Quais as principais técnicas de vendas e como conquistar um cliente?

Técnicas de vendas ajudam a conquistar ótimos resultados. Conduzir reuniões e envolver clientes é um trabalho que exige o cumprimento de alguns requisitos, sempre avaliando cada caso e suas particularidades. Boas técnicas ajudam a tomar as melhores decisões e conseguir gerar mais vendas, independentemente de objeções que surjam.

técnicas de vendas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Não há fórmula mágica para vender mais, mas ecistem técnicas valiosas, resultado de pesquisas e estudos, que podem trazer melhor posicionamento diante de objeções.

Para cada ambiente e situação, há diferentes técnicas de vendas que funcionarão melhor. O que separa um bom vendedor de um mediano é, justamente, saber qual mecanismo aplicar e em que situação.

Conquistar clientes é um desafio, indiscutivelmente, mas tudo depende de boas escolhas. Uma abordagem certeira pode ser o suficiente para derrubar desconfianças e conquistar o seu lead e, na maioria das vezes, são questões de detalhes.

Online, offline, por telefone ou presencialmente, há sempre a técnica ideal para gerar o impacto desejado e conseguir concluir uma venda.

Neste post, trataremos de forma aprofundada algumas ferramentas de vendas e gatilhos mentais para usar durante uma negociação. O conteúdo abordará os seguintes tópicos:

    Continue a leitura e confira!

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que são técnicas de vendas?

    Técnicas de vendas são mecanismos de negociação, abordagem e de diálogo que facilitam uma tentativa de negócio, ultrapassando objeções, envolvendo o cliente e o convencendo a comprar.

    Essas técnicas visam sempre a entregar uma ideia positiva sobre o produto ou serviço, de modo que seja possível mostrar ao lead que você tem exatamente o que ele precisa em suas necessidades.

    As técnicas, geralmente, são desenvolvidas para funcionar em diferentes cenários, o que as faz ainda mais precisas e satisfatórias em seus resultados. Vender envolve uma série de fatores e cada cliente tem um nível maior ou menor de resistência.

    É por isso que cada técnica se encaixará de maneira distinta em situações específicas de negociações.

    Bases técnicas dos mecanismos de negociações

    Vendedores precisam ter sensibilidade para identificar algumas bases principais que envolvem uma negociação. As técnicas de vendas estão sempre relacionadas a questões essenciais e precisam explorar:

    • necessidade do cliente;
    • vantagens do produto ou serviço;
    • características do produto ou serviço que podem gerar objeção;
    • nível de urgência de compra que o cliente tem.

    Esses e uma série de outros fatores impactam diretamente a forma como a venda será conduzida e, consequentemente, qual técnica terá que ser implementada.

    Naturalmente, muito dessa percepção é adquirido com o tempo, mas conhecer técnicas é essencial para entender qual delas será utilizada em determinado momento.

    Como construir um bom processo de vendas?

    Um processo de vendas eficaz precisa ser adaptável, ou seja, o foco está em fechar negócio de acordo com o cliente e o produto. Cada situação demanda um tipo de esforço diferente e, consequentemente, isso vai influenciar o processo e como ele é estruturado.

    A seguir, confira algumas dicas gerais para um bom trabalho.

    Tenha foco no consumidor

    Um processo de vendas de sucesso é aquele que não se prende ao que a sua empresa quer falar para os leads, mas sim, no que eles querem, ou seja, é preciso focar o consumidor.

    Essa é uma oportunidade de você aprimorar a forma como a sua empresa apresenta o seu produto para os possíveis clientes e aumenta as chances de conversão.

    A ideia de vender uma solução é muito mais eficaz do que simplesmente ter um discurso de vendas pronto. A abordagem correta deixa claro quais são os benefícios do seu produto e como ele atende às necessidades do seu lead.

    É uma chance de você apresentar os pontos que deixam sua empresa em vantagem sobre a concorrência. Também, reforçar as razões pelas quais o que você está oferecendo é valioso.

    Encontre o lead certo

    O processo de geração de leads vai adicionar diversas novas oportunidades de negócio para o pipeline de vendas dos vendedores. A verdade é que nem todos esses leads estão prontos ou dispostos a entrar em negociação com você.

    Junte a isso empecilhos que possam aparecer no caminho e você tem um desafio e tanto pela frente.

    No final das contas, o que é realmente importante é encontrar a pessoa certa para realizar a venda. Às vezes, um consultor é o seu contato, mas para fechar aquele negócio, você precisa conversar com o gerente. E como chegar até ele? Por meio da informação.

    Saber o que a lead realmente quer também dá a chance ao vendedor de alinhar o seu discurso para deixar claro quais são os benefícios que importam para esse possível comprador.

    Lide com as objeções

    Bons resultados em vendas dependem de saber como lidar com qualquer objeção do lead que o impeça de fechar uma venda. É preciso trabalhar a habilidade de entender quando ele está pronto para fechar negócio, e qual é a técnica certa para realizar essa venda.

    A negociação começa com o entendimento do cliente. O que ele procura? Quais são os seus problemas? Dúvidas? O que desperta o seu interessante? E, claro, o que vai impedir que ele feche uma compra? Essas são as famosas objeções.

    Por sorte, a maioria clientes adora falar sobre o seu negócio e a sua empresa, e essa é a chance de você conhecer mais sobre a proposta da marca direto da fonte!

    Se o lead acredita que você está trabalhando de acordo com os interesses dele, a probabilidade de ser mais honesto e atuar em conjunto para fechar um negócio interessante é muito maior.

    Determine o valor do seu serviço ou produto

    Dentro de um mercado, existem duas propostas de valor básicas: aquela que o seu produto oferece e aquela que o seu concorrente oferece. Seu cliente, talvez, não perceba essa diferença. Então, o seu trabalho de valorização do que vende é o que será decisivo para gerar um negócio.

    No processo, é preciso superar a desconfiança que, muitas vezes, é fruto da dificuldade que o cliente tem em entender a diferença do seu produto para o do concorrente. Para isso, é essencial saber destacar as qualidades do que é oferecido e, principalmente, de que maneira ele pode ajudar a suprir necessidades e dificuldades que o cliente tem.

    O trabalho de destacar as vantagens também passa por fazer isso de forma comparativa com o concorrente. Por isso, uma venda pode ser mais facilmente concluída se o vendedor destaca o que o seu produto faz que os demais não conseguem proporcionar.

    A diferenciação é uma das armas de venda mais esquecidas pelos vendedores e, por isso, tantos perdem boas oportunidades.

    Ebook Times de Vendas

    Quais são as 20 melhores técnicas de vendas?

    Há uma grande seleção de técnicas de vendas que podem ser utilizadas em diferentes situações. O que determina qual mecanismo será escolhido são fatores como o nível de complexidade do acordo que se pretende fechar, além do ambiente, como uma reunião online, presencial ou por telefone.

    Para ajudar, veja 20 técnicas separadas por categorias distintas.

    Técnicas gerais

    Técnicas de Vendas Gerais para seu negócio
    Image by rawpixel.com on Freepik

    Essas são aquelas técnicas que você precisa ter como a base de todo o seu conhecimento de vendas. São ensinamentos valiosos e que serão úteis para aplicar em qualquer momento, independentemente se um lead ou um cliente recorrente, ou se é online ou presencial.

    Confira, a seguir, e entenda a importância de cada uma delas!

    1. Inicie toda venda de forma positiva

    Clientes e leads estão sempre focados em como um vendedor se comporta, da mesma forma que isso é feito por quem traz a oferta. Seu humor pode influenciar toda a conversa, então, cause uma boa impressão logo no primeiro contato.

