Tipos de empreendedor: conheça o seu perfil

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Decisão, criatividade, capacidade de organização e gerenciamento. O empreendedorismo é fundamental para a evolução e produção de riquezas dentro de um país.

Dos 31 brasileiros atualmente no Ranking de maiores fortunas da revista Forbes, “The World’s Billionaires 2016”, podemos afirmar criteriosamente que todas possuem fortes traços de uma personalidade empreendedora.

E você, se considera um empreendedor? Já parou para pensar nas características que tornam alguém um empreendedor?

Pode-se dizer que o principal fator está na motivação e nos traços de personalidade mais marcantes de uma pessoa.

Veja os principais traços de cada tipo de empreendedor e descubra onde seu perfil se encaixa.

O Social

Trata-se daquele empreendedor engajado com a mudança social, seus projetos giram em torno da construção e desenvolvimento do mundo ao seu redor.

Caso tenha interesse em causas humanitárias ou o foco de seu empreendedorismo é a busca da resolução de problemas comuns, você certamente se encaixa nessa categoria.

E não se deixe enganar, apesar de não ter a geração de lucro como seu objetivo principal, isso não é algo que caminha distante do empreendedor social.

Essa prática vem se tornando um fenômeno global, principalmente em países emergentes como o Brasil, onde existe uma grande demanda de questões sociais não atendidas pela Administração Pública.

Um dos exemplos de áreas de atuação que vem se inovando cada vez mais, são os empreendimentos que visam dessalinização de água.

A escassez de água potável não é um problema futuro, pensando nisso um grupo de engenheiros indianos e ingleses criaram uma máquina portátil capaz de tornar água do mar potável ao consumo humano.

O holandês e engenheiro mecânico William Janssen desenvolveu o Desolenator, um dispositivo que, além de possuir baixo custo de produção, atinge às regiões mais carentes e de difícil acesso e é movida à energia solar, sendo capaz de gerar até 15 litros de água pronta para o consumo por dia de produção.

Certamente atingir metas sociais alcançando sustentabilidade financeira pode ser um dos maiores desafios no empreendimento social.

Entretanto uma rápida pesquisa mostra que são variados os casos de sucesso de empreendedores que conseguiram transformar circunstâncias adversas em soluções para construção de uma sociedade mais justa e que inspiram cada vez mais os pequenos empreendedores.

O Franqueado

Se o seu objetivo é investir em uma franquia, não tenha dúvidas, o franqueado também é um empreendedor.

Aderir a um plano de negócio testado, com marca e produto já definidos não significa que esse empreendedor não assume os riscos de sua atividade.

Investir no ramo de franchising (franquias) requer recursos e muito planejamento por parte do empreendedor, já que o consumidor desse tipo de produto tem se tornado cada vez mais exigente e a expansão desse segmento torna o mercado cada vez mais competitivo.

Mesmo com a atual crise econômica vivida pelo país, este segmento espera um crescimento de cerca de 10% em relação ao ano de 2015.

O surgimento de novos modelos de negócio com apresentações inovadoras encontra um ótimo espaço já que a maior parte dos franqueados querem operar de fato o empreendimento e não tem intenções de apenas investir dinheiro.

Habilidade de gestão de recursos e cálculo de riscos, aliadas à prestação de serviço de qualidade, são habilidades determinantes para aqueles que objetivam se destacar neste vasto mercado.

Se você possui essas capacidades e busca uma renda mensal com retorno de seu investimento, seu perfil poderá ser o de um empreendedor franqueado de sucesso.

O Inovador

Concorda que os momentos de crise criam oportunidades iguais de renovação econômica? É aí que entra a criatividade e visão empreendedora.

Talvez a inovação seja a chave de maior sucesso em um negócio, é onde esse tipo de empreendedor atua. Geralmente não possuem experiência, porém são capazes de identificar novas necessidades ainda não atendidas pelo mercado.

Boas ideias por si só não se bastam, o empreendedor inovador é aquele capaz de torná-las financeiramente rentáveis.

Nesse contexto, um mercado em crescimento no Brasil e no mundo é o de startups, pequenas empresas, geralmente controladas por jovens com visão inovadora e tecnológica, sem medo de arriscar.

Um dos maiores exemplos da atualidade é Steven Jobs, ex-CEO e um dos fundadores da companhia Apple, que idealizou um negócio único em meio a um mercado competitivo e rígido que era o Vale do Silício dos anos 70, transformando-a em uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Se este é seu perfil de empreendedor, esteja atento às principais características a serem desenvolvidas:

  • Entender o processo criativo
  • Clareza e objetividade
  • Mensuração de riscos
  • Autoconfiança

Boas ideias são bem recepcionadas pelo mercado, além de existir uma grande gama de investidores em busca de pessoas com o perfil de empreendedor inovador.

Se você é também é um jovem empreendedor com perfil inovador, confira nosso post explicando “Os maiores desafios e oportunidades dos jovens empreendedores”.

O Corporativo

Melhor definido como intraempreendedor, o empreendedor corporativo é aquele funcionário que aplica as características empreendedoras no cargo em que trabalha.

Em um mercado profissional competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes, as empresas vivem em uma busca constate de desenvolver e refinar sua atividade, e um grande aliado dessa evolução é o empreendedorismo corporativo.

Apesar de ser um profissional raro, recrutadores têm buscado avaliar traços empreendedores como um dos fatores determinantes a uma nova contratação.

Este tipo de empreendedor tem visão ampla e estratégica do negócio, quebra os paradigmas tradicionais em busca de aprimorar a produtividade e de apresentar bons resultados.

Não hesita em arriscar, tem vontade de aprender e sabe como alavancar sua equipe. Essas são algumas das mais importantes características desse profissional.

Grandes empresas como a Nestlé têm fortes programas de recrutamento de empreendedores corporativos.

Entretanto, ao se tratar do assunto, o mercado de Start ups é o que mais investe nesse tipo de profissional, justamente por sua origem inovadora e versátil, onde possibilitam campo para que tais habilidades possam ser desenvolvidas.

Nem todo empreendedor necessariamente encontra-se à frente de um investimento próprio, e um dos maiores desafios das empresas é encontrar profissionais com esse perfil.

O Carismático

O carisma é algo atrelado a forma da pessoa de ser e de agir. Os carismáticos são bons companheiros, influenciam pessoas de maneira positiva e fazem com que os outros se sintam atraídos a escutar suas palavras.

Uma característica como essa mudou a vida de um empreendedor brasileiro que iniciou seus negócios como camelô de rua vendendo capas para título de eleitor e hoje é um dos bilionários mais conhecidos do Brasil.

Como todos sabem, estamos falando de Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos.

Além de possuir todas as características de um empreendedor, Silvio Santos foi capaz de aliar seu carisma natural ao ramo dos negócios.

Sempre soube contagiar o público, construindo em paralelo aos seus shows televisivos um de seus mega investimentos, o Carnê do Baú.

E não se desanime, caso tenha paixão por empreender, mas o carisma não é sua maior virtude.

Por se tratar de uma habilidade que pode ser trabalhada e desenvolvida, preparamos algumas dicas para você ficar atento:

  • Converse com pessoas que tenham ideias contrárias às suas;
  • Não aponte ou discuta erros alheios
  • Admita suas próprias falhas
  • Valorize as pessoas

Um empreendedor que detenha essas características, sempre será capaz de fazer com que seu público-alvo se interesse por seus empreendimentos.

O Visionário

A capacidade de prever a evolução de um mercado ou novos interesses do consumo é uma habilidade para poucos. O empreendedor visionário é extremamente hábil nesse quesito.

Ele não avalia apenas as consequências presentes, mas projeta os riscos e resultados com base em uma mensuração do comércio.

A junção de tal habilidade com competência e uma boa administração constroem a personalidade desse tipo de empreendedor.

Mark Zuckerberg foi um dos empreendedores que possuía essa característica.

Em um quarto na faculdade e Harvard com a ideia de uma pequena equipe, surgiu uma das redes sociais com maior número de usuários no mundo, elevando um nível acima todo o mercado da comunicação digital.

Tudo isso veio de um pensamento de Zuckerberg e sua equipe, onde foram capazes de antever uma tendência natural da sociedade, tornando o Facebook na empresa que é hoje.

Se você se considera capaz de pensar à frente da sua época, ótimo, mas saiba que tirar uma ideia de negócios do papel e torná-la executável pode ser um dos maiores desafios para esse tipo de empreendedor.

Lembre-se de aliar suas melhores características ao preparo de um business plan de qualidade e jamais terá maiores problemas.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Conseguiu identificar em quais tipos de empreendedor o seu perfil se encaixa melhor?

Independente do tipo de empreendedor que você é, o que mais importa e buscar a atividade onde você se sente completo por exercê-la.

Não existe um perfil melhor ou mais completo que o outro, mas todos têm seus pontos fortes e fracos.

É certo que algumas pessoas possuem qualidades naturais em sua personalidade, entretanto, mais habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas por qualquer um e a qualquer tempo.

Eventualmente o fracasso será uma parte natural de todo processo em nossas vidas.

A fórmula indiscutível do sucesso é sempre elaborar estratégias, ter como combustível a motivação, e uma boa porção de disciplina e foco sempre trarão os resultados buscados.

Agora que você já é capaz de identificar seu perfil, que tal ler nosso artigo com 8 dicas para empreendedores que todo iniciante deve saber. Venha fazer parte do Saia do Lugar!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.