7 tendências organizacionais para ficar atento em 2021

Você está por dentro das tendências organizacionais em Marketing? A tecnologia continua transformando a maneira como empresas são geridas ao redor do mundo. Isso é ainda mais notável em áreas dinâmicas e criativas como as agências. É por isso que precisamos conhecer e buscar formas inovadoras de gestão para sair na frente!

ilustração sobre tendências organizacionais

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

A transformação digital vem acelerando o surgimento e implementação de tendências organizacionais nas empresas. Em setores criativos e dinâmicos como o de publicidade e comunicação, acompanhar esses movimentos é ainda mais importante — pois afetam diretamente a forma de trabalhar e a competitividade de um negócio.

Então, é hora de apontar o seu olhar para frente e conhecer o que pode se tornar vital para o sucesso da gestão de agências em 2021.

Nossa lista de 7 tendências organizacionais vai mostrar processos, soluções e atitudes para aumentar a eficiência e a qualidade do trabalho sem que você precise fazer grandes investimentos. Confira!

7 tendências organizacionais para 2021

1. Migração total para a gestão por dados

O ano de 2021 promete ser aquele em que finalmente a gestão de dados se consolida como algo vital para o sucesso de uma agência. Mas o que é exatamente esse esforço?

Gestão baseada em dados é a capacidade de CEOs e diretorias utilizarem grandes volumes de informação (Big Data) para reconhecer padrões de consumo, novos perfis de público, oportunidades de mercado.

Com a popularização das tecnologias utilizadas nesse tipo de administração, empresas de todos os tamanhos vêm fazendo a transição, o que diminui o espaço para aquelas que ainda estão em processos mais tradicionais de workflow.

Não é que a Big Data vai eliminar o fator humano de um setor tão criativo. O feeling e a experiência ainda fazem toda a diferença para gestores. Mas, agora, será possível aliar essa capacidade com informações mais precisas e úteis sobre diversos aspectos da sua gestão interna e externa.

2. Implantação de inteligência artificial

A inteligência artificial já é um conceito comum em algumas áreas ligadas ao Marketing e à comunicação de uma empresa. Por exemplo, é uma das grandes tendências no atendimento ao cliente, com a utilização de chatbots.

Mas agora é hora de a mesma tecnologia ganhar espaço dentro do negócio, como suporte para sua produtividade. E essa é uma necessidade que tem tudo a ver com a gestão baseada em dados citada acima.

A IA implantada em sistemas e ferramentas administrativas poderá auxiliar na análise de grandes volumes de dados, além de realizar algumas tarefas por meio de automação que economizem tempo e recursos dos colaboradores humanos.

A ideia do suporte tecnológico para o futuro das agências é exatamente este: libertar o setor criativo para agir mais estrategicamente, preocupando-se mais com a adequação de um trabalho ao público-alvo do que com processos internos de trabalho.

3. Investimento em comunicação e colaboração

Então vamos falar dessa parte tão importante, a produção propriamente dita de peças e campanhas para consolidar a sua marca no mercado.

Todo profissional de agência sabe que a pluralidade de ideias é o que leva às entregas inovadoras. Para isso, é preciso ter sintonia e proximidade entre os colaboradores criativos.

Uma das grandes tendências de marketing para o futuro é acabar com os limites do escritório e permitir que profissionais troquem ideias e informações de onde estejam. Por isso, 2021 é o ano também de investir de vez em ferramentas e sistemas que auxiliem na gestão de times e comunicação em tempo real facilitada.

A ideia é que toda campanha possa ser acompanhada e discutida por todos a qualquer momento. Isso aumenta a chance de serem inovadores, agiliza processos de criação e permite que a empresa possa trabalhar com mais clientes simultaneamente.

4. Aprimoramento de metodologias ágeis

A estrutura de produtividade do futuro precisa levar essa nova forma de se comunicar em conta, além do apoio de tecnologias como IA. Qual metodologia ágil você tem na sua empresa hoje?

Talvez seja hora de buscar um novo modelo ou framework para organizar seu time. Assim como os softwares e como as habilidades dos seus colaboradores, essas metodologias também evoluem com o tempo para refletir mudanças práticas e estratégicas.

5. Employee Experience

O uso de metodologias ágeis e ferramentas modernas de colaboração contribuem para uma tendência forte e necessária para 2021.

A Employee Experience, ou experiência do funcionário, é um conjunto de percepções, sentimentos e relações que criam um ambiente desejado para se trabalhar na sua empresa.

Proporcionar uma rotina desafiadora, inovadora e instigante passa por muitos aspectos: o layout da agência, a flexibilidade de trabalho, a liberdade para opinar e criar, até o UX Design das soluções utilizadas para produtividade.

A maior relevância dessa tendência é se tornar uma vantagem competitiva. Hoje, é mais difícil atrair e reter talentos pela disputa acirrada no mercado e a concorrência de carreiras autônomas e empreendedoras que podem seduzir membros vitais do seu time.

Portanto, é hora de focar uma empresa que motiva e inspira funcionários. Assim, você vence os concorrentes em disputas tanto para captar quanto para não perder talentos. Essa é uma imagem incrível de ter no mercado.

6. Treinamentos aliados à tecnologia

Uma forma de melhorar o Employee Experience e atrair novos profissionais é demonstrar que você acredita e investe neles.

Hoje já é possível usar a própria tecnologia para simplificar a comunicação interna e a capacitação de colaboradores — com webinars, cursos online, dinâmicas de grupo remotas etc.

E o maior ganho para a empresa nem é na imagem, embora seja relevante. Com uma boa gestão de conhecimento você tem uma equipe preparada para abraçar essas tendências organizacionais e qualquer mudança que vier pela frente.

Treinamentos aliados à tecnologia geram uma cultura de inovação forte na agência. Você vai precisar dela não só para aumentar a eficiência da produtividade, como para impulsionar os funcionários a buscarem resultados ainda mais criativos para a entrega a clientes.

7. Migração para sistemas de gestão em busca de tendências organizacionais

De todas essas possibilidades para 2021, podemos extrair uma palavra-chave fundamental: integração. A agência competitiva é aquela que consegue unir e estruturar seu time em um ambiente flexível, remoto e eficiente.

Para isso, você vai precisar de um sistema de gestão. São ambientes virtuais que concentram dados, metodologias, ferramentas e processos em um só lugar, disponível a qualquer hora para todos os membros do time — acompanhando, inclusive, uma das tendências mobile de produtividade.

O sucesso no mercado publicitário e de comunicação se faz com criatividade e conhecimento de hábitos de consumo. Mas também se faz com processos eficientes, investimento em profissionais e aproximação entre os times.

Por isso, todas as tendências organizacionais de 2021 passam por esse investimento em tecnologia. Pode ser o primeiro passo para abraçar as mudanças antes dos seus concorrentes.

Que tal então começar por aí? Comece a usar o Studio gratuitamente na sua agência!


Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.