Descubra o potencial do TikTok Ads e saiba como usar a plataforma

O TikTok, que já fundiu com o Musicar.ly, é um aplicativo que está conquistando seu espaço rapidamente. O TikTok Ads, então, se tornou uma nova opção para atingir o público, já que o número de usuários não para de crescer e as estratégias de marketing para ele estão apenas começando.

Tik Tok ads

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

De tempos em tempos, alguma nova rede social surge e vira uma febre. O número de downloads cresce exponencialmente e todo mundo só fala do tal aplicativo. Já foi o Instagram, o Snapchat e, agora, é a vez do TikTok.

Assim como alguns aplicativos, ele permite que se faça anúncios patrocinados para seus usuários. O TikTok Ads, então, se tornou uma forma inovadora de anunciar sua marca e seu negócio, atingindo o público de uma maneira inesperada para ele.

Aliado a uma estratégia de marketing efetiva, é possível conquistar resultados, alcançando as métricas do setor e das vendas.

Neste post, vamos abordar os seguintes tópicos:

Achou interessante? Continue a leitura!

O que é TikTok Ads?

O TikTok Ads é uma plataforma exclusiva do aplicativo, voltada para criação de anúncios. Os formatos disponíveis são, além dos vídeos publicitários, os banners.

A rede social, assim como ocorre nas demais, permite a configuração do público, segmentando-os pelos dados demográficos e pelo comportamento.

Uma das vantagens do TikTok como canal publicitário é que os vídeos patrocinados não podem ser pulados.

Além disso, o TikTok utiliza inteligência artificial para segmentar os anúncios para o público que considera mais relevante para a campanha.

Dessa forma, a segmentação não é feita apenas pela relação dos usuários (como as opções de amigos de amigos ou público semelhante, do Facebook Ads) o que garante anúncios com maiores chances de interação e conversão.

Vale adiantar que marcas como Coca-Cola, Nike, Disney e Kit Kat já criam conteúdo exclusivamente voltado para o aplicativo, usando desafios ou criando vídeos publicitários.

TikTok Coca-Cola
Campanha “Share a Coke and a Song” no TikTok.

Isso indica que as grandes empresas já começaram a enxergar o TikTok Ads como uma opção para chegar ao público — principalmente, quem comercializa produtos e serviços para uma faixa etária mais jovem.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
Como ganhar dinheiro com o TikTok: 5 formas efetivas em 2020
Como ganhar seguidores no TikTok: 7 dicas imperdíveis

Por que usar o TikTok Ads?

A rápida expansão do TikTok e o surgimento dessa nova necessidade de produzir vídeos rápidos criou uma demanda que somente o TikTok e outros aplicativos similares, como o Lomotiv, tinham.

Não é a toa que o número de downloads do TikTok não para de crescer no mundo inteiro e, há algum tempo, a maioria dos usuários não são mais chineses.

Até mesmo no Brasil, o aplicativo está montando sede e fazendo treinamentos, mostrando que a expansão global do aplicativo tem tudo para continuar crescendo e conquistando novos usuários.

Em 2018, 130 milhões de pessoas tinham o TikTok em seus celulares. Atualmente, a expectativa é ultrapassar os 500 milhões de downloads só na Play Store.

Downloads TikToK.

No Brasil, são quase 10 milhões de vídeos criados na plataforma ao mês, chegando próximo a 2 bilhões de visualizações mensais.

No TikTok, 65% dos brasileiros são mulheres. As interações acontecem pelo uso das hashtags e pelos desafios, que podem ser orgânicos ou criados por marcas.

Além disso, o fenômeno TikTok mostra que o futuro da publicidade passa pelo uso de vídeos, interativos ou não, nas estratégias de Marketing de Conteúdo.

A prova disso está em mais um dado retirado do Content Trends 2019. Segundo a pesquisa, o vídeo já é o formato mais consumido pelos usuários, com 68,2%, superando os posts em redes sociais e blog posts.

Conteúdos mais consumidos na Internet.

O marketing em vídeos já representa 52,8% dos esforços em Marketing de Conteúdo nas empresas pesquisadas. Entretanto, pouquíssimas têm conta no TikTok e postam algum conteúdo no aplicativo.

Como usar o TikTok Ads?

O primeiro passo para fazer anúncios no Tik Tok Ads é criar uma conta. A página está disponível em línguas como o inglês e o espanhol, mas ainda não tem versão em português.

Conta no TikTok Ads.

No momento da criação de conta, deve-se selecionar o país. Também é preciso informar o objetivo, que pode ser comercial ou pessoal (para quem deseja ser um influencer). Independentemente da escolha, o cadastro é gratuito.

Depois, é preciso responder seus dados pessoais e algumas perguntas com relação ao seu negócio, como área de atuação e o que deseja promover.

Contato TikTok Ads.

Importante saber que a conta não é aprovada automaticamente. A equipe de suporte do aplicativo entra em contato para aceitar a candidatura.

Depois disso, já é possível criar os anúncios no TikTok Ads. O processo é semelhante ao de qualquer plataforma das redes sociais. A primeira etapa é entrar no TikTok Ads, clicar em “Campaign tab” e depois no botão “Create”.

A segunda etapa é escolher a meta do anúncio entre as disponíveis (Traffic, Conversion ou App Install) e nomear a campanha. Depois, é preciso escolher o formato do orçamento, ou seja, se será diário ou o valor total.

O próximo passo é selecionar o local e o público. As opções para o local são os Stories ou o feed dos usuários.

Uma curiosidade é que, como o TikTok pertence a uma startup com outros aplicativos, eles também estão disponíveis para exibir o conteúdo patrocinado. Entretanto, alguns funcionam apenas em países específicos, como Índia e Japão.

Depois, é hora de escolher o público. A segmentação pode incluir idade, localização, gênero e interesses. Após isso, é preciso optar pela melhor a forma de pagamento, marcando a data de pagamento e quando pretende começar o anúncio.

O TikTok Ads tem uma opção chamada “Dayparting”, em que é possível escolher os horários ideais ou dias em que os anúncios podem rodar.

Uma alternativa interessante do TikTok Ads é escolher a velocidade de visualizações do anúncio.

Existe a opção de dividir o valor do orçamento pelo número de dias, mostrando a campanha igualmente, ou gastar o máximo possível nos dias determinados.

Por último, deve-se escolher a meta da campanha (conversão, cliques ou impressões) e configurar o anúncio em si, escolhendo nome, o vídeo e o formato (vertical, horizontal ou quadrado).

Com relação a essa etapa, o aplicativo tem uma ferramenta muito interessante, chamada Video Creation Kit, com vários templates facilmente customizáveis.

O TikTok Ads é uma plataforma que oferece inúmeras opções de segmentação para criação de anúncios e a tendência é que melhore ainda mais.

Entretanto, apesar de poucas empresas investirem em anúncios na plataforma, ela costuma ter o valor mais elevado do que em outras redes sociais. O CPM fica em torno de dez dólares. Esse comparativo, claro, depende da estratégia e do público.

Apesar do valor, campanhas bem segmentadas na plataforma, por atingir o público específico desejado, podem gerar melhores retornos financeiros para quem anunciar via TikTok Ads.

O fenômeno TikTok ainda vai crescer bastante em um futuro próximo. Quem resolver apostar em criação de estratégias para essa rede social pode conquistar bons frutos, usando o TikTok Ads ou não.

Uma prova disso são os influencers, que estão na rede social e têm os perfis mais seguidos do TikTok.

Acha interessante conhecê-los para entender melhor quem são os usuários do aplicativo e como eles pensam? Acesse nossa lista e descubra quais são os perfis mais seguidos do TikTok!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.