Previsões estratégicas e Tendências de Redes Sociais para 2024

As tendências para redes sociais em 2024 apontam para o aumento da integração com ferramentas de IA, o uso do TikTok como mecanismo de busca e a continuação dos vídeos curtos como principal formato. Um ano promissor para as redes sociais se inicia — e você deve saber acompanhar as mudanças.

Veja as principais tendências para redes sociais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O poder das redes sociais em 2024 segue firme e forte. Estar onde o seu público está, estreitar o relacionamento, falar a mesma língua, despertar o desejo, levar até a compra — tudo isso é resultado de um bom trabalho no Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e outras plataformas.

Mas quem trabalha com social media sabe que as novidades não param: tem sempre um novo recurso, uma nova tecnologia, uma nova estratégia para explorar. Por isso, os profissionais precisam estar sempre em dia com as tendências para redes sociais e se antecipar às mudanças que ditam a atuação das marcas nesse universo.

Neste artigo, trouxemos as principais previsões e tendências para redes sociais em2024. Elas vão ajudar a manter a sua marca relevante para o público, alinhada às mudanças de comportamento, tecnologia e recursos de social media. Fique com a gente para saber as tendências!


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    1. Relacionamentos mais sustentáveis

    Redes sociais não são apenas veículos de mídia para as marcas — são principalmente canais de relacionamento com os consumidores. Foi para conversar e interagir que elas surgiram. Então, às vezes é preciso relembrar isso para não perder o relacionamento que você construiu com o público.

    No próximo ano, lembre-se de que um relacionamento sustentável, de confiança e duradouro vale muito mais do que uma mera compra. Um cliente que confia na sua marca e se mantém próximo ao longo do tempo pode voltar mais vezes e trazer mais pessoas para comprar.

    Sim, é claro que você também pode divulgar seus produtos e ofertas, mas crie conteúdos que atendam aos interesses dos seguidores e sempre interaja com eles para nutrir a relação. Compartilhe os valores da sua empresa, ofereça dicas dentro do universo da sua marca e publique pensando no seu consumidor, não apenas em vender.

    2. Análise de dados de marketing de mídia social baseada em IA

    No marketing digital, tudo pode ser medido. Nas redes sociais, você pode medir a performance do seu perfil e das suas publicações em engajamento, likes, comentários, compartilhamentos, alcance e outras métricas específicas de cada plataforma.

    Mas, nas estratégias de social media em 2024, o monitoramento das redes sociais deve ganhar um aliado: a inteligência artificial. As ferramentas de analytics das próprias plataformas já fornecem dados e relatórios riquíssimos, mas você sabia que pode ir muito mais além usando as tecnologias de IA?

    Você pode, por exemplo, baixar os dados do Instagram em um arquivo CSV e entregar às ferramentas de IA (ChatGPT, Bard e outras). Assim, elas podem fornecer dashboards inteligentes e insights valiosos, que você não conseguiria extrair sem a ajuda delas. Lembre-se de dar uma orientação clara e específica sobre o que você quer que a ferramenta entregue.

    3. Vídeos curtos novamente em alta para 2024

    Os snaps do Snapchat e os stories do Instagram abriram as portas. Os vídeos do TikTok e dos Reels consolidaram o formato. Os Shorts do YouTube vieram na sequência. Agora, os vídeos curtos estão por toda parte, nos feeds de todas as redes sociais.

    Basta circular pelas redes sociais atualmente para constatar isso. Sim, você ainda encontra imagens estáticas, carrosséis e vídeos longos, mas a grande maioria dos posts de redes sociais estão em conteúdos audiovisuais, rápidos e dinâmicos.

    Eles entregam rapidamente o que prometem, são fáceis de assistir e compartilhar e engajam os usuários, que passam horas do dia consumindo esses conteúdos, principalmente no mobile, entre uma tarefa e outra. Então, se você ainda não aderiu a essa tendência (que não é de hoje!), chegou a hora de adaptar seus conteúdos aos vídeos curtos!

    4. Personalização e conteúdo gerado pelo usuário

    Experiências personalizadas favorecem a intenção de compra e a proximidade com as marcas. Uma pesquisa da McKinsey mostrou que 71% dos consumidores esperam que as empresas proporcionem interações personalizadas.

    Quando as marcas personalizam conteúdos, mostram que conhecem e valorizam seus consumidores. Ao recomendar produtos e conteúdos de acordo com os interesses e características da pessoa, elas enriquecem a experiência com a marca e facilitam a decisão de compra.

    Nas redes sociais, a personalização pode ser feita por meio de publicidade paga, que utiliza dados dos usuários para entregar anúncios mais relevantes para eles. O remarketing, por exemplo, mira diretamente na pessoa que deixou uma tarefa suspensa no site, como o carrinho abandonado no e-commerce.

    Organicamente, você pode aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) como forma de personalização. Compartilhar comentários e mensagens dos usuários ou posts que citam a sua marca é uma forma de se comunicar com cada usuário e valorizar a sua interação. Isso incentiva que outros usuários publiquem também e cria um senso de comunidade.

    5. Conexões significativas e marcas responsáveis

    Algumas pessoas têm repensado sua presença nas redes sociais. Muitas vezes, elas sobrecarregam a saúde mental, por isso muita gente está procurando reduzir seu tempo nas redes e se conectar apenas com pessoas e marcas que tragam algum valor real à sua vida.

    Então, pense nisso quando planejar sua estratégia de redes sociais em 2024. Não publique por publicar: todo conteúdo deve ter um propósito, mirar em uma dor do seu público e cumprir um objetivo na sua estratégia. Estabeleça conexões significativas com as pessoas, de maneira que elas se identifiquem com a sua marca e queiram permanecer por perto.

    Em muitos casos, essa identificação vem dos princípios que norteiam a sua marca e das pautas que você defende. As pessoas querem se juntar a marcas que representem a sua visão. Nesse sentido, demonstrar a sua responsabilidade socioambiental, por meio de ações efetivas de ESG, é uma forma de se conectar profundamente com as pessoas.

    6. TikTok como mecanismo de busca

    Sim, o Google ainda é o mecanismo de busca mais usado do mundo. Para tudo que você pesquisar, ele tem uma resposta. Só que essa ferramenta tem se tornado obsoleta para as novas gerações, que hoje utilizam mais o TikTok para resolver suas dúvidas e necessidades.

    Alguns aspectos ajudam a explicar essa mudança. O TikTok se tornou referência de plataforma de conteúdo para os mais jovens, que não encontram lá dancinhas da moda, mas também dicas de estudos, tutoriais, reviews, notícias do dia e vídeos divertidos. E tudo na velocidade que eles querem, em vídeos curtos e dinâmicos.

    No Google, por outro lado, os usuários encontram conteúdos em texto, muitas vezes superficiais ou longos demais para responder uma simples pergunta. O YouTube segue a mesma linha: vídeos intermináveis para passar uma informação rápida.

    Por isso, entre as tendências para redes sociais em 2024, fique de olho no TikTok como mecanismo de busca, não apenas entre os jovens, mas cada vez mais entre todas as idades. Atente-se para as palavras-chave no TikTok e otimizações dos vídeos, que vão potencializar suas estratégias de SEO — que, veja bem, já não se limita mais ao Google.

    7. Influenciadores como aliados valiosos

    Criadores de conteúdo digital continuam tendo grande poder de influência. Pelas redes sociais, eles compartilham seu lifestyle, mostram o seu dia a dia e recomendam produtos e serviços que estejam alinhados aos interesses dos seus seguidores.

    Para as marcas, eles são poderosos canais de relacionamento com o público, pois contam com a confiança dos seus seguidores. Quando uma marca se alia a um influenciador, associa sua imagem a ele e conquista também a confiança — e os cliques e conversões — desse público.

    Mas é cada vez mais importante selecionar influenciadores que tenham afinidade com os valores da sua marca. Em 2024, os micro influenciadores, que são focados em um nicho, podem trazer mais resultados para a sua marca, mesmo com público menor — você pode conhecê-los melhor e ter mais proximidade com eles.

    8. Fortalecimento do LinkedIn no ringue das redes sociais em 2024

    LinkedIn é a rede social mais forte no B2B. Mas, em 2024, a tendência é que se consolide como a plataforma definitiva para networking profissional, considerando os investimentos da plataforma em novos recursos e tecnologias e em conteúdos mais focados em storytelling e UGC. É isso que aponta o relatório Social Media Trends Report da Semrush.

    Nessa plataforma, os usuários estão abertos a contatos empresariais e, diferentemente do que muita gente pensa, não apenas para conseguir um emprego, mas também para fazer negócios. Então, aproveite essa rede social para prospectar clientes, atrair talentos e fomentar o seu employer branding.

    CEOs, CMOs e outros cargos decisores estão se tornando influenciadores B2B e ganhando relevância no LinkedIn. Você também pode fazer isso ou estimular que colaboradores façam. Além disso, a plataforma tem vários formatos, como vídeos, slideshows e e-books, que permitem diversificar os conteúdos em relação a outras redes.

    Para acompanhar as tendências de redes sociais para 2024, uma coisa é certa: você precisa criar conteúdos relevantes se quiser ter sucesso no marketing digital. A WriterAccess pode ajudar você com os melhores freelancers e ferramentas de IA para criação de conteúdo otimizado. Faça agora um teste grátis para conhecer a plataforma!

    Extra: Veja como identificar novas oportunidades de marketing e vendas nas redes sociais

    Para aproveitar todos os benefícios que as mídias sociais podem oferecer, quem trabalha ou tem a intenção de atuar com elas deve saber que não se trata simplesmente de publicar conteúdos e esquecer.

    É preciso criar uma fanpage, um planejamento e o cronograma para as postagens, monitorar e analisar as interações e o relacionamento com o público-alvo.

    Somente dessa forma é possível usufruir das melhores oportunidades que as redes sociais oferecem.

    Invista em conteúdos mais humanizados

    Atualmente, tanto nas relações interpessoais quanto nas redes sociais, há um grande apelo por conexões mais humanizadas, em que o diálogo é mais próximo e autêntico.

    Para criar conteúdos que reflitam essa busca por humanização, existem algumas dicas que podem ser seguidas, por exemplo:

    • optar por usar pessoas para ilustrar os conteúdos;
    • mostrar o dia a dia de sua equipe;
    • aproveitar vídeos e lives para demonstrar espontaneidade;
    • ter empatia sem se preocupar com produções muito elaboradas, pois às vezes, o mais simples é mais acolhedor.

    Procure interagir sempre com a sua audiência

    As redes sociais são uma ótima ferramenta para alcançar o seu público e estabelecer um relacionamento com ele. Assim, é necessário ter estratégias para cativá-lo.

    Por isso, aproveite as interações que você tem com seus seguidores, conversando com eles de forma pessoal e procurando surpreendê-los. Aliás, confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

    • anotar sugestões, críticas e elogios que os seguidores fazem nos comentários de suas publicações;
    • criar conteúdos que estimulem a interação, como perguntas nas legendas de seus posts;
    • fazer enquetes ou perguntas nos stories do Instagram ou do Facebook para saber as opiniões e sugestões dos seguidores.

    Faça ajustes no planejamento

    Apesar de as redes sociais oferecerem benefícios muito interessantes, elas também podem ser fontes de crises, se não forem cuidadosamente gerenciadas. Quando isso acontece, é importante que o gerenciamento esteja preparado para monitorar e lidar com elas.

    Desse modo, é essencial que sejam seguidas algumas dicas, como ser educado, aceitar e corrigir os erros, identificar a causa do problema, procurar soluções rápidas, mas cautelosas, e levar discussões nos comentários para o privado. Por fim, é preciso aprender com a crise para garantir que ela não se repita.

    Tenha boas práticas e realize testes

    Para conseguir sucesso e aproveitar as oportunidades de negócio que as redes sociais permitem, é preciso estar atento às tendências e mudanças do mercado. Dessa forma, é importante sempre estudar e realizar testes para descobrir o que melhor se encaixa nas necessidades e desejos do seu público.

    Aqui vão algumas dicas para ajudar você nessa jornada:

    • crie conteúdos relevantes que tragam soluções para as dores da persona;
    • interaja com o seu público, respondendo aos comentários ou apreciando-os;
    • seja verdadeiro e transparente com seus seguidores;
    • publique e compartilhe conteúdos de fontes sérias.

    Use as funcionalidades gratuitas

    As redes sociais continuam crescendo e oferecendo novas funcionalidades. Por exemplo, o Instagram tem recursos como stories, vídeos reels, lives, a possibilidade de usar links nos stories, hashtags e muito mais.

    Dessa maneira, é essencial que você estude as redes que utiliza para o seu negócio e entenda como poderá aproveitá-las. Com isso, terá oportunidades para se conectar com o seu público, descobrir de que os seguidores gostam e o que funciona para eles. Logo, terá a chance de cativar sua audiência ainda mais.

    Aproveite o conteúdo viral

    Quando um post viraliza nas redes sociais e ganha alcance, curtidas, comentários e compartilhamentos, os profissionais de marketing precisam estar preparados para gerenciar essa situação. Eles devem aproveitar a oportunidade para aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca.

    É claro que não existe uma receita pronta para isso, mas é possível testar, aplicar e monitorar os resultados para encontrar as melhores estratégias.

    Agora, já que você está pensando nas estratégias para este ano, baixe o nosso Kit de Planejamento de Marketing para 2024. Aproveite as ferramentas e conteúdos gratuitos para planejar o futuro do seu negócio!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.