Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 20 de março de 2020. | Atualizado em 20 de março de 2020


Com a vinda do COVID-19, muitas pessoas estão trabalhando de casa. Se essa realidade também chegou à gestão da sua empresa (inclusive na parte digital), continue a leitura deste artigo para saber como funciona o trabalho de home office.

Com a vinda do COVID-19, muitas pessoas estão trabalhando de casa. Se essa realidade também chegou à gestão da sua empresa (inclusive na parte digital), continue a leitura deste artigo para saber como funciona o trabalho de home office.

O coronavírus chegou ao Brasil e acabou trazendo muitas mudanças nas nossas vidas, a começar pelas recomendações para lavarmos muito bem as mãos e ficarmos em casa. Isso acabou fazendo com que muitos tivessem de assumir o trabalho de home office durante esses dias de quarentena.

Isso inclui administrar as ações que devem ser feitas no seu site ou blog para que eles continuem gerando resultados para o seu negócio. Sobretudo porque neste momento em que todos estão em casa (incluindo seus possíveis clientes), é hora de fazer os seus canais digitais funcionarem com força total!

Portanto, acompanhe este post em que passaremos pelos seguintes pontos:

  • como o home office muda a rotina das empresas;
  • como se preparar para trabalhar de home office;
  • quais são as boas práticas para trabalho de home office.

Vamos lá?

Como o home office muda a rotina das empresas

Apesar de muitas pessoas estarem acostumadas com o trabalho presencial, não podemos negar que realizá-lo à distância já faz parte da nossa realidade. Uma prova disso são as startups cujos membros operam de maneira remota e também os MEIs que trabalham em casa, sobretudo os que operam áreas conectadas ao digital.

Portanto, ter colaboradores com quem você se comunica pessoalmente e também os que só falam contigo via chamada de vídeo no Skype ou Hangouts deixou de ser algo excepcional para fazer parte da sua rotina.

Contudo, para fazer essas tarefas em casa requer adaptação. Afinal, entrar no status-quo laboral é fácil no escritório. Mas, como fazer isso dentro de casa com a cama, a televisão, e tantos outros itens do lar que parecem mais cômodos e interessantes que planilhas e relatórios?

Por isso, é importante saber como adequar o ambiente do lar para o trabalho, o que envolve desde reuniões com seus colaboradores, fornecedores e clientes até a administração do seu site ou blog.

Afinal, por conta da vinda do COVID-19 ao Brasil, esse será o espaço de trabalho para boa parte das pessoas até novo aviso. Como muitos verão isso como um mundo completamente novo, é importante que você saiba as boas formas de como lidar com essa mudança,

Por mais que pudesse ser mais fácil e tranquilo pedir à pessoa do seu lado ajudar a configurar o plugin de WordPress que você acabou de baixar, é hora de se habituar a enviar uma mensagem por chat e resolver as coisas por conta própria.

Mas, não se preocupe. Em seguida, daremos algumas dicas de como você pode se adequar à isso.

Como se preparar para trabalhar de home office

Aqui trazemos quatro pontos que você deve seguir para trabalhar de casa com a mesma eficiência que teria no escritório.

Dica 1: prepare-se pessoalmente

Certa vez nos chegou aqui na Rock Content a história de um homem que trabalhava em casa. Todos os dias de manhã a empregada chegava para fazer a faxina enquanto ele se arrumava, colocava terno, gravata, calça e sapato social para sentar-se no computador e começar os trabalhos.

Powered by Rock Convert

Bom, e você deve estar se perguntando: mas, se era a casa dele, por que tanta produção?

Ele fazia isso para se preparar previamente para o trabalho. O ato de colocar toda essa indumentária o fazia perceber que, apesar de estar em casa, aquele era o momento de trabalhar e não há cama, televisão ou qualquer coisa que interrompa.

Dica 2: prepare o ambiente

Se você não quiser usar terno e gravata em casa por preferir uma roupa mais confortável, sem problemas. O mais importante é deixar o ambiente preparado para a hora de laburar.

Algumas pessoas costumam separar um quarto da casa para dedicar completamente ao trabalho. Esta é uma ótima dica, mas e quanto àqueles que moram em lugares pequenos como uma kitnet?

Bom, se for esse o seu caso, você pode deixar o ambiente preparado para o trabalho, ainda que seja o mesmo que você usa para descansar. Deixe tudo limpo, organizado e, se morar com outras pessoas, deixe claro que você está trabalhando e não se entretendo no computador.

Por falar em computador, trate de ter um que seja verdadeiramente bom! Como neste artigo partimos da premissa de como gerir o site ou blog da sua empresa via home office, é importante que o seu aparelho seja bom.

Você até pode ter um notebook mediano para checar e-mails ou ver filmes na Netflix, mas para trabalhar com sites, ainda que seja apenas para publicar conteúdos no WordPress, é recomendável que seja uma máquina boa e rápida.

Quais são as boas práticas para trabalho de home office

A primeira boa prática é ser produtivo, o que costuma ser um desafio para aqueles que trabalham em casa. Por isso, comece o seu dia tendo organizadas na sua agenda todas as tarefas que devem ser cumpridas. Use e abuse do Google Calendar e Trello para isso.

Ordenar o ambiente para atender colaboradores, fornecedores e clientes também é uma boa prática. Afinal, você não vai fazer uma chamada por vídeo com eles enquanto está deitado na cama de pijama, não é mesmo?

Quando for administrar seu site ou blog – seja para publicar um conteúdo, instalar um plugin ou configurar um template – é importante que nada externo te atrapalhe. Por isso, reforce com as pessoas que moram com você que esse momento exige concentração e, por se tratar de um trabalho estressante, deixar uma música tranquila de fundo é uma boa dica.

Por fim, a última dica para fazer um bom trabalho via home office é manter uma comunicação aberta com todos as pessoas que trabalham com você.

E no que diz respeito à administração do seu site, deixamos as seguintes sugestões:

  • tenha o contato direto do seu desenvolvedor ou da equipe de suporte do seu servidor;
  • trate de saber diariamente como está o trabalho das pessoas envolvidas no site a fins de relatório e ajuda;
  • deixe os canais de comunicação abertos (se possível, invista em algumas ferramentas premium como Google Chat) para que todos estejam a par do que está sendo realizado.

Ao seguir essas práticas, você poderá executar o trabalho de home office de uma forma bem efetiva durante o período de quarentena por conta do COVID-19.

Aliás, neste post não demos informações sobre o coronavírus porque da mesma forma que a Rock Content orienta você sobre como fazer Marketing Digital, você deve buscar as informações oficiais a respeito da pandemia no site oficial do Ministério da Saúde. Sendo assim, deixamos aqui o link para que você possa consultar sempre que precisar.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *