Tendências de email marketing para 2018: saiba o que fazer para encantar os usuários no inbox

Confira as principais tendências de email marketing de 2018 e ainda concorra a um acesso completo à Universidade Rock Content!

Tendências de email marketing para 2018

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Ao chegar na sua empresa, qual a primeira coisa que você faz?

Se você for como eu, muito provavelmente abrirá sua caixa de email e dar uma escaneada nas últimas mensagens recebidas à procura de algo urgente ou importante.

Esse ato, simples porém extremamente necessário, é só mais um argumento que comprova a importância do email em nossas vidas e em nossas estratégias de marketing.

Por conta disso, nada melhor do que começar 2018 de olho nas expectativas e promessas desse canal, não é?

Mas essa tarefa não é tão simples quanto parece…

Encontrar ou definir essas tendências para o mercado brasileiro é um desafio — e dos grandes! Ao contrário dos Estados Unidos, não temos muitos portais com foco exclusivo nesse canal e, os poucos que temos são rasos ou não se posicionam como autoridade no assunto.

Apesar disso, resolvi me arriscar: vou me basear na experiência que adquiri gerenciando a estratégia de Email Marketing da Rock Content ao longo de 2017 para brincar de vidente e tentar adivinhar as maiores tendências de Email para 2018.

Aceita se aventurar comigo? Então vamos lá!

Popularização de cursos e especializações sobre email marketing

Eu não sei se você também notou, mas em 2017 nós tivemos um aumento significativo no número de cursos e plataformas de ensino a distância como: Rock University, Escola RD, HubSpot Academy, Inesplorato, Smartalk, dentre outras.

E isso é bom. Aliás, isso é ótimo!

As instituições normais nem sempre conseguem acompanhar o mercado ou nem sempre são acessíveis a todos. Nesses casos, os cursos online são uma ótima solução para desenvolver ou atualizar profissionais das mais diversas áreas.

E muitas empresas já se atentaram a esses benefícios.

Como muitos desses cursos online são gratuitos (ou mais baratos do que as versões presenciais), algumas empresas os utilizam como requisito de contratação ou diferencial.

Resumindo, em 2018, acho bem provável que os cursos de Email Marketing ganhem novos alunos. E isso terá um efeito extremamente positivo no mercado brasileiro.

Maior adoção e domínio das ferramentas de automação

Com a popularização dos cursos especializantes, os profissionais de email marketing terão maior domínio sobre as estratégias que podem utilizar, bem como das ferramentas que irão auxiliá-los.

Isso me faz pensar em diversos desdobramentos:

Menos erros na configuração dos tokens de personalização

Sabe quando você abre a sua caixa de email e vê um assunto que começa com uma vírgula?

personalização email

Isso significa que quem escreveu a mensagem deve ter colocado um token com o seu primeiro nome no assunto, só que você nunca preencheu o seu primeiro nome em formulário nenhum. Por conta disso, você recebe esse email de assunto esquisito.

Acredito que com a popularização dos cursos e com o maior domínio das ferramentas de automação, detalhes como esse não passarão despercebidos.

Mais emails com preview text criativo

Também conhecido como preheader ou texto de apoio, o preview text é aquela frase que complementa o assunto do seu email:

email preview text criativo

Quando configurado, ele é uma ótima ferramenta para otimizar o assunto e aumentar as suas chances de persuadir o leitor a abrir a mensagem.

Ele é um recurso simples, mas pode se transformar num bom diferencial. Não ignore-o!

Mais segmentação e personalização

A personalização é tendência no mercado americano desde 2013 (e talvez até antes!). E embora o mercado brasileiro ainda não tenha muito domínio sobre ela, em 2018 nós daremos mais alguns passos nessa caminhada.

Ano que vem, personalize muito além do nome das pessoas e das empresas no contexto do email!

Segmente por localização, por área, por setor, recomende produtos e conteúdos com base no histórico dos contatos, entregue relatórios e curadorias sob-medida.

Crie uma experiência tal qual o feed de recomendações do Netflix ou a playlist de “Descobertas da Semana” do Spotify. Essa é a chave para surpreender seus leitores e conquistar engajamento.

Além disso, também acho que teremos mais empresas utilizando fluxos de nutrição, o que me leva ao meu próximo tópico:

Aumento na adoção de fluxos de boas-vindas

Um bom curso sobre email marketing falará sobre os emails de boas-vindas. E os bons alunos não vão deixar essa prática passar batida!

Qualquer site ou especialista gringo já diz isso: o email de boas-vindas é indispensável para uma estratégia de sucesso.

É nele que você apresentará sua brand persona, alinhar as expectativas com o leitor e indicar os próximos passos.

Se você fizer isso da maneira correta, pode esperar alta entregabilidade, maiores taxas de abertura, mais cliques e menos marcações de spam.

Resumindo, não tem porque não aderir!

Uso de chatbots para capturar novos contatos

Esse ano os chatbots deram um booom. E eu tenho certeza de que esse movimento não vai parar por aí!

Aproveite essa tendência para engajar seus leitores e capturar novos emails. Chatbots e emails, integrados ao seu CRM, podem criar uma experiência incrivelmente rica para os usuários.

Quer um bom exemplo?

A Resultados Digitais já promoveu uma live no Facebook sobre Email Marketing onde todos aqueles que comentavam com “eu quero” recebiam uma mensagem através do Facebook Messenger (chatbot) pedindo o endereço de email para enviar os slides da apresentação.

exemplo de uso de chatbot integrando messenger e email marketing

Ou seja, além de aumentar o engajamento nas redes sociais, eles ainda capturaram novos contatos!

Resumindo, é aquilo que a gente já sabe: com uma boa dose de criatividade, o céu é o limite!

Notificações por push complementando as estratégias de email

Junto com os chatbots, outra janelinha vem pipocando nas nossas telas: os convites de assinatura de notificações por push.

Confesso que no começo eu fui um pouco cética em relação a essa ferramenta só porque  ela veio do mobile.

Mas ao analisar os resultados dos 3 meses de teste que nós fizemos aqui no blog, fui convencida! As notificações por push são um excelente canal para atrair tráfego e gerar conversões.

Ainda falta uma integração mais eficiente com as plataformas de CRM, mas acho que com a popularização deste canal, em 2018 ele será um grande aliado do Email Marketing.

Experimentos com emails interativos

Por último, confesso que escolhi um tópico que não me parece tendência, mas que eu adoraria ver se popularizando por aqui.

Lá fora já existe uma certa movimentação em relação aos emails interativos e os poucos que vi me deixaram encantada.

São alguns exemplos:

Barras de busca dentro do email

barra de busca dentro do email

Você também pode fazer a busca dessa forma aqui.

Hamburger Menu

Os hamburguers menu abrem e fecham com o clique do usuário.

email hamburguer menu

Contagem regressiva

Email countdown timer

Efeito hover em textos, imagens, cores de fundo e motion;

Email Hover Text

E, o meu favorito de todos, mini jogos!

Você pode brincar também aqui.


Você pode brincar também aqui.

Enfim, não acho que isso vá ser tão popular no Brasil quanto já é nos Estados Unidos… mas não custa sonhar não é?

Eu não sei se nada do que eu disse aqui vai realmente acontecer… Mas eu adoraria acertar pelo menos uma das minhas “previsões”!

Se você gostou de conhecer todas essas tendências de email marketing aproveite também para conferir as maiores tendências de Marketing Digital do mercado nos próximos anos!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.