    Evite conversas sobre o mau tempo, expor suas insatisfações com fatores externos ou algo do tipo. Foque em demonstrar alto-astral, humor (sem exagerar) e sempre ter algo positivo para falar. Isso é o que conduzirá o clima da negociação.

    2. Utilize a abordagem “agora ou nunca”

    Clientes estão sempre em busca de oportunidades únicas de negócio. Para eles, deixar uma vantagem passar é algo impossível, então, cabe ao vendedor ser claro para mostrar que, se não for naquele momento, talvez não haja outra chance.

    Trabalhe com a ideia do “agora ou nunca”. Deixe claro ao cliente que determinado preço ou uma oferta específica só está sendo feito naquele momento e que, se ele não aproveitar, não poderão ser oferecidas as mesmas condições de negócio.

    3. Aceite descontos e responda com tentativa imediata de fechar negócio

    O cliente, quase sempre, tentará barganhar preços e vantagens, o que é completamente comum na negociação. Entretanto, ele nunca espera que suas propostas sejam aceitas de imediato — e é aí que está um dos principais gatilhos mentais das ferramentas de vendas.

    Se a oferta do cliente for aceitável, responda positivamente, mas imponha uma condição: só será possível fechar negócio nos termos propostos se ele assinar naquele exato momento!

    Você pode dizer algo como:

    “Ok, estou de acordo com essas condições, mas só posso aceitá-las se você assinar agora!”

    Isso gera no consumidor a sensação de que ele conseguiu uma vantagem e, em contrapartida, você fecha uma venda em termos esperados.

    4. Utilize técnicas de remoção diante de pedidos de descontos

    Clientes nem sempre entendem o custo de um produto ou serviço. Isso pode fazer com que eles ofereçam contrapropostas difíceis de acatar, mas também, faz com que eles não entendam muito bem a precificação, até mesmo quando ela está favorável ao vendedor.

    Portanto, uma ótima técnica é responder pedidos de desconto removendo alguma vantagem ou recurso do serviço. Você pode tratar das seguintes maneiras:

    “Eu posso fazer por esse preço, mas não conseguirei oferecer frete grátis.”

    “Nesse preço, só consigo oferecer o serviço sem o suporte premium.”

    5. Jamais fale mal dos concorrentes

    O mercado impõe disputas, mas não é preciso levar isso a um nível de negatividade. Falar mal de outras empresas não fará com o que cliente feche negócio.

    Ainda pior, pode ser que ele resolva tirar conclusões de você por meio dessa atitude, ainda que você esteja fazendo isso só para ganhar vantagens na negociação. Mantenha seu caráter íntegro e foque apenas em mostrar o destaque do que você vende.

    6. Trace paralelos e use metáforas

    Metáforas e paralelos ajudam o cliente e visualizar de maneira mais clara como seu produto funciona, como ele ajudaria e em quais situações ele se destacaria resolvendo problemas.

    Linguagens acessíveis, mas não informais demais, e com a ajuda de comparações, podem ser decisivas na compreensão. Por vezes, é o diferencial que gera a venda!

    Técnicas para o ambiente online

    O ambiente online é uma realidade para reuniões de vendas há algum tempo e, por mais que haja tantos recursos que facilitem isso, há também adaptações necessárias.

    Algumas técnicas de vendas são específicas para ter um bom desempenho no ambiente digital, e elas não podem ser descartadas. Confira algumas decisivas, a seguir!

    7. Use formulários para captar leads

    É preciso pensar também no trabalho prévio, ou seja, antes do contato de reunião de vendas. Os formulários ajudam a captar leads e qualificá-los.

    Após isso, vendedores têm maior precisão na hora de realizar a abordagem por meio do canal escolhido pelo cliente no formulário.

    8. Ofereça diferentes canais de contato

    Por falar em canais, eles são fundamentais e podem fazer toda diferença. É importante considerar que, online, nem sempre será possível realizar uma reunião como acontece presencialmente.

    Mas é fundamental, também, dar ao cliente a opção de canal entre as ferramentas de videochamadas.

    O cliente pode, por exemplo, querer aparecer ou não, o que se pareceria mais com uma ligação, apesar de ainda ser online.

    9. Evite interromper seu cliente

    O tempo de fala e resposta pode ser diferente em videochamadas, o que ocasiona interrupções. Cabe ao vendedor ter maior sensibilidade para isso e uma técnica excelente é pensar em um jogo de tênis: bola de um lado, bola de outro, e assim segue.

    Assim, quando a bola estiver com o cliente, no caso, a palavra, espere o tempo certo para ela voltar e, então, assuma a palavra. Clientes também querem ser ouvidos e uma comunicação clara é essencial para fechar vendas online.

    Técnicas de venda pelo telefone

    Conheça as melhores Técnicas de venda pelo telefone
    Image by DCStudio on Freepik

    Vendas por telefone são um dos métodos mais antigos e podem ser muito eficientes, especialmente, porque são fáceis de ser executadas. Há, no entanto, restrições e adaptações, assim como nas vendas online. Então, basta saber como se ambientar.

    Veja boas dicas nessa categoria!

    10. Ative a atenção do lead constantemente

    Habitualmente, especialmente em ambientes de trabalho, pessoas que falam no telefone podem querer fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Tudo que um vendedor não pode deixar acontecer é que o cliente perca ou divida sua atenção.

    Assim, é essencial sempre ativar a atenção dessa pessoa. Faça perguntas, questione o que esse cliente pensa sobre algo que foi falado e, de forma geral, sempre estimule a atenção. Isso fará com que o cliente esteja em alerta e foque totalmente em você.

    11. Preze pela interação do seu lead

    O lead precisa estar sempre ativo, o que também ajudará o vendedor a perceber mais sobre as expectativas e as sensações dessa pessoa diante das informações.

    Por telefone, não há a chance de ver as expressões e a postura corporal, mas a voz pode transmitir percepções. Por isso, promover a interação é uma forma de ter um feedback sobre o que o lead está pensando.

    12. Ligue às quartas e quintas-feiras

    Basicamente, o meio da semana tem os melhores dias para ter total atenção em uma ligação de vendas. Segunda e terça são os dias de resolver pendências e progredir com as demandas, então, sobra para a quarta e quinta-feira como os melhores dias.

    estudos que comprovam isso, e você pode conferir neste gráfico:

    Saiba qual é o melhor dia para iniciar negócios

    13. Transmita sua abordagem em sua voz

    Já que não é possível demonstrar sua abordagem por meio da linguagem corporal, varie seu tom de voz de acordo com o momento. Isso ajuda a transmitir ao cliente como você trata cada questão das negociações e permite que ele entenda como você está conduzindo cada tópico.

    Técnicas para vendas presenciais

    Técnicas para vendas presenciais
    Image by yanalya on Freepik

    Inegavelmente, as vendas presenciais são aquelas em que há melhores condições de negociação e, principalmente, maiores possibilidades de aplicação de técnicas de vendas. A seguir, confira as melhores e como elas podem ser essenciais!

    14. Explore o poder da linguagem corporal

    O bom uso da linguagem corporal pode aumentar em até 56% as chances de vendas. Isso significa que os vendedores podem partir disso de duas formas: posicionar-se de forma adequada e saber identificar os sinais corporais que os clientes emitem.

    A partir disso, é possível entender o que esse cliente está pensando e saber se adaptar para convencê-lo. A linguagem corporal adequada também transmite maior confiança e ajuda a envolver quem está do outro lado da negociação.

    15. Sorria muito mais

    Sorria muito mais, mas sempre na hora certa. Sempre que possível, ainda que o assunto seja sério, dê mais leveza ao que você fala, simplesmente sorrindo. Receba seu cliente com um sorriso e use esse recurso sempre que houver brechas, mantendo a seriedade, mas se mostrando simpático.

    Sorrir ajudará a remover qualquer tensão na negociação e abrirá um canal de confiança muito maior com o cliente. Ele estará mais à vontade, o que facilita o trabalho.

    16. Demonstre confiança

    Evite dar qualquer brecha para desconfiança quando você executa seu discurso de vendas, principalmente, quando relata como um produto ou serviço pode preencher as necessidades do cliente.

    Na maioria das vezes, ele não sabe do que você vai contar a ele, ou seja, quanto mais confiante for seu discurso, maior será a chance de toda a ideia transmitida ser absorvida. Isso ajuda a ultrapassar objeções de forma simples.

    17. Mantenha-se 100% atento ao cliente

    Se a bola está com o cliente (lembra-se da referência ao tênis?) você precisa valorizar isso até que ela volte a você. Respeite o momento dele e escute o que tem para dizer, já que as percepções e considerações dele são essenciais para a forma como você conduz a negociação.

    Clientes querem ter suas demandas solucionadas, e isso só é possível se você entende o que ele diz a você. Além disso, trata-se de ser gentil!

    Ebook Vendarketing

    Vendas para quem já é cliente

    Ainda que já sejam seus clientes, eles precisam ser tratados como se ainda tivessem que ser reconquistados — afinal, relações comerciais não duram para sempre. Custa muito mais adquirir novos clientes do que manter os seus.

    Por isso, veja essas técnicas voltadas a esse grupo de pessoas!

    18. Tenha o perfil do cliente já traçado

    Um CRM é de grande ajuda para ter informações detalhadas sobre seu cliente, suas necessidades e todo seu perfil de consumidor já definido. Assim, ao vender novamente para ele, ou renovar um contrato, você estará de posse de dados estratégicos.

    Ofertas mais personalizadas têm maiores chances de gerar as vendas. Faça o trabalho de casa e chegue à reunião já munido dessas informações.

    19. Faça ofertas de acordo com o histórico de relacionamento

    O histórico de relacionamento com o cliente traz alguns dados relevantes, como:

    • preferências de compra;
    • necessidades recorrentes;
    • reclamações;
    • atendimentos.

    Com base nisso tudo, você saberá exatamente quais produtos e com quais adaptações eles poderão ser propostos ao cliente. Isso também demonstra que essa pessoa não é só mais um em seu registro, mas que você é capaz de compreender e oferecer o que ele precisa.

    20. Fale sempre em fidelidade

    Clientes recorrentes gostam de se sentir valorizados e acreditam que, por conta disso, merecem condições de compra melhores. Durante a negociação, sempre cite em suas ofertas e contrapropostas o fato de aquele preço estar associado a essa condição de fidelidade.

    Assim, é possível quebrar objeções e gerar no cliente a certeza de que há uma relação vantajosa para ele, graças a essa fidelidade que é mantida.

    As técnicas de vendas ajudam a superar objeções e a contornar situações desfavoráveis. Clientes estão em busca das melhores condições de compra, da mesma forma que os vendedores desejam fechar negócios. A partir disso, é necessário ter flexibilidade e saber como entregar o que o lead deseja como produto ou serviço.

    4 formas de abordagem de vendas

    Para potencializar os seus resultados, investir em uma boa abordagem de vendas é fundamental nesse processo. Isso significa que é preciso encontrar meios para se conectar com os clientes, entender suas dores e conduzir o público ao longo do seu funil de vendas. Veja, a seguir, quais as melhores maneiras para colocar isso em prática.

    1. Saiba ouvir o seu cliente

    Entender o que os clientes desejam, quais são as dores deles e como você pode ajudá-los a superá-las é uma parte importante para fechar mais vendas e maximizar os seus resultados. Nesse sentido, é importante aprender a escutá-los.

    Por exemplo, quando um consumidor está apresentando quais são suas dificuldades, preste atenção no que ele fala e analise como o seu produto pode fazer a diferença na vida dele. Busque sempre oferecer um suporte personalizado e que agregue valor à rotina de quem está comprando de você.

    Além disso, também é válido praticar a escuta ativa para compreender mais sobre o seu consumidor. Ainda é aconselhável utilizar dados e informações do histórico dele para sugerir as melhores soluções.

    2. Desperte a curiosidade do cliente

    Além de ouvir o consumidor, é importante chamar a atenção dele e despertar a curiosidade. Por exemplo, imagine que você esteja vendendo um curso online. Assim, oferecer um teste grátis, dentro do prazo legal, para que ele experimente o seu material pode ser uma estratégia muito rentável.

    Além disso, vale também utilizar os gatilhos mentais para fechar mais vendas. Use preços promocionais por tempo determinado, tenha um discurso cativante, recorra às provas sociais de outras pessoas satisfeitas com os seus serviços e apresente um pouco do que está sendo oferecido. Tais atitudes podem gerar mais vendas e curiosidade.

    3. Adapte a linguagem a do cliente

    Entender o tom de voz que você precisa utilizar com o cliente e como se comunicar de maneira clara e direta também é importante. Assim, você assegura que sua mensagem vai chegar com qualidade e evita ter desentendimentos no decorrer das negociações.

    Nesse sentido, é válido fazer um estudo de quem é sua persona, coletar informações sobre ela, como gênero, grau de escolaridade, faixa de idade e outros aspectos relevantes a fim de adequar suas estratégias de comunicação.

    4. Crie uma relação honesta

    Atualmente é necessário desenvolver um relacionamento de longo prazo com o público. Isso significa que é importante manter um discurso honesto, claro e direto com cada cliente que você conquista. Assim, a experiência pós-venda é otimizada e você consegue manter esse consumidor por mais tempo.

    Adotar uma postura honesta também contribui para que você conquiste credibilidade e tenha uma boa imagem em seu mercado. Mesmo que trabalhe com vendas e tenha o costume de destacar os benefícios de seus produtos, também é importante esclarecer para a audiência sobre suas limitações.

    Isso evita que os compradores se sintam enganados, além de minimizar o índice de devolução dos produtos. Dessa maneira, é possível desenvolver uma carteira de clientes que confia em suas afirmações e que solicita orientações antes de seguir para a compra.

    Diferenças principais entre abordagens B2C e B2B

    O varejo B2B é muito diferente da abordagem de vendas B2C, desde o produto ou serviço oferecido até a complexidade da transação. O vendedor de B2B tem um perfil mais lógico e atua como um consultor, usando táticas mais racionais para persuadir o comprador corporativo. O tom adotado deve ser mais formal, com etapas bem definidas ao longo do processo de venda — o que geralmente é muito mais longo.

    Para conquistar clientes corporativos, uma das técnicas mais comumente empregadas é a de procurar indicações entre as empresas já atendidas. Também é possível realizar prospecção ativa por meio da pesquisa na web, informações publicadas sobre novos empreendimentos, bem como associações profissionais.

    Já as vendas B2B exigem, ainda, que os vendedores visitem as empresas pessoalmente para conhecer melhor o cenário antes de apresentar qualquer proposta. Dessa forma, é preciso preparar apresentações e demonstrações com excelência para convencer o setor de compras da empresa.

    As técnicas de vendas B2C são amplamente utilizadas e conhecidas em diversos segmentos, começando por um trabalho de inteligência comercial que realiza o mapeamento de personas e tendências do mercado, gerando uma lista de prospects.

    Logo em seguida, eles realizam o contato inicial com os leads para avaliar o seu potencial, sendo apenas aqueles considerados qualificados que se tornarão clientes da empresa. Após essas etapas, é hora de usar as técnicas de fechamento para influenciar a decisão de compra.

    Para isso, os profissionais usam estratégias como senso de urgência, conciliação e conexão emocional para finalizar o negócio.

    O que torna as vendas B2C mais simples quando comparadas ao processo de vendas B2B que exigem diversas documentações, aprovações e trâmites.

    O futuro da relação vendedor x cliente

    O futuro da área de vendas nos mostra que é necessário estar sempre se adaptando às mudanças nas estratégias, processos e recursos para saber abordar um cliente. É essencial que as empresas B2B e B2C se enquadrem no ambiente digital, possuindo a capacidade de suportar o crescimento da demanda, com a utilização de ferramentas digitais e habilidades especializadas para tornar os vendedores tradicionais em profissionais digitais.

    A automação e a inteligência artificial serão imprescindíveis para o sucesso dos negócios, afinal a tomada de decisão será baseada em algoritmos que alinham os processos de vendas, canais e as capacidades dos vendedores de acordo com as necessidades dos consumidores.

    Os diretores de vendas precisam se tornar líderes de vendas e não simplesmente vendedores. Pois, é necessário mudar o foco das empresas, deixando de lado os profissionais como canal comercial primário, e direcionando-o aos canais digitais.

    Assim, as decisões de venda passam a ser baseadas em dados, análises e Inteligência Artificial, ao invés de experiência ou intuição. Para isso, quatro pontos são fundamentais para o sucesso:

    1. preparação para atender o everywhere client, ou seja, o cliente que busca seus produtos em diferentes canais digitais;
    2. focar em ajudar grupos de compradores a tomarem decisões com confiança;
    3. aumentar as habilidades digitais dos vendedores;
    4. construir um plano de vendas com visão para o futuro.

    Investir em tecnologia para o ambiente automatizado, usando IA para realizar processos básicos, identificar sinais de compra e prever cenários de negociação também ajudará.

    O vendedor do futuro terá um papel mais analítico, aplicando conhecimento de dados para propor soluções mais assertivas, conforme as necessidades do cliente.

    Digital First Sales

    A mentalidade de negócios Digital First vem se tornando cada vez mais importante nos dias de hoje. Se trata de um modelo cultural que busca sempre dar prioridade às soluções digitais em detrimento das tradicionais.

    A aplicação desse mindset significa abordar qualquer desafio com a intenção de encontrar a solução digital mais apropriada para aquele contexto. Para implementar esse novo paradigma, normalmente, as empresas adotam uma abordagem interconectada, híbrida e centrada no usuário.

    O Digital First Sales se refere ao modelo Digital First aplicado à área comercial. Ou seja, priorizar os processos digitais na estratégia de vendas, usando canais digitais, além de buscar digitalizar toda a jornada do cliente.

    Veja o que esperar das abordagens de vendas para o futuro

    Logo, o Digital First Sales é a abordagem ideal para os negócios B2B na era pós-pandemia. Estudos realizados pela McKinsey & Company mostram que 75% dos vendedores e compradores B2B acreditam que o novo modelo de vendas digitais é mais eficaz do que o antigo.

    Além disso, entre os compradores, de 68% a 84% preferem interações remotas ou autoatendimento digital por questões de segurança, redução de custos e maior facilidade de agendamento. Portanto, fica claro que a transformação digital já se estabeleceu e não voltaremos ao cenário pré-Covid-19.

    O estudo da Gartner sobre a nova Jornada de Compra B2B revelou que os compradores B2B dedicam apenas 17% de seu tempo à conversação com vendedores. A maior parte do tempo é gasto pesquisando informações e conteúdos online.

    Portanto, as empresas devem ser capazes de se adaptar a essa realidade e serem capazes de oferecer seus produtos em diversas plataformas. Além disso, é necessário promover uma transformação contínua das estratégias comerciais, processos e recursos, para passar de uma abordagem centrada no vendedor para uma abordagem centrada no comprador, com foco na digitalização do engajamento.

    Dicas importantes para conquistar clientes B2B

    Se você deseja que sua empresa alcance resultados positivos na abordagem a seus clientes, preparamos uma lista com algumas técnicas que podem ajudar.

    Estas técnicas são fundamentais para que você ofereça o produto ou serviço de forma adequada e assertiva, de acordo com as necessidades e o perfil de cada um.

    Ao utilizá-las, conseguirá transformar prospects em consumidores, usando os melhores argumentos para venda.

    Inicie conversas amigáveis e mostre autoridade no assunto

    Ao utilizar argumentos verdadeiros, a equipe de vendas pode ter certeza de que está oferecendo ao cliente informações confiáveis o que demonstra autoridade no assunto. Isso não apenas garante um relacionamento sólido com o consumidor, como também aumenta as chances de fechar negócios e gerar resultados positivos.

    Essa é uma das técnicas mais efetivas para abordar o cliente. Logo, aproveitar o poder do marketing de influência e das recomendações é essencial para conquistá-los e obter bons resultados.

    Por outro lado, propagandas enganosas podem levar à ruína da reputação de uma marca na rede. Por isso, é importante que as equipes de vendas mantenham um diálogo franco baseado em previsões realistas.

    Saiba manter uma relação de confiança

    Mesmo com o negócio fechado, as ações não acabaram. É preciso garantir que o cliente esteja recebendo exatamente aquilo que foi prometido e que esteja obtendo resultados satisfatórios com o produto ou serviço adquirido.

    Para isso, é importante alimentar uma relação de confiança entre a empresa e o cliente, oferecendo novas ferramentas, conteúdos relevantes, eventos e espaços para troca de informações e experiências.

    Além disso, é necessário ter um setor de pós-venda preparado para sanar dúvidas e estabelecer um relacionamento duradouro com o eles. Assim, será possível cumprir com todas as metas e promessas estabelecidas durante a abordagem de vendas.

    Entenda que cada cliente tem suas especificações

    A flexibilidade de se adaptar às necessidades dos consumidores B2B é essencial para o sucesso de uma empresa. É importante que as negociações sejam vantajosas para ambas as partes, mas também é fundamental ter a capacidade de se ajustar às necessidades.

    Se não houver isso, a marca pode perder potenciais clientes ou até mesmo aqueles que já são parceiros. Logo, é importante investir nas áreas de marketing, vendas e customer success para trabalharem juntas e desenvolverem as melhores estratégias de atendimento e avaliarem cada situação individualmente.

    Inicie um bom planejamento de execução e dívida com seu cliente

    Negociar com outras empresas nunca é tão simples quanto fazer uma compra direta do consumidor final. O processo pode durar meses ou até anos, exigindo paciência e habilidade de negociação.

    A primeira etapa é identificar o setor que vai usufruir do produto ou serviço oferecido, para que a equipe de vendas possa estabelecer contato com as pessoas de lá. O diálogo é fundamental para um bom resultado.

    Por isso, o vendedor precisa estar bem-informado a respeito do mercado e saber tudo sobre o próprio negócio. No entanto, não é necessário jogar todo esse conhecimento no prospect.

    É importante que haja uma conversa saudável, onde ele possa escutar as necessidades e pontos fracos do cliente potencial e trocar informações sobre sua oferta, sempre visando ajudar e fornecer valor antes de cobrar por ele.

    Mostrar que você sabe auxiliar o potencial cliente além de ser um especialista no assunto é essencial para ter sucesso na prospecção. Embora possa ser cheio de desafios, esse processo é extremamente importante para a área comercial.

    Faça follow-ups

    O follow-up é uma técnica vital para a qualificação de leads no inside sales B2B. Esta prática visa alimentar os leads e fazê-los progredir no funil de vendas.

    Existem diversas maneiras de realizar esse retorno, como por e-mail, telefone ou visitas presenciais. A utilização de soluções omnichannel de relacionamento com o cliente torna este processo mais simples e eficaz.

    Um processo de vendas eficaz depende da estruturação de um funil que ajude a mapear boas oportunidades de conversão. Confira uma planilha que pode ajudar nesse trabalho!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.