Por Raphael Pires

Publicado em 17 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 18 de março de 2020


O trabalho a distância é uma grande tendência para o futuro. Compreender como funciona essa nova modalidade e os seus requisitos é importantíssimo para oferecer flexibilidade aos seus colaboradores, sem comprometer a produtividade da empresa.

A tecnologia vem impactando significativamente o ambiente de trabalho, não só proporcionando novas ferramentas e o desenvolvimento de novas profissões, mas também permitindo novos formatos, como o trabalho a distância, que é uma tendência no mercado profissional.

Embora esteja ganhando espaço nas empresas mais modernas, essa modalidade de trabalho, que também é chamada de home office, ainda é recente no Brasil.

Por isso, antes de adotar essa prática, é fundamental entender como ela funciona tanto para a agência de comunicação quanto para o colaborador.

Que tal saber mais sobre o assunto? Confira neste post os principais pontos relacionados ao trabalho a distância!

Qual é o cenário do trabalho a distância no Brasil e no mundo?

Segundo um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho a distância é uma tendência do mundo digital. Contudo, ele tem crescido de forma desigual ao redor do mundo.

Com base na análise dos dados de 15 países, o estudo apontou que o percentual de funcionários que trabalham de casa ou da rua gira em torno de 2% a 40% do total da força de trabalho. 

Os autores ressaltam que a comparação é limitada, o que se deve às diferentes definições do que é trabalho a distância adotadas pelas empresas nos países.

Estados Unidos e Japão ocupam as primeiras posições do ranking, mas apenas quando se trata do trabalho ocasional, como o uso de tablets e smartphones em trânsito, não somente em casa, por exemplo. Ao considerar o trabalho frequente, com duração de pelo menos oito horas por dia, o percentual é de 20% no EUA e 16% no Japão.

O Brasil também foi uma das nações analisadas para a produção do relatório, mas não foram encontrados dados concretos a respeito da adoção da prática.

Apesar disso, os estudiosos destacam que a tendência ainda é restrita no país, assim como na Índia. Nesses países emergentes, o trabalho a distância cresce lentamente quando comparado aos países mais desenvolvidos.

Como é a legislação referente ao trabalho a distância?

Por conta da modernização do trabalho, surgiu a necessidade de modificar a Legislação Trabalhista para acompanhar a nova configuração social e econômica.

Assim, foi promulgada a Lei n.º 12.551/2011, que reconhece o trabalho a distância, igualando todos os meios de comunicação, bem como controle e supervisão dos meios pessoais e diretos que são exigidos para que ocorra subordinação jurídica, que configura a relação de emprego.

Veja o que diz o art. 6º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) na íntegra:

‘’Art. 6º Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.

Parágrafo único. Os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio”.

Antes disso, a CLT previa apenas o trabalho feito no domicílio do empregado, determinando, nesse ponto, a ausência de diferenciação entre este último e aquele que é executado no empreendimento do empregador, é claro, considerando os requisitos que caracterizam a relação de emprego.

Com a criação dessa lei, ficou estabelecido o gênero do trabalho a distância, que tem como subtipos o trabalho em domicílio e o teletrabalho.

Quais as diferenças entre trabalho em domicílio e teletrabalho?

Embora sejam semelhantes, esses subtipos de trabalho a distância possuem diferenças fundamentais. E entendê-las é imprescindível para as empresas e colaboradores que pensam em adotar essa prática.

Como o próprio nome sugere, o trabalho em domicílio é aquele que é prestado na casa do empregado, fora do estabelecimento comercial, sem a supervisão imediata ou direta da empresa.

Por sua vez, o teletrabalho também é prestado a distância, mas com constante contato mantido por meio de recursos eletrônicos, como computador e internet.

Quais são os pontos mais importantes do trabalho a distância?

Ainda há muitas dúvidas sobre o trabalho a distância que causam receio para as empresas e empregados. Pensando nisso, vamos esclarecer alguns dos seus principais pontos. Acompanhe.

Não é trabalho em casa

Trabalhar a distância não significa necessariamente realizar as suas atividades em casa, já que a modalidade pode incluir locais alternativos ao escritório da empresa.

Sendo assim, o local pode ser ou não o escritório da sua casa. Um colaborador pode atuar na categoria home office trabalhando em um hotel, café ou aeroporto, por exemplo.

Nesse contexto, o termo mais adequado para definir essa modalidade é ‘’trabalho remoto’’ ou até mesmo ‘’trabalho portátil’’.

Não é para todo mundo

Para adotar essa prática, é necessário se atentar para alguns detalhes, pois ela não funciona bem para todo mundo. Primeiramente, há que se verificar se a empresa tem um programa que permita essa modalidade.

Depois, analise se a atividade tem condições de ser executada fora do ambiente comercial. Por exemplo, quem é responsável por tarefas que exigem interação presencial com outros colaboradores dificilmente conseguirá trabalhar a distância.

Além disso, é recomendado checar se o ambiente de trabalho, a família e o próprio colaborador têm as características necessárias para o teletrabalho. O ideal é que o funcionário tenha disciplina para trabalhar sem a supervisão do chefe, disponha de um local adequado para as suas atividades e que a sua família não atrapalhe o seu desempenho.

Não é pouco trabalho

O fato de trabalhar em casa não significa que você vai trabalhar menos. É verdade que o colaborador vai ter mais conforto e liberdade, mas terá que se comprometer a manter a qualidade das suas atividades, produtividade e conquistar os objetivos e metas previstas pelo empregador.

Não está liberado se vestir de qualquer jeito

Ficar o dia inteiro de pijama e pantufa pode acabar interferindo na qualidade do trabalho. Isso porque um traje não profissional pode reduzir o seu profissionalismo na hora de entrar em contato com um cliente, por exemplo.

Dito isso, é indicado usar uma roupa confortável, mas que não se confunda com desleixo e o ajude a manter uma postura profissional.

Não significa ficar apenas em casa

Tenha em mente que você não vai trabalhar 100% em casa, já que muitas vezes será necessário participar de reuniões ou atividades coletivas e presenciais.

Na verdade, o mais comum é que o colaborador permaneça no trabalho remoto entre dois e três dias da semana.

Quais formas de trabalho a distância estão em alta?

Na atualidade, há profissões que estão se flexibilizando cada vez mais graças à possibilidade de trabalho a distância. Fique por dentro de quais são as opções que estão em alta!

Produção de conteúdo

Jornalistas, publicitários e demais profissionais da área de comunicação podem produzir conteúdos para agências de marketing e empresas que buscam pelos seus serviços.

É possível criar posts para mídias sociais, textos, artigos longos, infográficos, imagens, roteiros de jogos, narrações, podcasts, dublagens, livros didáticos etc.

Programação web

Mesmo que seja fácil criar um site em dia, nem todas as pessoas sabem como programar uma página profissional. Desenvolver sites personalizados para empresas está entre as funções que podem ser feitas a distância.

Nessa categoria também entram os serviços de design, como a produção de artes, manuais de marca, logotipos, diagramação e design de produtos e serviços.

Mentoria e coaching

Por meio de ferramentas como email, Skype e WhatsApp, os especialistas em uma área podem dar mentoria e coaching a distância, oferecendo sessões em grupo ou individuais para aquelas pessoas que desejam aperfeiçoar as suas habilidades, mas não têm tempo para se locomover até um lugar específico.

Desenvolvimento e planejamento de estratégias

Independentemente do lugar em que esteja, você pode trabalhar com o desenvolvimento de estratégias digitais, planejamento da comunicação estratégica de negócios, gestão de marcas nas redes sociais e gestão de eventos.

Tradução e revisão de artigos

Aqueles que dominam idiomas estrangeiros podem fazer traduções de artigos científicos ou de divulgação para sites e revistas. Outra opção é revisar artigos. Para isso, é essencial o conhecimento pleno da língua portuguesa e dos formatos para textos digitais.

E aí, ficou claro o que é trabalho a distância? Essa nova modalidade de trabalho permite que os profissionais ganhem mais flexibilidade e qualidade de vida, já que realizam as suas atividades de qualquer lugar. Contudo, é preciso atentar-se para o cumprimento da lei que rege essa categoria, além de manter a disciplina para continuar fazendo entregas de qualidade.

Agora que você sabe tudo sobre trabalho a distância, que tal melhorar a sua performance profissional? Baixe o nosso kit produtividade e potencialize os seus resultados!

Baixe o Kit de Produtividade!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *