Saiba quais são os 6 principais tipos de lançamento de produtos segundo a Fórmula de Lançamento

Ao lançar um produto ou serviço, as chances de a sua empresa ter melhores resultados de marketing e vendas aumentam. Listamos neste post os seis principais tipos de lançamento apontados pela Fórmula de Lançamento, um método de vendas construído para trazer mais clientes a partir de um processo estruturado de lançamento.

Tipos de lançamento de produtos

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você continuar executando suas ações de marketing sempre da mesma maneira, os resultados também serão os mesmos.

Para aumentá-los, fazer a empresa se tornar uma autoridade no seu nicho e gerar mais vendas, é necessário inovar suas estratégias de marketing, e um dos caminhos é lançar novos produtos ou serviços. Para isso, você deve conhecer os tipos de lançamento de produtos.

A Fórmula de Lançamento traz um método com o qual você pode lançar ofertas da sua empresa de maneira eficaz, de modo a fazer o público esperar ansiosamente pelo dia do lançamento, que poderá fazer sua receita crescer de modo considerável.

E para que você entenda o que é a Fórmula de Lançamento, como ela funciona e quais são os tipos de lançamento que podem ser usados na sua gestão de marketing, acompanhe-nos até o fim deste artigo.

O que é a Fórmula de Lançamento?

Fórmula de Lançamentoé um programa que possibilita o desenvolvimento de técnicas de marketing e vendas ligadas ao lançamento de produtos e serviços.

Esse processo foi originalmente desenvolvido por Jeff Walker nos Estados Unidos. No Brasil, ele se tornou conhecido por meio de Erico Rocha, que adaptou a metodologia para o mercado brasileiro e todos os interessados em desenvolver lançamentos online.

Por isso, a Fórmula é aplicada em lançamentos de produtos digitais ou infoprodutos. Para que ela ocorra de forma eficiente, é necessário aplicar técnicas de marketing e vendas.

Como a Fórmula de Lançamento começou

A Fórmula de Lançamento (ou Launch Formula, em inglês) foi cunhada por Jeff Walker, que desenvolveu estratégias para aumentar as vendas online. Por meio delas, Jeff transformou o Marketing Digital, tornando-se referência do ramo em todo o mundo.

Seu livro Launch: An Internet Millionaire’s Secret Formula to Sell Almost Anything Online trouxe aos leitores a oportunidade de entender como aumentar suas receitas por meio do lançamento de produtos digitais, de modo que o público fique ansioso e ávido para comprá-los.

Durante 20 anos, Jeff trabalhou com vários empreendedores com a finalidade de ajudá-los a lançar seus produtos digitais e serviços online e conseguiu, com isso, gerar mais de $ 400 milhões.

Erico Rocha foi quem trouxe o método ao Brasil e o chamou de Fórmula de Lançamento. Com somente um lançamento do curso, ele faturou R$ 10 milhões.

Como funciona a Fórmula de Lançamento

Quando a Fórmula de Lançamento surgiu, sua estrutura era muito simples, pois funcionava em ciclos que tinham início no relacionamento, passavam pelo conteúdo, chegavam à oferta e terminavam no feedback.

De lá para cá, a Fórmula passou por diversas mudanças, mas manteve a base no relacionamento para gerar vendas e assim tem sido aplicada para trazer resultados a todos que a adotam em suas estratégias.

A Fórmula atual tem duas frentes: treinamento online e eventos ao vivo. No treinamento online, é oferecido o acesso a uma área de membros em que todas as aulas do curso são disponibilizadas, assim como seus bônus (se houver) e materiais ricos.

Além disso, há também uma comunidade privada no Facebook para solução de dúvidas e relacionamento com outros alunos. Por conta da interação e do compartilhamento de dificuldades e resultados, ela é vista como um dos melhores pontos do curso.

A outra frente são os eventos da Fórmula, que contam com a presença de muitos profissionais de diversas áreas e donos de negócio que também desejam ter sucesso ao fazer um lançamento.

Estar presente nesses eventos faz parte da experiência dos inscritos, os quais também podem contar com palestras de pessoas influentes no mundo do empreendedorismo. O próprio Jeff Walker já foi um dos palestrantes.

Como os eventos reúnem as duas turmas anuais, nem sempre há vagas para todos. Por isso, é importante se inscrever o quanto antes.

Quais são os 6 tipos de lançamento de produtos?

Vejamos agora quais são os principais tipos de lançamento abordados na Fórmula.

1. Lançamento interno

Esse é um dos tipos de lançamento mais eficazes. Porém, ele requer um esforço maior para ser posto em prática, pois exige estratégias muito bem desenvolvidas que envolvam o uso de variados tipos de mídia, incluindo vídeos.

Como o próprio nome já diz, esse é um lançamento voltado à sua própria base de contatos. Por isso, as chances de faturamento são maiores, já que o público atingido conhece a sua marca e as suas ofertas.

O uso de vídeos é eficiente justamente porque seus leads podem compartilhá-los com os amigos, os quais também poderão aderir ao lançamento.

2. Lançamento externo

O lançamento externo ocorre depois que o interno é colocado em prática. Ele ajuda a construir parcerias, além de ser uma forma eficiente de criar listas de contatos a partir da imagem que a sua empresa tem.

Porém, é preciso cuidado ao fazer esse tipo de lançamento, pois ele deve ser executado de forma estratégica e em conjunto com o interno. Seu retorno financeiro pode ser mais alto, mas também requer um investimento maior.

3. Lançamento relâmpago

O lançamento relâmpago tem a duração de 4 a 7 dias e pode ser feito via e-mail marketing. Caso você ainda não tenha uma lista de leads, pode usar a sua base de clientes.

A proposta desse lançamento é criar e oferecer uma oferta única em um curto espaço de tempo. Por isso, uma das formas de fazer com que as pessoas comprem mais nesse tipo de lançamento é adicionar benefícios à sua oferta, por exemplo:

  • “Compre no dia do lançamento e receba um bônus exclusivo!”
  • “Compre no dia do lançamento e ganhe dois produtos inteiramente grátis!”

4. Lançamento semente

O lançamento semente é um dos mais simples e baratos, razão pela qual ele costuma ser executado por aqueles que ainda não têm muita experiência, expertise ou mesmo um produto.

Sim, é isso mesmo. O principal diferencial desse tipo de lançamento é que você consegue fazê-lo sem ter um produto pronto.

A estratégia se baseia em atrair pessoas interessadas em um determinado assunto e fazer com que elas exponham seus problemas e desejos para que, assim, você crie um produto ou serviço com essas características.

5. Lançamento de afiliado

Esse tipo de lançamento é semelhante ao relâmpago, mas, em vez de oferecer os seus serviços, são oferecidos produtos de terceiros, característica principal do marketing de afiliados.

A base desse lançamento é a criação e oferecimento de um produto ou serviço por tempo limitado. Para isso, o afiliado pode:

  • oferecer outros produtos e serviços incluídos no lançamento;
  • ofertar bônus exclusivos de sua parte ou do dono do produto;
  • fazer um preço promocional que pode ser aproveitado durante o período de lançamento.

6. Lançamento perpétuo

Consiste na repetição de um lançamento anterior para novas pessoas que passaram a fazer parte da sua lista de contatos.

Portanto, sua principal vantagem, além da economia de tempo, é a possibilidade de automatizar o lançamento para todas as pessoas que entrarem na sua lista de contatos.

Para fazer um lançamento perpétuo de sucesso, é fundamental ter feito um lançamento interno de sucesso anteriormente, com um bom fluxo de leads e asferramentas de automação de marketing necessárias.

Quais técnicas podem ser aplicadas aos diferentes tipos de lançamento de produtos?

Agora que você já conhece os tipos de lançamentos, confira como você pode aplicá-los.

Lista de e-mails

Essa é uma das maneiras mais comuns de colocar a fórmula em prática — ressaltamos a importância de não comprar listas, pois é necessário ter permissão dos usuários para enviar os seus conteúdos.

Para levantar essa lista, é preciso contar com uma landing page que ofereça algo em troca dos contatos do lead. E-books, infográficos e planilhas funcionam muito bem nesse tipo de ação.

Quem leu este conteúdo também se interessou por:
41 cursos online gratuitos para você fazer agora mesmo!
Os 10 livros que ajudaram minha jornada empreendedora
Empreendedorismo digital: o que é e como criar um negócio online
Como criar um curso online incrível: temos o passo a passo perfeito!

Gatilhos mentais

Uma das técnicas aplicadas pela fórmula e que funcionam muito bem são os gatilhos mentais. Afinal, eles atribuem a você a autoridade necessária para fazer o público se interessar pela sua opinião.

Além disso, os gatilhos também trabalham a reciprocidade, pois, se você oferece valor ao seu público, ele sente necessidade de dar algo em troca — o que inclui comprar o seu curso no lançamento.

Quando as pessoas sabem que algo está por vir, elas ficam ansiosas pela chegada desse dia — esse é o gatilho da antecipação.

Outro é a prova social,que recorre a depoimentos de clientes e cases de sucesso para trazer ainda mais credibilidade à sua oferta.

Lançamento

Uma vez que o lançamento é feito, observe a reação do seu público e faça uma oferta exclusiva por tempo limitado, idealmente variando de 24 horas até 7 dias.

O objetivo nesse começo de lançamento é gerar um senso de urgência no público. Portanto, monitore o andamento dele do início ao fim para se certificar de que tudo está dando certo. E, para isso, conforme Jeff aponta em seu livro, é fundamental construir a confiança do seu público e também oferecer um produto de qualidade.

Ao aplicar essas técnicas aos tipos de lançamento de produtos apresentados neste post, você terá mais chances de aumentar as suas vendas — e uma vez que você conquistar novos clientes, trate também de retê-los em seu negócio. Para saber como fazer isso, confira neste artigo como o funil de retenção é capaz de fidelizar clientes.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.