Por Kellison Ferreira

Publicado em 20 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 20 de agosto de 2019


Existem vários tipos de conta no Instagram, e essa é uma das grandes vantagens da rede social. Usuários comuns, empresas e criadores de conteúdo podem aproveitar funções específicas que ajudam a ter um desempenho e uma experiência melhor na plataforma.

Os diferentes tipos de conta do Instagram permitem que a rede social atenda três categorias de usuários: aqueles que só querem ter seu perfil pessoal para amigos e família, as empresas, por meio das contas de business, e também os criadores de conteúdos.

Cada um desses perfis tem características específicas e pode utilizar recursos de maneiras distintas.

Saber usar as ferramentas de cada uma das categorias é importante para tornar os perfis mais populares, reter seguidores e estar sempre em destaque. Aproveitar todos os recursos possibilita aumentar o desempenho do perfil para que ele chegue aos resultados que você espera, independentemente da categoria da conta.

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre os três tipos de perfis do Instagram, quem deve usar cada um deles e quais vantagens podem ser aproveitadas. Confira!

Conta pessoal

conta pessoal

A conta pessoal é praticamente a porta de entrada para todos que querem usar a plataforma. Durante muito tempo, desde a criação do app, em 2010, ela foi a única alternativa para os usuários. 

No início, a proposta não era muito diferente da de hoje: compartilhar fotos em uma rede de amigos, criando uma linha do tempo com os registros das pessoas que você segue.

Com o tempo, a conta pessoal foi ganhando cada vez mais recursos, como a possibilidade de postar vídeos — função lançada em 2013. A ideia era ter uma plataforma mais completa e que não se limitasse ao registro de fotos. 

Essa evolução continuou agregando cada vez mais serviços importantes às contas normais, como a Direct Message, ferramenta de chats dentro do app.

A revolução do Instagram Stories

De todas as mudanças e novidades de recursos para as contas pessoais, talvez o Instagram Stories tenha sido a principal. 

Hoje disponíveis em todos os tipos de perfis, os Stories fazem muito sucesso entre os usuários que desejam registrar momentos mais rotineiros do cotidiano.

A ideia foi desenvolvida para que os registros funcionassem como um diário de cada perfil. Nessa função, as fotos e os vídeos ficam disponíveis durante apenas 24 horas.

A ferramenta foi lançada para todas as contas pessoais em 2016, e a ideia era concorrer com o Snapchat — que basicamente tinha a mesma proposta. Em um movimento de mercado inteligente, foi possível reunir diversas funções em um só app, e isso facilitou muito a vida do usuário do Instagram.

Existe também a possibilidade de criar os destaques dos Stories. Eles funcionam como “álbuns” que ficam no perfil de cada usuário com seleções de Stories que ele mesmo fez.

Nessa função, as publicações não desaparecem após as 24 horas e, como o nome sugere, servem para dar destaque a momentos importantes já registrados.

O usuário da conta pessoal

Hoje, um usuário de uma conta pessoal tem muitas funções interessantes para aproveitar o app e gerar bastante conteúdo.

Se a ideia é apenas postar boas fotos, fazer registros interessantes do cotidiano e de viagens nos Stories e manter contato por DM, a conta pessoal é uma ótima e completa opção.

Mais recentemente, o IGTV surgiu como outra ferramenta importante de conteúdo na plataforma. Além de poder assistir a vídeos mais longos de diversas contas em alta definição, você também pode gerar seu próprio conteúdo.

No entanto, lembre-se: se você pretende elevá-lo a um nível mais profissional, há outra opção de conta mais adequada.

Criador de conteúdo

content creator

A mais nova entre os tipos de conta do Instagram, a Creator Account, chegou em 2019 para quem deseja ser mais do que somente um simples usuário da plataforma.

Os influenciadores tomaram conta da rede social — tanto aqueles com milhões de seguidores como os que têm impacto em audiências de nicho.

Esse novo perfil contemplou quem já atuava produzindo conteúdos na rede social, desde os influenciadores até as celebridades.

Porém, agora, essas pessoas têm à disposição um ambiente mais focado em desempenho, segmentação e maior entendimento de métricas e do alcance dos conteúdos produzidos.

Hoje, quem gera conteúdo e tem ao menos 10 mil seguidores, pode solicitar a migração entre os tipos de conta do Instagram, passando do perfil pessoal para o de criador.

Para isso, basta acessar seu perfil e seguir o caminho: “Configurações” > “Conta” > “Mudar para conta de criador de conteúdo”.

Uma vez alterada, você aproveita vantagens como as que verá a seguir!

Gerenciamento de informações de perfil

Seu perfil terá algumas opções mais detalhadas, algo que é exclusivo dessa conta. Por ser uma pessoa de relevância, ou seja, um criador de conteúdo, informações como contato, categoria do seu perfil e muitas outras podem ser mostradas.

Para facilitar o trabalho, a conta de criador tem um menu otimizado, para que as informações da bio sejam alteradas mais dinâmica e facilmente, a qualquer momento.

Assim, você não terá dificuldade em manter seus dados organizados, o que é importante na exposição aos seguidores.

Ferramentas de métricas e crescimento

As métricas são fundamentais para quem usa o Instagram para alavancar sua carreira, trabalhar com publicidade de Marketing de Influência ou simplesmente alcançar uma audiência maior. 

O perfil de criador tem uma ferramenta mais detalhada e funcional para checar esses números a qualquer momento. A proposta é que o entendimento seja mais claro e que, além disso, seja possível traçar estratégias de aumento do alcance.

É possível checar detalhadamente quem passou a seguir e quem deu unfollow na sua conta em determinados períodos. Além disso, o engajamento também pode ser visualizado de forma bastante funcional, com filtros cronológicos de dia e semana.

Outro destaque importante da parte de métricas é a possibilidade de ter acesso aos resultados de alcance de Stories e IGTV.

Quem trabalha com publiposts pode ganhar muito com essa função, já que ela detalha a fundo os resultados das campanhas realizadas por meio desses recursos.

Nem sempre foi assim. No início, somente os posts podiam ter essa análise de métricas mais profunda. O novo recurso foi aplicado justamente pensando nos criadores que monetizam suas ações pelo Instagram.

Gerenciamento otimizado de mensagens

Entre os tipos de usuários do Instagram, criadores são os que mais precisam lidar com o gerenciamento de mensagens, especialmente porque o volume de recebimento é considerável.

Para facilitar a vida dessas pessoas, uma nova ferramenta de Direct Message foi desenvolvida, com a possibilidade de filtrar as mensagens e tornar o recebimento mais restrito.

Instagram for Business

Instagram for Business

De todos os tipos de conta do Instagram, essa é a única 100% voltada para empresas. Desde 2016, ela ajuda companhias a usar a rede social de maneira mais profissional.

Ao perceber que o Instagram era uma plataforma democrática e de grande alcance, empresas de todos os tamanhos resolveram aproveitar o espaço.

Por isso, o Instagram decidiu que, assim como o Facebook, proporcionaria ferramentas de suporte para perfis de negócios. A ideia no lançamento era atrair cada vez mais empresas que desejassem usar a rede social para trabalhar com vantagens como:

  • veicular campanhas e ações;
  • comunicar-se de maneira mais próxima do público, especialmente por meio dos Stories;
  • impulsionar publicações;
  • realizar atendimento via Direct Message;
  • publicar produtos para venda direta.

Essas e muitas outras possibilidades se tornaram concretas graças às funcionalidades específicas que o Instagram for Business disponibiliza para empresas e empreendedores. Veja a seguir como elas têm ajudado!

Verificação de conta

A verificação de conta, aquele check azul ao lado do nome do perfil, não se limita apenas aos perfis comerciais, mas tem grande valor para eles.

O usuário, ao ver essa verificação, tem a certeza de que está seguindo e se comunicando com um veículo oficial da empresa. Para as companhias, isso representa maior credibilidade e um crescimento dentro da rede social.

Instagram Insights

As métricas são fundamentais para que as empresas possam mensurar as suas ações dentro do Instagram.

Contas de negócios têm o Instagram Insights, que traz números detalhados não só sobre campanhas, mas também em relação ao alcance, impressões, visualizações de perfil, novos seguidores e outras informações fundamentais.

CTAs

Também é possível inserir botões de CTA na bio do perfil da empresa. Essa função é muito interessante para direcionar o seguidor para conteúdos, como campanhas de publicidade, ou até mesmo para acessar o e-commerce.

Eles podem ser mudados a qualquer momento sem nenhuma dificuldade, sendo gerenciados dentro da plataforma.

Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um recurso que permite publicar produtos na linha do tempo e usar tags de compras em cada um deles.

Funciona de forma simples: basta inserir essa marcação em cima do item vendido. Ao clicar nele, o usuário checa o preço do produto e outras informações, podendo ser diretamente redirecionado para a página de compra.

instagram shopping

Parcerias pagas

A função de parceria paga é um recurso muito vantajoso para conectar influencers e geradores de conteúdo às empresas. Essa é a oficialização de um publipost de acordo com as regras do CONAR. Dessa forma, a foto em questão é acompanhada da informação “parceria paga com” seguida do nome da empresa.

publipost

Os diferentes tipos de conta do Instagram podem ser amplamente usados por todos os usuários e negócios.

Independentemente do que você pretende na plataforma, há uma opção que se encaixa bem e ajuda você a se tornar um influenciador, a monetizar, a gerenciar a sua empresa na rede social ou, simplesmente, a se divertir.

Quer saber mais sobre como fazer Marketing no Instagram? Confira nosso conteúdo sobre o tema!

Marketing no InstagramPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *