Conheça as 5 melhores técnicas de brainstorming e tome as melhores decisões!

Técnicas de Brainstorming

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A máxima de que 2 cabeças pensam melhor do que 1 sempre foi verdade, não é mesmo? Agora, imagine várias cabeças pensando juntas em prol de um mesmo objetivo…

Esse é o cerne do brainstorming, uma técnica criada em 1948 pelo publicitário estadunidense Alex Osborn.

A “tempestade de ideias”, que é a tradução quase literal da palavra brainstorming para o português, consiste na reunião de um grupo para exposição de um problema a fim de obter ideias e reflexões para a sua resolução.

Mesmo as ideias que parecem simples ou absurdas são colocadas à mesa durante o brainstorming, que é um momento livre e criado para deixar fluir os mais diversos tipos de pensamentos.

A intenção é que, após essa “chuva de ideias”, faça-se um filtro para selecionar as melhores sugestões para análise e formatação do planejamento e da execução do projeto.

Neste post, nós vamos falar sobre o assunto e trazer algumas ferramentas que podem ser utilizadas no seu brainstorming para trazer resultados ainda mais eficientes e inspiradores.

Prepara-se para aprender mais sobre o assunto:

Onde o brainstorming pode ser utilizado?

A técnica é muito utilizada no mercado publicitário para a criação de campanhas, mas pode ser aplicada em várias situações:

  • criação de textos;
  • idealização ou otimização de um produto ou de um serviço;
  • reestruturação de um processo;
  • entre outras.

brainstorming pode ser utilizado, por exemplo, para identificação de boas pautas, para organização de palavras-chaves do seu cliente, para melhoria de um processo na empresa e para o que mais a sua imaginação permitir.

Para existir um brainstormingé necessário, antes de tudo, haver um problema que precisa ser solucionado. Basta esse fator para que a ferramenta seja utilizada como ferramenta em busca de soluções e ideias.

Existem técnicas de brainstorming para fazer com que ele seja mais produtivo?

Sim, existem! E nós separamos 5 opções que poderão ser utilizadas, juntas ou separadas, para que seu brainstorming traga resultados ainda mais eficientes. Vamos lá?

Preparação prévia

Em dezembro de 2012, o professor Ralph Keeney publicou um artigo na revista Decision Analysis aprimorando a técnica de brainstorming tradicional.

Segundo ele, não basta reunir um grupo em busca de ideias. É mais eficiente apresentar o problema ao grupo e passar algumas coordenadas antes da reunião de brainstorming em si.

Para o professor, uma equipe que estuda o assunto e foca os seus esforços na resolução do problema antes da reunião pode trazer ideias e soluções mais eficientes durante o brainstorming.

Portanto, levando em consideração as afirmações de Keeney, o ideal é delegar materiais de estudo individuais para que a equipe pense e se esforce, separadamente, buscando soluções para o problema proposto.

Em seguida, uma reunião com a equipe para apresentação das soluções propostas pode gerar muito mais resultados. Seja pela soma de ideias ou pela descoberta de uma solução superior às demais.

Post-its

Difícil não amar esses papeizinhos autocolantes, não é mesmo?

No brainstorming, eles são fundamentais por que trazem mais visibilidade para as ideias e agilidade para o processo, além de inspirar a equipe a participar mais efetivamente.

Dê um bloquinho desses a cada membro da equipe e uma caneta. Peça para que escrevam as suas ideias e para que possam ir colando-as em um quadro compartilhado (vale desenhar também!).

Essa atividade dará uma visão geral da sintonia da equipe e poderá ser um ponto de partida para obtenção de uma boa ideia de execução do projeto.

Lembre-se de moderar a reunião para evitar conflitos e deixar que as ideias floresçam sem preconceitos. O brainstorming é um espaço para criação e inspiração, as ideias apresentadas não são definitivas e passarão por uma triagem. Portanto, toda contribuição é válida.

Brainstorming oposto

E se, ao invés de trazer soluções, a equipe apresentar ações para ampliar o problema? Parece estranho para você?

Pois saiba que essa técnica de expor a toda equipe os fatos que, certamente, causam e ampliam o problema original pode ser um caminho interessante.

Um exemplo: supondo que o problema seja “como atender o cliente de maneira mais cordial?”, invertendo-o, a questão fica sendo “como atender o cliente de maneira menos cordial?”.

As respostas à 2ª questão trarão uma lista do que não fazer no atendimento ao cliente. Mais do que isso, podem trazer questões que estão sendo executadas no momento, mesmo que sem intenção, e apontar pontos de mudança e de melhoria.

Conhecer as minúcias de algo que causa um problema ajuda a corrigi-lo com mais eficiência. Experimente!

Mindmapping

Que tal resumir o problema em, no máximo, 3 palavras? Esse é o 1º passo para aplicar a técnica de mindmapping (ou mapa mental) durante o brainstorming.

Funciona assim: a partir dos 3 termos que sintetizam o problema, você e a sua equipe pensarão em palavras relacionadas e as escreverão em uma grande folha, sempre ligando umas às outras com uma linha.

Depois de esgotar as ideias para as 3 palavras originais, faça o mesmo para as palavras derivadas. Prossiga até preencher todo o espaço ou até surgir uma boa ideia no meio do caminho.

Brainstorming tangível

Imagine agora que o desafio da sua equipe é melhorar a embalagem de um produto. Torná-la mais bonita, sustentável e prática para manuseio.

A tangibilidade é uma boa técnica para utilizar durante o processo de brainstorming, nesse caso. Afinal, com a embalagem atual em mãos, ou até mesmo com protótipos ainda não aprovados, fica mais fácil para equipe perceber e identificar os principais pontos de melhoria.

Entretanto, esse é só um exemplo. A aplicação pode servir também para ilustrar melhor as situações e trazer o cenário esperado em evidência para os participantes.

Por exemplo: se você fala de uma ação para um público que adora correr, que tal trazer um squeeze, um tênis de corrida e alguns aplicativos de corrida para o centro da mesa?

Quando a equipe está mais envolvida no mundo e no cenário do público-alvo, fica mais fácil compreender as suas necessidades, expectativas e, claro, menos penoso ter ideias úteis para oferecer soluções a esse público.

A utilização das técnicas de brainstorming para planejar ações e serviços mais eficientes para o público é, sem dúvida, uma ótima estratégia para quem deseja acertar.

Aproveite para ler o post “Brainstorming: como fazer um eficiente e ter as melhores ideias!” e aprender ainda mais sobre esse tema.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.