Por Cayo Woebcken

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 24 de outubro de 2019. | Atualizado em 24 de janeiro de 2020


Você sabe o que é time lapse? A técnica, que permite o registro de longos eventos em vídeos consideravelmente curtos, é uma excelente forma de gerar conteúdos diferenciados para a sua estratégia. Embora o uso de uma câmera profissional otimize o processo, é possível conseguir bons resultados com o seu smartphone.

Você já sabe que um dos pilares mais importantes do Marketing Digital é a produção de conteúdos qualificados e engajadores.

O uso de redes sociais, como o Instagram, permite que você alcance um público extenso com esses materiais, o que abre espaço para a geração e qualificação de leads, além de aproximar o cliente da sua marca.

Contudo, não basta criar uma conta na rede e esperar que o volume de postagens vá fazer alguma diferença.

É preciso encontrar uma forma de diferenciar sua presença na Internet de modo a atrair e reter a atenção dos usuários. E nada melhor para fazer isso do que investir na diversificação dos tipos de conteúdos publicados.

Um formato que está em alta e que abre espaço para o desenvolvimento de posts criativos é o time lapse.

Você sabe do que se trata? Se quiser saber mais sobre o assunto, este artigo é para você. Nele, vamos abordar os seguintes tópicos:

Continue a leitura e saiba mais!

 

O que é um time lapse?

Se traduzido para o português, o termo faz referência à observação da passagem de tempo. E é justamente essa a característica que marca a técnica cinematográfica chamada de time lapse.

Trata-se da exibição acelerada de uma sequência de imagens em que a frequência de quadros por segundo é muito inferior àquela em que o filme é reproduzido.

Como resultado, quando exibido em velocidade normal, o vídeo apresenta acontecimentos contidos em um espaço de tempo muito menor que o original.

Complicado? Pode ser, mas você, com certeza, já assistiu a um desses filmes e isso deve facilitar seu entendimento.

A técnica é muito utilizada para registrar processos mais longos, como um pôr do sol, o amadurecimento de uma fruta, ou o florescer de um vegetal.

No vídeo abaixo, o cinegrafista deixou sua câmera de frente para o mar por 30 dias, resultando em um conteúdo de apenas 10 minutos.

Para os mais experientes em cinematografia, é fácil notar que a quantidade de frames por segundo é muito superior ao nível geralmente alcançado em um vídeo comum.

Esse número varia de acordo com o tempo de duração que você determinar.

No próximo tópico, vamos nos aprofundar no assunto e passar dicas para você realizar seu time lapse.

 

Como fazer um time lapse?

Como um time lapse depende de uma longa sequência de fotografias para que a passagem do tempo seja perceptível, o primeiro fator necessário para produzir esse tipo de conteúdo é a sua disponibilidade.

É preciso ter tempo de sobra para capturar material suficiente para a criação do vídeo. Sendo assim, é interessante determinar com antecedência a duração que você deseja.

Dito isso, é crucial entender a fórmula para calcular o cálculo do time lapse, que é: tempo de duração do evento/número de frames necessários para alcançar o tempo desejado.

Assim, vamos imaginar que você quer criar um vídeo de 30 segundos (900 frames) para registrar um evento com duração de três horas ( 10.800 segundos).

Como 10.800/900 = 12, basta você configurar o intervalômetro da câmera para registrar uma imagem a cada 12 segundos.

Esse intervalômetro nada mais é do que um equipamento que você conecta à máquina e que funciona como uma espécie de controle remoto.

Contudo, dependendo da qualidade da câmera, ela já pode contar com essa função embutida. É o caso da Nikon D750, que, como você pode ver na imagem abaixo, conta com uma opção de fácil configuração do intervalômetro.

Nela é possível, ainda, determinar o momento de início e fim dos disparos, o que pode ser uma mão na roda para os time lapses mais longos.

time lapse com nikon

Aqui, vale lembrar que, para que a execução seja bem-sucedida, a câmera precisa ficar absolutamente estável, sem qualquer tipo de movimento.

Assim, você já pode imaginar um item absolutamente primordial para a realização do time lapse, não é?

Isso mesmo, o tripé.

Esse suporte evita que você passe por dificuldades para manter a câmera apontada na mesma direção por muito tempo.

Uma dica valiosa é sempre checar com antecedência a vida útil da bateria, de modo a evitar que o processo seja interrompido precocemente.

Além disso, você precisará de um cartão de memória com bastante espaço livre, caso contrário, o equipamento pode não suportar o peso de tamanho volume de imagem.

Uma vez que você tenha captado as imagens necessárias, basta realizar o upload para um editor de vídeo e configurar para que as fotos sejam exibidas em sequências de 30 frames por segundo. Depois, basta converter o material em vídeo e, se for o caso, adicionar uma música de fundo.

Não conta com uma câmera capaz de realizar essa função? Não se preocupe!

Nos próximos tópicos, vamos mostrar alternativas simples para você criar seus time lapses a partir do smartphone.

Siga a leitura!

 

Como fazer um time lapse com celular?

Criar um time lapse com o seu celular é uma tarefa mais simples do que você imagina, afinal, as versões mais recentes de smartphones já contam com essa função na câmera.

Assim, basta acessar a tela de tirar fotos, selecionar a opção “time lapse”, posicionar o smartphone em um local estável e deixar que ele faço o resto do trabalho.

Dependendo do seu objetivo, as imagens podem até não ser captadas por você. Alguns profissionais gostam de acessar bancos de imagens gratuitos em busca de fotografias que possam compor a apresentação.

Nesse processo, é claro, é importante contar com um aplicativo de edição de fotos potente, de modo a garantir a qualidade do time lapse.

Aliás, falando em aplicativos, eles se apresentam como soluções excelentes para o caso do seu smartphone não contar com uma funcionalidade qualificada de criação de time lapse. A seguir, falaremos dos principais programas existentes nesse sentido e suas funcionalidades. Acompanhe!

Lapse It

O Lapse It é uma das opções mais populares para a criação simplificada de time lapses. O aplicativo, disponível tanto para Iphone quanto para Android, conta com um processamento ágil e, em sua versão Pro, permite a criação de vídeos com resolução em até 1080p.

O programa ainda disponibiliza diversos filtros, como o Vintage, o Black and White e o Vivid Colours.

Um ponto interessante do Lapse It é que ele permite o compartilhamento direto para o Youtube, Facebook, Instagram e outros canais.

Droid Timelapse

Outra opção muito relevante é o Droid Timelapse, mas ele conta com algumas limitações. Para começar, ainda não existe versão traduzida para o português, o que pode tornar sua navegação um pouco mais complicada.

Como trata-se de um programa exclusivo para Android, ele deixa de lado celulares com sistema iOS.

Por outro lado, os vídeos produzidos nesse app contam com enorme qualidade e podem ser disponibilizados em qualquer dispositivo. Fora isso, ele oferece uma calculadora interna para calcular a duração da gravação, além de funcionalidades como o zoom e o autofoco.

iLapse

Se o Droid Timelapse é disponível apenas para Android, o iLapse só pode ser rodado em dispositivos iOS, como iPhone, iPad e iPod Touch.

Pago, o aplicativo conta 16 funções diferentes de mesclagem, o que abre espaço para você usar a criatividade e criar conteúdos incríveis.

Framelapse

Outro aplicativo exclusivo para Android, o Framelapse conta com funções de controle de intervalo de tempo e permite a utilização de zoom.

Além disso, ele oferece configurações de autofoco e permite que tanto a câmera frontal quanto a traseira sejam utilizadas.

O grande problema é que a maioria de suas funcionalidades só estão disponíveis na versão paga, que oferece maior controle do usuário sobre a edição.

A versão gratuita, embora eficiente, conta com menos recursos e apresenta grande volume de anúncios.

 

Como fazer time lapse no Instagram?

Com mais de 1 bilhão de contas ativas mensalmente, o Instagram é a rede social preferida dos produtores de conteúdo audiovisual.

Contudo, é sabido que a rede conta com especificações um pouco rigorosas para os materiais postados lá, como os tamanhos recomendados para fotos. Isso faz com que, muitas vezes, seja necessário compactar imagens antes de compartilhá-las.

Criar um timelapse na rede, contudo, não é das tarefas mais complicadas. Os aplicativos já citados ao longo do texto criam conteúdos compatíveis com os pré-requisitos da rede, e podem ser postados sem maiores problemas.

Além disso, o Instagram lançou seu próprio programa de timelapse: o Hyperlapse.

O app, disponível para iOS, dispensa o uso de tripés para materiais mais curtos. Isso porque uma de suas funcionalidades é a estabilização automática e a eliminação de movimentos bruscos da câmera.

Ele ainda permite que você condense vídeos longos em poucos segundos, produzindo um efeito cinematográfico por meio do corte de frames.

Seja para postar em seu blog no WordPress, seja para disponibilizar em suas redes sociais, o time lapse é uma forma de conteúdo extremamente engajadora.

Suas características permitem a criação de vídeos autênticos e criativos, tornando-o uma ferramenta muito útil para qualificar a experiência de seus seguidores.

E aí, pronto para criar um timelapse e encantar seus seguidores? Para trabalhar com imagens em redes sociais, é fundamental saber como editá-las. Neste texto, apresentamos os 7 melhores editores de foto para computador e celular. Confira!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *