TF-IDF: a abordagem de otimização on page que seu blog precisa

TF-IDF é um cálculo usado pelo Google para entender a importância dos termos nas páginas de um site. Conhecer esse modelo ajuda a entender o buscador, mas também a planejar e otimizar seus conteúdos. Entenda agora o que é TF-IDF e como isso pode ajudar no SEO on page.

TF-IDF: a abordagem de otimização on page que seu blog precisa

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O mercado de SEO está cada vez mais maduro. Foi-se o tempo em que bastava encher a página de palavras-chave para alcançar os primeiros lugares da busca. O algoritmo do Google já evoluiu para conseguir dar sentido às palavras de um texto e até interpretar as intenções de busca dos usuários.

Você acha que, com toda essa inteligência do buscador, é possível fazer apenas o básico do SEO para ter resultados?

Os profissionais da área devem entender como o algoritmo pensa e adotar abordagens de otimização que atendam às suas expectativas para ter bons resultados no rankeamento. E essas abordagens estão cada vez mais sofisticadas.

É o caso, por exemplo, do que vamos falar neste artigo: TF-IDF, uma abordagem de otimização on page. Essa sigla representa uma forma de o Google determinar estatisticamente a importância de uma palavra-chave ou uma frase analisando centenas ou milhares de documentos.

Ao entender a inteligência por trás dessa ferramenta do buscador, você pode adotar melhores estratégias de SEO on page e largar na frente da concorrência.

Neste texto você aprenderá:

Acompanhe!

 

O que é TF-IDF?

TF-IDF é um cálculo estatístico adotado pelo algoritmo do Google para medir quais termos são mais relevantes para um tópico, analisando a frequência com que aparecem em uma página, em comparação à sua frequência em um conjunto maior de páginas.

TF-IDF não é um conceito exclusivo de SEO. Ele é usado em diferentes sistemas de recuperação de informações. Entre eles, estão os mecanismos de busca da web, mas também sistemas bibliotecários e de mineração de textos, por exemplo.

O cálculo serve como fator de ponderação de termos, ou seja, para entender a importância de um termo ou frase específica para determinado documento.

Mas, desde que leu o título deste artigo, você deve estar se perguntando: “TF-o quê”!? Então, vamos entender o que essa sigla quer dizer.

TF-IDF significa Term Frequency – Inverse Document Frequency. Essa expressão pode ser traduzida para o português como “Frequência do Termo – Frequência Inversa dos Documentos”. Não ficou muito claro ainda, né? Então, vamos por partes.

TF se refere à “frequência do termo”. Essa parte do cálculo responde à pergunta: com que frequência o termo aparece nesse documento? Quanto maior for a frequência no documento, maior será a importância do termo.

Já o IDF significa “frequência inversa dos documentos”. Nessa parte, a ferramenta responde: com que frequência o termo aparece em todos os documentos da coleção? Quanto maior for a frequência nos documentos, menor será a importância do termo.

O cálculo do IDF considera que termos que se repetem frequentemente nos textos — como artigos e conjunções (a, o, e, mas, que etc.) — não têm relevância para os documentos e, no caso do Google, para a indexação e o rankeamento.

Então, quando o fator IDF é incorporado, o cálculo diminui o peso dos termos que ocorrem com muita frequência no conjunto de documentos e aumenta o peso dos termos que ocorrem raramente. Este esquema ajuda a entender melhor:

semrush
Fonte: SEMrush

Não vamos entrar no detalhe dos cálculos estatísticos (aqui você pode entender as fórmulas).

Podemos resumir assim: a importância do termo (valor TF-IDF) aumenta conforme o número de vezes que a palavra aparece no documento (TF), mas é compensada pelo número de repetições na coleção de documentos (IDF), o que serve para ajustar o fato de que algumas palavras aparecem com mais frequência em geral.

 

Como o cálculo TF-IDF é usado pelo Google?

No caso do Google, o cálculo TF-IDF ajuda o buscador a enfatizar os termos e frases do conteúdo de sites e blogs que realmente importam para a sua indexação e classificação no ranking.

Vale lembrar que o Google usa um robô para rastrear os conteúdos da web, certo? Por isso, o buscador não tem a capacidade humana de compreender os sentidos das palavras e o contexto dos conteúdos. Ou melhor: hoje ele já sabe fazer isso, graças à tecnologia, que permite que ele se aproxime da inteligência humana.

O cálculo TF-IDF é um exemplo da tecnologia incorporada ao robô para processamento de linguagem. O Google adota sistemas que fazem esses cálculos automaticamente em milhões de documentos da web para dar sentido ao que eles estão dizendo.

TF-IDF é usado como parte da indexação semântica latente (LSI ou Latent Semantic Indexing). O Google utiliza essa abordagem de indexação para compreender as relações entre palavras, frases e conceitos, ou seja, a semântica dos textos de um site ou blog.

Isso é essencialmente importante quando há palavras com significados semelhantes (sinonímia) ou com mais de um significado (polissemia).

Lembra aquela época em que os sites repetiam milhares de vezes a mesma palavra-chave para a qual eles queriam rankear?

Foi para evitar esse tipo de prática de black hat — chamada de keyword stuffing —, prejudicial à experiência do usuário, que o Google adotou o LSI. Assim, o buscador tem mais inteligência para valorizar os conteúdos de qualidade para o visitante.

Dentro dessa lógica, então, o TF-IDF serve para processar a linguagem utilizada nos conteúdos. Ele não serve para dar sentido aos termos, mas para entender a sua importância ao dar pesos diferentes para eles.

Antes disso, o Google considerava apenas a densidade de palavras-chave, que é um conceito bastante difundido em SEO, mas que analisa apenas a frequência do termo na página, sem avaliar a sua relevância.

Assim, a palavra “que” poderia ser entendida como relevante em um post sobre “marketing de conteúdo”, já que sempre tende a aparecer bastante.

Então, o TF-IDF ajusta esse cálculo para compreender a importância do termo ao comparar a frequência na página com a sua frequência em outros milhares de documentos. Dessa forma, o Google consegue refinar a qualidade da indexação para as palavras-chave corretas.

Assim, quando o usuário fizer uma pesquisa no Google, ele saberá indicar as páginas mais relevantes para a sua consulta, considerando ainda outros fatores de rankeamento, é claro.

 

Como essa abordagem de otimização on page pode ajudar seu blog?

Depois de saber o que é TF-IDF, talvez você se pergunte: ok, mas como isso pode ajudar nas minhas estratégias de SEO?

Primeiramente, conhecer a lógica do TF-IDF é importante para entender como o Google funciona e como ele está evoluindo ao longo dos anos. Esse é o primeiro passo para estabelecer as suas estratégias de SEO conforme as últimas atualizações do algoritmo.

Infelizmente, porém, não temos acesso aos cálculos exatos que o Google faz no seu blog. Isso está guardado a sete-chaves no algoritmo do buscador.

A boa notícia é que existem ferramentas que fazem o cálculo TF-IDF para o termo e a URL que você definir, em comparação com outros sites bem posicionados no ranking.

Assim, a abordagem TF-IDF pode ser usada na prática, nas suas otimizações on page, que agora você pode fazer usando a mesma lógica que o Googe usa. Com essas ferramentas, você pode fazer:

  • pesquisa de palavras-chave (identificar quais termos e assuntos são vitais para um tópico);
  • análise da concorrência (identificar quais termos pesam mais para que o seu concorrente esteja à sua frente no ranking);
  • otimização semântica de conteúdos novos ou publicações antigas (identificar palavras-chave vitais para o tópico e inseri-las naturalmente no conteúdo).

Ryte, Seobility e Link Assistant são algumas ferramentas que trabalham com TF-IDF. Elas costumam funcionar assim: você insere uma URL e as palavras-chave (ou apenas uma) para as quais deseja rankear.

A ferramenta, então, verifica as páginas mais bem classificadas no Google para essas palavras-chave, analisa o conteúdo delas e faz o cálculo TF-IDF em todos os termos para identificar os mais relevantes.

Dessa forma, você obtém uma lista de palavras-chave relacionadas, também chamadas de co-ocorrências. Com essa lista em mãos, você pode planejar seus conteúdos, comparar com os concorrentes e otimizar os seus textos semanticamente.

A seguir, você vai entender como usar essas ferramentas nas suas otimizações.

 

Como fazer uma otimização TF-IDF?

Quer entender melhor como fazer uma otimização TF-IDF? Veja agora um passo a passo para usar uma ferramenta de TF-IDF e fazer as otimizações no seu blog.

Acompanhe!

1. Escreva o seu conteúdo ou escolha uma página para otimizar

Lembre-se de que a escrita natural se comunica melhor com o usuário do que se você escrevesse já pensando no robô. O ideal é começar pela escrita e depois fazer as otimizações com a abordagem TF-IDF.

2. Escolha uma ferramenta de análise TF-IDF

Para exemplificar, escolhemos a Seobility, que oferece três análises gratuitas, sem necessidade de cadastro. Insira a URL que você deseja analisar e a palavra-chave para a qual deseja rankear.

Você também pode definir o país da pesquisa (na versão gratuita) e a quantidade de resultados do Google que a ferramenta vai analisar (apenas na versão paga).

No exemplo, usamos o termo “Marketing de Conteúdo” e a URL “www.rockcontent.com” para uma busca no “Google.com.br”. A ferramenta gera um gráfico assim:

Seobility

O gráfico mostra os termos relacionados a “Marketing de Conteúdo” que têm mais relevância nas páginas mais bem posicionadas para ela.

Em azul, está identificado o valor médio do TF-IDF para os resultados contendo o termo em questão — quanto maior é a barrinha azul, maior é a importância do termo para o tópico.

A linha laranja, por sua vez, mostra o valor TF-IDF da URL que está sendo pesquisada, em relação aos concorrentes.

3. Identifique quais termos e co-ocorrências são mais relevantes

A partir desse gráfico, já é possível tirar algumas conclusões. Você pode ver, por exemplo, que o termo “resultados” está bem otimizado na URL em relação aos concorrentes.

Porém, a URL tem um TF-IDF muito baixo para os termos “redes” e “sociais”, que são co-ocorrências relativamente importantes. Então, a palavra-chave “redes sociais” pode entrar na mira das otimizações on page.

4. Faça as otimizações on page com os termos identificados

Depois de identificar quais termos precisam ser otimizados, é hora de ir para o seu texto. Insira ou substitua palavras do conteúdo para que os termos identificados ganhem mais relevância.

Na otimização on page, é importante considerar não apenas o corpo do texto, mas também os campos da página como o título, as heading tags, a URL e as tags de imagens. Nesses campos, a palavra-chave ganha ainda mais peso.

Lembre-se, também, de que não adianta poluir o texto com palavras-chave. O Google tem inteligência suficiente para identificar e punir keyword stuffing, ok?

ntão, utilize os termos com naturalidade, de maneira que o leitor tenha uma boa experiência, mas que você também consiga conquistar o algoritmo.

No caso do Seobility, a ferramenta oferece ainda o recurso de editar o texto da página ali mesmo, com recomendações sobre quais termos devem ser otimizados.

Veja na imagem abaixo um exemplo:

editor do Seobility
 

Quando usar a otimização TF-IDF?

A otimização TF-IDF pode ser usada para otimizar os conteúdos e orientar a redação de novos textos do blog. Porém, quando você já tem centenas de publicações, como saber por onde começar?

O ideal é trabalhar com as páginas que têm maior potencial, para obter resultados mais rápidos. Então, você pode mirar em:

Conteúdos de alto potencial na segunda página da SERP

Verifique se você tem conteúdos que foram publicados há bastante tempo, mas que não conseguem chegar à primeira página de resultados do Google.

Nesses casos, a otimização do conteúdo via TF-IDF, em conjunto com ajustes técnicos e link building, tende a trazer resultados positivos.

Conteúdos perdendo posições lentamente

Verifique quais páginas estão perdendo posições e tráfego no último ano. Provavelmente, elas estão sofrendo a ação da concorrência ou da mudança de peso que o algoritmo está dando para os termos.

Nesse caso, revisitar o conteúdo para otimizar as palavras, a partir da abordagem TF-IDF, ajuda a recuperar as posições no ranking.

Conteúdos com termos de busca semelhantes em conteúdo

Identifique as páginas que estão otimizadas para termos de busca semelhantes, como “carro” e “comprar carro”.

Nesse caso, você pode pesquisar termos relevantes que podem ser usados nessas páginas para diferenciar o conteúdo e evitar a canibalização de palavras-chave.

Por outro lado, palavras-chave genéricas e com alta concorrência (ex.: “notícias”, “faculdade”, “receitas”) tendem a não ter tanto resultado com a abordagem TF-IDF.

Nesses casos, outros critérios, como os backlinks e a autoridade do site, costumam ter um peso maior no rankeamento, enquanto a otimização do conteúdo provavelmente não será um diferencial.

Enfim, entender o que é TF-IDF é uma forma de entender como o Google pensa e otimizar as suas páginas conforme a lógica do buscador. Porém, nunca se esqueça de que o foco é o usuário. O Google não quer que você agrade apenas o robô — ele quer que os visitantes do seu site tenham uma boa experiência.

A abordagem TF-IDF, portanto, não deve estar acima de experiência do usuário. Ela é apenas uma ferramenta para “ajustar os parafusos” na otimização de conteúdo e SEO on page.

Agora que você já conhece a abordagem TF-IDF, leia também o nosso artigo completo sobre SEO técnico, que é essencial para que o Google consiga chegar até os seus conteúdos.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.