Thumbnail: o que é e por que ela é importante para seus vídeos?

Thumbnail é uma versão em miniatura de imagens usadas na Internet para facilitar as buscas. O nome em inglês significa "unha do polegar", indicando algo pequeno.

Thumbnail

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Constantemente, ao navegar na internet, nos deparamos com palavras e termos desconhecidos.

E não adianta tentar, você nunca saberá o significado de todas elas. Isso porque novas palavras surgem a todo instante.

Na língua inglesa, por exemplo, surge uma nova palavra a cada 98 minutos, o que representa 14.7 por dia.

Isso influencia também no nosso idioma, principalmente no ambiente de Marketing Digital e outros segmentos da web, onde o idioma é praticamente unificado. Não à toa, a milionésima palavra registrada, em 2009, foi Web 2.0.

A esse fenômeno, dá-se o nome de neologismo. Ele ocorre tanto ao criar novas expressões e palavras quanto atribuir novos sentidos a termos já existentes.

Podem ser artificiais ou espontâneos, mas o segundo caso ocorre com maior frequência.

É o caso da palavra thumbnail. Embora tenha um significado literal, sua semântica foi alterada com a evolução tecnológica.

Neste artigo, você saberá o que é isso e aprenderá sobre sua usabilidade no dias atuais.

O que é thumbnail?

Thumbnail é uma versão em miniatura de imagens usadas na Internet para facilitar as buscas. O nome em inglês significa “unha do polegar”, indicando algo pequeno.

Mesmo que a maioria das pessoas não saiba o que é uma thumbnail, é bem provável que já tenham se deparado com várias ao longo da vida.

Sabe aquela imagem parada que aparece em um vídeo do YouTube? Ou, talvez, você já viu as fotos em um tamanho reduzido na galeria do seu celular?

Caso contrário, certamente já as observou no seu blog favorito e, após clicá-la, você pôde testemunhá-la no tamanho original.

Se você ainda não entendeu, faça um teste agora mesmo! Vá até o Google Imagens e busque por qualquer termo.

Thumbnails de gatinhos no Google Imagens

Primeiro, você verá uma série de thumbnails. Depois, escolherá aquela que se encaixa na sua busca e clicará para vê-la em um tamanho maior.

Para que serve uma thumbnail?

Thumbnails são muito importantes porque são arquivos leves.

Isso significa que, na internet, o tempo de carregamento das páginas será menor, e você pode utilizar múltiplas imagens para ilustrá-las.

O mesmo vale para quando você quer encontrar uma imagem no seu computador. Você já percebeu que, às vezes, elas demoram para ser abertas?

Certamente, é muito mais prático visualizar todas as miniaturas de uma vez, para depois escolher aquela que você vai utilizar.

Pessoa usando smartphone na página do Youtube

Quais são os canais onde ela é utilizada?

Você provavelmente já entendeu o sentido de usá-las em blogs e sites. Thumbnails representam um tempo de carregamento menor.

Logo, economizam a banda de internet do usuário e permitem a visualização geral do conteúdo visual. Porém, ela adquire novas funções quando utilizada nos vídeos.

O conteúdo audiovisual apresenta o maior índice de crescimento entre os formatos da internet.

Abaixo, acompanhe alguns dados interessantes sobre esse recurso:

  • vídeos influenciam na tomada de decisão de 90% dos usuários;
  • ⅓ de todas as atividades online são consumidas em vídeo;
  • um usuário comum assiste, em média, a 32.3 vídeos por mês;
  • 80% dos usuários se lembram de um vídeo assistido nos últimos 30 dias;
  • vídeos aumentam a taxa de cliques em e-mail marketing entre 200 e 300%;
  • vídeos incluídos em landing pages aumentam a taxa de conversão em até 80%.

E, talvez, a mais significativa delas:

  • Os relatórios do YouTube apontam que o consumo de vídeos através de dispositivos móveis aumenta 100% a cada ano.

Então, não dá pra negar que esse tipo de conteúdo tende a dominar o mercado digital.

E, nesse contexto, uma boa thumbnail pode significar a diferença entre uma visualização no seu vídeo e a desistência do usuário.

Resultados de busca no Youtube para Como fazer pamonha

Em canais do YouTube e redes sociais similares, ela pode ser o primeiro contato do usuário com o seu conteúdo.

Títulos são muito importantes, mas é essencial pensar na capa do seu conteúdo.

Por que ela é importante para o sucesso do meu canal?

No YouTube, a thumbnail é também conhecida como “miniatura personalizada”.

Ela é responsável por trazer uma previsão sobre o que será tratado no vídeo. Além disso, é uma boa maneira de divulgar a sua marca e fortalecer a identidade visual da empresa.

Thumbnails do canal Porta dos Fundos

Pense bem: quando o usuário observar a miniatura dos seus vídeos, ele precisa imediatamente identificá-lo como sendo seu!

Isso também ocorre quando um consumidor distingue um produto pelo formato da embalagem, a logo ou as cores.

Quando a Kinder acrescentou novos produtos (diferentes do tradicional formato oval) ao seu catálogo, ninguém teve dúvidas de que se tratava do chocolate original. Isso porque as pessoas se lembram: branco e laranja, é Kinder.

Tenho certeza que você também se lembrará de algumas marcas ao ver o símbolo de uma maçã em um produto eletrônico. Ou um cavalo em um automóvel vermelho.

O mesmo vale para aquela embalagem de vidro verde de cerveja e ou o recipiente marrom  e formato peculiar de um produto achocolatado.

Tudo isso é chamado branding, e está relacionado à imagem do seu produto ou serviço. Com os vídeos, isso também acontece.

marketing-no-youtube

Quais são os componentes de uma thumbnail?

A primeira coisa que você precisa saber é que o YouTube também é um mecanismo de busca, como o Google.

Ou seja, o YouTube possui um algoritmo para ranquear os vídeos mais importantes e trazer maior qualidade para o usuário.

Uma thumbnail é um elemento fundamental para a escolha do internauta.

Portanto, ela vai ajudá-lo a receber mais cliques, visualizações, curtidas, comentários, compartilhamentos e todos os efeitos virais advindos do engajamento.

Além, é claro, de ser uma ótima maneira de incluir informações adicionais sobre o conteúdo e chamar a atenção do público.

Por isso, a seguir, saiba quais são os componentes essenciais para uma boa thumbnail:

1. Texto

O texto é um dos elementos mais importantes de uma thumbnail.

Ele pode, por exemplo, sintetizar o tema a ser tratado, complementando o título. Também pode vir em numerais, indicando que o vídeo faz parte de uma série.

É importante não exagerar na quantidade de caracteres, pois trata-se de uma miniatura. O indicado é utilizar expressões curtas, de uma a cinco palavras.

Como parte essencial da sua estratégia de branding, utilize também sempre a mesma cor, fonte e tamanho de texto no conteúdo escrito da sua miniatura.

Também se adeque à sua persona. Se o seu canal é de humor, utilize fontes divertidas. Caso seja educacional, seja mais contido para criar uma atmosfera séria.

E lembre-se: as pessoas precisam identificar o seu canal logo de cara. Por isso, é importante, também, manter a originalidade.

Thumbnails do canal falleninsider

2. Cores

Como visto em nosso exemplo da Kinder, as cores possuem um impacto grande quando se fala em branding.

Elas também podem realçar e mascarar elementos, de acordo com o grau de importância. Assim como em textos, há uma hierarquia de informações para o usuário.

Nesse quesito, as estratégias são baseadas nos mesmos conceitos de imagens para conversão.

Thumbnails do canal VanossGaming

Aqui tem um artigo bem legal sobre a Psicologia das Cores, caso você queira se aprofundar mais no assunto.

3. Imagem

Outro elemento importante em uma thumbnail são as imagens. Uma sugestão: insira um momento capturado do vídeo.

Se o conteúdo possui o formato de apresentação, coloque o slide mais importante (ou algo que resuma o vídeo). No caso de vídeos em que há um apresentador, que tal colocar uma foto interessante da pessoa?

Ou, ainda, insira ícones que representam a essência do tema a ser tratado. Você também pode optar por fundos monocromáticos, dependendo do objetivo.

Thumbnails do canal Turma da Mônica

Se o seu vídeo é mais voltado ao áudio, por exemplo, como em podcasts ou músicas, que também têm seu lugar na plataforma.

Explore, também, o fator curiosidade do espectador. Se há um clímax no vídeo (como a revelação de um segredo magnífico ou um momento cômico), utilize uma imagem pausada apenas um segundo antes de ele ocorrer.

4. Ícones, emojis e memes

A linguagem nas imagens é outro fator que influencia na qualidade da miniatura.

Os ícones são excelentes recursos pois dizem muito, sem ocupar muito espaço. Os emojis, por exemplo, podem simplificar a compreensão do conteúdo.

Sim, são aqueles mesmos que você utiliza no WhatsApp ou Messenger. Eles estão no subconsciente do usuário e, portanto, trazem uma mensagem implícita.

O emoji bravo pode representar uma situação ruim, enquanto o de palmas pode significar algo importante.

O mesmo vale para os memes. “Troll”, “Seriously”, “OMG”, “Forever Alone”, “Me Gusta”, “Like a Boss”, “Lol” e “Like a Sir” são alguns dos mais conhecidos.

Thumbnails do canal Boca Rosa

Mas caso o seu conteúdo seja muito sério ou sua persona não entende essas brincadeiras, você pode optar por ícones mais enxutos. O Icon Finder pode ser uma boa opção para encontrá-los.

5. Objetivo

É claro que a sua thumbnail deve ser condizente com o conteúdo do vídeo. Caso contrário, o usuário o abandonará em algum momento.

Thumbnails do canal da Rock Content

Você não quer que isso aconteça, pois isso representa um aumento na Diretrizes da Comunidade.

Ou seja, o seu vídeo pode receber uma restrição de idade caso tenha conteúdo sexual, violento ou explícito. Além disso, é possível, até mesmo, ser removido da plataforma. Em casos de recorrência, você poderá perder o canal.

A partir daí, é com você. Utilize o editor de imagens de sua preferência.

O mais indicado é o Adobe Photoshop. Apesar disso, o Canva oferece a possibilidade da confecção online e já nos padrões recomendados. Outras opções são o PicMonkey, o Fotor e o Viso Catalyst.

Como colocar uma thumbnail no meu vídeo?

Você precisará de uma conta verificada para enviar miniaturas personalizadas para os seus vídeos. Para isso, você só precisará confirmar ao YouTube que você não é um robô através de uma mensagem automática de voz ou texto.

Feito isso, Inserir thumbnails em vídeos é muito simples. Basta seguir os passos a seguir:

Passo 1: Faça login no Google e acesso o YouTube.

Passo 2: Clique na foto do canal, no canto superior à direita, e selecione “Estúdio de Criação”.  Ou simplesmente digite www.youtube.com/dashboard no seu navegador.

Passo 3 : Escolha o vídeo e clique em “Editar”.

Passo 4: Ao lado da tela de pré-visualização, clique em “Miniatura personalizada”.

Passo 5: Faça o upload da sua imagem.

Passo 6: Clique em “Salvar alterações”.

Você não precisa realizar essa operação todas as vezes em que for inserir sua thumbnail. Para simplificar, ao final de cada upload de vídeo, basta selecionar a opção “Miniatura personalizada”.

Certamente, seguindo essas dicas práticas, você terá sucesso ao criar suas thumbnails e otimizará as visualizações no seu canal no YouTube.

E se você quer manter os seus vídeos no topo das pesquisas dos usuários da rede social, saiba também como escolher as melhores palavras-chave para o SEO em vídeos!

Além disso, que tal aprender sobre outros componentes essenciais das redes sociais? Confira tudo sobre o assunto com o ebook abaixo:

Kit Marketing nas Redes Sociais
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.