Domine os 4 tipos de venda essenciais para o sucesso do mercado

Descubra os segredos dos tipos de vendas mais eficazes: diretas, consignadas, consultivas e corporativas. Saiba como aplicá-las para atingir o público certo e impulsionar o crescimento do seu negócio.

tipos de vendas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O comércio é uma prática que tem seus primórdios na antiguidade, mas assim como o Marketing, só ganhou o estudo e a documentação merecidos nas últimas décadas. Hoje, vários tipos de venda acontecem no mercado e boa parte dos negócios aposta nos quatro modelos mais difundidos.

As vendas direta e consignada têm como foco o consumidor final, embora possam ser aplicadas de várias maneiras diferentes. Por outro lado, as vendas consultivas e corporativas são indicadas para a comercialização de serviços entre empresas, o que geralmente requer arranjos de venda mais longos e complexos.

Neste artigo apresentamos esses quatro tipos de venda em detalhes, analisando suas principais práticas e desdobramentos. Continue conosco para conferir!

    1. Vendas diretas

    A venda direta é o clássico modelo de comercialização baseado no contato direto entre vendedores e consumidores. A principal diferença dessa modalidade em relação aos outros tipos de venda é que a negociação não acontece e nem está vinculada a um estabelecimento comercial.

    Várias empresas de venda direta conferem uma oportunidade para pessoas de diferentes perfis obterem uma alternativa de renda que impõe pouquíssimas exigências aos seus vendedores.

    A flexibilidade de horário e atuação também são atrativos que permitem o revendedor se dedicar a outra profissão nas horas vagas ou cuidar dos seus afazeres domésticos, por exemplo.

    O consumidor também é favorecido por contar com um atendimento próximo e personalizado que não se compara ao varejo tradicional. Existem companhias comercializando os mais diferentes tipos de produto — de bebidas e alimentos exclusivos a roupas e cosméticos variados.

    Os tipos de venda direta

    A venda direta pode ser praticada de diferentes formas, as principais delas são:

    • porta a porta: quando o vendedor se desloca até a residência ou local de trabalho dos seus clientes para exibir seus produtos e vendê-los;
    • catálogo: neste caso o vendedor deixa um catálogo ou revista com imagens e descrições dos produtos nas mãos do cliente que, posteriormente, entra em contato ou devolve o material informando os itens que deseja comprar;
    • eventos: nesse tipo de venda direta, o vendedor promove um evento — que pode ser apenas uma reunião de amigos ou uma grande festividade — para reunir pessoas e oferecer seus produtos.

    Os sistemas de venda direta

    As vendas diretas também podem ser classificadas por diferentes níveis de colaboração:

    • sistema mononível: neste caso, o vendedor atua de maneira autônoma, ou seja, ele compra os produtos e os revende com uma margem de lucro;
    • marketing multinível: esta modalidade é comumente gerenciada por grandes companhias e, nela, o vendedor não apenas lucra com a venda dos produtos como também pode receber comissões sobre as vendas realizadas por vendedores indicados.

    2. Vendas consignadas

    A venda consignada é um dos tipos de vendas mais adotados por varejistas e distribuidores. Funciona da seguinte maneira: o fornecedor firma uma parceria com um estabelecimento comercial que assume as vendas das mercadorias e fica isento da responsabilidade de pagar pelo que não for vendido.

    Empresas com uma estrutura de estoque e comercialização muito enxuta podem se beneficiar de pontos de venda consolidados de outras companhias. Como o fornecedor, nesse caso, assume o risco de não vender as mercadorias e arcar com as despesas com eventuais devoluções, o vendedor consignado conta com uma oportunidade segura de faturar sobre o produto.

    A parceria também pode ser realizada entre pessoas físicas e jurídicas, sob as mesmas condições. Nesse caso, porém, um vendedor assume as vendas do produto — que pode ser realizada de maneira direta ou por outros meios — e retorna para o fornecedor o que não conseguir vender dentro de um prazo previamente acordado.

    Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre vendas!
    Vendas online: 8 formas de potencializar os resultados
    Venda a prazo ou à vista: saiba qual a melhor opção!
    Script de vendas: por que e como você deve montar um
    Livros de vendas: os 20 mais importantes para uma carreira de sucesso
    Vendas cruzadas: o que são e como implementar no seu negócio

    3. Vendas consultivas

    Essencialmente, as vendas consultivas sugerem uma aproximação maior entre vendedor e cliente. Alinhando as suas propostas com as expectativas do consumidor, o vendedor é capaz de criar um relacionamento que favorece a venda e a fidelização.

    O conceito de venda consultiva ganhou destaque com a obra de Mack Hanan, “Consultative Selling”, lançada nos anos 1970. De acordo com as técnicas descritas no livro, os vendedores precisam se posicionar como especialistas daquilo que vendem.

    A postura na venda consultiva

    Um consultor necessita de estudo e treinamento para conseguir prestar orientações relevantes em sua área de atuação. Esse é um ponto importante da venda consultiva que, em um contexto prático, se diferencia de uma um venda comum devido à postura adotada pelo vendedor.

    Tal como um médico que é informado sobre os sintomas do paciente e, em seguida, oferece orientações e prescreve medicamentos, o trabalho de um consultor é realizar um diagnóstico técnico em seu possível cliente, esclarecer os seus problemas e, enfim, oferecer a solução que ele necessita.

    O perfil do cliente na venda consultiva

    Os consultores são muito comuns no mercado B2B, isto é, empresas comercializando produtos e serviços para outras empresas. Como o processo de compra de muitas companhias é geralmente mais rigoroso e conta com vários responsáveis envolvidos, é desejável que uma pessoa preparada lide com essas negociações.

    Porém, a venda consultiva não se restringe a essa modalidade. A venda de produtos complexos ou com alto custo de aquisição para consumidores finais, por exemplo, pode demandar consultores especializados para garantir um bom esclarecimento e aumentar a credibilidade da mercadoria para o público.

    4. Vendas corporativas

    A venda corporativa merece uma atenção especial. É um tipo de venda que se diferencia bastante de todos os outros modelos que citamos, a começar pelos personagens envolvidos na negociação. Quando falamos em vendas corporativas estamos tratando exclusivamente de vendas B2B.

    Nesse caso, portanto, a venda deve ser predominantemente pautada em argumentos racionais, embora as emoções possam ser trabalhadas em algumas etapas do processo. O vendedor precisa estar ciente de que nenhuma companhia contratará seu produto antes de passar um pente fino no seu negócio e em suas propostas.

    O processo de venda corporativo

    Quando falamos em vendas corporativas em geral, estamos lidando com a prestação de serviços importantes, contratos de longa duração, transações significativas e outras negociações que exigem um processo de vendas muito mais complexo.

    Quando as vendas são feitas pessoalmente, apresentações e reuniões executivas são fundamentais, mas há também a possibilidade de desenvolver todo o processo de vendas dentro da empresa (Inside Sales). Nesse caso, a operação é inteiramente otimizada, pois as propostas e negociações são realizadas exclusivamente por telefone e internet.

    Esse trabalho depende de uma equipe de vendas integrada a um time de Marketing. A ideia é criar um relacionamento de longo prazo com o público e conduzi-lo até o fechamento do negócio. O Inbound Marketing é um ótimo exemplo de estratégia muito eficaz nesse tipo de venda.

    O perfil do cliente na venda corporativa

    Focar nos atributos do produto ou serviço não é o caminho certo quando estamos lidando com clientes interessados em soluções para sua empresa. Gerentes e diretores precisam entregar resultados, portanto, o que realmente procuram são provas de que o seu produto será realmente capaz de beneficiar o negócio.

    Além do extenso processo de descoberta, relacionamento e conversão, a venda corporativa também pode exigir longas negociações e envolver várias pessoas diferentes como sócios, representantes financeiros e jurídicos, diretores de operações entre outros.

    O ideal, portanto, é que o vendedor escalado para lidar com essas pessoas atue como um consultor, ou seja, se apresente como um especialista no serviço que entrega e esteja munido de dados que atestem seus argumentos e cases de sucesso de clientes importantes que sirvam de referência para os resultados prometidos.

    Bônus: vendas casadas

    Outro tipo de venda muito comum que precisávamos destacar neste artigo são as famosas vendas casadas. Neste tipo de comercialização, a venda de um bem ou serviço é condicionada à contratação ou compra de outros itens que não interessam o consumidor, mas devem ser adquiridos para viabilizar a compra.

    Entretanto, ao contrário de todos outros tipos de vendas apresentados ao longo do artigo, a venda casada é crime! Essa prática é considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor desde 1990 (Art. 39):

    Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994)

    I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

      


    Porém, ainda há muita desinformação sobre o assunto entre os profissionais de Publicidade, vendedores e, principalmente, consumidores.

    Consumação mínima em bares, restaurantes e casas noturnas, contratação de crédito sob a exigência de serviços de seguro, compra de passagens com taxas não esclarecidas e até a proibição da entrada em cinemas com alimentos de outros estabelecimentos: todas essas atitudes são ilegais.

    Lembre-se que para ter sucesso não basta conhecer diferentes tipos de vendas. Além de se manter atento às leis do país, respeitar as regulamentações e prezar pelas boas práticas de mercado, é fundamental ter um time de vendedores capacitados, investir em treinamentos periódicos e recrutar os melhores talentos para sua equipe.

    Este artigo fica por aqui, mas ainda temos muito conhecimento para alavancar o seu negócio. Continue em nosso blog e descubra agora como entrevistar e contratar o melhor vendedor!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Posts Relacionados

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.