Quais os tipos de treinamentos para empresas que você precisa conhecer?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Felizmente, no mercado existem diversos tipos de treinamentos para empresas e workshops que focam no desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Muitas dessas opções, inclusive, podem ser aplicadas dentro da empresa, e até personalizadas para atender as verdadeiras demandas de conteúdo e formato necessários para a sua realidade.

É isso que vamos descobrir no artigo de hoje.

Qual a importância e os benefícios dos treinamentos?

Antes de aprendermos quais são os tipos de treinamentos para empresas, é preciso pontuarmos os principais benefícios dessa prática.

O primeiro deles é a possibilidade de qualificar a sua equipe e torná-la cada vez mais capacitada para agir com excelência e atuar dentro da sua empresa.

Um outro ponto que conquista muitos empreendedores é que, muitas vezes, esse não precisa ser um alto investimento: as opções à distância trazem valores mais acessíveis.

O resultado é uma equipe altamente capacitada, motivada e com potencial para alcançar grandes resultados.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Quais são os tipos de treinamentos para empresas que você precisa conhecer?

No mercado existem diversos tipos de treinamentos para empresas. O segredo é descobrir qual deles realmente se encaixam às necessidades e demandas do seu negócio.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos os principais.

1. Programas de mentoria

Os programas de mentoria funcionam através da escolha de um ou mais mentores dentro da empresa, que irão compartilhar seu conhecimento com todos os participantes.

Esse modelo de treinamento é interessante porque permite um contato direto e um diálogo ainda mais próximo entre o mentor e os mentorados, o que pode levantar alguns pontos importantes para a empresa, como possíveis desafios enfrentados no dia a dia, relatos de casos desafiadores e até a resolução de dúvidas em tempo real.

Nesses programas de mentoria, você consegue transmitir para a equipe um conhecimento mais tácito, que até então não foi possível ser formalizado em documentos. 

Esse conhecimento comumente é adquirido com tempo de experiência na função, e precisa ser compartilhado para que toda a equipe seja capaz de evoluir e aprender com seus erros e acertos.

2. Treinamentos online

O treinamento online se tornou uma tendência devido a sua praticidade, tanto para os mentores quanto para os alunos.

Nesse formato, a empresa não precisa reservar uma sala ou algum outro espaço físico, por exemplo, que comporte os colaboradores durante o treinamento: é possível que eles acessem diretamente de seus computadores, onde quer que estejam. 

Uma outra facilidade desse modelo de treinamento é o fato de não ser necessário conciliar as agendas de toda a equipe: dentro de suas limitações de tempo, cada um assiste quando puder, sem prejudicar a rotina um do outro.

O contexto de treinamentos online permite duas realidades: 

  • a empresa pode elaborar as capacitações e disponibilizá-las em uma plataforma, liberando o acesso aos funcionários e estipulando um prazo para sua finalização;
  • a empresa pode contratar um profissional especializado ou um treinamento de outra empresa e seguir o mesmo processo: liberar o acesso aos funcionários e estipular o prazo para que o treinamento seja finalizado.

3. Coaching empresarial

O coaching empresarial é um processo que auxiliará os seus colaboradores a traçarem metas factíveis e consistentes para o dia a dia.

Além disso, o trabalho desse profissional também estimulará no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para que todas as tarefas sejam realizadas com maestria, auxiliando também no desenvolvimento e crescimento profissional desse colaborador.

Um dos pontos interessantes do processo de coaching é a capacidade de encontrar as dificuldades de cada indivíduo, reconhecer seus potenciais únicos e qualidades profissionais e, com base nisso, trabalhar da melhor forma possível para buscar um equilíbrio e se desenvolver para sua melhor versão.

Esse modelo de treinamento é vantajoso para os colaboradores, que agora possuem um suporte de crescimento e desenvolvimento, e para as empresas, que passarão a possuir uma equipe focada, com metas, com objetivos e altamente capacitada.

4. Treinamentos interdisciplinares

Os treinamentos interdisciplinares são fundamentais para reduzir a distância entre as mais diversas áreas da sua empresa.

Existem empresas que trabalham com muitos setores em tarefas distintas.

Nesse contexto, muitos colaboradores não sabem o que seus colegas de trabalho fazem, ou como aquele trabalho impacta no trabalho dos outros.

Os treinamentos interdisciplinares melhorarão essa relação entre colaboradores e setores, permitindo que todos conheçam pontos de vista distintos, entendam as ramificações do trabalho realizado e sejam capazes de elaborar estratégias diferenciadas para lidar com os desafios do dia a dia.

5. Gamificação

A gamificação é um tipo de treinamento que está ganhando cada vez mais adeptos.

Trata-se de um formato que utiliza as dinâmicas presentes em jogos, e que são capazes de estimular a competitividade, a diversão, o engajamento, a interação entre colegas e a vontade de aprimoramento.

Uma vantagem desse tipo de treinamento é a possibilidade de despertar o interesse e a curiosidade dos colaboradores através de processos dinâmicos. 

Além disso, é possível oferecer recompensas para cada um deles, de acordo com os resultados alcançados, o que motivará ainda mais os profissionais e aumentará as chances de adesão. Por isso é tão importante as empresas saberem o que é gamificação.

6. Workshops

Os workshops e palestras são práticas comuns, mas que podem trazer excelentes resultados para toda a equipe.

Essas capacitações acontecem brevemente, possuem um foco específico e são ministradas por profissionais altamente especializados naquele assunto.

Os workshops podem acontecer tanto no ambiente virtual quanto presencial. Tudo dependerá dos interesses e da disponibilidade dos colaboradores.

Alguns também oferecem certificações para os participantes, e se tornam um grande espaço para crescimento pessoal e profissional.

7. Treinamentos em parceria com instituições de ensino

Um outro formato de treinamento que está ganhando cada vez mais adesão são as parcerias com instituições de ensino.

Nesse contexto, essas empresas terão uma atuação direta com a sua empresa, criando cursos estratégicos que foram pensados justamente para as necessidades da sua equipe. 

O objetivo desse tipo de treinamento é oferecer aos colaboradores a formação necessária para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível.

Os profissionais envolvidos no processo são altamente capacitados, e estão utilizando ferramentas de educação já consolidadas no mercado. Isso permite que os colaboradores tenham maior potencial de absorção de conteúdo e possam realmente colocar os aprendizados em prática.

8. Desenvolvimento de protótipos

Todas as empresas passam por mudanças significativas de atuação e processos. Nesses casos, o desenvolvimento de protótipos é uma excelente alternativa. 

São desenvolvidos projetos pilotos que irão simular a nova realidade da empresa, seja o funcionamento de um novo produto ou serviço até mesmo uma rotina.

Isso fará com que os colaboradores sintam quais serão os novos desafios e consigam esclarecer todas as suas dúvidas e questionamentos antes da implementação do projeto completo, tornando a transição muito mais simples e menos turbulenta.

9. Gestão do conhecimento

Por último, mas não menos importante, está a gestão do conhecimento.

Pense em sua rotina: é um fato que recebemos muitas informações diariamente, e que possuímos conteúdo e conhecimentos que sequer nos lembramos ao longo do dia. Sempre aprendemos coisas novas.

Por isso, as organizações criaram um sistema de gestão de conhecimento, para que os colaboradores sejam capazes de registrar, analisar e compartilhar as informações que poderão agregar na rotina de trabalho e nos resultados esperados.

Nesse contexto são realizadas reuniões para que os próprios colaboradores possam trazer novos temas e passar seu conhecimento para frente.

Essa troca, além de enriquecer a equipe e torná-la altamente capacitada, também permite que a relação entre os colegas fica ainda mais estreita.

Os treinamentos trazem diversos benefícios para as empresas. Sem dúvidas, com tantas opções, é possível diversificar para encontrar o formato que melhor se adequa às suas necessidades e ao seu modelo de negócios.

O ideal, nesse momento, é ouvir os colaboradores e estimulá-los a desenvolver novas habilidades, além de disseminar o conhecimento!

Agora que você já sabe quais os tipos de treinamentos para empresas, gostaria de dar uma dica! Os cursos online se tornaram uma excelente opção, principalmente pela praticidade. Por isso, se você quer aprender marketing com os melhores profissionais do mercado, conheça o treinamento de Marketing Digital da Rock University.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.