25 TEDs para profissionais de Marketing

Conheça os 25 melhores TED Talks para profissionais de Marketing Digital

Palestras são uma ótima forma de se obter conhecimentos de forma rápida e ainda conhecer o que pensam os especialistas da sua área. Por isso, confira a nossa lista com os 25 melhores TED Talks sobre Marketing Digital!

Aprender coisas novas pode ser muito divertido. E, claro, extremamente importante para nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Uma das maneiras de aprender coisas novas é fazer testes e analisar os resultados. Outra, muito mais rápida, é prestar atenção em quem já é especialista em algo. Como assistir palestras, por exemplo.

Por isso, fizemos uma curadoria de 25 das melhores palestras e TED Talks disponíveis na Internet para quem trabalha com Marketing Digital ou quer aprimorar seus conhecimentos na área.

Antes de pular para o conteúdo e ver todas as palestras, os vídeos estão divididos em 3 categorias:

  • vídeos curtos (até 10 minutos);
  • vídeos médios (de 10 a 18 minutos);
  • vídeos longos (maiores de 18 minutos).

Outro aviso importante: a maioria dessas palestras têm legendas em português, mas algumas delas só em inglês, geradas automaticamente pelo YouTube.

Agora que você já sabe disso, é hora de começar a aprender!

Vídeos curtos (até 10 minutos)

1. Shimpei Takahashi: Jogue este jogo para ter ideias originais

Shimpei Takahashi cresceu sonhando com a chance de trabalhar projetando brinquedos. Mas quando iniciou sua carreira, enfrentou a dificuldade que tantos criativos já enfrentaram: o bloqueio para criar algo novo e que seja um sucesso.

Sua solução para esse problema foi Shiritori, um jogo muito criativo capaz de desbloquear sua mente e deixar o fluxo da criatividade aparecer.

2. Dan Cobley – O que a Física me ensinou sobre Marketing

Dan Cobley sempre adorou Física e estudou muito o assunto na sua juventude. Porém, os caminhos da vida o levaram até a Google, onde ele trabalhou como Diretor de Marketing.

Nessa palestra, ele compartilha com as pessoas como a 1ª Lei de Newton pode ajudar a pensar em branding, como o Princípio da Incerteza de Heisenberg auxilia na compreensão dos consumidores e muito mais.

3. Kevin Allocca – Por que vídeos se tornam virais

Kevin Allocca tem o que é o emprego dos sonhos para muitos: ele vê vídeos no YouTube 8 horas por dia. Nessa palestra, ele compartilha os 4 principais padrões que ele percebeu em todos os vídeos virais dos últimos anos.

Para quem quer trabalhar com marketing de conteúdo para vídeos, os ensinamentos de Allocca são essenciais.

Manual do uso de Vídeos no MKT Conteúdo

4. Reny Gleeson – 404: A história da página não encontrada

O erro 404 dos sites (aquele que aparece quando tentamos acessar um endereço que não existe na página) é, na verdade, uma excelente ferramenta para lidar com o seu visitante.

Normalmente, esse tipo de situação é a porta de saída do seu site. Mas não precisa ser.

Nessa palestra bem-humorada, Reny Gleeson ajuda a explicar como uma página de erro 404 personalizada pode ser uma ferramenta poderosa para a sua estratégia digital.

5. Derek Sivers – Como começar um movimento

Nesse vídeo, Derek Siver não precisa de muito tempo para mostrar como você necessita de apenas 2 pessoas para começar um movimento. É, sem dúvidas, um dos conteúdos mais impactantes para quem trabalha com branding.

Vídeos médios (de 10 a 18 minutos)

6. Margaret Heffernan: Porque está na hora de parar de cantar de galo no trabalho

Qual o segredo para a produtividade coletiva? Essa é a pergunta que a líder empresarial Margaret Heffernan busca responder nessa palestra. E spoilers: envolve a participação de supergalinhas.

Usando experimentos científicos e exemplos de times que alcançaram a solução para alguns problemas dificílimos, Heffernan propõe um novo método de organização corporativa para alcançar o melhor de todos os colaboradores do seu time.

7. Seth Godin – Como as ideias se espalham

Em 2003 (portanto há mais de uma década), Seth Godin foi certeiro na sua interpretação sobre como a Internet mudou a maneira de trabalhar com Marketing.

Tantos anos depois, nós ainda temos muito a aprender com a sua apresentação sobre como as ideias se espalham e o que é necessário fazer para o seu produto (qualquer que seja) ser comentado pelo público.

8. Simon Sinek – Como grandes líderes inspiram ações

Segundo Simon Sinek, a maior parte das empresas comete um grande erro de comunicação: falam apenas o que fazem e como fazem, se esquecendo do principal: porque fazem o que fazem.

De acordo com ele, empresas que conseguem comunicar os seus “porquês” alcançam maior sucesso em suas ações de Marketing.

Nessa palestra, ele apresenta seu modelo do Círculo Dourado e como utilizá-lo na prática.

9. Seth Godin – As tribos que lideramos

Existem muitas razões para conhecer Seth Godin. E aqui ele mostra mais uma delas.

Para quem trabalha com Marketing Digital, as visões de Seth sobre o assunto são preciosíssimas e ajudam a compreender a melhor maneira de nos comunicarmos com as diferentes tribos online.

10. Tim Urban – Dentro da mente de um procrastinador mestre

Tim Urban é um blogueiro e escritor. Como muitos dos profissionais criativos de Marketing, ele sofre com os prazos para cumprir suas tarefas.

Nessa palestra, ele usa de muito bom humor (e excelentes recursos gráficos) para explicar como funciona a mente de um procrastinador e como tentar mudar esse sistema para ser mais produtivo em todas as áreas da sua vida.

11. Rory Sutherland – Lições de vida de um publicitário

O Marketing Digital é novo, recente. Quem trabalha na área hoje está explorando uma região ainda não mapeada.

Mas isso não significa que não existam lições a se aprender com o Marketing Tradicional, como essa palestra de Rory Sutherland deixa claro.

O publicitário, com anos de experiência nas costas, fala muito sobre o poder da percepção das pessoas e o valor intangível dos produtos que comercializamos.

12. Amanda Palmer – A arte de pedir

O Marketing de Conteúdo é sobre atrair e não interromper o consumidor. Mas, eventualmente, precisamos interagir diretamente com o público e pedir que ele faça alguma coisa.

É nessa hora que muitos profissionais travam, sem conseguir elaborar bons CTAs que encaminhem o público pelo funil de vendas das suas estratégias.

Amanda Palmer é uma especialista nisso. Com sua formação em artes e experiência como estátua-viva nas ruas, ela se aperfeiçoou na arte de pedir e criou uma carreira disso. Nessa palestra, ela divide um pouco desse conhecimento com o público.

marketing de conteudo primeiros passos

13. Kevin Slavin – Como os algoritmos moldam nosso mundo

A vida de um profissional de Marketing Digital gira ao redor dos algoritmos. Precisamos entendê-los se quisermos ter bons desempenhos em redes sociais como o Facebook e Instagram ou no Google.

Aliás, um campo inteiro de conhecimento dentro do Marketing Digital é dedicado exclusivamente a compreender os mecanismos de busca para otimizar nosso conteúdo a nosso favor.

Por isso a palestra de Kevin Slavin sobre a utilização moderna de algoritmos é essencial para nosso futuro profissional.

14. Joseph Pine – O que os consumidores querem

Essa palestra já tem quase uma década, mas ainda é tão relevante quanto na época do seu lançamento.

Nela, o autor Joseph Pine (do livro Customização em Massa), não entrega uma lista com o que os consumidores querem ou não querem.

Porém, ele dá todas as informações para que você possa moldar suas campanhas para acertar exatamente no desejo do seu público.

15. Robert Legato – A arte de criar o impressionante

Robert Legato é um dos grandes artistas de efeitos visuais em Hollywood, vencedor do Oscar por Titanic, As Aventuras de Hugo Cabret e Mogli: O Menino Lobo.

Nessa palestra, ele conta algumas das suas técnicas para criar imagens impressionantes. Porém, o mais interessante do ponto de vista de Marketing são os conceitos de Legato sobre como nossa percepção da realidade é ajustada para buscar uma experiência, algo impressionante.

16. Lera Boroditsky – Como a linguagem molda a maneira como pensamos

Em campanhas de Marketing, nosso objetivo é comunicar ao público uma certa ideia ou valor referente à marca que representamos.

Para conseguir isso da maneira mais satisfatória possível, precisamos dominar a linguagem utilizada ou corremos o risco de não transmitir exatamente o que queremos.

Essa palestra de Lera Boroditsky, uma cientista cognitiva, oferece uma perspectiva interessante sobre como a linguagem molda o nosso pensamento.

17. Celeste Headlee – 10 maneiras de ter conversas melhores

Se a sua profissão depende da sua capacidade de conversar com as pessoas, é importante dominar o básico do diálogo e como conduzi-lo da melhor forma.

Seja no atendimento, trabalhando em redes sociais ou em reuniões, saber como conversar de maneira produtiva é uma habilidade importante para um profissional de Marketing.

Nessa palestra, a radialista Celeste Headlee ensina as 10 regras que ela aprendeu em sua profissão sobre como ter conversas melhores.

Vídeos longos (mais de 18 minutos)

18. Elizabeth Gilbert – Alimentando a criatividade

Em 2009, a autora de Comer, Rezar e Amar passou por um conflito interno bem grande: o que fazer depois de lançar o maior sucesso da sua carreira? Como não sucumbir à pressão de tentar controlar sua inspiração e criatividade e lidar com o possível fato de que você, talvez, nunca seja tão criativo como um dia foi?

Esse dilema virou uma das palestras mais emocionantes e importantes para todos aqueles que trabalham em áreas criativas.

19. Steve Johnson – De onde vêm as boas ideias

Você já parou para se perguntar como surgem as boas ideais na sua cabeça? Se nós soubéssemos de onde elas vêm, seria muito mais fácil surgir com algumas soluções durante aquelas reuniões mais complicadas no trabalho.

Steve Johnson resolveu dedicar seu tempo e trabalho para perseguir as boas ideias e identificou alguns padrões que ajudam a criar o tipo de ambiente que é propício para o surgimento de inovações. Ele chama isso de Rede Líquida.

Nessa palestra, ele explica o conceito e fala sobre como aplicá-lo no dia a dia.

20. Andrew Stanton – As Pistas para uma Grande História

Andrew Stanton é o roteirista de filmes como Toy Story, Procurando Nemo, Wall-E e Monstros S.A. Ele é, também, uma das principais razões para os sucessos dos filmes da Pixar.

Nessa palestra, ele compartilha a sua visão sobre o funcionamento das histórias e como cativar seu público.

Para quem trabalha com Marketing Digital, conseguir dominar a arte do storytelling é essencial para se comunicar de forma eficaz com sua audiência.

Nesse vídeo, Stanton partilha dois segredos do storytelling. O primeiro é atiçar a curiosidade do público. O segundo é… bem, você terá de ver para saber.

21. Morgan Spurlock – A melhor TED Talk já vendida

Morgan Spurlock é um documentarista conhecido pela sua abordagem inventiva nos assuntos que trata em seus filmes.

Em 2011, ele lançou uma das suas obras mais famosas: The Greatest Movie Ever Sold, um documentário sobre a relação entre a publicidade e a produção cinematográfica nos EUA.

Nessa palestra, ele fala sobre os bastidores da produção desse projeto.

O teor do conteúdo é crítico em relação à certas práticas do mercado publicitário, mas é justamente por isso que precisamos consumi-lo.

22. Dan Pink – O quebra-cabeça da motivação

Se pudéssemos definir o Marketing Digital de uma maneira muito simplista, poderíamos dizer que se trata de um conjunto de técnicas praticadas online com o objetivo de motivar o consumidor a realizar uma ação.

Nessa palestra, Dan Pink ( analista e escritor) faz reflexões sobre a psicologia por trás dos mecanismos da motivação humana.

O conteúdo mostra como o modelo de oferecer incentivos para motivar as pessoas têm sido refutado cientificamente várias vezes, mas, mesmo assim, continua sendo usado no nosso setor.

Qual a alternativa para isso? Como motivar o seu público? É isso que essa palestra ensina.

23. J.J. Abrams – A caixa misteriosa de J.J. Abrams

Um dos criadores de Lost, J.J. Abrams é um cineasta com uma marca registrada: seu amor por mistérios. E por como vendê-los ao público.

Nessa palestra, ele fala sobre sua paixão por caixas misteriosas e como elas são a base para o engajamento do público, seja um filme, uma apresentação de Steve Jobs ou, claro, uma campanha de marketing.

24. David Allen – A arte da produtividade sem stress

Marketing é uma área que exige grande produtividade dos seus profissionais, o que gera uma carga enorme de stress para todos.

Nessa palestra, o coach David Allen (especialista em produtividade) fala sobre como é possível aprender a transformar o stress em capacidade produtiva e ganhar vantagem no seu ambiente de trabalho.

25. Chip Kidd – A arte das primeiras impressões

Nós temos o hábito de julgar o livro pela capa, mesmo sabendo que isso pode ser prejudicial.

No Marketing, é importante usar desse hábito do ser humano a nosso favor para passar nova mensagem da melhor maneira ao consumidor.

Nessa palestra, o designer gráfico Chip Kidd conta as duas principais técnicas que designers usam para comunicar as coisas de forma visual (e como podemos aplicar isso no dia a dia).

E, aí? Gostou de aprender ainda mais sobre o universo do marketing com esses incríveis TEDs?

Então aproveite também para conhecer também o nosso guia completo sobre Marketing Digital!

ebook marketing digital

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo