Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 28 de dezembro de 2018. | Atualizado em 29 de março de 2019


O que John Green, Elon Musk, Seth Godin e Elizabeth Gilbert tem em comum? São pessoas inovadoras e com TED’s de criatividade que podem mudar a nossa forma de pensar!

Muitas pessoas se perguntam se a criatividade é uma habilidade que já se tem desde sempre ou se é possível aprimorá-la ao longo da vida.

No entanto, como você vai perceber, não só pode como deve ser exercitada constantemente.

Foi pensando nisso, e em ajudá-lo a potencializar esse talento que já existe em você, que listamos os principais TED’s de criatividade!

Você vai aprender com autores, designers, cientistas e empreendedores novas formas de enxergar a originalidade.

Confira!

26 TED’s de criatividade para se inspirar

Dividimos este post em três tipos de vídeos, desde aqueles com menos de 10 minutos até os mais longos que passam dos 20 minutos.

Assim, você consegue se organizar e aproveitar cada tempo livre para ver conteúdos motivadores e que vão inspirá-lo.

Vídeos de até 10 minutos

1. Segredos para aprender uma nova língua

Todo mundo escuta que o quanto antes começar a aprender e estudar uma língua, melhor. No entanto, isso não quer dizer que fazer isso depois de uma certa idade é algo impossível.

Lýdia Machová compartilha, nesta palestra, algumas dicas sobre como aprender um novo idioma por conta própria. Com os segredos que ela compartilha, em breve você vai ser chamado de poliglota!

2. Como os livros podem abrir sua mente

A inglesa Lisa Bu se mudou para os Estados Unidos em busca de um sonho, mas percebeu que nada era tão simples quanto imaginava. No entanto, encontrou nos livros a inspiração necessária para mudar sua vida!

Com base em sua própria experiência,ela divide em sua apresentação como a leitura contribui para expandir a sua mente e direcionar as suas escolhas.

3. Quer se tornar mais criativo? Vá dar uma caminhada

A criatividade nem sempre surge na hora que mais precisamos, não é mesmo? Seja durante a escrita de um texto, a diagramação de um conteúdo ou a preparação de uma reunião. Podemos passar horas em frente a uma folha de papel ou computador sem saber como dar início a um projeto.

Já pensou em caminhar para se inspirar? É o que nos conta a cientista Marily Oppezzo. Ela explica o porquê de uma caminhada ser capaz de potencializar a habilidade criativa e o modo como percebeu isso.

4. O que faz algo se tornar viral?

O sonho de qualquer pessoa, seja um produtor de conteúdo, seja dono de empresa, é tornar a sua ideia viral. Mas o que faz com que determinados assuntos tenham tanto alcance?

A editora do site Buzzfeed Dao Nguyen ensina quais são os segredos de criar conteúdos que as pessoas amam, de modo a conectá-las a um negócio!

Vídeos de até 20 minutos

5. Apaixone-se pelo medo

Uma pessoa com medo de altura é capaz de trabalhar no andar mais alto de um arranha-céu? E um introvertido consegue falar para multidões? Pode alguém com medo dos palcos se apresentar por mais de dez anos na Broadway? Parece controverso, certo?

Era o que achava a atriz, cantora e autora Sandra Joseph, antes de se tornar um recorde como a personagem principal e por mais tempo atuando na Broadway, como Christine Daaé de “O fantasma da Ópera”.

Com base nos próprios aprendizados e desafios enfrentados, Sandra nos ensina como é possível se apaixonar pelos próprios medos e, assim, enfrentá-los.

6. Precisa de uma nova ideia? Comece pelo limite do que já é conhecido

Você já se perguntou como surgem as ideias? O que é preciso ser feito para aparecerem em nossas mentes? Certamente, não passou pela sua cabeça que um método matemático seria suficiente para explicar isso, mas é o que mostra Vittorio Loreto em sua apresentação!

7. Como grandes líderes inspiram ação

O que o motiva a alcançar os seus sonhos e objetivos? Você tem alguém como influência em que costuma se basear?

Simon Sinek decidiu pesquisar e estudar porque alguns líderes têm a capacidade de inspirar outras pessoas, de modo que elas busquem dar o melhor possível em qualquer situação, e quais são os seus diferenciais.

8. Os surpreendentes hábitos de pensadores originais

Tire da cabeça a ideia de que as pessoas mais criativas são bem-sucedidas em todas as iniciativas e que nunca fracassam.

Como você vai ver neste e em tantos outros TED’s de criatividade, a capacidade de aceitar o fracasso é uma das características de quem tem um pensamento original e inovador!

Aprenda com o psicólogo Adam Grant os principais hábitos de quem está sempre tendo ideias novas e revolucionando o mercado!

9. Seja um pato

A brasileira Débora Alcantara vem construindo ao lado das irmãs uma marca sólida e com diversas vertentes: a marca ORNA, o ORNA Café, a própria linha de maquiagens e cursos voltados para o ensino de branding e empreendedorismo.

Em sua apresentação,ela compartilha o motivo para todo empreendedor ser como um pato. Achou curiosa essa afirmação? Então, confira como o mascote da marca foi um diferencial para o sucesso da estratégia!

10. Como frustrações podem inspirar a criatividade

Pense no momento mais frustrante que você já teve. Agora, procure lembrar quais foram os aprendizados que essa situação proporcionou a você.

Na apresentação de Tim Harford você vai perceber que os problemas que surgem ao longo da caminhada profissional não devem ser um gatilho para o desânimo, mas, sim, a fonte de onde você vai tirar forças para inovar e se superar.

11. Alimentando a criatividade

O que será que Elizabeth Gilbert, a autora do best-seller “Comer, rezar e amar”, tem a nos ensinar sobre criatividade?

Ela tenta desmistificar a ideia de que autores e pessoas tidas como artistas já nascem “gênios” da originalidade e nos incentiva a procurar por esse talento que há em cada um de nós.

12. De onde vêm as boas ideias

Foi quando a maçã caiu sobre a cabeça de Isaac Newton que ele teve um dos seus mais importantes e relevantes insights: Teoria da Gravitação Universal. Mas será que esses momentos de originalidade são sempre individuais e inusitados?

Não é isso que acredita Steven Johnson. Confira a conexão que ele faz entre os assuntos e entenda o ponto de vista que ele apresenta em seu discurso.

13. Como construir sua confiança criativa

O designer David Kelley cansou de ouvir que nas empresas as equipes se dividiam entre os grupos considerados criativos e os práticos.

Para ele, o que normalmente falta nas pessoas é a confiança necessária para ser criativo — e é isso que ele ensina em sua apresentação.

14. O poder das pausas

Você teria coragem de se afastar de tudo por um ano, longe de uma rotina estressante e que o atrapalha a ser capaz de se reinventar e ter novas ideias? É o que o designer Stefan Sagmeister faz a cada sete anos intensos de muito trabalho e produção de conteúdo.

Entenda como as pausas, sejam elas tão longas quanto as dele, sejam as mais breves durante o horário de trabalho, por exemplo, podem fazer bastante diferença em sua vida.

15. Como a arte, a tecnologia e o design formam líderes criativos

Qual a relação entre arte, tecnologia e design? Teriam essas áreas alguma relevância para a formação de líderes criativos e inspiradores? É o que acredita John Maeda, Presidente da Escola de Design de Rhode Island.

Em sua divertida e interessante palestra, ele mostra que o líder do futuro precisa estar preparado para lidar com os desafios que ainda vão surgir e como ele tem feito ao longo de sua carreira para se superar a cada obstáculo.

16. Usar o design para renovar ideias

Esse é um dos TED’s de criatividade mais antigos deste post (1998), mas, também, um dos mais inspiradores.Confira essa verdadeira aula dada pelo designer gráfico Milton Glaser, um dos mais importantes nomes da área.

17. Histórias sobre criatividade e jogos

Tim Brown é o CEO da IDEO.ORG e autor do livro Design Thinking, que aborda a estratégia voltada para encontrar soluções e insights inovadores com o foco nas necessidades das pessoas.

Em sua palestra, ele compartilha algumas situações interessantes e que demonstram a relação entre o pensamento criativo e os jogos, que qualquer pessoa pode colocar em prática!

18. Como espalhar as suas ideias

O especialista em Marketing Seth Godin vai nos ensinar em sua apresentação porque alguns assuntos ganham maior destaque do que outros e quais são as táticas que devem ser adotadas para conseguir espalhar suas ideias para o maior número de pessoas possível.

19. 4 lições de criatividade

Objetiva e direto ao ponto: Julie Burstein listou 4 lições de criatividade que vão ajudá-lo a lidar com os desafios de ir em busca da inovação, o que deve fazer quando duvidar da própria capacidade e se livrar das frustrações quando algo não funciona como o esperado.

20. Meu ano de dizer “sim” para tudo

Grey’s Anatomy, Scandal, How to get away with murder: essas são apenas algumas produções que, de alguma forma ou outra, tem a mão poderosa de Shonda Rhimes.

Quem vê o seu estrondoso sucesso não imagina que ela era uma pessoa introvertida e que já perdeu diversas oportunidades por falta de coragem e por preferir dizer não aos desafios.

Cansada de se esconder em sua casa, ela se propôs a dizer sim para tudo aquilo que a deixava com medo: e isso revolucionou a sua carreira e vida pessoal!

21. O guia “nerd” para aprender qualquer coisa online

Será que existe apenas um local adequado para aprender? É possível ter acesso a novos conhecimentos, por exemplo, online?

O famoso escritor John Green demonstra que os vídeos online podem ser uma forte fonte de consulta e aprendizado, basta encontrar os lugares certos para se informar!

22. A arte das primeiras impressões — no design e na vida

Sabe aquela expressão: julgar o livro pela capa? Ou: a primeira impressão é a que fica?

O designer de livros Chip Kidd está bem-acostumado a esse tipo de coisa e foi por causa da sua própria experiência que ele percebeu o segredo para atingir o público-alvo com algumas técnicas de comunicação instantânea.

23. Dentro da mente de um grande procrastinador

Que atire a primeira pedra quem nunca deixou para entregar algo nos últimos minutos. Mas por que será que tantas pessoas têm o hábito de procrastinar? Teoricamente, isso não é algo benéfico e que pode causar até mesmo certa ansiedade.

Em sua cativante apresentação, Tim Urban vai além do simples fato de deixarmos algo para depois e nos faz pensar sobre o que realmente estamos evitando.

Vídeos com mais de 20 minutos

24. Como a Netflix mudou o entretenimento e para onde está se direcionando

O modo como consumimos conteúdos em vídeo atualmente foi revolucionado com a chegada da Netflix.Nesse bate papo entre o curador do TED, Chris Anderson. o cofundador e CEO da Netflix, Reed Hastings, vamos entender melhor como funciona a empresa, sua cultura, o que eles levam em consideração na hora de indicar filmes aos usuários e o que fez da empresa um sucesso estrondoso ao redor do mundo.

25. Para criar e durar por eras, combinemos a arte e a engenharia

Quando foi que você percebeu o que gostaria de fazer pelo resto da vida? Bran Ferren se deu conta de que queria unir em sua futura profissão a ciência, a engenharia, a arte e o design — isso aconteceu quando ele tinha nove anos de idade, em uma viagem ao Panteão em Roma.

O criador de efeitos especiais divide a sua história com a gente e explica o que faz com que algo dure por eras, se tornando uma inspiração.

26. O futuro que estamos criando… e escavando

Elon Musk é uma figura em alta, atualmente. Suas promessas tecnológicas e afirmações controversas chamam a atenção.

Ele conta a Chris Anderson, curador-chefe da conferência TED, algumas de suas ideias, como possibilitar a vida em Marte, as escavações sob Los Angeles e as novidades da Tesla.

Viu só como é preciso deixar de lado a velha concepção de que nem todo mundo é criativo? Basta saber investir nas estratégias certas para potencializar esse talento que já existe em você. Mesmo que no momento ele esteja adormecido, agora já sabe como acordá-lo!

Continue em nosso blog e leia o nosso conteúdo sobre como a transformação digital está impactando diferentes áreas de negócio, e como você pode se adaptar.



Ebook Transformação Digital 360Powered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *