Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 10 de maio de 2019. | Atualizado em 9 de dezembro de 2019


Trabalho em equipe é quando duas ou mais pessoas se unem em prol do desenvolvimento de uma tarefa específica. Esse trabalho conjunto é muito aplicado no dia a dia das empresas e, por isso, constitui-se em uma habilidade fundamental para o sucesso no mercado de trabalho.

Não importa se estamos falando de um casal, um time de futebol ou uma empresa: por menor que seja o número de pessoas atuando em conjunto para alcançar um mesmo objetivo, o trabalho em equipe é uma habilidade necessária para que isso aconteça. No ambiente corporativo, essa qualidade tende a ser ainda mais essencial.

As organizações buscam cada vez mais por profissionais que consigam não apenas realizar determinada tarefa com excelência, mas que também possam contribuir para o crescimento da empresa como um todo. Ou seja, se interessam por colaboradores que tenham inteligência emocional para entender a importância de se conectar e compartilhar.

Porém, por mais que muito se fale sobre a relevância do trabalho em equipe dentro de uma empresa, você sabe como desenvolver essa competência ou mesmo quais práticas podem contribuir para que os profissionais se engajem nessa causa? A seguir, vamos abordar alguns tópicos que podem solucionar essas dúvidas:

Ficou interessado e acha que esses assuntos podem contribuir para o desenvolvimento de pessoas dentro da sua equipe? Então continue a leitura deste artigo e confira!

Qual é a importância do trabalho em equipe dentro de uma empresa?

Vamos supor que você gerencie um time de Marketing na empresa que trabalha e cada componente desse grupo tem uma habilidade ou atuação específica. Um profissional atua diretamente com Marketing de Conteúdo e SEO, enquanto outro é o responsável pelas campanhas de links patrocinados e um terceiro cuida do design e layout das artes.

Você pode pedir tarefas para cada um deles, de acordo com as suas competências, em busca do objetivo final. Mas não seria muito melhor se todos participassem do projeto e colaborassem com ideias e sugestões em todas as etapas — evitando, por exemplo, o retrabalho e contribuindo para uma tomada de decisão mais precisa?

Considerando um estudo conduzido pela Salesforce, a resposta mais indicada para essa pergunta é sim. Isso porque, segundo a pesquisa, 86% dos profissionais acreditam que a ausência de trabalho em equipe é responsável direta pela falha em busca de resultados. Sem colaboração, a tendência é que os objetivos estipulados para o Marketing, por exemplo, não sejam alcançados.

Para corroborar essa ideia, uma pesquisa da Deloitte pode ser útil. Ela indica que, após o investimento de algumas empresas em ações para fortalecer o trabalho em equipe, 53% dos profissionais notaram um aumento significativo em sua produtividade. Outros 21% apontaram ganhos mínimos em seu desempenho.

Ou seja, na prática, o trabalho em equipe acaba contribuindo diretamente para um aumento na produtividade e desempenho dos profissionais, permitindo que você tire o máximo de cada profissional do seu time e potencialize os resultados produzidos. Com as práticas certas, desenvolver essa competência entre os colaboradores pode ficar ainda mais fácil.

Quais práticas podem ajudar a desenvolver essa habilidade?

A relevância do trabalho em equipe no ambiente corporativo está nítida, certo? Então, que tal conferir quais ações podem ser colocadas em prática para contribuir para o desenvolvimento dessa habilidade dentro da sua organização?

Separamos algumas dicas simples e muito eficientes para estimular a colaboração no seu time. Confira!

1. Exercitar o autoconhecimento

O primeiro passo para conseguir desenvolver o espírito do trabalho em equipe é se conhecer. Isso porque entender quais são as suas características, demandas e comportamentos ajuda a melhorar o seu relacionamento com outros. Assim, é possível identificar quais pontos você pode aprimorar, como lidar melhor com feedbacks ou aceitar novas sugestões.

2. Estar aberto às mudanças

Parte fundamental do trabalho em equipe é entender que nem sempre você vai estar certo ou que a sua ideia é a melhor. Por isso, esteja aberto às mudanças que podem surgir durante a execução de um projeto — seja para realocar verbas que vão ser importantes para outro profissional, seja para seguir por uma estratégia que gere mais resultados.

3. Conhecer o outro

Entender quem está do outro lado também é importante para desenvolver o trabalho em equipe. Afinal, além de saber quais são as suas características, você pode saber quais são as do seu companheiro de equipe e, dessa forma, entender qual é a melhor maneira de dar uma sugestão, pedir uma ajuda ou até mesmo explicar por que a sua ideia pode ser melhor.

4. Ter comunicação fluída

O relatório da Salesforce também mostra que 99,1% dos profissionais preferem ambientes de trabalho em que as pessoas identificam e discutem problemas entre elas. Ou seja, locais em que a comunicação é direta e honesta. Sem essa troca de informações, é impossível desenvolver o trabalho em equipe de maneira eficiente e satisfatória.

5. Exercitar a escuta ativa

Além de falar, é fundamental saber ouvir o que os outros têm a dizer. Isso não significa apenas ficar quieto, mas sim exercitar a sua escuta ativa, ou seja, entender de fato o que o outro profissional deseja passar com suas sugestões.

É essencial ouvir, interpretar e, se necessário, fazer alguma observação ou comentário que contribua para a ideia do colega de equipe.

6. Ficar de olho na linguagem corporal

A linguagem corporal também é outro ponto de atenção que você deve observar para garantir que a colaboração seja efetiva. Entender a mensagem que o outro está transmitindo pode ajudar você na hora de dar uma sugestão ou corrigir uma ideia, por exemplo. Isso oferece indicativos do caminho mais eficiente para a sua próxima ação.

Times de marketingPowered by Rock Convert

Quais estratégias podem ser importantes para otimizar o trabalho em equipe?

Além de adotar as práticas certas para a sua empresa, existem algumas estratégias que contribuem diretamente para a melhora do relacionamento interpessoal entre os profissionais da sua equipe. Confira as principais a seguir.

Adotar cultura colaborativa

A cultura organizacional diz muito sobre uma empresa, certo? Portanto, se você quer que o trabalho em equipe se desenvolva continuamente e não só em curto prazo, é preciso fazer com que esse comportamento faça parte do DNA da organização. Ou seja, é essencial que a colaboração seja estimulada e praticada em diversos setores e situações.

Afinal, a cultura colaborativa não é só uma ideia que deve ficar exposta nas paredes ou site da empresa, ela precisa ser feita na prática e adotada por todos. A mudança começa nas lideranças, com um gestor se comunicando com seus colaboradores e compartilhando notícias, resultados, metas e desafios, fazendo o máximo para envolver mais pessoas.

Reavaliar a estrutura organizacional

Ao aplicar a ideia de cultura colaborativa na sua empresa, o passo seguinte é tentar identificar de que forma, estruturalmente, essas ações podem ser feitas. Reavaliar a estrutura organizacional é um caminho necessário para que isso aconteça, dividindo responsabilidades e obrigações para cada um dos integrantes do time.

O ideal é que essa nova estrutura se adeque aos objetivos e metas da empresa, isto é, que seja pensada para colocar em prática toda a ideia de cultura colaborativa. Ao aumentar a importância da opinião de um funcionário ou descentralizar o processo de tomada de decisão, é criado um ambiente mais produtivo e eficiente na empresa.

Implementação a gestão de desempenho

Consequentemente, é preciso fazer com que essas mudanças na cultura e estrutura da organização contribuam efetivamente para uma melhora no rendimento dos profissionais e, é claro, nos resultados da organização. Por isso, implementar a gestão de desempenho passa a ser outra tarefa importante para desenvolver o trabalho em equipe.

Seja criando um planejamento estratégico, seja definindo métricas e indicadores individuais e para a empresa, com essas ações aplicadas, todos os componentes da estrutura organizacional tendem a ser beneficiados. Monitorando o desempenho de todos os profissionais, fica mais fácil extrair o máximo do trabalho em conjunto.

Utilize ferramentas de gestão de projeto

Utilizar a tecnologia e novos recursos que aparecem pode ser um diferencial para o desenvolvimento do trabalho em equipe na sua organização. Soluções como o Trello, por exemplo, podem ser extremamente úteis para incentivar e colocar em prática a colaboração entre os profissionais da sua empresa.

Como vimos, desenvolver essa competência é fundamental para construir uma equipe que esteja engajada em alcançar os objetivos estipulados no planejamento inicial. Com todos focados em uma mesma meta, você constrói um time colaborativo, que vai potencializar o desempenho de todos e, consequentemente, gerar melhores resultados.

E o desenvolvimento do trabalho em equipe também é parte importante de um processo ainda mais essencial em uma organização: a gestão de pessoas. Você sabe o que é, como fazer e quais os benefícios dessa metodologia? Confira nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *