Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 25 de junho de 2020. | Atualizado em 26 de junho de 2020


Conta digital, pagamentos on-line, split de pagamentos e outros. Veja diferentes tipos de serviços financeiros e como impactam no seu lucro.

Já reparou que, a cada dia que passa, temos novos tipos de serviços financeiros à nossa disposição? Um bom exemplo foi o anúncio recente do WhatsApp. 

Com mais de 99 milhões de usuários ativos apenas no Brasil, segundo o site Statista, o aplicativo de mensagem mais popular do mundo acaba de liberar aos brasileiros (pessoas físicas e pequenas empresas) seu recurso de pagamentos, o WhatsApp Pay.

Assim, por meio do próprio aplicativo, agora é possível fazer transferências e pagamentos sem precisar estar com o cartão em mãos. Tudo de forma rápida e segura.

Mas essa não é a única inovação do setor. 

O PIX, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, a ser lançado em breve, vai permitir transferências e pagamentos em poucos segundos, deixando o TED e o DOC um tanto obsoletos.

Além disso, sabia que qualquer empresa pode oferecer aos seus clientes produtos e serviços financeiros

Sim, isso não se limita mais aos bancos! Ainda que não atue no setor, você pode oferecer de maneira fácil e prática uma conta digital, cartões e diversas outras soluções com a sua própria marca.

Entenda agora o que contempla essa mudança, conheça alguns tipos de serviços financeiros e descubra como a sua empresa pode se beneficiar com eles.

O que são serviços financeiros e qual a sua importância?

Serviços financeiros são processos que têm por objetivo permitir e facilitar movimentações financeiras.

Para as empresas, dependendo do seu ramo de atuação, trabalhar com diferentes tipos de serviços financeiros se tornou um importante diferencial competitivo.

Por exemplo, e-commerces, marketplaces e ERPs devem estar sempre em busca de formas de aumentar suas taxas de conversão e, uma maneira de conseguir isso, é oferecendo diferentes soluções de meios de pagamento.

Segundo dados da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços,  os pagamentos digitais representaram, em 2019, 43% do consumo das famílias brasileiras.

Entre os usuários de cartões, 50% afirmam fazer compras online e, desses, 100% informam terem usado a função crédito como principal forma de pagamento.

Temos ainda o pagamento por aproximação, que está em significativo crescimento: + 565% em 2019, representando uma movimentação superior a R$ 6 bilhões.

O que queremos dizer com isso? Que o mercado de pagamentos está em visível e crescente evolução. Por isso, empresas que (realmente) querem se destacar e se tornarem mais competitivas precisam se adequar à nova realidade.

Você pode entender um pouco mais ouvindo ao podcast “A ascensão das fintechs”.

Quais os tipos de serviços financeiros mais comuns?

De acordo com a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, o número de contas digitais abertas pelo celular em 2018 teve um aumento de 56% em relação ao ano anterior: foram mais de 2,5 milhões de novas contas.

As abertas via internet banking também apresentaram crescimento: saiu de 26 mil em 2017, para 434 mil em 2018.

Segundo a federação, a preocupação dos bancos e instituições financeiras em apresentar novas e melhores soluções aos seus clientes levou à oferta de diferentes serviços financeiros digitais. Esses, por sua vez, se tornaram os motivadores desse crescimento.

E quais seriam os tipos de serviços financeiros que mais vistos atualmente? Veja agora alguns deles.

Conta digital

Um produto antes relacionado apenas às fintechs, hoje, já é possível encontrar em muitos bancos tidos como “tradicionais” que estão oferecendo aos seus clientes contas digitais.

Com funções iguais a de uma conta corrente padrão, a principal característica desse tipo de serviço financeiro é que toda movimentação, incluindo abertura e fechamento, é realizada 100% via internet.

Pagamentos presenciais

Ainda que não seja uma novidade, os pagamentos presenciais ajudam a aumentar o volume de vendas, especialmente se forem aceitas diferentes bandeiras.

Além disso, as chamadas “maquininhas de cartão” oferecem sensação maior de segurança ao consumidor, visto a necessidade de inserir uma senha pessoal. 

Para as empresas também é vantajoso, pois têm o risco praticamente zero de não receberem os valores pagos devido ao Liability Shift, ou transferência de responsabilidade.

Pagamentos digitais

Já os pagamentos digitais, ou pagamentos online, estão entre os tipos de serviços financeiros que mais recebem inovações.

Por exemplo, além do pagamento por aproximação citado anteriormente, temos também o QR Code, função que permite transações financeiras por meio de leitura de códigos via smartphone.

Split de pagamentos

Esse é um dos tipos de serviços financeiros essenciais para empresas que precisam fazer a divisão de valores de vendas.

O split de pagamentos é uma solução que realiza de maneira automática a partilha de pagamentos entre os envolvidos na transação.

Por exemplo, marketplaces utilizam esse serviço financeiro para dividir o valor das vendas entre vendedores, fornecedores e a própria plataforma.

No entanto, é importante deixar claro que o split de pagamento não se limita a esse modelo de negócio. 

Aplicativos, franquias, ERPs, varejistas, distribuidores, fintechs e vários outros segmentos podem se beneficiar desse recurso. 

Qualquer empresa pode oferecer serviços financeiros?

Considerando esses tipos de serviços financeiros talvez você deve estar pensando “Ok, mas o que essas soluções podem trazer de vantagem para a minha empresa, se não atuo no setor de pagamentos?

Muitas! Trabalhar com serviços financeiros se tornou uma nova fonte de gerar receita mesmo para empresas que não atuam diretamente no mercado financeiro.

Isso se tornou possível graças às plataformas White Label, criadas e disponibilizadas pelas fintechs.

Com essa solução, qualquer empresa pode oferecer aos seus clientes diferentes tipos de serviços financeiros, totalmente livre de barreiras regulatórias, gastos com desenvolvimento de produtos ou tempo para implementação.

Assim, com a marca da sua empresa, você pode oferecer aos seus clientes:

  • contas de pagamento;
  • cartões de crédito, débito ou pré-pago;
  • transferência;
  • boletos;
  • pagamentos, entre outras soluções.

Vantagens de trabalhar com serviços financeiros

Sem deixar seu core business, ao oferecer serviços financeiros aos seus clientes e parceiros, sua empresa se adequa ao novo mercado de pagamento que está surgindo.

Criando soluções financeiras pontuais para as dores do seu público, você estreita o relacionamento e aumenta a fidelização.

Além disso, disponibilizar produtos financeiros aumenta o seu faturamento, livra a sua empresa de precisar de um banco para realizar transações e a torna bem mais competitiva no mercado.

Como oferecer diferentes tipos de serviços financeiros?

Como mencionado, a oferta de produtos e serviços financeiros por empresas que não são do setor é feito por meio de uma plataforma White Label, e é justamente isso que a Zoop oferece.

Somos uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Assim, contribuímos para que marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios criem suas próprias soluções de pagamento.

Dessa forma, sua empresa passa a gerenciar o fluxo financeiro de seus clientes, por meio de produtos como antecipação de recebíveis, conta digital, pagamentos presenciais, boletos, e outros, gerando uma nova receita.

Viu como ficar por dentro da evolução do mercado de pagamento pode ser lucrativo?

Este artigo foi escrito por Victor Lucena, Coordenador de Novos Negócios da Zoop.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *