Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 17 de junho de 2020. | Atualizado em 16 de junho de 2020


Investir em tecnologia para aumentar as vendas na agência de comunicação é uma ação extremamente necessária. Isso porque é importante buscar a inovação para se manter competitivo, além de ajudar a equipe a gerar mais leads e facilitar as conversões. Portanto, conheça 8 tecnologias que vão mudar a rotina na sua agência para melhor.

Investir em tecnologia para aumentar as vendas na agência de comunicação nunca foi tão necessário como agora. Afinal, é preciso inovar o processo de vendas para ajudar equipes a gerar mais leads e facilitar as conversões. 

Entretanto, é fundamental se manter informado com as tendências e, assim, trabalhar na diferenciação da marca. Se a sua empresa não está aproveitando os últimos avanços para explorar as potencialidades do workflow, é hora de promover a mudança agora mesmo.

Neste artigo, confira a lista das principais tecnologias para a sua empresa crescer e expandir. Boa leitura.

1. Big Data

Hoje, a vantagem competitiva para uma agência de comunicação depende em grande parte da capacidade de capturar, gerenciar e analisar com êxito grandes volumes de dados de clientes que contêm informações sobre comportamento e hábitos de compra. 

Usando ferramentas de análise de Big Data é possível gerenciar a prospecção, uma etapa crítica no processo de vendas. Se antes isso era um processo demorado, agora é feito com análises e modelos de dados do cliente para identificar outros clientes em potencial.

O Analytics também ajuda a determinar quais pessoas segmentar, como usar perfis para identificar clientes parecidos e quais compradores provavelmente responderão a diferentes mensagens e ofertas. Em resumo, as ferramentas de análise de Big Data ajudam as organizações a concentrar seus esforços de vendas nas atividades e clientes mais promissores e lucrativos.

2. CRM

Com um sistema CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Software de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente), é possível registrar e gerenciar o perfil dos clientes. Quanto mais informações forem coletadas, melhor será a personalização das ofertas e a experiência do público.

Também dá para acessar dados, relatórios analíticos e fazer a gestão financeira. Assim, você identifica rapidamente oportunidades inexploradas e revisa suas metas de vendas — o que aumenta significativamente as taxas de satisfação do cliente.

Além disso, o software pode enviar e-mails em seu nome e lembrá-lo também dos aniversários de clientes, o que pode ajudar a criar relacionamentos. Ele mantém registros importantes e auxilia a identificar leads bons e ruins.

3. ERP

Você provavelmente já ouviu falar que todas as empresas hoje em dia precisam de uma solução de ERP (Enterprise Resource Planning ou, em português, Planejamento de Recursos da Empresa) para melhorar a eficiência e a receita. 

Uma solução ERP otimiza e automatiza processos de vários aplicativos, o que economiza tempo e custos. Um exemplo disso é automatizar os e-mails a serem enviados aos clientes durante a criação de uma campanha. 

Dados precisos e em tempo real estão disponíveis, assim como as informações necessárias para tomar decisões importantes. O software de gestão também facilita a comunicação entre os colaboradores, mesmo que estejam em departamentos diferentes.

4. Software de análise de vendas

Na era do Big Data, a análise de vendas se tornou uma parte importante de todo relatório de gestão. Em vez de reunir as análises manualmente por meio de planilhas, o software permite acessar os dados sistematicamente em um só lugar.

Assim, fornece aos promotores de vendas uma visão abrangente, dividindo as vendas em partes compreensíveis ao analisar em que pontos os vendedores, produtos e campanhas estão apresentando o melhor desempenho, bem como no que devem melhorar.

A ferramenta ajuda a rastrear, avaliar e aprimorar efetivamente o desempenho de atividades de vendas, prevendo tendências, resultados e encontrando informações relevantes. 

5. IoT

O mercado de Internet das Coisas (IoT) ou dispositivos conectados poderá quadruplicar no Brasil até 2023. Como resultado desse crescimento exponencial, praticamente todas as empresas terão sistemas que funcionam em conjunto para atingir as metas organizacionais. 

Desde o pré-lançamento de serviços até as avaliações de clientes pós-venda, as plataformas de marketing mostram e registram tudo. O cliente está envolvido nos negócios por meio de várias atividades digitais, como check-ins de eventos nas mídias sociais, webcasts ao vivo, podcasts e aplicativos móveis dedicados para eventos especiais, entre outros. 

Esses recursos permitem às equipes de vendas se conectar e interagir em tempo real, reunindo muitos seguidores e futuros compradores.

6. Serviços de SEO

Se você já se perguntou como aumentar o tráfego do seu site, uma das melhores respostas é: Search Engine Optimization (SEO). O SEO ajuda a colocar produtos ou serviços na frente de consumidores ansiosos por meio de estratégias personalizadas de mecanismo de pesquisa. 

Isso porque fica mais fácil ser encontrado logo na primeira página. O tráfego direcionado para o site maximiza o ROI e aumenta as vendas online, ajudando a promover a identidade da marca.

7. Chatbot

O principal objetivo por trás do uso de um bate papo é aumentar as vendas online. O chatbot é um aplicativo que estabelece simultaneamente grandes quantidades de conversas com os usuários. 

O diferencial dos softwares dotados de inteligência artificial é a capacidade de compreender as intenções das perguntas que recebem. Assim, eles oferecem informação exata no momento certo.

Lembre-se de que todas as visitas ao site são clientes em potencial. Chatbots e assistentes virtuais conversam com os usuários e armazenam valiosas informações de contato que são compartilhadas durante a visita. Dessa forma, sua base de leads aumenta, assim como a possibilidade de gerar novas vendas.

8. Atendimento onmichannel

Cada vez mais as pessoas esperam que as empresas facilitem a solução de problemas. Ser capaz de procurar uma resposta e resolver a pendência sem precisar de burocracia é o que o público quer.

Nesse sentido, o serviço omnichannel integra texto, social media, email e mensagens instantâneas para fornecer uma experiência de marca unificada. Assim, o cliente alterna entre vários canais para desfrutar da qualidade do serviço.

O suporte oferece a oportunidade de dialogar de várias maneiras que não são apenas convenientes e eficazes, mas que também aumentam a imagem e a credibilidade da sua marca.

Atualmente, a tecnologia para aumentar as vendas representa um diferencial para agências que desejam reter clientes, fazer novos contratos e melhorar os resultados do negócio. Assim, é possível otimizar a sua estratégia e, ao mesmo tempo, fazer a sua marca se tornar mais competitiva no mercado. Pense nisso!

Se você gostou deste artigo, aproveite para ler também: Como vencer a concorrência: 5 estratégias para sair na frente.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *