Por Raissa Serique

Freelancer da Rock Content.

Publicado em 18 de julho de 2019. | Atualizado em 5 de junho de 2020


O TikTok, que já fundiu com o Musicar.ly, é um aplicativo que está conquistando seu espaço rapidamente. O TikTok Ads, então, se tornou uma nova opção para atingir o público, já que o número de usuários não para de crescer e as estratégias de marketing para ele estão apenas começando.

De tempos em tempos, alguma nova rede social surge e vira uma febre. O número de downloads cresce exponencialmente e todo mundo só fala do tal aplicativo. Já foi o Instagram, o Snapchat e, agora, é a vez do TikTok.

Assim como alguns aplicativos, ele permite que se faça anúncios patrocinados para seus usuários. O TikTok Ads, então, se tornou uma forma inovadora de anunciar sua marca e seu negócio, atingindo o público de uma maneira inesperada para ele.

Aliado a uma estratégia de marketing efetiva, é possível conquistar resultados, alcançando as métricas do setor e das vendas.

Neste post, vamos abordar os seguintes tópicos:

Achou interessante? Continue a leitura!

O que é TikTok Ads?

O TikTok Ads é uma plataforma exclusiva do aplicativo, voltada para criação de anúncios. Os formatos disponíveis são, além dos vídeos publicitários, os banners.

A rede social, assim como ocorre nas demais, permite a configuração do público, segmentando-os pelos dados demográficos e pelo comportamento.

Uma das vantagens do TikTok como canal publicitário é que os vídeos patrocinados não podem ser pulados.

Além disso, o TikTok utiliza inteligência artificial para segmentar os anúncios para o público que considera mais relevante para a campanha.

Dessa forma, a segmentação não é feita apenas pela relação dos usuários (como as opções de amigos de amigos ou público semelhante, do Facebook Ads) o que garante anúncios com maiores chances de interação e conversão.

Vale adiantar que marcas como Coca-Cola, Nike, Disney e Kit Kat já criam conteúdo exclusivamente voltado para o aplicativo, usando desafios ou criando vídeos publicitários.

TikTok Coca-Cola
Campanha “Share a Coke and a Song” no TikTok.

Isso indica que as grandes empresas já começaram a enxergar o TikTok Ads como uma opção para chegar ao público — principalmente, quem comercializa produtos e serviços para uma faixa etária mais jovem.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
👉 Como ganhar dinheiro com o TikTok: 5 formas efetivas em 2020
👉 Como ganhar seguidores no TikTok: 7 dicas imperdíveis

Por que usar o TikTok Ads?

A rápida expansão do TikTok e o surgimento dessa nova necessidade de produzir vídeos rápidos criou uma demanda que somente o TikTok e outros aplicativos similares, como o Lomotiv, tinham.

Não é a toa que o número de downloads do TikTok não para de crescer no mundo inteiro e, há algum tempo, a maioria dos usuários não são mais chineses.

Até mesmo no Brasil, o aplicativo está montando sede e fazendo treinamentos, mostrando que a expansão global do aplicativo tem tudo para continuar crescendo e conquistando novos usuários.

Em 2018, 130 milhões de pessoas tinham o TikTok em seus celulares. Atualmente, a expectativa é ultrapassar os 500 milhões de downloads só na Play Store.

Downloads TikToK.

No Brasil, são quase 10 milhões de vídeos criados na plataforma ao mês, chegando próximo a 2 bilhões de visualizações mensais.

No TikTok, 65% dos brasileiros são mulheres. As interações acontecem pelo uso das hashtags e pelos desafios, que podem ser orgânicos ou criados por marcas.

Além disso, o fenômeno TikTok mostra que o futuro da publicidade passa pelo uso de vídeos, interativos ou não, nas estratégias de Marketing de Conteúdo.

A prova disso está em mais um dado retirado do Content Trends 2019. Segundo a pesquisa, o vídeo já é o formato mais consumido pelos usuários, com 68,2%, superando os posts em redes sociais e blog posts.

Conteúdos mais consumidos na Internet.

O marketing em vídeos já representa 52,8% dos esforços em Marketing de Conteúdo nas empresas pesquisadas. Entretanto, pouquíssimas têm conta no TikTok e postam algum conteúdo no aplicativo.

Kit Marketing nas Redes SociaisPowered by Rock Convert

Como usar o TikTok Ads?

O primeiro passo para fazer anúncios no Tik Tok Ads é criar uma conta. A página está disponível em línguas como o inglês e o espanhol, mas ainda não tem versão em português.

Conta no TikTok Ads.

No momento da criação de conta, deve-se selecionar o país. Também é preciso informar o objetivo, que pode ser comercial ou pessoal (para quem deseja ser um influencer). Independentemente da escolha, o cadastro é gratuito.

Depois, é preciso responder seus dados pessoais e algumas perguntas com relação ao seu negócio, como área de atuação e o que deseja promover.

Contato TikTok Ads.

Importante saber que a conta não é aprovada automaticamente. A equipe de suporte do aplicativo entra em contato para aceitar a candidatura.

Depois disso, já é possível criar os anúncios no TikTok Ads. O processo é semelhante ao de qualquer plataforma das redes sociais. A primeira etapa é entrar no TikTok Ads, clicar em “Campaign tab” e depois no botão “Create”.

A segunda etapa é escolher a meta do anúncio entre as disponíveis (Traffic, Conversion ou App Install) e nomear a campanha. Depois, é preciso escolher o formato do orçamento, ou seja, se será diário ou o valor total.

O próximo passo é selecionar o local e o público. As opções para o local são os Stories ou o feed dos usuários.

Uma curiosidade é que, como o TikTok pertence a uma startup com outros aplicativos, eles também estão disponíveis para exibir o conteúdo patrocinado. Entretanto, alguns funcionam apenas em países específicos, como Índia e Japão.

Depois, é hora de escolher o público. A segmentação pode incluir idade, localização, gênero e interesses. Após isso, é preciso optar pela melhor a forma de pagamento, marcando a data de pagamento e quando pretende começar o anúncio.

O TikTok Ads tem uma opção chamada “Dayparting”, em que é possível escolher os horários ideais ou dias em que os anúncios podem rodar.

Uma alternativa interessante do TikTok Ads é escolher a velocidade de visualizações do anúncio.

Existe a opção de dividir o valor do orçamento pelo número de dias, mostrando a campanha igualmente, ou gastar o máximo possível nos dias determinados.

Por último, deve-se escolher a meta da campanha (conversão, cliques ou impressões) e configurar o anúncio em si, escolhendo nome, o vídeo e o formato (vertical, horizontal ou quadrado).

Com relação a essa etapa, o aplicativo tem uma ferramenta muito interessante, chamada Video Creation Kit, com vários templates facilmente customizáveis.

O TikTok Ads é uma plataforma que oferece inúmeras opções de segmentação para criação de anúncios e a tendência é que melhore ainda mais.

Entretanto, apesar de poucas empresas investirem em anúncios na plataforma, ela costuma ter o valor mais elevado do que em outras redes sociais. O CPM fica em torno de dez dólares. Esse comparativo, claro, depende da estratégia e do público.

Apesar do valor, campanhas bem segmentadas na plataforma, por atingir o público específico desejado, podem gerar melhores retornos financeiros para quem anunciar via TikTok Ads.

O fenômeno TikTok ainda vai crescer bastante em um futuro próximo. Quem resolver apostar em criação de estratégias para essa rede social pode conquistar bons frutos, usando o TikTok Ads ou não.

Uma prova disso são os influencers, que estão na rede social e têm os perfis mais seguidos do TikTok.

Acha interessante conhecê-los para entender melhor quem são os usuários do aplicativo e como eles pensam? Acesse nossa lista e descubra quais são os perfis mais seguidos do TikTok!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *