é possível personalizar a técnica. Por exemplo, se percebermos que conseguimos nos concentrar por um tempo maior, podemos reajustar essa duração. No entanto, é aconselhável não ficar mais de 1 hora focado em um mesmo trabalho.

Quais os resultados da técnica Pomodoro?

Os objetivos são diminuir a ansiedade, aumentar o foco e evitar distrações e desperdício de tempo. Após um tempo utilizando a técnica, é possível:

  • perceber quanto tempo levamos, de fato, para realizar cada atividade;
  • entender aquilo que nos distrai no trabalho;
  • melhorar o planejamento e fazer melhores decisões a respeito do momento para cada tarefa;
  • ter mais determinação nos objetivos;
  • destrinchar grandes projetos em pequenas partes, diminuindo o receio em realizá-lo;
  • evitar a procrastinação;
  • disciplinar a mente para concentrar facilmente;
  • aumentar o desempenho;
  • sentir-se menos cansado no fim do dia.

Como lidar com interrupções no seu tempo?

Um dos principais desafios para cumprir a técnica Pomodoro e vencer a procrastinação é se livrar das distrações. Mesmo estando decidido a se concentrar na execução de uma atividade, uma simples olhada nas redes sociais pode te fazer dispersar do objetivo principal. Confira alguns cuidados para que as interrupções não atrapalhem a sua concentração.

Desative as notificações por um tempo

Na atualidade, estamos o tempo todo conectados. Mas, apesar de a tecnologia ser uma grande aliada no trabalho, ela também pode ser vilã em alguns momentos. Nesse sentido, é importante aprendermos a dosar o uso de ferramentas que possam tirar a nossa atenção.

Para tanto, comece desativando as notificações das redes sociais por um tempo. Com isso, você evita a ansiedade e a curiosidade de checar as páginas sempre que o seu smartphone vibrar — isso sem falar que você também não corre o risco de desviar o foco para outro assunto que não está relacionado à atividade em desenvolvimento.

Não olhe emails ou atenda ligações

Devido à correria no ambiente de trabalho, muita gente tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo. Porém, além de ficar sobrecarregado, esse comportamento também impede que você se dedique por inteiro às tarefas que necessitam de mais empenho.

Levando isso em consideração, procure não olhar o email ou receber ligações enquanto executa o método Pomodoro, já que essas ações podem fazer com que você assuma uma segunda atividade e, consequentemente, se dedique menos à tarefa inicial.

Preserve a privacidade durante a execução do trabalho

Conversar com outras pessoas ou estar em um local barulhento são fatores que prejudicam a sua concentração. Assim, é recomendado preservar a sua privacidade durante a realização de uma atividade.

Peça para não ser interrompido pelos seus colegas de trabalho. Se possível, procure um ambiente mais tranquilo, em que as pessoas não fiquem transitando ou conversando em volume alto.

Como aprimorar a sua performance e os seus resultados?

Para melhorar a produtividade das agências, você pode adotar algumas medidas que aprimoram o funcionamento da técnica Pomodoro. Descubra boas práticas para impulsionar o seu desempenho nas atividades gerenciadas por esse método.

Produza um relatório simples com o que foi feito nos dias de trabalho

Não basta apenas aplicar a técnica Pomodoro na sua rotina, é necessário verificar se ela realmente está funcionando ou se você está pecando em algum ponto. Para isso, uma boa dica é fazer um relatório, com estrutura simples, de tudo o que você conseguiu realizar nos dias de trabalho em que utilizou o método de gerenciamento de tempo.

 Faça uma planilha e registre o que você produziu e como produziu, não se esquecendo de anotar eventuais distrações, pois, no início, é normal que você tenha algumas dificuldades até que consiga se adequar totalmente à técnica.

Compare os registros

Em seguida, é o momento de comparar os registros da planilha de controle. Veja em quais tipos de atividade você conseguiu se concentrar melhor e gerou mais resultados a partir da técnica Pomodoro.

Caso tenha atividades que você não conseguiu finalizar seguindo as regras do método, faça uma autoanálise para saber o porquê de isso ter acontecido. Por exemplo, avalie se a falha ocorreu porque você não focou o suficiente ou por motivos que estão além do seu controle.

Faça sugestões do que pode ser melhorado

Com base nas comparações feitas anteriormente, sugira o que você pode melhorar para potencializar a sua performance com o método Pomodoro. Faça uma lista dos problemas encontrados e dê uma solução para cada um deles.

É claro que as resoluções não devem ficar apenas no papel. Nas próximas atividades a serem executadas, certifique-se de que está colocando as melhorias em prática. Ao fazer isso, você terá mais facilidade para se adequar à técnica, além de aperfeiçoar os seus resultados continuamente.

Quais são as melhores ferramentas da técnica Pomodoro?

A tecnologia e produtividade podem ser combinadas para melhores resultados, pois existe diversas ferramentas disponíveis que ajudam a seguir a técnica Pomodoro. Veja quais são elas.

Papel

A mais simples de todas, já que não é preciso usar nenhuma tecnologia robusta. Papel, caneta e um simples cronômetro dão conta do recado.

Escreva sua lista de tarefas a serem cumpridas, no dia, no papel. Isso é importante, pois ajuda a visualizar as metas, aumentando a possibilidade de serem concretizadas. Ao lado, crie outra lista para anotar as tarefas importantes ou urgentes que surgirem repentinamente.

Inicie pela atividade mais importante a ser entregue. Coloque o cronômetro em 25 minutos e só pare quando o alarme tocar. Se durante a realização dela, você se lembrar de algo a ser realizado, anote, rapidamente, na lista criada. Isso alivia sua mente, que poderá se dedicar plenamente à tarefa de novo.

Pomodoro increaser 

O Pomodoro increaser é uma interface, acessada pela web, que serve como um cronômetro. Seu uso é bem simples e os minutos podem ser ajustados de acordo com suas necessidades.

A versão gratuita disponibiliza apenas o contador de tempo. Ao assinar, é possível ter acesso a uma lista de músicas relaxantes, à análise de estatísticas de produtividade e outras funcionalidades.

Tomato Planner

Disponível para Android, o Tomato Planner é um aplicativo que ajuda a criar um cronograma de tarefas, seguindo a filosofia Pomodoro. As configurações originais seguem as regras tradicionais da técnica. No entanto, é possível alterá-las de acordo com o gosto pessoal.

Marinara Assistente Pomodoro

O Marinara é um plugin para o navegador Chrome, que pode ser instalado no desktop. O ícone é inserido na barra de ferramentas e vem com um temporizador, que pode ser ajustado seguindo as preferências.

As notificações podem ser visualizadas na área de trabalho e em abas. Para o som do alarme, existem 20 opções. Além disso, o temporizador pode ser ajustado para atuar de forma automática.

O software é de código aberto e é constantemente atualizado pelos seus desenvolvedores.

Be Focused

O Be Focused é outro gerenciador de tempo, mas direcionado para IOS. Seguindo as mesmas características dos outros aplicativos, ele ajuda a dividir as tarefas em pequenos intervalos, facilitando a concentração. É possível ajustar o tempo, de modo a deixar o processo mais personalizado para cada um.

Tomato Timer

Trata-se de um site que funciona como um recurso básico, que conta 15 minutos a partir do momento em que o usuário pressiona o botão ‘’start’’. Ainda há a possibilidade de parar a contagem no botão ‘’stop’’ e reiniciá-la por meio da opção ‘’reset’’.

Pomodoro Tracker

Entre as ferramentas de produtividade, essa também se destaca por ser bem simples. A Pomodoro Tracker tem um funcionamento semelhante ao Tomato Timer, mas oferece recursos mais completos.

Pode-se iniciar e pausar a contagem, como também criar listas de atividades, definir quais são as suas prioridades e visualizar quantos pomodoros você consegue finalizar.

Pomodoro Timers

Para quem busca mais praticidade, uma alternativa é a plataforma Pomodoro Timers, que tem somente o botão ‘’start’’, porém cronometra todas as pausas de maneira automática. Isso significa que você não precisa ficar checando a hora.

Quando cada período da técnica é finalizado, o site emite uma campainha. Nesse contexto, você consegue se concentrar melhor na atividade e ao mesmo tempo garantir que está seguindo as regras da proposta.

Tomatoid

Mais uma plataforma simplificada, a Tomatoid se caracteriza por oferecer a possibilidade de indicar em qual tarefa você está trabalhando. Com ela, o usuário visualiza quantos pomodoros aplicou em cada atividade, ou seja, o tempo empregado na execução da tarefa.

Tais informações lhe ajudam a descobrir se você está sendo produtivo o suficiente ou necessita melhorar o seu desempenho.

Pomello

A Pomello é mais recomendada para quem quer usar a Pomodoro nas atividades do trabalho de maneira potencializada. Esse aplicativo deve ser usado no computador, nos sistemas Linux, Windows ou MAC.

Uma das suas peculiaridades é funcionar apenas sincronizado com o Trello, que é uma ferramenta de gerenciamento de tarefas e projetos comumente adotada nas empresas, possibilitando que você utilize a Pomodoro para executar as atividades previstas lá, ampliando a sua eficiência.

Vale ressaltar que o aplicativo deixa a sua logo no canto da tela do computador sempre que o usuário está trabalhando com a técnica Pomodoro. Desse jeito, os colegas de trabalho notam que você precisa de concentração e evitam interromper durante esse período.

A técnica Pomodoro é uma das mais eficientes para evitar a procrastinação e ajudar a acelerar a produtividade. Uma grande vantagem é que ela permite customizar o tempo para atender às necessidades de cada um. A única obrigação é respeitar os intervalos de descanso, o que é primordial para a mente relaxar e poder trabalhar melhor.

Gostou do artigo sobre a técnica Pomodoro? Que tal dar uma turbinada ainda maior na sua produtividade? É só clicar no link e baixar nosso e-book, que vem com um kit essencial para ajudar nesse objetivo!

Baixe o Kit de Produtividade!
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.